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Solicitação Bueiro
por Geanine de Almeida Martins publicado 27/11/2025
Boa tarde! Esta parando água da chuva na frente da minha casa, precisaria fazer um bueiro.
Localizado em Ouvidoria
Solicitação Transporte coletivo Senai
por Geanine de Almeida Martins publicado 27/11/2025 última modificação 27/11/2025 08h40
O microônibus da Coletivos Rainha que vai do Senai até Oxford às 17h não comporta a quantidade de passageiros, tendo mais pessoas em pé, ao lado do motorista e nas escadas do que o permitido. Às 13h o microônibus que vai para a Cohab e leva estudantes do Centro e Oxford apresenta o mesmo problema.
Localizado em Ouvidoria
Solicitação Concurso público
por Geanine de Almeida Martins publicado 25/09/2025 última modificação 27/11/2025 08h37
Gostaria de saber se há previsão de convocação do próximo candidato para a vaga de Assistente de RH, pois vi que o primeiro colocado pediu exoneração em junho, deixando a vaga em aberto. Fiquei nas primeiras posições e quem sabe posso até ser chamada. Obrigada.
Localizado em Ouvidoria
Solicitação Totens de água quente
por Geanine de Almeida Martins publicado 20/08/2025 última modificação 27/11/2025 08h44
Por gentileza solicitar aos responsáveis pelo totens de agua quente da praça e do calçadão para o conserto. Ambos não saem agua quente. Visto que muitas famílias vem à praça tomar chimarrão. Também solicito um totem próximo ao bosque sao bento, muitas pessoas vem ao final da tarde ao bosque tomar chimarrão tbm. E é o novo ponto turístico da cidade. Obrigado
Localizado em Ouvidoria
Solicitação Código Tributário Municipal
por Geanine de Almeida Martins publicado 24/06/2025 última modificação 22/07/2025 10h10
Prezado(a) Senhor(a), Com base na Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), venho, por meio deste solicitar o envio do Código Tributário Municipal vigente, e da tabela de serviços, bem como suas respectivas alíquotas. Se houver, solicito também o envio de todas as legislações que alteram o Código. Favor sinalizar, caso o Município esteja considerando a decisão do STJ 1.916.376/RS, de 04/2023, sobre dedução de materiais. Atenciosamente,
Localizado em Ouvidoria
Solicitação Regulamentação do Setor de Mobilidade Urbana por Aplicativo
por Geanine de Almeida Martins publicado 24/06/2025 última modificação 11/07/2025 10h20
1. Introdução e Contexto do Município A regulamentação do transporte privado por aplicativo no Brasil tem respaldo jurídico nacional. A Lei Federal nº 13.640/2018, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, reconhece o transporte remunerado privado individual de passageiros como um serviço legal, desde que o município o regulamente e fiscalize sua operação. Com base nessa lei, o município de São Bento do Sul tem total competência para criar regras locais, cadastrar motoristas, cobrar tributos e garantir segurança jurídica para os usuários e para os profissionais do setor. A mobilidade urbana tem passado por transformações significativas com a popularização dos aplicativos de transporte. Em São Bento do Sul, esse tipo de serviço cresce constantemente, atendendo à demanda de deslocamentos rápidos, seguros e acessíveis. No entanto, o município ainda não possui legislação municipal específica para regulamentar o setor, o que tem resultado em: A mobilidade urbana tem passado por transformações significativas com a popularização dos aplicativos de transporte. Em São Bento do Sul, esse tipo de serviço cresce constantemente, atendendo à demanda de deslocamentos rápidos, seguros e acessíveis. No entanto, o município ainda não possui legislação municipal específica para regulamentar o setor, o que tem resultado em: Aumento descontrolado de motoristas clandestinos, que operam à margem da lei; Aplicativos atuando sem qualquer regulamentação ou responsabilidade institucional; Sonegação de tributos municipais, com perda estimada de dezenas de milhares de reais mensais; Passageiros expostos a riscos como falta de seguro, veículos sem vistoria e motoristas não identificados. Sem regulamentação, o município perde oportunidades de ordenamento urbano, arrecadação e principalmente de oferecer segurança real à população. 2. Diagnóstico do Cenário Atual Motoristas regulares: cerca de 80 ativos utilizando plataformas com estrutura e compromisso legal Motoristas clandestinos: estimados em mais de 100 condutores atuando sem qualquer controle, fiscalização ou segurança Corridas diárias: mais de 2.000, totalizando mais de 60.000 por mês Fuga de arrecadação: potencial perda de R$ 40.000 a R$ 60.000 mensais em ISS Riscos aos passageiros: ausência de seguro obrigatório, inexistência de monitoramento em tempo real, falta de identificação oficial e zero garantia de atendimento em caso de incidentes O transporte clandestino não oferece nenhuma proteção legal ao cidadão e compromete seriamente a segurança pública e a arrecadação municipal. 3. Benefícios da Regulamentação para o Município A regulamentação também fortalece a atuação dos órgãos fiscalizadores, em especial o DETRU (Departamento de Trânsito Urbano) e a Polícia Militar, que poderão atuar com base legal clara no combate ao transporte clandestino. Com a existência de um sistema regulado, essas instituições terão poder de fiscalização mais efetivo, inclusive para aplicar sanções a motoristas irregulares e garantir que apenas veículos autorizados operem na cidade. Arrecadação consistente via ISS sobre os serviços prestados Cadastramento e regularização de motoristas e veículos Incentivo à formalização, reduzindo drasticamente o número de clandestinos Segurança jurídica e operacional para todos os envolvidos Emissão de relatórios periódicos para transparência e planejamento urbano via ISS sobre os serviços prestados Cadastramento e regularização de motoristas e veículos Incentivo à formalização, reduzindo drasticamente o número de clandestinos Segurança jurídica e operacional para todos os envolvidos Fortalecimento da fiscalização municipal, com suporte da Polícia Militar e Detrussb Emissão de relatórios periódicos para transparência e planejamento urbano Arrecadação consistente via ISS sobre os serviços prestados Cadastramento e regularização de motoristas e veículos Incentivo à formalização, reduzindo drasticamente o número de clandestinos Segurança jurídica e operacional para todos os envolvidos Fortalecimento da fiscalização municipal, com suporte da Polícia Militar e Detrussb Emissão de relatórios periódicos para transparência e planejamento urbano 4. Proposta de Estrutura Legal e Operacional Critérios para motoristas: CNH com EAR, certidão negativa de antecedentes criminais, seguro total e seguro passageiro Veículos: vistoria técnica obrigatória e padronização visual discreta Cadastro municipal: banco de dados compartilhado com Detrussb e setor de transporte da PM Responsabilidade das plataformas: envio mensal de relatórios contendo corridas realizadas, distâncias percorridas, usuários atendidos e impostos recolhidos 5. Estudo de Impacto Estimado ISS mensal estimado: entre R$ 40.000 e R$ 60.000, podendo crescer com a adesão de novos motoristas Motoristas legalizáveis: cerca de 100 a 130, considerando os que operam clandestinamente e desejam regularização Impacto na segurança pública: queda no número de denúncias de transporte ilegal, fortalecimento da atuação da PM e Detrussb Dados estratégicos: o município poderá planejar políticas públicas de mobilidade com base em relatórios fornecidos por aplicativos homologados 6. Conclusão e Chamada para Ação A regulamentação da mobilidade urbana por aplicativo não é apenas uma questão tributária, mas sobretudo de segurança pública, transparência e modernização da gestão municipal. A legalização permitirá a eliminação gradativa do transporte clandestino, trazendo ganhos para a população, para os profissionais do setor e para os cofres públicos. A omissão legal gera desordem. A regulamentação constrói segurança. Nos colocamos à disposição da Prefeitura para oferecer suporte técnico, dados estatísticos e acompanhamento contínuo da operação dos serviços regulamentados. Vamos juntos transformar São Bento do Sul em referência em mobilidade segura, legal e eficiente.
Localizado em Ouvidoria
Solicitação Implementação de faixa de pedestre no cruzamento da Escola Básica Municipal Prefeito Alfredo Diener
por Geanine de Almeida Martins publicado 22/05/2025 última modificação 10/07/2025 14h34
Boa tarde! Peço que por gentileza seja verificada a solicitação referente ao protocolo 20250320071709 o mesmo está com status de resolvido, porém, até o momento não foi implementada faixas ao arredor da escola.
Localizado em Ouvidoria
Solicitação Ônibus lotado
por Geanine de Almeida Martins publicado 12/05/2025 última modificação 24/06/2025 08h44
Bom dia, Gostaria de relatar a super lotação do ônibus que sai às 06:00 horas da manha do terminal do bairro Centenário com destino ao terminal do Centro, o qual vem lotado ao ponto de ter que ir pendurado na porta do ônibus que quase não fecha a porta, e onde tem uma plaquinha dizendo que são 38 pessoas sentadas e 37 pessoas de pé, onde claramente não é bem assim, tem bem mais que isso de pessoas a pé. OBS: sou PCD e não posso ficar de pé muito tempo devido a fraqueza nas pernas e ninguém respeita
Localizado em Ouvidoria
Solicitação Transporte
por Geanine de Almeida Martins publicado 16/04/2025 última modificação 28/04/2025 09h59
Trabalho na empresa Tuper e moro no bairro Alpino. Na sexta, saímos as 16h, porém, o transporte em direção ao bairro Alpino sai apenas 15:40h ou 16:40h do Terminal da Oxford, não atendendo a demanda. Nos moldes antigos, havia um ônibus as 16:10h saindo do Terminal de Oxford fazendo a rota. Solicito o retorno dessa linha.
Localizado em Ouvidoria
Solicitação Barro na calçada
por Geanine de Almeida Martins publicado 31/03/2025 última modificação 28/04/2025 09h59
Boa tarde, Gostaria de relatar o desleixo da prefeitura quando foi feito o asfalto na Rua Tubarão, Bairro Progresso, ao lado da Pré Escola Ernesto Venera dos Santos onde foi cortado os barrancos e feito as calçadas, agora quando chove há o deslizamento obstruindo a calçada para os alunos e pais onde os mesmo tem que andar na rua para desviar o barro.
Localizado em Ouvidoria