Notícias

por Djoni Cleber Pinheiro publicado 28/06/2021 15h57, última modificação 29/07/2022 14h30

Programa Câmara de Portas Abertas chega à Escola São Bento

por Viviane Miranda publicado 15/03/2024 16h29, última modificação 15/03/2024 16h29

Nesta sexta-feira, dia 15, os alunos do 8º ano da Escola São Bento participaram do programa Câmara de Portas Abertas, promovido pela Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. A iniciativa busca promover a interação e o aprendizado sobre o funcionamento do poder legislativo municipal, contribuindo para a formação cidadã dos jovens e fortalecendo os laços entre a Câmara e a comunidade.

Durante a ação, um vídeo informativo foi apresentado, destacando não apenas a organização administrativa, mas também os trabalhos desempenhados pelos vereadores. As explicações foram repassadas pela presidente da Câmara, Zuleica Voltolini (PP), e pela assessora de gabinete e coordenadora do programa, Rafaela Rank.

Zuleica ressaltou a importância de aproximar os jovens do processo democrático. "É fundamental que os estudantes compreendam o papel da Câmara de Vereadores e como suas decisões impactam diretamente a vida de todos. O programa Câmara de Portas Abertas visa justamente proporcionar esse conhecimento de forma acessível e educativa", destacou a presidente.

Escolas e grupos interessados em participar do programa podem agendar sua visita entrando em contato pelo número (47) 3633-4446 ou enviando um e-mail para secretaria@saobentodosul.sc.leg.br 

Tiro Desportivo é patrimônio cultural de São Bento do Sul

por Viviane Miranda publicado 14/03/2024 21h40, última modificação 15/03/2024 06h29

Na sessão desta quinta-feira (14), a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o projeto de lei do Legislativo, da vereadora Carla Odete Hofmann (PSD), registrando como patrimônio cultural e imaterial do município o “Tiro Desportivo” e a “Sociedade Atiradores 23 de Setembro”.

Durante a discussão da proposta, a vereadora destacou a importância do tiro e da entidade para a história de São Bento do Sul. Lembrou que ao longo de décadas a prática esportiva tem atraído inúmeras pessoas, assim possibilita que São Bento do Sul promova eventos, atraindo outros desportistas e favorecendo o turismo.

Ainda na pauta estava a leitura do Parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final ao Projeto de Lei do Executivo que institui a ajustes à estrutura administrativa do Poder Executivo municipal, projeto que ficou conhecido como da Reforma Administrativa. O parecer da comissão foi contrário ao projeto, mas o parecer foi rejeitado por seis votos.

Na mesma sessão também foi aprovado o projeto de lei do Executivo, o qual institui a rota turística Caminho da Santa Catarina em São Bento do Sul. Objetivo é criar roteiro para atrair turistas ao município.

Outro projeto do Executivo aprovado foi o que autoriza a Prefeitura a firmar termo de compromisso para fins de desapropriação amigável de imóvel. Por fim, foi aprovado o projeto de lei do Executivo que altera a lei de bonificação por resultado das auxiliares de serviços que atuam nas cozinhas das unidades educacionais da rede pública municipal de ensino.

Em discussão 

Em primeira discussão estavam quatro projetos, um deles é o que autoriza a Prefeitura a ressarcir empresa que havia feito pagamento de outorga onerosa para a construção de um imóvel, porém, a empresa desistiu da obra e agora pede o estorno do valor pago.

Também entrou em primeira discussão o projeto da Prefeitura que pede autorização para reajustar o valor da contribuição mensal com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Desde 2019, o município é filiado, sendo que a forma de cobrança dos valores é com base na população.

Outros dois projetos envolvendo ajustes ao orçamento estavam na pauta. Um deles é remanejamento de recursos para a compra de equipamento para a Secretaria de Obras, e outro é quanto à abertura de crédito especial, para ajustes em repasses para a Fundação Cultural, envolvendo a lei Paulo Gustavo.

Comunicado

por Viviane Miranda publicado 14/03/2024 11h48, última modificação 14/03/2024 11h48

A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul comunica que alguns de seus números de ramais estão enfrentando instabilidades técnicas. No momento, apenas o número (47) 3633-7064 encontra-se disponível para contato. 

As medidas necessárias já foram tomadas para o reparo dos demais ramais.

Agradecemos a compreensão!

Sessão é marcada pela posse dos vereadores mirins suplentes

por Viviane Miranda publicado 13/03/2024 17h38, última modificação 13/03/2024 17h38

Nesta quarta-feira, dia 13, foi realizada a segunda sessão ordinária da Câmara Mirim, no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini. O evento marcou a posse dos vereadores mirins suplentes, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelos jovens estudantes representantes da comunidade. A sessão incluiu uma série de indicações apresentadas pelos vereadores, bem como a oportunidade para manifestações na palavra livre.

Estiveram presentes na sessão a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini (PP), a vereadora Karen Lili Fechner (MDB), além de alunos das Escolas Básicas Municipais Presidente Castelo Branco e Professor Newton Mendes.

Os novos vereadores mirins empossados são: 

- Amabily Brixi, representante da EBM Presidente Castelo Branco, tendo como padrinho o vereador Hélio Alves.

- Augusto Luis Ozeika, representante da EBM Coronel Osny Vasconcellos, com o vereador Adriano Reinhardt como padrinho. 

- Fernanda Mascarino, representante da EBM Prefeito Antonio Treml, com a vereadora Carla Odete Hofmann como madrinha. 

- Letycia Batista Ribeiro, representando a EEF Professora Osmarina Batista Betkowski, com o vereador Paulo Zwiefka como padrinho. 

- Ramirez Teruo Conceição Afuso, representante da EEB São Bento, tendo a vereadora Terezinha Maria Dybas como madrinha. 

- Renan Guilherme Weiss, representante do Colégio Global, com o vereador Jairson Sabino como padrinho.

A próxima sessão da Câmara Mirim está agendada para o dia 10 de abril, às 15h30, novamente no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini. 

Diversos temas na pauta da sessão

por Viviane Miranda publicado 11/03/2024 21h55, última modificação 11/03/2024 21h55

Nesta segunda-feira (11), os vereadores de São Bento do Sul estiveram reunidos para mais uma sessão. Em pauta, requerimentos de informação, certificados de regularidade e projetos do Legislativo e do Executivo.

A sessão iniciou com três temas em discussão única e votação. Entre eles, dois requerimentos de informação, sendo um do vereador Adriano Reinhardt (PP), endereçado à Prefeitura a fim de obter mais informações sobre o projeto de lei 557/2024, o qual trata da reforma administrativa do Executivo.

O segundo requerimento de informação, assinado em conjunto pelos vereadores Adriano Reinhardt e Jairson Sabino (PSDB), foi endereçado à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Objetivo foi solicitar informações referentes aos servidores da pasta. Ambos os requerimentos foram rejeitados.

Quanto ao Certificado de Regularidade, tratava-se sobre a renovação do título de entidade pública do Centro de Educação Infantil Municipal Peter Pan. Este último, aprovado por unanimidade.

Em seguida foi a vez da segunda discussão e votação de dois projetos de lei do Legislativo, ambos de autoria da vereadora Terezinha Maria Dybas (PSDB). O primeiro deles é o que corrige um erro de grafia em uma lei de 1985, onde havia o nome da Rua João “Dreschler”, a qual estava escrita como “Rua João Drechsler”. O segundo projeto é o que dá nome à praça do Loteamento Salzburg, no bairro Centenário. O espaço passa a ser chamado de Leandro Stanchack. Os dois projetos foram aprovados.

Discussão 

Quatro projetos de lei entraram na pauta em primeira discussão, sendo três deles de origem do Executivo, e um do Legislativo. Entre as propostas da Prefeitura, o primeiro deles institui a rota turística Caminho da Santa Catarina no município de São Bento do Sul, com foco no turismo religioso e rural.

Outro projeto da Prefeitura é o que altera lei de 2023 quanto à desapropriação amigável de imóvel, no bairro Boehmerwald. Trata-se de um ajuste na legislação anterior. O terceiro projeto da Prefeitura altera uma lei de junho de 2022, a qual trata sobre a bonificação por resultado das auxiliares de serviços que atuam nas cozinhas das unidades educacionais da rede pública municipal de ensino.

Em relação ao projeto de lei do Legislativo, da vereadora Carla Odete Hofmann (PSD), registra como patrimônio cultural e imaterial do município o “Tiro Desportivo”. Todos ainda vão passar por segunda discussão e votação em uma próxima sessão.

Alunos participam do programa Câmara de Portas Abertas

por Viviane Miranda publicado 11/03/2024 15h24, última modificação 11/03/2024 15h24

Nesta segunda-feira, dia 11, os alunos do Centro de Educação Chapeuzinho Vermelho tiveram a oportunidade de acompanhar os trabalhos do legislativo de São Bento do Sul, por meio do programa "Câmara de Portas Abertas". Os estudantes foram recebidos pela presidente Zuleica Voltolini (PP), e pela assessora de gabinete e coordenadora do programa, Rafaela Rank. 

Durante a visita guiada, os participantes puderam conhecer as instalações da Câmara, compreender como são conduzidas as sessões e obter informações detalhadas sobre as ações realizadas na Casa de Leis. "Acreditamos na importância de proporcionar aos são-bentenses experiências que os aproximem do funcionamento da democracia e do papel dos órgãos legislativos. Sejam bem-vindos e que essa experiência seja enriquecedora na vida de vocês!", destacou Zuleica.

Rafaela explica que o programa "Câmara de Portas Abertas" tem como objetivo aproximar a comunidade da política. "Queremos que o programa vá além de simplesmente informar, mas também incentivar o engajamento cívico para que os cidadãos se sintam parte das decisões que moldam nossa cidade", comentou.

Escolas e grupos interessados em participar do programa podem agendar sua visita ligando para o número (47) 3633-4446 ou enviando um e-mail para secretaria@saobentodosul.sc.leg.br

Duas sessões ordinárias e Câmara Mirim em destaques

por Viviane Miranda publicado 11/03/2024 10h52, última modificação 11/03/2024 10h52

Nesta semana, a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul está com uma série de atividades legislativas. Além das sessões ordinárias regulares, destaca-se a realização da sessão da Câmara Mirim.

As sessões ordinárias estão marcadas para esta segunda-feira, dia 11, e quinta-feira, dia 14, com início às 19 horas. Já na quarta-feira, dia 13, às 15h30, ocorre a sessão da Câmara Mirim. Na ocasião, os vereadores mirins suplentes tomarão posse. Vale ressaltar que as três integrantes da mesa diretora permanecem em seus cargos.

Todas as sessões, tanto as ordinárias quanto a da Câmara Mirim, poderão ser acompanhadas presencialmente no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini, ou através das redes sociais da Câmara de Vereadores. A transmissão ao vivo será realizada pelo Instagram (@camaravsbs) e pelo Facebook e YouTube (@cmvsbs).

Palestra em comemoração ao Dia da Mulher

por Viviane Miranda publicado 08/03/2024 17h49, última modificação 08/03/2024 17h49

Nesta sexta-feira, dia 8, as vereadoras e servidoras da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul participaram de uma palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento, organizado pela presidente da Câmara, Zuleica Voltolini, e pela diretora de Recursos Humanos, Emilly Pscheidt, trouxe como palestrante a psicóloga Luciana Mendes. 

 Ao final, as participantes foram recepcionadas com uma confraternização, oferecida pelos servidores da Câmara. "É uma honra podermos reunir mulheres tão inspiradoras neste dia tão especial. Que possamos sair daqui não apenas com palavras motivadoras, mas com um compromisso renovado de nos apoiarmos e lutarmos juntas por nossos direitos e pelo reconhecimento de nossa importância", disse Zuleica.

Vereadores participam de evento em prol do turismo regional

por Viviane Miranda publicado 07/03/2024 09h48, última modificação 07/03/2024 09h48

A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini (PP), e os vereadores Darlan André Guliani (Cidadania), Karen Lili Fechner (MDB) e Terezinha Maria Dybas (PSDB), participaram, na quarta-feira à noite (6), na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, do lançamento da "Rota e Roteiros: Destinos do Quiriri", uma colaboração entre o Sebrae e o Consórcio Intermunicipal Quiriri, visando promover o turismo nos municípios de Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul e Corupá. 

Uma das principais metas da rota é não só promover cada município individualmente, mas também incentivar os visitantes a explorarem as atrações das cidades vizinhas. Além disso, o projeto visa aprimorar a infraestrutura de alimentação e hospedagem.

A Rota Destinos do Quiriri também se integra à iniciativa mais ampla da "Rota Encantos do Planalto Norte", lançada em dezembro, que abrange 14 municípios: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Timbó Grande, Três Barras, Campo Alegre, Corupá, São Bento do Sul e Rio Negrinho.  

Câmara entrega homenagem à ex-vereadora Edith Jürgensen

por Viviane Miranda publicado 07/03/2024 09h06, última modificação 07/03/2024 09h06

Na quarta-feira (6), a presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini (PP), fez uma visita à Edith Jürgensen, a qual foi vereadora de 1997 a 2000. Durante o encontro, a presidente entregou uma homenagem do legislativo à ex-vereadora.

Conforme Zuleica, a homenagem fez parte de uma série de reconhecimentos promovidos pela Câmara em honra aos 150 anos do município, comemorado no ano passado. Durante a Sessão Solene realizada para marcar a ocasião, o legislativo prestou homenagens aos ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, ex-presidentes da Câmara, ex-vereadores e colaboradores que dedicaram mais de 30 anos de serviços à comunidade.

Infelizmente, devido a problemas de saúde, a ex-vereadora não pôde participar da solenidade. "Ao entregar essa homenagem, queremos expressar nossa gratidão pelo serviço dedicado e pelo legado deixado pela ex-vereadora Edith Jürgensen. É importante reconhecer o trabalho daqueles que contribuíram para o desenvolvimento e o bem-estar de nossa comunidade", destacou Zuleica.

Edith agradeceu a lembrança e falou sobre o papel de cada pessoa na política local e nacional."É uma honra receber essa homenagem e um lembrete de que todos, desde tenra idade, têm um papel na política. Desde os 9 anos, aprendi que cada pessoa pode fazer a diferença. Agradeço imensamente pelo reconhecimento e espero que sirva de inspiração para as gerações futuras, mostrando que o compromisso com a comunidade é uma responsabilidade de todos nós", disse.

Procuradoria da Mulher promove 2º Abraço Coletivo

por Viviane Miranda publicado 06/03/2024 13h57, última modificação 06/03/2024 13h57

Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul promove a segunda edição do Abraço Coletivo, uma iniciativa voltada para conscientizar a comunidade sobre a importância de combater a violência de gênero. O evento está marcado para as 9 horas, na Praça Jardim dos Imigrantes, no Centro.

A ação conjunta, liderada pela vereadora e Procuradora da Mulher, Karen Lili Fechner, visa reunir não apenas mulheres, mas toda a sociedade em torno do tema da violência contra a mulher. "É fundamental que todos estejam envolvidos nessa luta. Precisamos unir forças para erradicar esse mal que afeta tantas vidas. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as mulheres possam viver livres de violência e com dignidade", disse Karen. 

Sessão marcada por duas homenagens

por Viviane Miranda publicado 04/03/2024 22h15, última modificação 04/03/2024 22h17

A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (4) foi marcada pela entrega de duas Moções de Aplausos, uma para a Faraco Assessoria Contábil, pelos seus 55 anos de atuação em São Bento do Sul, e outra para o artesão Maurício José Weber, pelos seus 60 anos de dedicação ao exercício das artes em entalhes.

Jaison Alves, um dos proprietários da Faraco Assessoria Contábil, agradeceu a homenagem, proposta pelo vereador Adriano Reinhardt (PP), ressaltando o esforço contínuo de toda a equipe. "Agradeço sinceramente esta honra concedida. Este reconhecimento não apenas celebra nossos 55 anos de história, mas também o esforço incansável de cada membro de nossa equipe. É uma honra representar São Bento do Sul e contribuir para sua prosperidade, expandindo nossos serviços para além de nossas fronteiras municipais", disse.

Já a homenagem para o artesão Maurício José Weber foi proposta pelo vereador Darlan André Guliani (Cidadania). Maurício é autor de incontáveis obras em madeira, em especial, a sua tradicional “Cabeça de Cristo em Nó de Pinho”. O artesão é também responsável pelo santo que dá nome à cidade, o São Bento, uma estátua de quase três metros de altura instalada ao lado da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria. “Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado esse dom e a toda minha família. É com profunda gratidão que recebo esta homenagem. Durante seis décadas, dediquei minha vida ao ofício do entalhe em madeira, buscando perpetuar a beleza e a espiritualidade através de minhas obras. Muito obrigado!”, comentou.

Primeira discussão 

Durante a noite ainda foi analisado um projeto de lei da vereadora Terezinha Maria Dybas (PSDB), corrigindo um erro de grafia em uma lei de 1985, onde havia um erro no nome da Rua João “Dreschler”, a qual estava escrita como “Rua João Drechsler”. 

Um segundo projeto em primeira discussão, também de Terezinha, é o que dá nome à praça do Loteamento Salzburg, no bairro Centenário. O espaço deverá ser batizado de Leandro Stanchack. Os dois projetos voltam para uma segunda discussão e votação.

Moção de Aplausos 

Na sessão também foi aprovada a Moção de Aplausos da vereadora Carla Odete Hofmann (PSD), ao Coral Ritorno Alle Origine pelos seus mais de 30 anos de história.

 

Posse da nova gestão da JCI São Bento do Sul

por Viviane Miranda publicado 03/03/2024 19h39, última modificação 03/03/2024 19h39

A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini (PP), participou, na sexta-feira à noite (1º), da cerimônia de posse da gestão 2024 da JCI São Bento do Sul, tendo como novo presidente Lucas Filipe Pellicioli Dal Vesco Coelho de Ávila. O evento foi realizado no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini.

A noite foi também marcada pela entrega do título de Senador da JCI para Simone Silva e Marco Redlich. Marco é atualmente diretor geral da Câmara de Vereadores. “É uma honra estar aqui nesta noite especial, testemunhando o início de uma nova etapa para a JCI São Bento do Sul sob a liderança do presidente Lucas. A JCI tem um papel fundamental em fomentar a liderança e o empreendedorismo jovem em nossa comunidade, e estamos ansiosos para seguir colaborando e apoiando as iniciativas”, disse Zuleica. 

Câmara de Vereadores entrega lacres para campanha solidária

por Viviane Miranda publicado 29/02/2024 16h50, última modificação 29/02/2024 16h50

Na tarde desta quinta-feira, dia 29, a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini (PP), esteve na sede da Casa da Amizade para entregar os lacres recolhidos pela Câmara, que tem atuado como ponto de coleta para a campanha "Lacre Solidário".

A iniciativa "Lacre Solidário" tem como objetivo arrecadar e doar lacres para a troca por cadeiras de rodas. A cada 90 kg de lacres recolhidos, é possível adquirir uma cadeira de rodas, proporcionando mobilidade e dignidade para aqueles que mais necessitam. "Expresso minha gratidão aos nossos servidores e à generosidade demonstrada pelos amigos e pela comunidade. É uma honra para nós, da Câmara, contribuir para uma causa tão nobre", afirmou Zuleica.

Além dos pontos de coleta nas escolas, os cidadãos podem contribuir diretamente na Casa da Amizade, localizada na Rua Rosina Diener Zipperer, nº 145 (rua do IGP), às quintas-feiras, das 14 às 16 horas.

A Casa da Amizade, sob a gestão da Associação das Senhoras de Rotarianos, além do projeto “Lacre Solidário”', também se destaca por seu apoio em diversas outras frentes humanitárias, incluindo o empréstimo solidário de cadeiras de rodas e camas hospitalares, doação de fraldas, além de prestar atendimento às gestantes através da distribuição de kits para bebês.

Para mais informações é possível entrar em contato pelo telefone (47) 99235-8098.

Reforma visa melhor atendimento para mulheres vítimas de violência

por Viviane Miranda publicado 28/02/2024 16h57, última modificação 28/02/2024 16h57

Nesta quarta-feira, dia 28, a Procuradora da Mulher, vereadora Karen Lili Fechner (MDB), juntamente com a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini (PP), e a vereadora Carla Hofmann (PSD), se reuniram com o delegado regional Gil Rafael Ribas. O objetivo do encontro foi conhecer o projeto de reforma do espaço localizado na delegacia, destinado ao atendimento de mulheres vítimas de violência.

O encontro foi resultado de uma solicitação das vereadoras, que, no ano passado, pleitearam essas melhorias. Com o objetivo de contribuir para esse novo espaço, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto que garantiu o repasse de R$ 250 mil no mesmo período. "É fundamental que as vítimas se sintam amparadas e protegidas ao procurarem ajuda. Essa reforma é um passo significativo para garantir que essas mulheres tenham um espaço digno e adequado para receber o suporte necessário", disse a Karen Lili.

A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, e a vereadora Carla Hofmann também manifestaram seu apoio à iniciativa, destacando o compromisso do poder legislativo em promover políticas públicas que visem o combate e a prevenção da violência contra as mulheres.

Jovens conhecem os trabalhos realizados na Câmara de Vereadores

por Viviane Miranda publicado 27/02/2024 16h53, última modificação 27/02/2024 16h53

Nesta terça-feira, dia 27, a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul recebeu um grupo de jovens participantes do projeto #aTuAção. Essa visita faz parte do programa "Câmara de Portas Abertas", uma iniciativa que visa aproximar a população do poder legislativo local e promover a transparência das atividades parlamentares.

Durante o tour, guiado por servidores da Câmara, os participantes puderam conhecer as instalações, o Plenário onde as sessões são realizadas e receber informações sobre os projetos de lei em tramitação. "É muito importante que toda população entenda como as decisões são tomadas na cidade e como elas podem participar desses processos", comentou a assessora de gabinete da Câmara e coordenadora do programa "Câmara de Portas Abertas", Rafaela Rank.

A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, também recepcionou os jovens e reforçou a importância da iniciativa. "A Câmara de Portas Abertas não é apenas sobre mostrar as salas e explicar o processo legislativo, é sobre construir pontes entre os eleitores de amanhã e os representantes de hoje. Estamos comprometidos em tornar a política mais acessível e compreensível para todos, especialmente para os jovens", disse.

As informações aos jovens foram repassadas ainda pela vereadora Karen Lili Fechner (MDB), pelo assessor jurídico do Legislativo, Tiago Martinhuk, e pelo vereador mirim, Carlos Eduardo Kuberesky, e pela assessora Pâmela dos Santos.

O projeto #aTuAção é promovido pela Secretaria de Assistência Social, com apoio de diversos parceiros, incluindo órgãos de segurança, instituições de ensino e entidades culturais e ambientais. Ele proporciona aos jovens, com idades entre 14 e 17 anos, a oportunidade de conhecer locais e participar de atividades que abrangem cultura, educação, esporte e lazer.

Convite - Com o agendamento de visitas aberto para o ano, a Câmara de Vereadores convida escolas, grupos e cidadãos a conhecerem o funcionamento interno da Casa de Leis.

Interessados em agendar uma visita pelo programa "Câmara de Portas Abertas" podem entrar em contato pelo telefone (47) 3633-4446 ou pelo e-mail secretaria@saobentodosul.sc.leg.br

Tribuna Popular destaca Projeto Pernas Solidárias

por Viviane Miranda publicado 26/02/2024 22h05, última modificação 26/02/2024 22h05

Na sessão desta segunda-feira (26) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, além da aprovação de um projeto de lei e de importantes moções de Apelo, um momento de destaque foi a utilização da Tribuna Popular pela voluntária do Projeto Pernas Solidárias, Priscila Brum de Camargo Coelho.

Durante sua apresentação, Priscila, que é mãe de um menino com síndrome de Down, o qual participa do projeto, destacou que a ação foi implantada no município no ano de 2017, mas devido à pandemia, ficou adormecida, sendo agora reativada. “O projeto tem como objetivo promover a inclusão por meio do esporte adaptado para pessoas com deficiência. É uma iniciativa que vai além da prática esportiva, demonstra um compromisso com a solidariedade e a inclusão na comunidade”, disse.

A voluntária também apresentou algumas fotos e depoimentos de participantes do projeto. "Quando vemos a alegria estampada em seus rostos e ouvimos os relatos emocionantes de como agora se sentem mais vivos, percebo que todo o esforço e dedicação valem a pena. Ver a transformação e o impacto positivo que o projeto tem na vida dessas pessoas é verdadeiramente gratificante”, comentou.

Aprovações - A sessão também foi marcada pela aprovação de um projeto de lei, duas moções de Apelo e um requerimento de informações. O projeto aprovado é o que autoriza a Prefeitura a transferir, por doação, veículos e equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar.

Já em relação às moções de Apelo, ambas foram de autoria da vereadora Carla Hofmann (PSD), mas receberam em plenário a assinatura de outros vereadores. Uma das moções é endereçada ao secretário de Infraestrutura, Jerry Edson Comper e ao deputado estadual Fernando Krelling (MDB), solicitando a instalação de pista lateral, iluminação e roçadas a fim de facilitar acesso seguro ao loteamento Itália, na SC-418.

A segunda moção também vai para o secretário de Infraestrutura e ao deputado Fernando Krelling, pedindo a instalação de rotatória ou trevo na SC-418 e melhoria da iluminação no acesso ao loteamento Alpestre, a fim de evitar acidentes.

Um requerimento de informações, de autoria dos vereadores Adriano Reinhartd (PP), Carla Odete Hofmann (PSD) e Jairson Sabino (PSDB), também foi aprovado. Endereçado à Prefeitura, o objetivo é obter respostas referentes à cessão de uso do terreno da Cidasc.

Por fim, sete vereadores estavam inscritos para a palavra livre. 

Palestras destacam importância do respeito às mulheres

por Viviane Miranda publicado 26/02/2024 16h40, última modificação 26/02/2024 16h40

Alunos do 9º ano da Escola Básica Municipal Baselisse Carvalho Ramos Virmond, no bairro Colonial, participaram, nesta segunda-feira, dia 26, da primeira palestra do ano promovida pela Procuradoria da Mulher de São Bento do Sul. O evento contou com a presença da presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini (PP), da Procuradora da Mulher, a vereadora Karen Lili Fechner (MDB), e da vereadora Carla Hofmann (PSD). 

Nas palestras, cujo propósito é promover a igualdade de gênero e o respeito aos direitos das mulheres, os estudantes receberam orientações sobre os diversos tipos de violência, esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e foram apresentados a dados estatísticos referentes aos casos registrados no Brasil, no estado e especificamente em São Bento. "Essas palestras são essenciais para estabelecer uma base de respeito e igualdade desde a juventude. Nosso objetivo é educar e sensibilizar nossos jovens sobre a importância de respeitar os direitos das mulheres e promover uma sociedade mais justa", ressaltou Karen Lili. 

A presidente da Câmara reforçou a importância de abordar temas relacionados aos direitos das mulheres e à igualdade de gênero, visando formar uma consciência mais justa e igualitária entre os alunos. "A educação é a ferramenta mais poderosa para a mudança social. Estamos plantando sementes de respeito e compreensão nas mentes dos futuros líderes de nossa comunidade", afirmou. 

A vereadora Carla Hofmann acrescentou: "É crucial que nossos jovens compreendam a gravidade das questões de gênero desde cedo. Ao educá-los sobre os direitos das mulheres, estamos moldando o futuro da nossa sociedade, e também promovendo uma cultura de respeito e igualdade para todos". 

Cronograma - O calendário de palestras seguirá nesta terça-feira, dia 27, às 8h15, na EBM Sophia Schwedler, e na quinta-feira, dia 29, às 8h15, na EBM Prefeito Henrique Schwarz. 

Para o mês de março, o cronograma já está definido, incluindo palestras nas escolas EBM Dr. Hercílio Malinowsky, EBM Presidente Castelo Branco, EBM Professora Adélia Lutz, EBM Emilio Engel, EBM Prefeito Antonio Treml, EBM Professor Newton Mendes, EBM Professora Lucia Tschoeke e EBM Coronel Osny Vasconcellos. Escolas estaduais e particulares também serão contempladas pelo projeto, que se estenderá ao longo do ano.

Nesta segunda-feira tem sessão da Câmara de Vereadores

por Viviane Miranda publicado 26/02/2024 11h05, última modificação 26/02/2024 11h44

A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul realiza mais uma sessão ordinária nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro. Os trabalhos legislativos terão início às 19 horas, no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini, e serão abertos ao público.

Destaque na pauta do dia a participação da Tribuna Popular, com a presença de Priscila Brum de Camargo Coelho, voluntária do Projeto Pernas Solidárias, que trará informações sobre as atividades realizadas no município.

Além disso, serão discutidas duas Moções de Apelo, propostas pela vereadora Carla Hofmann (PSD), direcionadas ao Governo do Estado, solicitando melhorias na SC 418, especialmente nos acessos aos loteamentos Itália e Alpestre. 

Outro ponto em destaque será um requerimento de informações endereçado à Prefeitura, assinado pelos vereadores Adriano Reinhardt (PP), Jairson Sabino (PSDB) e Carla Hofmann (PSD), com o intuito de obter esclarecimentos detalhados sobre a cessão de parte do terreno do Parque da Cidasc para criação de gado.

Ao vivo - Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente, a sessão será transmitida ao vivo através das redes sociais da Câmara de Vereadores: Instagram (@camaravsbs), Facebook (@cmvsbs) e YouTube (@cmvsbs).

Serviço: 

- Evento: Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul

- Data: Segunda-feira, 26 de fevereiro

- Horário: 19h00

- Local: Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini

- Transmissão ao vivo: Instagram (@camaravsbs), Facebook (@cmvsbs) e YouTube (@cmvsbs)

Ginásio escolar recebe o nome de Professor Fernando Vaz Pereira

por Viviane Miranda publicado 23/02/2024 16h06, última modificação 23/02/2024 16h06

A partir de uma Moção de Apelo, assinada pelas vereadoras Zuleica Voltolini (PP) e Terezinha Maria Dybas (PSDB), e aprovada por unanimidade no plenário da Câmara, o governo do Estado atendeu a solicitação para homenagear o professor Mário Fernando Vaz Pereira, dando nome ao ginásio de esportes da EEB Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho, no bairro Centenário. 

As autoras da moção estiveram na unidade escolar nesta sexta-feira, dia 23, acompanhadas pela esposa do homenageado, Helecita dos Santos Freitas Vaz Pereira, que fez questão de agradecer pelo reconhecimento. "Estou maravilhada com essa homenagem prestada ao meu esposo. Ele foi um pai exemplar, um marido dedicado, e seu legado como educador segue até hoje na comunidade. Agradeço aos vereadores e à comunidade por reconhecerem sua contribuição", declarou emocionada Helecita. 

Conforme as autoras da moção, foi a própria comunidade escolar quem sugeriu dar nome ao ginásio para homenagear o antigo professor. Ele atuou por 35 anos na unidade, como professor de educação física. Ao longo de todo este período, Mário Fernando recebeu grande reconhecimento da comunidade, assim como criou forte vínculo, passando os ensinamentos para até três gerações. “Para mim, termos esse reconhecimento confirmado pelo governo do Estado é algo que reforça o senso de valorização com um profissional tão dedicado e querido por seus alunos e amigos”, destacou Zuleica. 

Mário Fernando também foi diretor da escola, diretor adjunto e coordenador de turno, funções onde sempre teve um bom relacionamento com os colegas de trabalho, assim como com os alunos. "Essa homenagem partindo da própria comunidade escolar demonstra o impacto positivo que ele teve em tantas vidas", ressaltou a vereadora Terezinha. 

Com a aprovação da lei estadual, protocolada pelo deputado estadual Fernando Krelling (MDB) e sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL), a  partir de agora, a Gerência Regional de Educação fica encarregada pela confecção da placa que deverá ser colocada no ginásio. 

Participaram do encontro, a diretora da EEB Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho, Angeline Guenther Hillebrandt, e o professor de Educação Física da unidade, Jeffersson William Schmidmeier Jungles.

Visita técnica ao Centro de Inovação INOVALE

por Viviane Miranda publicado 23/02/2024 13h53, última modificação 23/02/2024 13h53

Na quinta-feira, dia 22, a assessora de gabinete da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Rafaela Rank, integrou uma comitiva representando o Legislativo Municipal em uma visita técnica ao Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe - INOVALE, localizado na cidade de Joaçaba/SC. O objetivo da visita foi conhecer de perto o modelo de gestão, o funcionamento do conselho gestor do Centro de Inovação, além de observar a estrutura física do prédio e as atividades desenvolvidas no local.

A comitiva, composta por representantes de diferentes setores, teve a oportunidade de visitar diversas instalações ligadas à inovação e tecnologia na região. A visita incluiu instituições como a UNOESC Joaçaba, o Centro de Inovação INOVALE, a ITL Incubadora Tecnológica Luzerna, a Razonete Contabilidade Digital e a 2iAD Incubadora Tecnológica. “A visita foi uma oportunidade para conhecer de perto as práticas e iniciativas bem-sucedidas em outros municípios, visando agregar conhecimento para futuras ações e projetos no âmbito da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul”, disse. 

Quatro projetos de lei aprovados nesta quinta-feira

por Viviane Miranda publicado 22/02/2024 22h10, última modificação 22/02/2024 22h07

Na sessão desta quinta-feira (22) da Câmara de Vereadores foram aprovados, por unanimidade, quatro projetos de lei. Um deles é o que altera a legislação municipal para que São Bento do Sul possa receber o ICMS Educação, recursos do governo estadual para investimentos na área educacional. Porém, para isso, foi necessário ajuste para cumprir os critérios estabelecidos no programa, como a eleição para diretores de escolas.

Outro projeto aprovado é o que autoriza a Prefeitura a desapropriar uma área de 1.031,18 metros quadrados, localizada entre as ruas Francisco Jelinski e José Grosskopf, no bairro Progresso. A área foi avaliada em R$ 328 mil, porém, a proprietária do terreno aceitou a proposta do Município de R$ 100 mil. O objetivo é utilizar a área para fazer a conexão entre as duas ruas.

Também foi aprovado o projeto que trata de ajustes ao orçamento, para aquisição de mobiliário escolar, aquisição de ônibus escolar, aquisição de material didático e para aquisição de materiais e equipamentos destinados à escola em tempo integral.

Já o quarto projeto, também de alteração orçamentária, tem como objetivo viabilizar o pagamento dos serviços de novas linhas de transporte escolar destinadas aos alunos da pré-escola EBM Professor Carlos Doetsch e EBM Alexandre Pfeiffer.

1ª discussão 

Em primeira discussão, apenas um projeto. O que autoriza a Prefeitura a ceder veículos e equipamentos para o Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul. Trata-se de uma Ford Ranger e da implementação de tanque pipa para apoio a combate a incêndios em um caminhão. Os bens foram adquiridos com recursos de convênio com a corporação. Este projeto retorna para segunda discussão e votação em uma próxima sessão.

Informações 

Ainda estava na pauta um requerimento de informações assinado pelos vereadores Adriano Reinhardt (PP), Jairson Sabino (PSDB) e Carla Hofmann (PSD), porém, a pedido de Reinhardt, o requerimento foi retirado de discussão.

Palavra Livre 

Durante a noite, os vereadores Darlan André Guliani (Cidadania), Jairson Sabino (PSDB), Terezinha Maria Dybas (PSDB), Paulo Zwiefka (União Brasil), Carla Hofmann (PSD), a presidente Zuleica Voltolini (PP), Adriano Reinhardt (PP) e Hélio Alves (União Brasil) se inscreveram para a Palavra Livre, onde trataram sobre diferentes assuntos.

Reforma Administrativa começa a ser analisada

por Viviane Miranda publicado 22/02/2024 18h25, última modificação 22/02/2024 21h38

Nesta quinta-feira (22), os vereadores que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, começaram a análise do projeto de lei encaminhado pela Prefeitura referente à Reforma Administrativa do Executivo. 

Fazem parte da comissão os vereadores Jairson Sabino (PSDB), Carla Hofmann (PSD) e Adriano Reinhardt (PP). Todo o trabalho é acompanhado pelo assessor jurídico do Legislativo, o advogado Tiago Martinhuk. Diversos pontos do projeto são analisados primeiro pela comissão, para que então o item possa ser incluído na pauta da Câmara de Vereadores, para análise em plenário. Acompanhou também a reunião, o assessor parlamentar Sandro Luis da Silva.

Procuradoria da Mulher inicia ciclo de palestras nas escolas

por Viviane Miranda publicado 22/02/2024 16h35, última modificação 22/02/2024 16h32

Na próxima segunda-feira, dia 26, terá início o cronograma de palestras da Procuradoria da Mulher de São Bento do Sul, em diversas escolas do município. A iniciativa visa promover a conscientização e o debate sobre questões relacionadas aos direitos das mulheres e a prevenção da violência de gênero.

A vereadora Karen Lili Fechner, Procuradora da Mulher, destaca a importância dessas palestras. "É fundamental que os jovens compreendam desde cedo a importância do respeito mútuo, da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres. Essa iniciativa nas escolas é um passo importante para promover uma cultura de respeito e valorização da diversidade", disse.

O cronograma de palestras inclui alunos dos 9º anos de escolas municipais, estaduais e particulares.

Confira abaixo os horários e locais da próxima semana: 

- EBM Baselisse Carvalho Ramos 

  Segunda-feira, dia 26, às 8h15 e às 14h30

- EBM Sophia Schwedler 

  Terça-feira, dia 27, às 8h15

- EBM Prefeito Henrique Schwarz 

  Quinta-feira, dia 29, às 8h15

Câmara recebe convite para encontro regional sobre infraestrutura e logística

por Viviane Miranda publicado 21/02/2024 18h12, última modificação 21/02/2024 18h12

A presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini (PP), recebeu nesta quarta-feira, dia 21, representantes do Deputado Federal Pedro Uczai. A reunião teve como objetivo principal discutir e trazer informações sobre o Encontro Regional Sul do Brasil, com foco em "Infraestrutura e Logística: Caminhos e oportunidades de investimentos". 

O evento está marcado para o dia 29 de fevereiro e acontecerá no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). Entre os  convidados estão o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. 

Durante o encontro, serão abordadas questões para o desenvolvimento da região sul do país, com ênfase em projetos de infraestrutura e logística. "Estamos sempre em busca de oportunidades que possam beneficiar nossa comunidade, e eventos como esse representam uma excelente oportunidade para conhecermos projetos e estabelecermos parcerias que impulsionem o desenvolvimento econômico e social de nossa região", afirmou a presidente.

Câmara Mirim realiza a primeira sessão do ano

por Viviane Miranda publicado 21/02/2024 17h25, última modificação 22/02/2024 15h42

Nesta quarta-feira (21) foi realizada a primeira sessão do ano da Câmara Mirim de São Bento do Sul, e na pauta estavam seis indicações. Todas aprovadas por unanimidade. O encontro foi realizado no Plenário Vereador Luiz Contesini e foi acompanhado pela presidente Zuleica Voltolini (PP) e pelos vereadores Carla Hofmann (PSD), Karen Lili Fechner (MDB) e Jairson Sabino (PSDB).

Logo na abertura dos trabalhos ocorreu a posse da vereadora mirim Milena Preisler Cagliari, representando o CAESP Girassol - APAE São Bento do Sul, tendo como padrinho o vereador Jairson Sabino. Ela não pôde participar do evento de diplomação e por isso, assumiu nesta sessão sua cadeira. Antes, precisou fazer o juramento, se comprometendo a seguir as leis e a trabalhar pelo engrandecimento da cidade. “Assim eu prometo”, disse ela ao final.

Das seis indicações em pauta, quatro delas foram da vereadora mirim Maria Julia Vieira. A primeira, destinada à Secretaria de Educação, cobrando a troca de cercas da EBM Rodolfo Berti, a fim de garantir mais segurança para alunos e professores.

Outras duas indicações da mirim Maria Julia trataram sobre a pavimentação de duas ruas. Uma é a Rua Boa Vista, próxima à escola Rodolfo Berti, e outra via é a Cesário Marchinhak, no bairro Brasília. Por fim, ela ainda pediu melhorias no estacionamento da escola, a fim de garantir mais conforto e qualidade para os professores e funcionários da unidade.

Já a presidente Tamaris Cieslinski apresentou indicação solicitando estudos para ampliação das linhas de ônibus sentido bairro Rio Vermelho Estação. Ela explicou que desde a pandemia, algumas linhas foram cortadas e com isso, estudantes do Instituto Federal, localizado no bairro Centenário, não conseguem retornar às suas casas após as aulas.

O vereador mirim José Luiz Dalmolin Silva apresentou indicação endereçada à Secretaria de Obras, solicitando a limpeza e desobstrução de bocas de lobo na Avenida José Grossl, no bairro Rio Negro. Ele apresentou imagens no telão, o mato fechando o bueiro, destacando que a solicitação partiu de moradores do bairro.

Palavra livre

 

Três vereadores mirins utilizaram a tribuna na Palavra Livre. A primeira a falar foi Talita Gabriele dos Passos. Ela pediu que sejam tomadas providências para recuperar um muro que desabou em outubro do ano passado na EBM Newton Mendes, no bairro 25 de Julho, e ainda não foi refeito.

Carlos Eduardo Kuberesky foi o segundo. Ele aproveitou a oportunidade para se colocar à disposição da comunidade por ser vereador mirim, e desta forma seus pedidos são encaminhados à Prefeitura e setores responsáveis pelas demandas.

Por fim, a presidente Tamaris Cieslinski usou a tribuna para enfatizar a importância de ser vereadora mirim, por ser uma grande oportunidade para seu desenvolvimento pessoal e também na relação com os colegas.

Iniciativa visa promover inclusão por meio do esporte adaptado

por Viviane Miranda publicado 20/02/2024 16h45, última modificação 20/02/2024 16h45

Nesta terça-feira, dia 20, a presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini (PP), recebeu a voluntária do projeto Pernas Solidárias, Priscila Coelho. Implantado no município no ano de 2017, a ação tem como objetivo principal promover a inclusão por meio do esporte adaptado para pessoas com deficiência.

Durante a visita, a presidente da Câmara convidou a voluntária para uma apresentação do projeto durante o espaço da tribuna popular livre. "É com grande satisfação que recebemos a iniciativa do Pernas Solidárias em nossa comunidade. A inclusão de pessoas com deficiência no meio esportivo é fundamental para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Estamos inteiramente à disposição para colaborar e apoiar todas as ações que visem promover a inclusão e o bem-estar de nossos cidadãos", disse Zuleica.

Participaram também do encontro, o assessor jurídico, Tiago Martinhuk, e a assessora Pâmela dos Santos.

Câmara aprova reajuste salarial aos servidores públicos

por Viviane Miranda publicado 19/02/2024 22h15, última modificação 19/02/2024 22h14

Para possibilitar que os servidores públicos municipais de São Bento do Sul pudessem receber já na próxima folha de pagamento o reajuste de 5%, a Câmara de Vereadores realizou duas sessões nesta segunda-feira à noite (19), sendo uma extraordinária. Desta forma, tanto servidores da Prefeitura quanto da Câmara de Vereadores receberão os novos valores. 

Outro projeto aprovado na sessão extraordinária foi o que reajusta o piso mínimo salarial da Prefeitura são-bentense, passando de R$ 1.700 para 1.785,85 para quem trabalha 40 horas. O pagamento é feito na forma de abono sobre os salários abaixo do piso. 

Ainda na pauta da sessão desta segunda-feira foi aprovado o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a conceder a escritura de posse dos imóveis a três moradores do Loteamento Prímio, na Rua Mathias Nossol, em Serra Alta.

Tratam-se de mutuários participantes do programa Pró Moradia, desenvolvido pela Empresa Municipal de Habitação (Emhab), os quais quitaram as parcelas de seus financiamentos imobiliários.

1ª discussão

Além dos projetos relacionados aos salários dos servidores, os quais foram aprovados na mesma sessão, na noite desta segunda-feira estavam outros três projetos em primeira discussão.

Um deles é o que autoriza a Prefeitura a desapropriar uma área de 1.031,18 metros quadrados, localizada entre as ruas Francisco Jelinski e José Grosskopf, no bairro Progresso. A área foi avaliada em R$ 328 mil, porém, a proprietária do terreno aceitou a proposta do Município de R$ 100 mil. Objetivo é utilizar a área para fazer a conexão entre as duas ruas.

O segundo projeto em discussão foi o que trata de ajustes ao orçamento, para aquisição de mobiliário escolar, aquisição de ônibus escolar, aquisição de material didático e para aquisição de materiais e equipamentos destinados à escola em tempo integral.

Já o terceiro projeto, também de alteração orçamentária, tem como objetivo viabilizar o pagamento dos serviços de novas linhas de transporte escolar destinadas aos alunos da pré-escola EBM Professor Carlos Doetsch e EBM Alexandre Pfeiffer.

Prestação de Contas 

Outro item votado na sessão foi a Prestação de Contas referentes a 2022 da Prefeitura de São Bento do Sul. Por unanimidade, os vereadores seguiram o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que recomendava pela aprovação.

Tribuna Popular Livre 

Durante a sessão desta segunda-feira, o agente de trânsito, Abdiel Pelizzari Magnus, utilizou a Tribuna Popular Livre. Ele falou sobre os trabalhos de educação para o trânsito realizados pelo Departamento de Trânsito Urbano (Detru) ao longo de 2023 e o cronograma das ações para 2024. O requerimento foi da vereadora e presidente da Câmara, Zuleica Voltolini (PP).

Primeira sessão da Câmara Mirim de São Bento do Sul

por Viviane Miranda publicado 19/02/2024 15h38, última modificação 19/02/2024 15h38

Nesta quarta-feira, dia 21, às 15h30, o Plenário Vereador Luiz Contesini recebe a primeira sessão da Câmara Mirim. A iniciativa busca oferecer aos estudantes uma oportunidade de compreender e participar ativamente do processo legislativo, promovendo a cidadania e o interesse pela gestão pública desde cedo.

A sessão será aberta ao público, permitindo que os cidadãos de São Bento do Sul acompanhem de perto as discussões e deliberações dos jovens legisladores. Além disso, a sessão será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara: Instagram (@camaravsbs), do Facebook (@cmvsbs) e do canal do YouTube (cmvsbs).

Os responsáveis pelo projeto Câmara Mirim são os auxiliares legislativos Simone Teresinha Roberti Baum e Djoni Cleber Pinheiro.

Calendário - As sessões da Câmara Mirim são planejadas para ocorrer mensalmente e as datas programadas para 2024 são: 21 de fevereiro, 13 de março, 10 de abril, 08 de maio, 12 de junho, 10 de julho, 14 de agosto, 11 de setembro, 09 de outubro e 13 de novembro, sempre às 15h30.

Câmara de Vereadores: Duas sessões nesta semana

por Viviane Miranda publicado 19/02/2024 09h48, última modificação 19/02/2024 09h48

A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul realizará duas sessões ordinárias nesta semana, marcadas para ocorrer hoje, dia 19, e na quinta-feira, dia 22. Ambas as sessões iniciam às 19 horas.

Os encontros ocorrerão no Plenário Vereador Luiz Contesini, oferecendo aos cidadãos a oportunidade de participar presencialmente e acompanhar as discussões e deliberações importantes para a comunidade.

Além da possibilidade de participação presencial, as sessões poderão ser acompanhadas ao vivo pelas redes sociais: Instagram (@camaravsbs), Facebook (@cmvsbs), e YouTube (cmvsbs).

Ações do documento