Notícias
Doações para vítimas das enchentes são entregues à Defesa Civil
Nesta segunda-feira, dia 13, as doações arrecadadas no ponto de coleta montado na Câmara de Vereadores para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul foram entregues à Defesa Civil Municipal. A ação é uma parceria entre a Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS) e o legislativo.
Os itens, que incluem água potável, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, alimentos e roupas, foram recebidos ao longo da última semana. "É gratificante ver o engajamento de todos, desde cidadãos individuais até grandes empresas, unindo-se para ajudar aqueles que estão enfrentando tempos tão difíceis", comentou Gilmar Weiss, presidente da ACISBS.
"A resposta generosa da nossa cidade às necessidades dos nossos irmãos e irmãs no Rio Grande do Sul reflete o espírito solidário de São Bento do Sul. Este é um momento de união e compaixão, e estamos gratos por cada contribuição", disse a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini.
Pauta cheia na sessão da Câmara Mirim
Nesta quarta-feira (8) foi realizada mais uma sessão da Câmara Mirim de São Bento do Sul. Os trabalhos foram acompanhados pelos alunos do oitavo ano da Escola de Ensino Fundamental Osmarina Batista Betkowski, pela presidente do Legislativo, Zuleica Voltolini, e assessores dos demais parlamentares. Todas as indicações e a Moção de Apelo em pauta foram aprovadas.
A sessão ainda foi marcada pela escolha, por sorteio, do vereador mirim suplente a ser chamado para compor a Câmara, devido à saída do então titular, por conta de mudança da família para Joinville. E o suplente sorteado foi Ramirez Teruo Conceição Afuso.
Na pauta estava a indicação da vereadora Milena de Fátima Batista Moreira, pedindo melhorias no centro de educação infantil Raio de Sol, no bairro Lençol. A mirim ainda pediu estudos para pavimentação da Rua Afonso Spitzner, no mesmo bairro. A jovem vereadora ainda solicitou estudos técnicos para implantação de redutor de velocidade em frente à escola Orestes Guimarães, no Centro.
Já a vereadora mirim Julia Schreiner Rodrigues apresentou indicação solicitando melhorias para a escola municipal Sophia Schwedler, no bairro Mato Preto. A mirim Amabily Brixi solicita estudos para ampliação da sala da banda marcial na escola Castelo Branco e para alocação de segurança para acompanhar a movimentação de entrada e saída de alunos na unidade educacional. Outros pedidos da parlamentar foram em relação à melhorias na construção da Castelo Branco e estudos para melhorias nas calçadas no entorno da escola.
O vereador mirim Ramirez Teruo Conceição Afuso apresentou indicação solicitando melhorias na Rua Wenzel Kalhofer, no Centro. Outro pedido dele, foi pela pavimentação na Travessa Champagnat. Já a presidente Tamaris Cieslinski encaminhou indicação solicitando a possibilidade de construção de calçadas e melhorias na sinalização nas proximidades da escola Emílio Engel, no bairro Rio Vermelho Estação.
Talita Gabrieli dos Passos encaminhou indicação à Prefeitura solicitando estudos para retirada de uma árvore na Rua Paulo Dálvio Mallon, no bairro 25 de Julho. A mirim também solicitou para a Secretaria de Planejamento e para o Departamento de Trânsito (Detru) estudarem meios de regularização das vagas de estacionamento e faixas de pedestres nas proximidades da escola Newton Mendes, no bairro 25 de Julho.
Já o vereador mirim Augusto Luis Ozeika pede a implantação de espelhos convexos nas esquinas das ruas Alberto Malschitzky com as ruas Criciúma e Tubarão, no bairro Progresso. O jovem vereador ainda pediu ao Samae a implantação de novos ecopontos em São Bento do Sul. A mirim Fernanda Mascarino apresentou uma moção de apelo para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, solicitando a implantação de travessia elevada ou passarela na SC-418, no acesso ao bairro Alpino.
Palavra livre
Sete vereadores mirins utilizaram o espaço. A primeira foi Amabily, prestando uma homenagem pelo Dia das Mães. Na sequência, foi a vez de Augusto utilizar a tribuna. Ele falou em nome da escola Osny Vasconcellos para agradecer a todos os envolvidos com a reforma da unidade onde estuda.
Milena falou sobre um pedido feito na sessão passada quanto à abertura de uma vala na Rua Afonso Spitzner, e como o serviço foi realizado, ela agradeceu à Secretaria de Obras. Fernanda também prestou homenagem ao Dia das Mães.
Julia também foi à tribuna para falar sobre a solidariedade e os estragos das chuvas no Rio Grande do Sul. Renan parabenizou o Colégio Global pela vitória no Moleque Bom de Bola. Ele ainda pediu que na Rua Capitão Osmar Romão da Silva seja feito o conserto de problemas existentes no local.
A última a falar foi a presidente Tamaris, também prestando homenagem pelo Dia das Mães. Ela também fez convite para participação da comunidade na festa da igreja em Rio Vermelho Estação.
A próxima sessão da Câmara Mirim ocorre no dia 12 de junho.
Deputada Paulinha fará palestra em São Bento do Sul sobre "Os Passos da Mulher na Política"
Na próxima sexta-feira, 17 de maio, às 9h da manhã, a cidade de São Bento do Sul terá a honra de receber a Deputada Paulinha para uma palestra inspiradora na Câmara de Vereadores. O tema, "Os Passos da Mulher na Política", visa oferecer orientações e motivação para mulheres que desejam ingressar na política, estão em pré-campanha ou até mesmo aquelas que querem entender melhor do assunto ou atuar como agente político.
A palestra é uma iniciativa da Procuradoria da Mulher do Município, com o apoio da Câmara de Vereadores. A vereadora Karen Lili Fechner, Procuradora da Mulher, ressalta a importância desse evento para o fortalecimento do empoderamento feminino na política. "Esse evento é mais uma ação da Procuradoria da Mulher para fortalecer a presença das Mulheres na Política. Nosso objetivo é abrir caminhos e mostrar que a política é um caminho possível a todas", afirma Karen.
A Deputada Paulinha é reconhecida por sua trajetória de sucesso na política, sendo um exemplo inspirador para mulheres de todo o país. Deputada estadual reeleita por Santa Catarina, Ex-prefeita de Bombinhas, sendo premiada como a melhor prefeita de Santa Catarina e a terceira melhor do Brasil.
“Ter a Paulinha nesse evento representa um marco importante para São Bento do Sul e para todas as mulheres que buscam se destacar nesse meio, sendo uma grande oportunidade de aprender com uma das principais vozes femininas da política brasileira”, enfatiza a procuradora.
A palestra da Deputada Paulinha, mesmo sendo voltada às mulheres, é aberta à participação de todos, independente do gênero. A entrada é gratuita, mas é necessário confirmar presença através do formulário de inscrição, no link, abaixo:
https://forms.gle/wd8nFGmdtGy3F8ih6
Sobre a Procuradoria da Mulher: A Procuradoria da Mulher é um órgão institucional da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, com o objetivo de promover a igualdade de gênero e combater todas as formas de discriminação contra a mulher, sendo fundamental na promoção do empoderamento feminino e na criação de políticas públicas voltadas para as mulheres.
Nova gestão do COMAD é empossada em São Bento do Sul
Na manhã desta quarta-feira, dia 8, ocorreu no auditório da Secretaria de Assistência Social de São Bento do Sul, a cerimônia de posse dos novos conselheiros e da mesa diretora do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD). O mandato é de dois anos, compreendendo o período de 29 de abril de 2024 a 29 de abril de 2026.
A assessora de gabinete da Câmara de Vereadores, Rafaela Rank, representou o legislativo municipal no evento, onde destacou a importância da colaboração entre os diferentes setores do governo e da comunidade. “Desejo um excelente trabalho a todos os envolvidos. É fundamental que haja uma união sólida entre o poder público e as entidades envolvidas para que possamos avançar nesta causa. Contem sempre com o apoio da Câmara de Vereadores”, disse Rafaela.
O presidente do COMAD é Jean Ricardo Sasse, tendo como vice-presidente Edvaldo Ferreira de Macedo Junior, e como secretário Aleksandro Brasil Lopes.
Os novos conselheiros são:
ENTIDADES GOVERNAMENTAIS:
I - Representantes da Secretaria Municipal de Saúde:
Sergio Wolff - Titular
Emanuelle Gassner - Suplente
II - Representantes da Secretaria Municipal de Educação:
Mayla Blodorn - Titular
Simone Rodrigues - Suplente
III - Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social:
Jamile Eloise de Melo Cardoso - Titular
Claudine Alves do Rosário Lima - Suplente
IV - Representantes da Fundação Municipal de Desportos:
Luciano Weidner - Titular
Alessandra Rocha dos Santos - Suplente
V - Representantes da Polícia Militar:
Irineu Woginiack Junior - Titular
Francine Trisca - Suplente
VI - Representantes da Polícia Civil:
Edvaldo Ferreira de Macedo Junior - Titular
Valmir Silveira Soares - Suplente
VII - Representante do Corpo de Bombeiros:
Tiago Schroeder - Titular
Ricardo Drechsler - Suplente
VIII - Representantes do Conselho Tutelar:
Laureci Lima dos Santos - Titular
Antônio Amir dos Santos Veiga Júnior - Suplente
IX - Representantes da Gerência Estadual de Educação - GERED:
Leda Carina Munhoz Odia - Titular
Fernanda Cristina Neidert - Suplente
ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS:
X - Associação Centro Especializado em Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - ACEPRED:
Marco Aurélio Leite Alves - Titular
Tatiane Nunes Pereira - Suplente
XI - Centro de Recuperação Nova Esperança - CERENE:
Jean Ricardo Sasse - Titular
Luciano Gaspar Pinto - Suplente
XII - Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus São Bento do Sul:
Alessandro Iavorski - Titular
Rosana da Silva Cuba - Suplente
XIII - Centro de Educação do Planalto Norte - UDESC:
Cleide Vieira - Titular
Delcio Pereira - Suplente
XIV - Associação Missão Social Águias:
Sebastião Marcelo de Lima - Titular
Lurdes da Silva Bardon - Suplente
XV - Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção São Bento do Sul:
Aleksandro Brasil Lopes - Titular
Ana Paula Kerscher - Suplente
XVI - Conselheiro Emérito:
José Marcos de Oliveira
Câmara de Vereadores e ACISBS auxiliam vítimas das enchentes
A Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS) e a Câmara de Vereadores, em parceria com empresas do município, se uniram para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Diante da situação delicada enfrentada pela população do sul do país, diversos locais são pontos de coleta para receber doações que incluem água, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal e cestas básicas.
As doações poderão ser entregues até segunda-feira, dia 13, nos seguintes locais:
Câmara de Vereadores de São Bento do Sul (das 7 às 19 horas)
Rua Vigando Kock, 69 - Centro
Acisbs (das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30)
Rua Afonso Grosskopf, 352 – Colonial
Smartmaq (das 7h às 18h)
Avenida dos Imigrantes, nº 1650 – Brasília
Rede de Postos Norte (das 6h às 22h)
Rua Capitão Ernesto Nunes, nº 669 - Centro (anexo ao Hiper Compre Mais)
Rua Augusto Wunderwald, nº 2090 - Centenário (anexo à Civia)
Avenida Automotive (das 8h30 às 18h)
Av. São Bento, 1545 - Rio Negro
Três moções e cinco certificados de regularidade na pauta
A sessão desta segunda-feira (6) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul teve diferentes projetos em pauta. Em discussão única e votação estavam oito itens, sendo três moções de aplausos e cinco certificados de regularidade para entidades públicas. A sessão foi acompanhada por estudantes do curso de Direito da Universidade do Contestado - Campus Rio Negrinho.
De autoria dos vereadores Adriano Reinhardt e Zuleica Voltolini, a primeira moção votada na noite foi a de Aplausos à Condor pelos 95 anos de história. A segunda, também de Adriano e Zuleica, foi para homenagear a Copa Gazeta, pelos 20 anos da competição.
Já a terceira Moção de Aplausos da noite foi assinada pelos vereadores Alisson Hastreiter, Darlan Guliani, Hélio Alves, Karen Lili Fechner, Luiz Pesenti e Terezinha Dybas. Objetivo é homenagear o Grupo Teatral São Paulo Apóstolo pelos seus 25 anos de história. Todas foram aprovadas por unanimidade.
Na sequência, foram votados cinco requerimentos de regularidade de Utilidade Pública para entidades são-bentenses. Todos foram aprovados por unanimidade. Foram certificados para a Sociedade Desportiva Bandeirantes, para a Associação Amigos do Artesanato de São Bento do Sul, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Recreativa Leopoldo Rudnick e Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.
Votação
Dois projetos de lei foram votados na sessão, ambos enviados pela Prefeitura e aprovados por unanimidade. O primeiro deles autoriza a Prefeitura a receber, por doação, um veículo que era utilizado pela Empresa Municipal de Habitação (Emhab). Trata-se de um Uno 2007, não mais utilizado pela Emhab.
O segundo é o que autoriza a Prefeitura a fazer a alienação de imóveis a particulares. São dez famílias que quitaram seus parcelamentos de imóveis junto à Emhab e que agora passam a ter a documentação de seus imóveis.
Projeto Legislativo
Em primeira discussão estava apenas um projeto, este de autoria da vereadora Carla Hofmann. A proposta é para a criação de um Banco de Materiais Ortopédicos em São Bento do Sul. Este projeto retorna para segunda discussão e votação em próxima sessão.
Calendário
A próxima sessão da Câmara de Vereadores ocorre na segunda-feira, dia 13. Na sequência ocorrem sessões nos dias 16, 20, 23 e 27 de maio.
Parceria para fortalecer ações em prol das mulheres
Nesta sexta-feira, dia 3, a Procuradora da Mulher de São Bento do Sul, Karen Lili Fechner, e a vereadora Carla Hofmann, participaram de uma reunião com integrantes do Núcleo da Mulher Empresária, da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs). O objetivo do encontro foi tratar sobre uma possível parceria para levar as palestras e ações promovidas pela Procuradoria às mulheres das empresas associadas à entidade.
Durante a reunião, discutiram-se estratégias para ampliar o alcance dessas iniciativas, buscando envolver um número cada vez maior de mulheres e empresas engajadas na promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e seguro para todas. “Essas palestras abordam temas fundamentais como a igualdade de gênero, a valorização da mulher no mercado de trabalho e estratégias para enfrentar e prevenir a violência contra a mulher”, disse Karen.
A proposta agora será apresentada à Acisbs, e Karen se diz animada em fortalecer as ações da Procuradoria. “Acreditamos que juntos, podemos fazer a diferença na vida das mulheres, promovendo a conscientização, o empoderamento e a proteção dos seus direitos", finalizou a Procuradora.
Procuradoria da Mulher divulga trabalhos realizados e próximas ações
Na manhã desta quinta-feira (2), a Procuradora da Mulher de São Bento do Sul, Karen Lili Fechner, esteve na reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), para apresentar os trabalhos realizados desde a implantação da Procuradoria, em 2021, e também explanar sobre as próximas ações para 2024.
Durante a sua fala, Karen destacou a importância do apoio da Câmara de Vereadores, principalmente na pessoa da presidente do Legislativo, Zuleica Voltolini, que não mede esforços para apoiar a causa, além da dedicação em conjunto das outras vereadoras da casa, Carla Hofmann e Terezinha Maria Dybas.
Além das palestras nas escolas, que acontecem desde 2022, a Procuradoria da Mulher já realizou várias ações em prol do combate à violência contra a mulher, como: Abraço Coletivo; Exposição “Arte que denuncia, combate e previne”; Entrevistas com ex-vereadoras, 1º Seminário de Combate à Violência contra a Mulher; Palestra para o Rotaract; Tarde de conversa com as mulheres agricultoras; Conversa com mulheres atendidas pelo CRAS; Palestra para as mulheres participantes do Programa Climatério; Participação na inauguração das Procuradorias de Piên e de Campo Alegre; Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde; entre outras atividades.
Entre as próximas ações, está prevista para o dia 17 de maio, às 9 horas, na Câmara de Vereadores, a palestra com a Deputada Estadual, Paulinha, com o tema “Os Passos da Mulher na Política”. O evento será aberto ao público, principalmente às mulheres.
Coral Ritorno Alle Origine é homenageado pelos 30 anos de história
A última sessão de abril da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, realizada nesta segunda-feira (29), foi marcada pela entrega de Moção de Aplausos pelos 30 anos de atuação do Coral Ritorno Alle Origine, criado com objetivo de preservar a tradição italiana no município. A homenagem foi proposta pela vereadora Carla Hofmann. Ainda durante a noite, a tribuna popular foi utilizada pela presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, Sandra Alves de Lima Carvalho Machado.
Dentro da pauta, o primeiro tema tratado foi referente a um requerimento de informações sobre o Programa Porteira Aberta, assinado pelos vereadores Carla Hofmann, Adriano Reinhardt e Jairson Sabino. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Ainda estavam na pauta duas moções, uma de Apelo, da vereadora Carla Hofmann, endereçada ao governo do Estado e ao comandante geral da Polícia Militar, em favor da convocação dos candidatos aprovados em todas as fases do concurso público. A segunda moção, agora de Aplausos, da vereadora Zuleica Voltolini, pelos 40 anos de atuação do Corpo de Bombeiros Militar em São Bento do Sul.
Também em votação única, estavam três certificados de regularidade, garantindo às entidades a manutenção do título de Entidade de Utilidade Pública. A primeira delas foi do Centro Especializado em Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos. A segunda foi para o Hospital e Maternidade Sagrada Família e, por fim, à Associação São Bento de Futebol. Todas foram aprovadas por unanimidade.
Em segunda discussão e votação estavam três projetos, todos enviados pela Prefeitura. O primeiro deles trata sobre alteração em uma lei municipal de 2006, a qual denominou a Rua Francisco Nossol, no bairro Serra Alta. A alteração da lei é referente a um erro na lei, que cita largura de 12 metros da rua, quando o correto são 7 metros.
O segundo projeto altera questões relacionadas ao plano de carreira do Magistério, fazendo uma adequação ao quadro de vagas, sem impacto financeiro ao município, ampliando 50 vagas para a educação infantil e reduzindo 50 vagas para as séries iniciais. E o terceiro é referente ajuste ao orçamento da Prefeitura para utilização dos valores para reforma do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Centenário. Todos foram aprovados por unanimidade.
Primeira discussão
Três projetos também entraram na pauta do Legislativo em primeira discussão. O primeiro deles é o que trata da reforma administrativa na Prefeitura. O segundo, autoriza a Prefeitura a receber, por doação, um veículo da Empresa Municipal de Habitação (Emhab). E, por fim, projeto que autoriza a Prefeitura a fazer a alienação de imóvel referente à regularização de área habitacional. Todos os projetos retornam para segunda discussão e votação em uma próxima sessão.
Calendário de maio
As sessões do mês de maio estão marcadas para os dias 6, 13, 16, 20, 23 e 27.
Servidora recebe homenagem por 34 anos de serviços
Nesta sexta-feira, dia 26, a Câmara de Vereadores prestou uma homenagem à servidora Simone Teresinha Roberti Baum, a qual se aposenta após 34 anos de serviços prestados ao Poder Legislativo Municipal e aos são-bentenses.
Na ocasião, os vereadores entregaram uma placa em reconhecimento ao seu empenho e dedicação. Além disso, os servidores da casa também organizaram uma homenagem. O evento contou com a presença de familiares da servidora.
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul agradece a Simone por sua dedicação, comprometimento e contribuição significativa para o desenvolvimento e bem-estar de nossa população. Que esta nova etapa de sua vida seja repleta de realizações e felicidade. Parabéns por esta merecida aposentadoria!
Vereadoras participam de abertura do Congresso Soroptimista da Região Brasil
Na quinta-feira à noite, dia 25, teve início de forma solene, o XXVIII Congresso Soroptimista da Região Brasil, em São Bento do Sul. O evento, que se estende até sábado (27), reúne aproximadamente 140 congressistas de várias cidades brasileiras. A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, e a vereadora Karen Lili Fechner, participaram da abertura do evento, que ocorre na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.
Durante três dias, as associadas terão a oportunidade de compartilhar experiências, discutir boas práticas e fortalecer laços de amizade. O foco do congresso está na capacitação e empoderamento de mulheres e meninas, buscando proporcionar acesso à educação e treinamento para alcançarem independência econômica.
Câmara de Vereadores recebe evento sobre inclusão escolar
Profissionais do Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAESP Girassol - APAE de São Bento do Sul e de instituições de ensino da rede pública e particular participaram nesta quarta-feira, dia 24, de um encontro dedicado à educação inclusiva. O evento aconteceu no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini, na Câmara de Vereadores.
Vale ressaltar que a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul oferece seu espaço para escolas, entidades e grupos interessados. Para isso, é necessário encaminhar uma solicitação, a qual é analisada pela direção da casa.
Sessão desta segunda-feira teve oito projetos em pauta
Oito projetos estavam na pauta da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul na sessão desta segunda-feira (22). Dois deles em discussão única e votação. Foram eles: o requerimento de informação do vereador Jairson Sabino, a fim de obter mais detalhes sobre dois projetos de lei da Prefeitura. O segundo item era o Certificado de Regularidade do São Bento Clube de Natação, requerendo a renovação do certificado de Utilidade Pública. Ambos foram aprovados por unanimidade.
Em seguida foram discutidos e votados dois projetos de lei, ambos de origem da Prefeitura. O primeiro deles era referente a ajustes no orçamento do Município. Já o segundo autoriza a Prefeitura a firmar parceria com o Rotary Club de São Bento do Sul e receber, por doação, lixeiras para instalação nas vias do município.
Por fim, em primeira discussão, quatro projetos estavam na pauta, sendo três deles encaminhados pela Prefeitura. O primeiro pede para que seja feita alteração em uma lei de 2006, referente a ajustes em um projeto na época que denominava uma rua do município. O segundo é sobre ajustes no plano de carreira do magistério, adequando vagas de professores da estrutura do sistema de ensino, não havendo impacto financeiro. O terceiro projeto da Prefeitura em pauta refere-se a ajustes no orçamento devido ao superávit.
Ainda, os vereadores trataram do projeto de lei do Legislativo, de autoria da vereadora Zuleica Voltolini, denominando de Herbert Alfredo Fendrich uma rua do município. Todos estes projetos em primeira discussão retornam para a pauta em uma próxima sessão, quando então entram em segunda discussão e serão votados.
Durante a sessão desta segunda-feira, a professora Queriate Arin Rodrigues Pereira usou a tribuna popular, a pedido da vereadora Carla Hofmann. Ela falou sobre o Projeto de Intervenção Pontes do Saber.
Também houve espaço para a Palavra Livre, com sete vereadores inscritos, sendo eles: Zuleica Voltolini, Terezinha Dybas, Karen Lili Fechner, Darlan Guliani, Jairson Sabino, Carla Hofmann e Adriano Reinhardt.
A próxima sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul ocorre na segunda-feira, dia 29.
Alunos da EEB Orestes Guimarães participam de debate
Nesta sexta-feira, dia 19, o Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini recebeu os alunos do 9º ano 1 e 2 da EEB Orestes Guimarães para um debate. A iniciativa teve início em sala de aula, sob a orientação do professor de língua portuguesa, Jonatas Kuchnir.
Após a preparação dos estudantes, cada turma selecionou seus três melhores debatedores, os quais realizaram o debate final no plenário.
É importante destacar que a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul disponibiliza o espaço para escolas, entidades e grupos interessados. Para isso, é necessário encaminhar uma solicitação, a qual é apresentada em sessão para aprovação dos vereadores.
Protocolo amplia segurança para vítimas de violência
Nesta quarta-feira, dia 17, o Comitê Gestor da Escuta Especializada realizou uma apresentação e assinatura do protocolo voltado para a proteção das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência em São Bento do Sul, o qual teve duas modificações. O evento ocorreu no Fórum da Comarca do município e contou com a presença da presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, da vereadora Terezinha Maria Dybas, e da assessora Carla Nunes, representando a vereadora Karen Lili Fechner.
O protocolo tem como principal objetivo estabelecer os fluxos de atendimento específicos para crianças e adolescentes nessa situação, sendo um guia fundamental para fortalecer o trabalho em rede. Ele busca instrumentalizar os profissionais das diferentes instituições e políticas sociais envolvidas, melhorando a comunicação e a cooperação entre todos os órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos.
Uma das alterações é o horário de atendimento, que será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, com tempo integral dedicado à escuta especializada, e com sobreaviso disponível nos demais dias e horários.
A outra modificação diz respeito ao sigilo das informações compartilhadas e aos recursos disponíveis. O protocolo determina que apenas informações estritamente necessárias sejam compartilhadas, permitindo gravações de áudio ou vídeo que devem ser apagadas em até 30 dias.
A Escuta Especializada, componente essencial desse protocolo, é conduzida por profissionais da rede de proteção do município, visando acolher de maneira cuidadosa e respeitosa as vítimas ou testemunhas de violência, proporcionando um ambiente seguro para que possam relatar suas experiências de forma livre e segura.
Alunos do Colégio Froebel visitam a Câmara de Vereadores
Nesta quarta-feira (17), os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Froebel conheceram de perto o funcionamento do legislativo municipal. A visita faz parte do Programa Câmara de Portas Abertas, uma iniciativa que busca aproximar a comunidade dos trabalhos realizados na casa de leis.
Ao chegarem à Câmara de Vereadores, os estudantes foram recebidos pela presidente Zuleica Voltolini, pela assessora de gabinete e coordenadora do programa, Rafaela Rank, e pelo assessor jurídico do Legislativo, Tiago Martinhuk.
No Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini, os jovens puderam tirar dúvidas quanto ao papel dos vereadores e as atividades desenvolvidas na Câmara municipal. Na sequência, os alunos conheceram a estrutura do legislativo, como os gabinetes dos vereadores, secretaria e direção.
Para escolas e grupos interessados em participar do Programa Câmara de Portas Abertas, basta agendar uma visita através do número (47) 3633-7064 ou enviando um e-mail para secretaria@saobentodosul.sc.leg.br
Troca de experiências em políticas sociais
As vereadoras Karen Lili Fechner e Terezinha Maria Dybas, acompanhadas por conselheiros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD), estiveram em Blumenau, na terça-feira, dia 16, para conhecer as iniciativas da cidade no combate ao uso de drogas e no suporte às pessoas em situação de rua.
Durante a visita, a comitiva conheceu o Abrigo Municipal de Blumenau (AMBLU), reconhecido como uma referência no acolhimento e na assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade. Lá, o grupo pôde compreender melhor as estratégias adotadas para criar um ambiente acolhedor e digno para aqueles que mais necessitam de apoio.
Além disso, a comitiva visitou o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), que oferece serviços especializados e encaminhamentos para garantir os direitos e promover a inclusão social dessas pessoas.
Diversos projetos na pauta da Câmara
Nesta segunda-feira (15) foi realizada mais uma sessão na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Em pauta estavam um requerimento de informações para discussão e votação única, quatro projetos de lei para segunda discussão e votação, além de outros três projetos em primeira discussão.
O primeiro tema debatido na sessão foi o requerimento de informações da vereadora Carla Hofmann, sobre o projeto de lei da Prefeitura referente à reforma administrativa do Executivo. No entanto, o pedido foi rejeitado por seis votos.
Em seguida, foi a vez da votação dos projetos em segunda discussão. Três deles eram de origem da Prefeitura e um do Legislativo. O primeiro deles, do Executivo, solicitava a criação de cargos de engenheiro para atuar na Secretaria de Planejamento. O segundo, referente a ajustes em matrículas de dois imóveis.
A doação de uma van da Fundação Municipal de Desportos (FMD) para a Secretaria de Educação foi o terceiro projeto da Prefeitura votado na sessão. Todos foram aprovados por unanimidade.
Já o projeto votado de origem legislativa, assinado pela vereadora Zuleica Voltolini, declarava de Utilidade Pública a Associação de Pais e Professores da Escola Municipal “Presidente Castelo Branco”. Este projeto também foi aprovado por unanimidade.
Dos três projetos em primeira discussão, todos eles de origem da Prefeitura, um deles foi retirado de pauta. Trata-se do projeto que institui o Programa de Incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Material Reciclável no âmbito de São Bento do Sul. Este projeto retorna para discussão na próxima sessão.
Quanto aos outros dois projetos, um deles trata de ajustes no orçamento da Prefeitura, e o segundo solicita autorização para que a Prefeitura possa receber, por doação, lixeiras para serem instaladas em vários pontos do município. A parceria é com o Rotary Club de São Bento do Sul. Todos retornarão para segunda discussão e votação nas próximas sessões.
Ao final da pauta, oito vereadores utilizaram a palavra livre. Foram eles: Hélio Alves, Terezinha Dybas, Karen Lili Fechner, Adriano Reinhardt, Zuleica Voltolini, Darlan Guliani, Jairson Sabino e Carla Hofmann.
Procuradoria da Mulher presente no "Dia da Família na Escola"
No último sábado, dia 13, escolas de São Bento do Sul promoveram o "Dia da Família na Escola", um evento que fortalece os vínculos entre alunos, pais e professores. Duas dessas unidades, a EBM Presidente Castelo Branco e a EBM Rodolfo Berti, convidaram a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores para participação.
A Procuradora da Mulher, vereadora Karen Lili Fechner, esteve presente na EBM Rodolfo Berti, enquanto Zuleica Voltolini, presidente da Câmara de Vereadores, compareceu à EBM Presidente Castelo Branco.
Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos e fornecidas orientações aos participantes. A ação também contou com a presença das assessoras Carla Nunes e Pâmela dos Santos.
Vereadores voltaram a se reunir nesta quinta-feira
A sessão desta quinta-feira (11) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul teve cinco projetos em discussão única e votação, e mais cinco em primeira discussão, no entanto um deles, da vereadora Carla Hofmann, referente à criação do Programa Municipal Banco de Materiais Ortopédicos, foi retirado de pauta a pedido da própria autora.
Entre os projetos enviados pela Prefeitura para primeira discussão, um deles tem por objetivo ampliar o quadro efetivo de engenheiros no serviço público, devido à necessidade de novos profissionais.
O segundo projeto da Prefeitura altera trecho de uma lei municipal e o terceiro, autoriza a Fundação Municipal de Desportos (FMD) a transferir, por doação, um veículo para a Secretaria de Educação. Ainda na pauta estava projeto de lei do Legislativo, da presidente Zuleica Voltolini, que altera artigo da lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Professores da Escola Básica Municipal Presidente Castelo Branco.
Entre os pontos em discussão única e votação estava a Moção de Aplausos proposta pelo vereador Hélio Alves, em homenagem ao Rotaract Club São Bento do Sul pelos serviços prestados à comunidade.
Ainda foram aprovados mais três certificados de regularidade de entidade de utilidade pública: um do Grupo Escoteiro Desbravador, outro da Sociedade Atiradores 23 de Setembro e outro da Associação de Produtores Rurais de São Bento do Sul.
Também foi votado o requerimento de informação do vereador Adriano Reinhardt, solicitando detalhes sobre o projeto de lei nº 557, que trata sobre a reforma administrativa proposta pelo executivo. O requerimento foi rejeitado por seis votos.
Ainda durante a noite, fizeram uso da palavra livre os vereadores Darlan André Guliani, Terezinha Maria Dybas, Hélio Alves, Jairson Sabino, Adriano Reinhardt, Luiz Lindecir Pesenti e Carla Hofmann.
Alunos recebem o Programa Câmara de Portas Abertas
Nesta quinta-feira, dia 11, alunos do Centro de Vivências e Desenvolvimento Socioemocional Maria Ferreira Ziemann, localizado no Rio Vermelho Povoado, participaram do Programa Câmara de Portas Abertas. Promovida pela Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, a iniciativa visa aproximar a comunidade do processo democrático e legislativo do município.
Durante a visita, os alunos puderam assistir um vídeo informativo que destacou a importância da participação cidadã e explicou o funcionamento da Câmara. A apresentação foi conduzida pela assessora de gabinete e coordenadora do programa, Rafaela Rank, e pela assessora, Pâmela dos Santos.
Participe - O programa pode ser realizado na unidade escolar, mas também é possível agendar uma visita à Câmara de Vereadores, onde os interessados terão a oportunidade de conhecer as instalações do legislativo, entender o funcionamento das sessões e obter informações sobre os projetos em tramitação.
O agendamento pode ser feito pelo número (47) 3633-4446 ou enviando um e-mail para secretaria@saobentodosul.sc.leg.br
Visita ao Espaço Maker na EBM Adélia Lutz
A vereadora Terezinha Maria Dybas esteve na quarta-feira, dia 10, na EBM Adélia Lutz, no bairro Cruzeiro, em uma visita ao Espaço Maker. Acompanhada pela diretora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Simone Lesnhak, a vereadora pôde verificar as atividades desenvolvidas pelo projeto EducaMaker, iniciativa conjunta da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, e Banco Santander, em parceria com IFC, Udesc, Sesi e Senac.
O EducaMaker oferece uma variedade de oficinas para os alunos do 6º ao 9º anos das escolas municipais. Essas oficinas abrangem temas como Tecnologia e Robótica, Matemática e Programação, Comunicação e Mídias, Ciências, Invenções e Princípios de Eletrônica.
Participaram ainda da visita, a assessora de gabinete, Rafaela Rank, e as assessoras Carla Nunes e Franciele Alves Forte Araujo Peres.
Casa cheia para a sessão da Câmara Mirim
Nesta quarta-feira (10) foi realizada mais uma sessão da Câmara Mirim de São Bento do Sul. O trabalho dos jovens vereadores foi acompanhado de perto por alunos da EEB Orestes Guimarães e da EBM Emílio Engel, lotando o Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini. A presidente da Câmara, Zuleica Voltolini, e o vereador Jairson Sabino acompanharam a sessão.
Em pauta estavam indicações apresentadas pelos jovens vereadores. A primeira a ser analisada e aprovada era de autoria de Maria Júlia Vieira, encaminhada à Secretaria de Obras, solicitando a desobstrução das bocas-de-lobo nas ruas 12 de Outubro e das Margaridas, no bairro Brasília. Em seguida, os mirins também aprovaram a indicação de Carlos Eduardo Kuberesky, pedindo à Secretaria de Obras que faça a manutenção dos abrigos de passageiros existentes na Estrada Alberto Torres.
A presidente da Câmara Mirim, Tamaris Cieslinski, apresentou uma indicação endereçada à Secretaria de Educação, pedindo para que seja contatada a empresa responsável pelo transporte coletivo na região de Rio Natal, para que ao invés de micro-ônibus em horários de movimento de alunos, seja utilizado um ônibus. Outra indicação apresentada por ela, também endereçada à Educação, pede que o hino nacional brasileiro seja cantado uma vez por semana nas escolas municipais.
O mirim José Luiz Dalmolin Silva apresentou uma indicação endereçada ao Departamento de Turismo, ao Departamento de Trânsito e à Secretaria de Planejamento, solicitando a manutenção de placas e pórticos do município.
Ele ainda teve aprovada uma Moção de Apelo, direcionada ao governo do Estado, pedindo sinalização e placas na SC-418, nas proximidades da EBM Aracy Hansen, no bairro Dona Francisca.
Palavra livre
O primeiro a falar na palavra livre foi Carlos Eduardo Kuberesky. Ele disse ter sido procurado por alunos da escola Carlos Zipperer Sobrinho, do bairro Centenário, devido à transferência do segurança que atuava na unidade. Por conta disso, o mirim vai com a vereadora Karen Lili Fechner conversar na Gerência Regional de Educação.
Ele ainda destacou a importância das celebrações em torno dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, em especial por conta de toda a história de São Bento do Sul e sua ligação com os imigrantes. Por fim, lembrou que sábado é o Dia da Família na Escola, e na Carlos Zipperer estão previstas diversas atividades.
A mirim Milena de Fátima Batista Moreira falou sobre a necessidade de limpeza de valas no bairro Lençol. Além disso, pediu que sejam feitos estudos para a construção de um solário no CEIM Raio de Sol, beneficiando desta forma, 65 crianças. Também por conta das atividades do Sábado da Família nas Escolas, a escola Orestes Guimarães fará um passeio ciclístico, com concentração na Praça Jardim dos Imigrantes.
A aluna do Caesp Girassol, Milena Preisler Cagliari, chamou a atenção para o dia 2 de abril, data de conscientização sobre o autismo. O mirim José Luiz Dalmolin Silva usou a tribuna para agradecer pela oportunidade e se despedir da Câmara Mirim. Sua família está de mudança de São Bento do Sul.
Talita Gabriele dos Passos fez questão de destacar o aniversário de 28 anos da escola Newton Mendes, no bairro 25 de Julho. E, por fim, a presidente Tamaris Cieslinski foi à tribuna para falar sobre a indicação feita por ela na sessão passada, para construção de uma nova ponte ligando Rio Natal a Osvaldo Amaral, numa parceria com a Prefeitura de Corupá. A antiga estrutura foi levada pelas chuvas no fim do ano passado. Conforme a mirim, a informação recebida é que os estudos já estão sendo feitos. Para concluir, ela lembrou sobre a importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Calendário - A próxima sessão da Câmara Mirim será no dia 8 de maio, às 15h30, no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini.
Novo vereador empossado na Câmara de São Bento
A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul foi marcada pela posse de novo vereador. Alisson Antônio Hastreiter assumiu a cadeira deixada por Paulo Zwiefka, o qual passou a atuar como novo secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura.
Em seu discurso de posse, Alisson destacou ser uma honra representar aos eleitores são-bentenses. Se comprometeu a trabalhar pelo bem e desenvolvimento à comunidade, enfatizando a necessidade de diálogo com a sociedade na busca por soluções para o bem de São Bento do Sul. “Sempre mantendo foco no interesse coletivo”, disse.
Pauta
A pauta da sessão desta segunda-feira teve a votação e aprovação da renovação do certificado de Utilidade Pública da Associação Norte Catarinense dos Portadores de Parkinsonismo. Também foi lida a resposta do requerimento de informações assinado pelos vereadores Adriano Reinhardt, Carla Hofmann e Jairson Sabino, encaminhado ao Executivo solicitando informações sobre a cessão de uso do terreno da Cidasc.
Em primeira discussão estava o projeto de lei da Prefeitura que cria o Programa de Apoio ao Protetor Independente de Animais de São Bento do Sul (PAPI-SBS). O projeto retorna para segunda discussão e votação em próxima sessão. Nesta segunda-feira não haviam projetos em segunda discussão e votação.
Nove vereadores fizeram uso da palavra livre: Zuleica Voltolini, Carla Hofmann, Terezinha Maria Dybas, Hélio Alves, Karen Lili Fechner, Luiz Lindecir Pesenti, Darlan André Guliani, Adriano Reinhardt e Jairson Sabino.
Próximas sessões
Os vereadores de São Bento do Sul voltam a se reunir nesta quinta-feira, dia 11, e ainda nos dias 15, 22 e 29 de abril.
Câmara de Vereadores é reconhecida por eficiência em compras públicas
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul recebeu o Selo de Excelência em Compras Públicas 2023, em reconhecimento ao seu comprometimento com a eficiência, eficácia, transparência e modernização das licitações e contratos administrativos. O certificado foi assinado pelo CEO do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira, destacando a liderança e os esforços do Legislativo para promover boas práticas na gestão pública.
“A conquista do Selo de Excelência é fruto do trabalho dedicado dos servidores da Câmara de Vereadores em aprimorar constantemente seus processos de aquisição, garantindo uma gestão transparente e responsável dos recursos públicos. A iniciativa demonstra o compromisso em atender às necessidades da comunidade de forma eficiente e ética”, comentou a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini.
Sessão Solene celebra os 70 anos da Escola de Música Donaldo Ritzmann
A noite desta quinta-feira, dia 4, foi marcada pela Sessão Solene promovida pela Câmara de Vereadores em homenagem aos 70 anos da Escola de Música Donaldo Ritzmann. Criada em 31 de março de 1954, a escola foi responsável pela formação de mais de 10 mil alunos ao longo de sua história. O evento foi realizado no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini, reunindo autoridades, professores, alunos e a comunidade em geral. Alguns dos ex-diretores da Donaldo Ritzmann também estiveram presentes.
E as apresentações iniciaram já no começo, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela aluna Elaine Deise Persuhn, acompanhada pelo professor de Técnica Vocal, Deivid Dranka. A cerimônia contou ainda com apresentações dos professores Thiago Verbinenn e Simaan Habib, dos professores Deivid Dranka e Luis Carlos Grossl, do Grupo Trio Musical formado pelos professores Luiz Carlos Grossl, Thiago Verbinem e Elvis Vier, da aluna de Elaine Persuhn e do professor Deivid Drancka.
O Grupo Coral Adulto da Escola de Música Donaldo Ritzmann, sob a regência do Maestro Deivid Dranka, encerrou a noite com chave de ouro. Além das apresentações musicais, um vídeo produzido pela Câmara Municipal contou um pouco da história inspiradora da Escola de Música Donaldo Ritzmann.
Autor da proposição para homenagem à escola de música, o vereador Darlan André Guliani (PSD) destacou em seu discurso o motivo da Sessão Solene. Ele iniciou falando sobre o legado de Donaldo Ritzmann, que em 31 de março 1954 formou a escola de música ainda ligada à Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.
Darlan lembrou que a escola passou a se chamar Donaldo Ritzmann a partir de 1977, com aprovação de uma lei por parte da Câmara de Vereadores. Ele ainda foi o primeiro diretor da unidade. “Dando origem a esta importante escola que ensina arte e oferece ao mundo singeleza”, disse. “A música nos conecta ao divino”, destacou.
O vereador espera que por muitos anos o instituto possa seguir com seu importante e reconhecido papel de ensinar música. “Que a Escola de Música Donaldo Ritzmann possa continuar por todo o sempre formando multiplicadores desta arte divina que é executar música”, encerrou.
Dedicação
Diretor da escola de música, Abel Hack, disse estar grato por representar uma instituição de tamanha excelência no ensino musical, não apenas em São Bento do Sul, mas em todo o Estado. “Nesta sete décadas de história, a Escola de Música Donaldo Ritzmann tem sido uma luz guia a muitos alunos em busca de formação de qualidade. Não apenas formamos músicos talentosos, mas também cidadãos comprometidos e sensíveis, capazes de levar o nome de São Bento do Sul aos quatro cantos do mundo”, destacou.
Hack ainda disse que mesmo diante de tamanho sucesso, ainda existem desafios a serem enfrentados, como a alta procura por cursos musicais. “A lista de espera é enorme e não para de crescer. O que evidencia demanda crescente por educação musical em nossa comunidade”, disse.
O diretor ainda fez um agradecimento especial aos professores pelo empenho e dedicação. “Como coordenador desta escola, comprometo-me a continuar trabalhando incansavelmente para elevar ainda mais a qualidade do ensino musical em nossa instituição”, disse.
Discursos
O major da Polícia Militar, Everaldo Simão Stanchack, representando o comando do 23º Batalhão da Polícia Militar, destacou a importância da Escola de Música Donaldo Ritzmann para o desenvolvimento de São Bento do Sul. “Saibam que vocês são merecedores deste ato por tudo o que vocês vêm fazendo em nome da música para a população de São Bento do Sul. Espero que se perpetue por muitos anos”, disse.
A presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul, Bárbara Simone da Silva, representando o prefeito Antonio Tomazini, lembrou que ao longo dos anos são muitas as histórias e o trabalho desenvolvido para manter a escola de música. “A Escola de Música Donaldo Ritzmann é agraciada com aproximadamente 40% do orçamento da Fundação Cultural. Para mim, como representante da Fundação Cultural de São Bento do Sul, é gratificante e honroso fazer, por tempo mínimo que seja, parte desta história”, citou.
O último discurso da noite foi da presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini (PP). Ela iniciou fazendo agradecimento ao coordenador da escola, Abel Hack, pelo trabalho desenvolvido à frente da Donaldo Ritzmann.
A presidente ainda agradeceu aos demais vereadores pelo apoio à proposta, aprovada por unanimidade. “Como presidente desta Casa de Leis, fico muito orgulhosa de poder estar vivenciando este momento tão especial. Momento no qual a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul presta uma justíssima homenagem à Escola de Música Donaldo Ritzmann”, destacou.
Zuleica lembrou que no ano passado foi realizada a Sessão Solene pelos 150 anos de São Bento do Sul, e por quase metade desse tempo a Escola de Música Donaldo Ritzmann esteve presente na história da cidade. Lembrou que na sessão dos 150 anos, as apresentações musicais foram o destaque, assim como está sendo agora. “São Bento do Sul já foi muito divulgado como a cidade da música e com toda certeza o papel da Escola de Música Donaldo Ritzmann foi fundamental para esta afirmação”, disse.
A presidente também conduziu uma homenagem aos ex-diretores da unidade presentes no evento. Zuleica fez questão que todos os cinco ex-diretores presentes, juntamente com o atual diretor, Abel Hack, ficassem em pé e fossem homenageados com uma salva de palmas. “Vocês marcaram muitas vidas nesta escola. E as lembranças são muitas”, disse. “Finalizando, gostaria de deixar aqui, em nome do Legislativo municipal, os agradecimentos a todos os cidadão são-bentenses que participaram desta história”, completou.
Curso gratuito de formação em Análise Comportamental Aplicada para autismo
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul está apoiando a divulgação de um curso de formação continuada de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, através da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O curso é direcionado a pais, professores e pessoas envolvidas com a causa autista.
A capacitação é gratuita e acontece de forma online, às quartas-feiras, com encerramento previsto para o dia 21 de agosto de 2024.
As inscrições podem ser feitas através do link http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=2480
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 3221-2952.
Cinco projetos de lei aprovados pela Câmara
Cinco projetos de lei foram aprovados por unanimidade na sessão desta segunda-feira (01), da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Todos de autoria do Executivo municipal. Um deles, é o que autoriza a Prefeitura de São Bento do Sul a firmar acordo de cooperação com a Prefeitura de Corupá. Objetivo é a construção de uma ponte Gamelão, na divisa dos dois municípios.
Também foram aprovados, entre os projetos, o que autoriza a Prefeitura a receber, por meio de doação, diversos itens e equipamentos doados por empresas do município para uso da Casa do Empreendedor.
A Câmara de Vereadores também aprovou o projeto que trata da alteração de uma lei municipal, necessária devido ao apontamento do Tribunal de Contas do Estado. Ainda foi aprovado o projeto de lei que trata de ajustes a uma lei de 2023, referente à desapropriação de área.
Retirado de pauta na sessão passada a pedido da vereadora Carla Hofmann, nesta segunda-feira foi votado e aprovado o projeto que altera a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em caso de franchising que iniciarem suas atividades no município.
Ainda em discussão única, os vereadores analisaram e aprovaram o Certificado de Regularidade da Associação de Pais e Professores (APP) do Centro de Educação Infantil Municipal Trenzinho Maluco, garantindo sua renovação de utilidade pública.
1ª Discussão
Em primeira discussão estava apenas um projeto em pauta, o que trata da revogação de uma lei de 2014. Trata-se da devolução de um imóvel doado para a Sociedade Varsóvia, a qual pretendia construir uma sede no local.
Porém, a entidade encaminhou ofício pedindo a desistência e devolução do imóvel ao patrimônio público. O motivo alegado foi a falta de recursos para as obras. Trata-se de uma área com pouco mais de 1 mil metros quadrados, localizada no bairro Serra Alta. Este projeto retorna para discussão e votação em uma próxima sessão.
Sete vereadores fizeram uso da palavra livre: Carla Hofmann, Terezinha Maria Dybas, Paulo Zwiefka, Darlan André Guliani, Zuleica Voltolini, Adriano Reinhardt e Hélio Alves.
Sessão Solene
Na quinta-feira, dia 4, os vereadores voltam a se reunir, mas será para uma Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da Escola de Música Donaldo Ritzmann. O ato inicia às 19 horas, na sede do Legislativo.
Vereadores e servidores participam de apresentação sobre o Geobensul
Nesta segunda-feira, dia 1º, vereadores e servidores da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul participaram de uma apresentação sobre as funcionalidades do Geobensul. Essa plataforma oferece diversos recursos, permitindo aos usuários realizar consultas online, acessar relatórios, fazer downloads e visualizar a cidade por meio de imagens atualizadas no ano passado, disponíveis no São Bento 360º. Essas informações foram obtidas a partir da atualização do Plano Diretor e poderão ser acessadas pelo geo.saobentodosul.sc.gov.br
Durante a apresentação, também foram repassadas informações sobre a Lei de Ordenamento Territorial, cuja Lei Complementar 11/2023 foi recentemente editada. Uma cartilha ilustrada e interativa da Lei de Ordenamento Territorial foi desenvolvida pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo para facilitar a análise territorial.
Essa cartilha aborda temas como o sistema viário, delimitações das áreas urbana e rural, ordenamento do solo e áreas de interesse estratégico. Esses elementos são fundamentais para orientar e monitorar o crescimento da cidade de maneira sustentável, garantindo um desenvolvimento que respeite as necessidades ambientais e urbanas do município.
O encontro ocorreu no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini e as informações foram repassadas pelo secretário de Planejamento e Urbanismo, Bruno Seefeld, pelo diretor de Planejamento, Ricardo Callado, pelo engenheiro cartógrafo, Victor Medina, e pelo engenheiro, Paulo Schuhmacher.
Legado de Affonso Pscheidt é reconhecido pela Câmara
A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, recebeu nesta quinta-feira, dia 28, a visita de Zenilda Pscheidt, filha de Affonso Pscheidt, o qual foi ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-prefeito de São Bento do Sul. Durante o encontro, foi realizada a entrega de uma homenagem em reconhecimento aos serviços prestados por seu pai à comunidade.
O gesto simbólico faz parte de uma série de reconhecimentos promovidos pela Câmara em honra aos 150 anos do município, celebrados no ano passado. Durante a Sessão Solene realizada para marcar a ocasião, o legislativo prestou homenagens aos ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, ex-presidentes da Câmara, ex-vereadores e colaboradores que dedicaram mais de 30 anos de serviços a São Bento do Sul. Por motivos particulares, a família não pôde comparecer à cerimônia. "É uma honra receber essa homenagem em nome de meu pai e de toda nossa família. Agradeço à Câmara de Vereadores por este gesto", disse Zenilda.
Ações do documento