Notícias
Conferência reúne vereadores mirins da região
Conferência reúne vereadores mirins da região
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul recebe nesta terça-feira, dia 18, a Conferência Regional de Vereador Mirim - Região Planalto Norte. O encontro será no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini e reunirá mais de 30 vereadores mirins.
A programação inicia às 7h30 com credenciamento dos participantes. Já às 8 horas haverá palestra com o tema “O que são os ODS da ONU e o que eles têm a ver com você?”. Já às 10h15 acontece a palestra “A juventude catarinense e os ODS: pensando um futuro mais democrático e sustentável”. No período da tarde, os vereadores mirins serão divididos em grupos para oficinas.
A Conferência Regional é promovida pela Escola do Legislativo Dep. Lício Mauro da Silveira e da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Presidente da Câmara de Vereadores visita Feistock
Nesta sexta-feira, dia 14, a presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini, prestigiou a Feistock, evento que está sendo realizado até domingo, na Promosul. Zuleica foi recebida pelos sócios-diretores da TBS Feiras & Eventos, empresa organizadora da feira, Julio Cesar Amaral e Jonathan Roger Linzmeyer.
"É um orgulho ver tantos visitantes e expositores reunidos aqui, reforçando a importância da nossa cidade e região no cenário nacional. Parabéns aos organizadores e sucesso!", afirmou Zuleica.
Moção de Aplausos para o Grupo Teatral São Paulo Apóstolo
Na sessão desta quinta-feira (13) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul ocorreu uma homenagem aos 25 anos de história do Grupo Teatral São Paulo Apóstolo, responsável pela encenação do Drama do Calvário no bairro Centenário. A proposta foi assinada pelos vereadores Alisson Hastreiter, Darlan Guliani, Hélio Alves, Karen Lili Fechner, Luiz Pesenti, Terezinha Dybas e Zuleica Voltolini.
Em discussão única e votação estavam dois certificados de regularidade, renovando o título de entidade de Utilidade Pública para a Associação São-bentense da Terceira Idade, e da Associação de Pais e Professores da Escola Básica Municipal Coronel Osny Vasconcellos.
Ainda durante a sessão foram aprovados por unanimidade três projetos de lei, ambos da Prefeitura. O primeiro deles é o que regulamenta a contratação de servidores ACTs por parte da Prefeitura. O segundo trata sobre a atualização da lei de criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Por fim, os vereadores aprovaram o projeto que denomina de “Dr. Hans Egon Kechele” o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Colonial.
1ª Discussão
Em primeira discussão estavam dois projetos em pauta. O primeiro deles é o que altera a lei de 2004 que trata sobre a guarda, o depósito e a venda de veículos removidos, apreendidos e retirados de circulação nas vias públicas de São Bento do Sul. O segundo, autoriza a Prefeitura a transferir veículos para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Ambos retornam para segunda discussão e votação em uma próxima sessão.
A sessão contou ainda com o uso da palavra livre pelos vereadores Carla Hofmann, Darlan Guliani, Terezinha Dybas, Adriano Reinhardt, Jairson Sabino e Karen Lili Fechner.
Ainda em junho, outras três sessões legislativas estão em pauta. A próxima ocorre na segunda-feira, dia 17. Ainda tem sessões nos dias 24 e 27.
Vereadores participam da abertura da 39ª edição da Feistock
Nesta quinta-feira, dia 13, ocorreu a solenidade de abertura da 39ª edição da Feistock. O vereador Jairson Sabino e a vereadora Terezinha Dybas participaram do evento. A cerimônia também contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, além de representantes de várias entidades.
A Feistock, que celebra 20 anos de sucesso em 2024, acontece na Promosul e segue até o domingo, das 10 às 20 horas.
Câmara Mirim elege a nova mesa diretora
Nesta quarta-feira, dia 12, ocorreu a sessão da Câmara Mirim de São Bento do Sul, marcando o encerramento dos trabalhos legislativos no primeiro semestre. A sessão foi acompanhada pela presidente Zuleica Voltolini, pelo vereador Alisson Hastreiter e pelos alunos da Escola Básica Municipal Rodolfo Berti.
Entre os destaques da pauta, a vereadora mirim Maria Julia Vieira solicitou novas lixeiras para o bairro Brasília, além de um toldo em frente à UBS do mesmo bairro. Ela também pediu maior presença dos agentes de trânsito nas áreas escolares para garantir a segurança dos alunos durante a entrada e saída das escolas. Outra solicitação da vereadora mirim foi direcionada à Secretaria de Educação, pedindo a reforma do telhado e da entrada da pré-escola e da Escola Básica Municipal Rodolfo Berti.
O vereador mirim Ramirez Teruo Conceição Afuso propôs à Fundação Municipal de Desportos (FMD) a ampliação da divulgação das bolsas desportivas, visando informar melhor os atletas. Ramires também solicitou ao Departamento de Trânsito (Detru) a relocação da placa de estacionamento para motos na Rua Felipe Schmidt, no Centro, para evitar acidentes.
Milena de Fátima Batista Moreira, por sua vez, pediu à Secretaria de Obras o patrolamento e ensaibramento da Rua Afonso Spitzner, no bairro Lençol, além da implantação de uma rede pluvial na mesma via.
Hanna Laura Arbigaus Grosskopf solicitou a substituição do micro-ônibus utilizado no transporte dos alunos da escola Hercílio Malinowski, que atualmente está lotado. Ela também pediu a pintura da sinalização de estacionamento na Rua Severino Eichendorf para facilitar o acesso dos alunos à escola.
Carlos Eduardo Kuberesky apresentou uma Moção de Aplausos ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Centenário pelo trabalho realizado, conhecendo o projeto #atuAção, da Secretaria de Assistência Social. Ele também propôs uma Moção de Aplausos ao Detru pelo trabalho desenvolvido.
A sessão também marcou a eleição da nova mesa diretora da Câmara Mirim para o segundo semestre do ano, sendo eleita a Chapa 1, composta por Carlos Eduardo Kuberesky como presidente, Ramirez Teruo Conceição Afuso como vice-presidente e Pedro Henrique Schroeder como secretário.
A presidente Tamaris Cieslinski apresentou um relatório das ações realizadas pela Câmara Mirim de fevereiro a junho, destacando cinco sessões, duas visitas técnicas, dois treinamentos, 47 indicações e quatro moções. Por fim, houve um momento de palavra livre, com a participação de oito vereadores mirins.
Posse da nova diretoria do CONSEG
Nesta terça-feira, dia 11, ocorreu a solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Unificado de São Bento do Sul (CONSEG) para o biênio 2024/2026. O evento foi realizado no auditório do Centro de Vigilância à Saúde.
A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, participou da solenidade e destacou a importância do CONSEG. "Vocês desempenham um papel fundamental na promoção da segurança em nossa comunidade. Desejo sucesso à nova diretoria e coloco a Câmara de Vereadores à disposição para colaborar no que for necessário", disse.
Nova diretoria do CONSEG e membros natos
Presidente:
- Luiz Carlos Ribeiro
Vice-Presidente:
- Maria de Lourdes Amancio
1º Secretário:
- Márcio Hoeft
2º Secretário:
- Gilmar Foitt
Diretores Social e de Assuntos Comunitários:
- Edmundo Natálio Koscianski
- Marilse Terezinha Schroeder
Comissão de Ética e Disciplina:
- Roberto Gelbcke
- José Luiz Amancio
- Oséias Lotario Pereira Coutinho
Membros Natos:
- Polícia Militar
- Polícia Civil
- Bombeiro Militar
- Polícia Científica
Reconhecimento aos 20 anos da Feistock
A sessão desta segunda-feira (10) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul foi marcada pela entrega da Moção de Aplausos em homenagem aos 20 anos da Feistock – Feira de Móveis e Decoração. A moção foi assinada pela vereadora Carla Hofmann e aprovada por unanimidade.
Também na sessão, Maurício Maia utilizou a tribuna popular livre e falou sobre prevenção às drogas, em decorrência do mês de Conscientização e Prevenção do Uso de Drogas - Junho Branco.
Em primeira discussão estavam três projetos de lei, todos de autoria da Prefeitura. O primeiro trata de alteração na Lei 4602, que regula a contratação por tempo determinado para atender necessidades temporárias de excepcional interesse público. O segundo projeto trata sobre a atualização da lei de criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Por fim, foi analisado o projeto de lei que denomina a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dr. Hans Egon Kechele. Todos retornam para segunda discussão e votação em próxima sessão.
Ainda, foram aprovados dois projetos de lei, ambos da Prefeitura. O primeiro deles é de lei complementar para incluir no Código Tributário a disposição sobre a taxa de análise do Estudo de Impacto de Vizinhança para licenciamento de atividades e empreendimentos. O segundo projeto aprovado trata sobre dotações orçamentárias.
Fizeram uso da Palavra Livre os vereadores Terezinha Dybas, Hélio Alves, Luiz Lindecir Pesenti, Darlan Guliani, Karen Lili Fechner, Carla Hofmann, Zuleica Voltolini, Jairson Sabino e Adriano Reinhardt.
A próxima sessão está marcada para esta quinta-feira, dia 13, a partir das 19 horas.
Câmara de Vereadores adere ao Projeto Antonieta de Barros
Nesta segunda-feira, dia 10, a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul recebeu representantes da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina para oficializar a adesão ao Programa Antonieta de Barros. Implementado desde 2004 pela ALESC, o programa busca promover a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica através da oferta de estágios remunerados no Poder Legislativo.
A partir desta adesão, a Câmara de Vereadores começará a receber inscrições de estudantes interessados em participar do programa de estágio. "Estamos honrados em participar deste programa, que nos permite apoiar a construção de um futuro mais justo e inclusivo para todos, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados e conscientes de seu papel na sociedade," disse a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini.
Participaram do ato, a coordenadora do Centro de Apoio às Câmaras Municipais (CEAC), Ilka Fretta, a coordenadora de estágios da ALESC, Mirian Lopes Pereira, e a assessora técnica de estágios da ALESC, Cinthia Amaral.
Para ingressar no programa o jovem deve ter entre 16 e 24 anos, estar regularmente matriculado no ensino médio, técnico ou superior, ter renda familiar até dois salários mínimos e meio, além de estar em situação de vulnerabilidade social. A contratação dos estagiários pelo Programa Antonieta de Barros é realizada por meio de Processo Seletivo.
Vereadoras participam de entrega da obra de centro de treinamento
Nesta sexta-feira, dia 7, ocorreu a entrega da reforma do Centro de Treinamento de Tênis de Mesa. A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, e a vereadora Terezinha Dybas, participaram do evento. Localizado no anexo do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, o Centro de Treinamento atende aproximadamente 100 atletas, ligados à Associação de Tênis de Mesa (SBATM).
Sessão é transferida
Em decorrência do falecimento de dona Dalva de Oliveira Hofmann, mãe da vereadora Carla Hofmann, ocorrido nesta quinta-feira, a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul informa que a sessão ordinária prevista para hoje, foi transferida para a próxima quinta-feira, dia 13.
A Câmara de Vereadores reitera suas condolências à família e amigos.
Homenagem aos bombeiros militares de São Bento do Sul
Nesta segunda-feira (3), a Câmara de Vereadores realizou a primeira sessão do mês. Um dos destaques foi a entrega de Moção de Aplausos à 2ª Companhia do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de São Bento do Sul, pelos seus 40 anos de fundação. A proposta foi da vereadora Zuleica Voltolini e aprovada por unanimidade.
A pauta teve sequência com a análise e votação das nove emendas supressivas apresentadas ao projeto de lei que altera a estrutura administrativa da Prefeitura, sendo oito emendas do vereador Adriano Reinhardt e uma da vereadora Carla Hofmann. Após as deliberações, as emendas foram reprovadas e o projeto de lei foi votado, sendo aprovado por seis votos favoráveis.
Em primeira discussão estavam dois projetos, um enviado pela Prefeitura, tratando sobre alterações orçamentárias, e outro de autoria do vereador Jairson Sabino, denominando “Prefeito Osvaldo Zipperer” o pavilhão da Promosul. Ambos os projetos em primeira discussão retornam para votação em uma próxima sessão.
A próxima sessão está marcada para esta quinta-feira, dia 6, a partir das 19 horas.
Os números da Secretaria de Saúde apresentados na Câmara
Nesta quarta-feira (29) foi realizada audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão de 2023, da Secretaria de Saúde de São Bento do Sul. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Darlan Guliani, presidente da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara de Vereadores. O secretário de Saúde, Marcelo Marques, acompanhou a audiência.
O assistente administrativo da Secretaria de Saúde, Sérgio Wolff, apresentou alguns dos números. Ele iniciou falando das cinco diretrizes e metas definidas para o ano de 2023, e a execução delas. Em relação à Diretriz 1 – Promover o fortalecimento da atenção básica, das 41 metas, 36 foram cumpridas (87,8%).
Já a Diretriz 2 – Incentivar a readequação das ações de alta e média complexidade ambulatorial, hospitalar e estratégicas, haviam 31 metas para o ano passado e destas, 23 (74,19%) foram cumpridas. A Diretriz 3 – Ampliar e melhorar as ações de vigilância em saúde tinham 29 metas definidas, e 25 (86,21%) foram cumpridas.
Por fiz, a Diretriz 4 – Implementar a assistência farmacêutica, com 10 metas e 6 cumpridas (60%) e a Diretriz 5 – Articular e efetivar ações de gestão do SUS que tinha 26 metas, da quais 18 (69,23%) foram cumpridas até o fim do exercício de 2023.
Na parte de atendimentos médicos de clínico geral e ESFs, em 2023 houve 100.494 atendimentos. Já os médicos plantonistas nas unidades de saúde atenderam no ano passado 73.668 atendimentos. O Centro de Especialidades Médicas totalizou 28.025 atendimentos. Outros 4.581 atendimentos foram registrados no Centro de Atendimento à Mulher. Os CAPs finalizaram 2023 com 3.926 atendimentos.
Quanto à odontologia, incluindo o CEO – Próteses, foram 299 atendimentos em 2023. Já na parte do CEO – Endodontia, foram 1.465 atendimentos no ano passado. Os atendimentos no CEO – Periodontia somaram 368. Ainda na área pediátrica foram realizados 517 atendimentos em 2023. Já na parte de buco-maxilofacial foram 1.669 atendimentos no ano passado, conforme o relatório da Secretaria de Saúde.
Também foram apresentados dados referentes aos procedimentos de enfermagem em unidades básicas e ESFs de São Bento do Sul no ano passado, totalizando 30.832 atendimentos. Ainda na área de enfermagem, forma realizadas 6.860 coletas de preventivo no ano. Os atendimentos para curativos especiais totalizaram 847 durante o ano. Outros 2.824 atendimentos de fisioterapia foram realizados. “Lembrando que estes números são de atendimentos e não de seções”, disse Wolff, destacando que a abertura do ambulatório de fisioterapia possibilitou o aumento.
Ao longo do ano passado foram realizados 2.696 atendimentos em fonoaudiologia. Ainda no relatório foram apresentados números dos atendimentos de assistência social dentro da Secretaria de Saúde, totalizando 1.164. Também foram realizados 7.466 atendimentos em psicologia.
Na parte dos exames, o Laboratório Municipal atendeu 34.153 pacientes ao longo de 2023. Foram ainda atendidos 6.050 pacientes para exames de raio-x. No ano passado foram realizados 4.259 ecocardiogramas e 7.115 atendimentos em ultrassom. O assistente administrativo da Saúde ainda apresentou balanço referente contratação e demissão de servidores da pasta.
Financeiro
A contadora Silvia Cristiane H. da Silva apresentou a parte orçamentária e financeira da Secretaria de Saúde de São Bento do Sul. Em 2023, o total de receitas e transferências recebidas pela Secretaria de Saúde foi de R$ 116,79 milhões, sendo R$ 73,4 milhões (62,91%) como recursos municipais, R$ 37,9 milhões (32,5%) federais, R$ 3,6 milhões (3,14%) estaduais e R$ 1,6 milhão (1,45%) de aplicações financeiras.
Quanto às despesas, a contadora explicou que a maior parte vai para a folha de pagamento, cerca de 37% e hospital com 32%. “O orçamento da Saúde, praticamente 70% vai para estas duas finalidades. O restante vai para os serviços, exames e demais serviços”, concluiu.
Homenagem e aprovação de projeto são destaques da sessão
A sessão desta segunda-feira (27) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul contou com quatro itens na pauta. O primeiro a ser analisado foi uma Moção de Aplausos da vereadora Carla Hofmann para a Rádio 89 FM, por seus 35 anos de atividade. Outros vereadores subscreveram a moção, a qual foi aprovada por unanimidade. Também foi aprovada a renovação do certificado de regularidade de utilidade pública da Associação São-Bentense de Basquete.
Entre as proposições da Prefeitura, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei que autoriza o pagamento a munícipes referente a danos causados pelo Município, como prejuízos em veículos devido a problemas nas vias. Em primeira discussão estava o projeto de lei complementar fazendo ajustes aos valores a serem pagos por empreendedores quanto ao Estudo de Impacto de Vizinhança. O projeto retorna para nova discussão e votação em uma próxima sessão.
Ainda durante a sessão, fizeram uso da palavra livre os vereadores Terezinha Maria Dybas, Darlan André Guliani, Jairson Sabino, Carla Hofmann, Adriano Reinhardt e Zuleica Voltolini.
Câmara recebe presidente do Conselho da Cidade
Nesta segunda-feira, dia 27, antes da sessão ordinária, os vereadores de São Bento do Sul receberam o presidente do Conselho da Cidade (ConCidade), Rubén Pereyra. O objetivo do encontro foi fortalecer a parceria entre o conselho e o legislativo, reforçando o compromisso de ambos com a transparência e a participação cidadã.
Durante a reunião, Rubén destacou a importância da colaboração contínua entre o ConCidade e a Câmara de Vereadores. "Temos uma parceria sólida e estamos todos no mesmo time, que é São Bento do Sul", disse.
O ConCidade é responsável pelo acompanhamento das políticas públicas locais e busca proporcionar à população uma participação ativa nos três instrumentos legais que regem os recursos públicos: a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA). “Agradecemos ao Rubén e ao ConCidade pelo empenho e dedicação. Precisamos trabalhar juntos para que as políticas públicas realmente reflitam os anseios da população e construam um futuro melhor para nossa cidade", comentou a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini.
Audiência pública detalha despesas e receitas municipais
Nesta sexta-feira (24) foi realizada, no plenário da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, a audiência pública para apresentação do relatório resumido de execução orçamentária do segundo bimestre, e relatório da gestão fiscal do primeiro quadrimestre da Prefeitura. A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Finanças, Contas e Orçamento da Câmara, vereador Adriano Reinhardt (Chicão). Ainda fez parte da mesa o secretário municipal de Finanças, Rodrigo Schuhmacher.
As audiências públicas, explicou Schuhmacher, são exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal para garantir transparência dos números referentes à arrecadação e despesas da Prefeitura. A apresentação ficou sob a responsabilidade do contador da Prefeitura, Ricardo Homechen.
Com base nos números do primeiro quadrimestre de 2024, quanto às receitas da Prefeitura, no período foram arrecadados R$ 206 milhões, equivalente a 30,69% da previsão anual, que é de R$ 671,5 milhões. Fazem parte deste total as receitas tributárias, referentes aos tributos cobrados pela própria Prefeitura.
Quanto às receitas próprias do município, a previsão para 2024 é de arrecadação na faixa de R$ 119,7 milhões, e até agora foram recebidos R$ 45 milhões. Os maiores valores são referentes ao IPTU, com previsão de R$ 37,9 milhões, sendo já arrecadados R$ 19,4 milhões. Em seguida vem o ISS, com previsão de R$ 35 milhões e arrecadado no quadrimestre R$ 11,3 milhões.
Quanto às transferências do governo do Estado, a maior parte refere-se ao ICMS, com R$ 32,3 milhões já arrecadados, o equivalente a 35,5% do previsto. Outra fonte de receita é o IPVA, com R$ 7,1 milhões (33,5% do total previsto) já arrecadados. As transferências do Estado somam R$ 43,9 milhões no período.
Em relação aos repasses da União, o total no quadrimestre foi de R$ 38,2 milhões, sendo R$ 12 milhões para manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Já a maior fonte de receita para a Prefeitura foi o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com R$ 22,4 milhões nos quatro primeiros meses.
Ainda foram contabilizados R$ 3,52 milhões referente ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Quanto ao Fundeb, uma fonte de receita multigovernamental, no período foram repassados à Prefeitura cerca de R$ 30,9 milhões, sendo que o valor deve ser utilizado integralmente na educação.
Despesas
Para 2024, a Prefeitura tem uma estimativa de despesa de R$ 756,4 milhões de despesas. Conforme o contador, a despesa é maior do que a arrecadação por conta de superávit. Deste total, até agora foram realizados R$ 292,8 milhões.
Quanto às dívidas da Prefeitura, o total consolidado é de R$ 26,2 milhões, o equivalente a apenas 5,49% da capacidade de endividamento, que pode chegar a 108% sobre a Receita Corrente Líquida (RCL). Já em relação às despesas com pessoal, o valor atualmente está em 47,7% da RCL.
Em relação a outras exigências constitucionais, como investimentos em Saúde, Ricardo explica que a exigência é de 15% sobre a receita, mas até agora já foram aplicados 21,92% no período. Sobre a Educação, onde o mínimo é 25%, até agora foram 18,42%, no entanto a Prefeitura tem até o final do exercício para atingir o percentual, englobando ainda gasto com folha de pagamento, e em dezembro o valor sobe devido ao 13º salário e outras despesas.
Homenagem para a Rede Feminina de Combate ao Câncer
A sessão desta quinta-feira (23) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul foi marcada pela aprovação em discussão única da Moção de Aplausos à Rede Feminina de Combate ao Câncer, por seus 25 anos de fundação. A autora foi a vereadora Zuleica Voltolini, mas todos os demais vereadores pediram para subscrever.
Em primeira discussão estava o projeto de lei enviado pela Prefeitura referente ao pagamento a danos causados pelo Município. Trata-se de indenizações a moradores de São Bento do Sul que tiveram seus veículos danificados devido a problemas nas ruas do município.
A sessão contou ainda com o uso da palavra livre pelos vereadores Hélio Alves, Darlan André Guliani, Terezinha Maria Dybas, Zuleica Voltolini, Jairson Sabino e Adriano Reinhardt.
A próxima e última sessão de maio ocorre na segunda-feira, dia 27, às 19 horas.
Comunicado
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul informa que está enfrentando problemas técnicos em suas linhas telefônicas. A empresa responsável já foi notificada e está trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível.
Durante esse período, as solicitações poderão ser feitas via e-mail para secretaria@saobentodosul.sc.leg.br ou diretamente na sede da Câmara, localizada na Rua Vigando Kock, nº 69, Centro.
Reforçamos que o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Agradecemos a compreensão de todos.
Roda de conversa aborda combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
Na noite de quarta-feira, dia 22, a Procuradoria da Mulher foi convidada para participar de uma roda de conversa com o tema “Vamos falar sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes?”. O evento foi realizado no Colégio Bom Jesus São José, unidade da Unopar em São Bento do Sul.
Participaram do evento a procuradora e vereadora Karen Lili Fechner, a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, a vereadora Terezinha Maria Dybas, além da assessora Carla Nunes. Também marcaram presença as alunas e tutoras dos cursos de Pedagogia, Serviço Social e Educação Física, o psicólogo Sidinei Faria, assistente social da Secretaria de Educação de Rio Negrinho, e profissionais do Conselho Tutelar.
Durante o evento, foram discutidos os sinais de alerta e as medidas de prevenção que podem ser adotadas tanto no ambiente escolar quanto no familiar. A conversa abordou a importância de um olhar atento dos educadores e pais, bem como a necessidade de uma rede de apoio para as vítimas. Já a Procuradoria da Mulher destacou as ações realizadas nas escolas do município, com palestras direcionadas aos alunos dos 9º anos, com foco na prevenção de vários tipos de violência.
Vereadores mirins conhecem trabalho do Detru
Nesta quarta-feira, dia 22, os vereadores mirins de São Bento do Sul estiveram no Departamento de Trânsito Urbano (DETRU), onde puderam conhecer os trabalhos realizados pelo órgão municipal. Os jovens foram recebidos pelo diretor do DETRU, Alessandro Valmor Frederico, e pelo agente de trânsito, Abdiel Magnus. A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, e assessores também participaram do encontro.
Além das visitas técnicas, os jovens vereadores participam mensalmente das sessões ordinárias da Câmara Mirim. A próxima está agendada para o dia 12 de junho, às 15h30, no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini.
Vereadoras participam da formatura do Projeto #aTuAção
Na noite de terça-feira, dia 21, a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, e a vereadora Karen Lili Fechner, participaram da cerimônia de formatura da primeira turma de 2024 do Projeto #aTuAção. Desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com diversos órgãos e entidades, o programa é voltado para jovens de 14 a 17 anos, todos vinculados a programas e serviços sociais do município.
Através dessa iniciativa, os jovens têm a oportunidade de se familiarizar com atividades que abrangem cultura, educação, esporte e lazer. “É uma alegria muito grande entregar este certificado para vocês. Parabéns a todos por essa conquista. Vocês são o futuro da nossa cidade e nos enchem de orgulho”, disse a presidente.
Troca de telhado do prédio da Câmara de Vereadores
O prédio da Câmara de Vereadores está recebendo um novo telhado. Os trabalhos compreendem a troca de telhas e de caibros e forros danificados, além da pintura da parte de madeira. O investimento é de R$ 193.008,62. A empresa Bruvetec Engenharia e Construções LTDA foi a vencedora da licitação e é a responsável pela execução dos serviços.
Conforme a presidente Zuleica Voltolini, a obra é uma necessidade pois, em dias chuvosos, é comum a presença de água nos andares superiores do edifício. “A obra visa solucionar definitivamente os problemas de infiltração, garantindo melhores condições de trabalho para os servidores e um ambiente mais seguro e adequado para o atendimento ao público. Além disso, também preserva o patrimônio público e evita danos estruturais futuros”, comentou.
Todos os projetos em pauta foram aprovados
Nesta segunda-feira (20) foi realizada mais uma sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, e na pauta estavam dois projetos em discussão única e votação. O primeiro deles, uma moção da vereadora Zuleica Voltolini, de apelo em prol das reivindicações do Magistério Estadual. O segundo era referente ao certificado de regularidade de utilidade pública da Associação São Bento de Taekwondo. Ambos aprovados.
Em segunda discussão estavam três projetos de lei, dois da Prefeitura e um do Legislativo. Entre os projetos do Executivo, um deles tratava sobre suplemento em dotação orçamentária e o segundo, autorizando a transferência de imóveis para mutuários que quitaram seus financiamentos junto à Empresa Municipal de Habitação (Emhab).
Já o projeto do Legislativo, da vereadora Zuleica Voltolini, faz adequação a uma lei de 1991, atualizando a metragem de uma rua. Todos foram aprovados.
A sessão desta segunda-feira contou ainda com o uso da palavra livre pelos vereadores Hélio Alves, Terezinha Maria Dybas, Karen Lili Fechner, Darlan André Guliani, Zuleica Voltolini, Carla Hofmann, Adriano Reinhardt e Jairson Sabino.
A próxima sessão está marcada para quinta-feira, dia 23.
Cerimônia marca o aniversário do 23º Batalhão de Polícia Militar
Na tarde desta segunda-feira (20) foi realizada solenidade de troca de comando do 23º Batalhão de Polícia Militar de São Bento do Sul. No ato, o tenente-coronel Cremilson Veloso foi nomeado. Ele substitui o tenente-coronel Aires Volnei Pilonetto, o qual se aposentou recentemente.
A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, esteve presente no evento, o qual marcou também, o aniversário de 15 anos de implantação do Batalhão da PM no município. Durante a solenidade ainda houve a entrega de medalhas em reconhecimento aos policiais por tempo de serviço e pelos trabalhos realizados.
Sessões da Câmara acontecem nesta segunda e quinta-feira
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul terá duas sessões ordinárias nesta semana. As reuniões estão marcadas para esta segunda-feira, dia 20, e quinta-feira, dia 23, ambas começando às 19 horas.
Na pauta da sessão desta segunda-feira, três projetos de lei estarão em segunda discussão e votação: Projeto de lei que propõe a suplementação de dotações orçamentárias do orçamento de 2024; Projeto de lei que autoriza a alienação de um imóvel a particulares para a regularização de uma área habitacional; E Projeto de lei do Legislativo, que altera o artigo e o anexo da Lei nº 269, de 4 de abril de 1991, que dá denominação a uma rua do município.
A pauta também inclui a Moção de Apelo, de autoria da vereadora Zuleica Voltolini, direcionada ao Governo do Estado, em apoio às reivindicações do Magistério Estadual. E, em votação única, o certificado de regularidade para a Associação São Bento de Taekwondo.
Os encontros são abertos ao público, que pode participar presencialmente no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini, ou acompanhar ao vivo pelas redes sociais da Câmara, através do Instagram (@camaravsbs), e do Facebook e YouTube (@cmvsbs).
Inauguração da sala de artes do CAPS em São Bento do Sul
Nesta sexta-feira, dia 17, a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, e a vereadora Terezinha Dybas, participaram da inauguração da nova sala de artes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. O evento foi realizado em alusão ao Dia Internacional de Luta Antimanicomial, celebrado neste sábado, dia 18 de maio.
Durante a cerimônia, Zuleica destacou a importância da data e das conquistas na área da saúde mental. "A arte tem o poder de transformar vidas, de proporcionar um meio de expressão e de cura. A luta antimanicomial nos lembra da necessidade de um tratamento humanizado e inclusivo para todas as pessoas que enfrentam desafios de saúde mental. E nós, da Câmara de Vereadores, estamos aqui para fortalecer o trabalho do CAPS e garantir que todos tenham acesso a um tratamento digno e respeitoso", disse.
Deputada Paulinha fala sobre a importância da mulher na política
A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, palestrou nesta sexta-feira (17), na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, em uma ação da Procuradoria da Mulher e do Legislativo. A parlamentar abordou sobre a importância da participação feminina na política, e os desafios enfrentados pelas mulheres que ingressam nesse meio.
Durante a abertura do encontro, a Procuradora da Mulher, vereadora Karen Lili Fechner, destacou que a presença de cada pessoa no evento representa o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “A Procuradoria tem como missão empoderar e dar voz às mulheres na sociedade, sendo que a participação feminina na política é fundamental e cada uma pode participar de alguma forma. Conhecimento é poder. Busquem apoio e construam uma rede de apoio sólida, porque é essencial para enfrentar os desafios”, destacou.
Karen ainda citou a necessidade das mulheres serem autênticas, sem a necessidade de se moldarem aos padrões existentes. “Sejam resilientes e não desistam diante das dificuldades. Não esqueçam a solidariedade, e todas devemos trabalhar unidas”, concluiu.
A abertura do evento foi feita por professores da Escola de Música Donaldo Ritzmann. Participaram o professor Simaan Habib, no violino, e Geovane Pereira Lopes, no violão. “Sextas-feiras são dias cansativos, mas quando recepcionados por uma boa música, anima o dia”, destacou Karen em seu agradecimento à escola.
Palestra
Com o tema relacionado à participação das mulheres na política, a deputada Paulinha iniciou sua palestra mostrando uma fotografia de 1927, quando a primeira mulher votou no Brasil. Ela lembrou que em 1932 foi incluído no código eleitoral o voto feminino, mas somente a partir de 1965 passou também a ser obrigatório. “E ainda hoje existem preconceitos”, lamentou.
Conforme a parlamentar, as mulheres são 51% do eleitorado, mas somente 12% das Prefeituras no Brasil são comandadas por mulheres. Além disso, o assédio e a violência política seguem presentes no dia a dia, e isso faz com que algumas desistam ou prefiram ficar afastadas da política.
Uma das maiores dificuldades, lembra a deputada, está no fato das mulheres terem tantos afazeres no dia a dia. Principalmente para quem é mãe de criança pequena, pois precisa dar atenção ao filho e às atividades dele. E, na política, existem muitas atividades à noite e muitos outros compromissos.
No entanto, a parlamentar destaca a importância de mesmo diante de tantas dificuldades, que mais mulheres possam surgir no meio político, trazendo uma visão diferenciada ao cenário até então dominado apenas por homens. “Também é necessário colocar fim ao preconceito e seguir lutando por seus objetivos”, disse.
Paulinha ainda apresentou uma série de números e pesquisas sobre as mulheres na política e lembrou de sua própria carreira, a qual não foi fácil. “Primeiro consegui me eleger prefeita de Bombinhas, onde fui considerada a melhor prefeita de Santa Catarina à época e a terceira melhor do país. Fui eleita deputada estadual em 2018 e reeleita em 2022. Hoje, ocupo o cargo de primeira secretária na mesa da Assembleia Legislativa (Alesc), posição onde há mais de 80 anos não havia mulheres”, destacou.
Na internet
A palestra da deputada foi transmitida ao vivo e a gravação está disponível no Youtube e no Facebook da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul (@cmvsbs).
São Bento vai adotar cidade do RS
A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira (16), por unanimidade, o projeto de lei enviado pela Prefeitura para que o município de Forquetinha, no Rio Grande do Sul, seja “adotado” por São Bento do Sul. Com isso, o município poderá ceder máquinas, equipamentos, insumos, combustível, medicamentos e pessoal para atuar na reconstrução da cidade gaúcha. O projeto deu entrada, foi analisado e votado na mesma noite, como forma do Legislativo agilizar a tramitação para apoio à cidade gaúcha.
Ainda durante a sessão foi analisado, em votação única, a renovação do certificado de regularidade de Utilidade Pública à Escola Básica Municipal Prefeito Antonio Treml. Em primeira discussão, além do projeto de apoio à cidade de Forquetinha, estavam dois projetos de lei da Prefeitura, um sobre suplementação orçamentária e outro referente à alienação de imóvel a particulares, referente a mutuários de programas da Empresa Municipal de Habitação (Emhab) que fizeram a quitação de seus contratos.
Também estava na pauta o projeto de lei do Legislativo, assinado pela vereadora Zuleica Voltolini, para alteração de uma lei municipal de abril de 1991, referente à Rua Rosália Bayerl, no bairro Progresso. Como houve a expansão da via em mais 172,5 metros, é necessária a adequação, e com isso a rua passa a ter 309,5 metros de extensão, 172,5 metros a mais do que a planta original.
Quatro projetos estavam em segunda discussão e votação. Todos foram aprovados. O primeiro deles, enviado pela Prefeitura, cria o programa de incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Material Reciclável em São Bento do Sul. Também de origem da Prefeitura, o segundo projeto tratava sobre adequações ao orçamento municipal.
Por fim, dois projetos do Legislativo foram aprovados. Um deles de autoria da vereadora Zuleica Voltolini, denominando Herbert Alfredo Fendrich uma rua do município. O segundo, da vereadora Carla Odete Hofmann, cria em São Bento do Sul o Banco de Materiais Ortopédicos.
Agende-se
A próxima sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul ocorre na segunda-feira, dia 20. Ainda em maio haverá sessões nos dias 23 e 27.
Vereadores mirins visitam a Prefeitura
Nesta quarta-feira, dia 15, os vereadores mirins realizaram uma visita à Prefeitura, como parte das atividades do Projeto Câmara Mirim. Durante a iniciativa, os jovens puderam conversar com o prefeito Antonio Tomazini, acompanhar o trabalho desenvolvido pela administração municipal, além de apresentar suas ideias, sugestões e demandas.
O Projeto Câmara Mirim tem como objetivo proporcionar aos jovens uma vivência prática no ambiente político, permitindo que eles conheçam o funcionamento das instituições públicas e tenham contato com autoridades municipais.
Além das visitas técnicas, os jovens participam mensalmente da sessão ordinária da Câmara Mirim. A próxima ocorrerá no dia 12 de junho, às 15h30, no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini.
Diversos projetos em pauta nesta segunda-feira
A sessão desta segunda-feira (13) foi de bastante trabalho para os vereadores de São Bento do Sul. Somente em discussão única e votação estavam 11 itens, sendo um requerimento de urgência enviado pela Prefeitura para agilizar a tramitação do projeto de lei 557/2024, que trata sobre a reforma administrativa do executivo. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Na sequência, os vereadores analisaram o requerimento da vereadora Zuleica Voltolini, para dispensa de interstício, possibilitando que após a sessão ordinária fosse realizada uma extraordinária para votação do projeto de lei com urgência, possibilitando repasse do governo do Estado para o Hospital e Maternidade Sagrada Família. Este mesmo projeto havia passado em primeira discussão no início da sessão e foi aprovado na mesma noite.
Em votação única ainda estavam outros nove certificados de regularidade, garantindo que entidades de São Bento do Sul possam permanecer com o título de utilidade pública. São eles: APP da escola Lúcia Tschoeke, Associação São Bento Handebol Clube, Associação Beneficente, Social, Educacional e Cultural Aprisco, Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), Associação Regional da Empresa Moveleira, Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul, Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul, Sociedade Esportiva e Recreativa de São Bento e Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul. Todos aprovados por unanimidade.
Ainda durante a noite, o vereador Jairson Sabino fez a leitura da resposta da Prefeitura ao requerimento de informações referente aos projetos de lei 560 e 568. Os vereadores ainda aprovaram dois projetos de lei durante a sessão. Um deles, de autoria da Prefeitura, é o que cria o Programa de Apoio ao Protetor Independente de Animais de São Bento do Sul (PAPI-SBS). O segundo, de origem do Legislativo, foi apresentado pela vereadora Carla Hofmann, instituindo o selo de responsabilidade ambiental “Selo Verde” nas empresas públicas ou privadas e condomínios de São Bento do Sul.
Em primeira discussão estavam três projetos, todos da Prefeitura. O primeiro deles é o que cria o Programa de Incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Material Reciclável no âmbito do município de São Bento do Sul. Os outros dois são referentes a dotações orçamentárias da Prefeitura, sendo que um destes foi aprovado na sessão extraordinária.
A sessão ainda teve o uso da tribuna popular. Jeffersson William Schmidmeier Jungles falou sobre a greve do Magistério Estadual de Santa Catarina.
Os vereadores voltam a se reunir nesta quinta-feira (16). Ainda em maio estão agendadas sessões para os dias 20, 23 e 27.
Estudantes conhecem a Câmara de Vereadores
Alunos do Centro de Vivências e Desenvolvimento Socioemocional Maria Ferreira Ziemann e da Escola Básica Municipal Professora Lúcia Tschoeke estiveram na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, dia 13. A visita faz parte do Programa "Câmara de Portas Abertas", que tem como objetivo aproximar a comunidade do processo legislativo.
Durante a ação, um vídeo foi apresentado, mostrando detalhes da Câmara e das atividades realizadas. Além disso, os estudantes conheceram a estrutura da casa de leis, como os gabinetes dos vereadores, a secretaria e a sala da presidência. As informações foram repassadas pelo diretor geral, Marco Redlich, e pela assessora de gabinete e coordenadora do programa, Rafaela Rank.
Escolas e grupos interessados em participar do programa podem agendar uma visita entrando em contato pelo telefone (47) 3633-4446 ou enviando um e-mail para secretaria@saobentodosul.sc.leg.br
Ações do documento