-
Bueiro
-
por Geanine de Almeida Martins
—
publicado
27/11/2025
Boa tarde! Esta parando água da chuva na frente da minha casa, precisaria fazer um bueiro.
Localizado em
Ouvidoria
-
Transporte coletivo Senai
-
por Geanine de Almeida Martins
—
publicado
27/11/2025
—
última modificação
27/11/2025 08h40
O microônibus da Coletivos Rainha que vai do Senai até Oxford às 17h não comporta a quantidade de passageiros, tendo mais pessoas em pé, ao lado do motorista e nas escadas do que o permitido.
Às 13h o microônibus que vai para a Cohab e leva estudantes do Centro e Oxford apresenta o mesmo problema.
Localizado em
Ouvidoria
-
Concurso público
-
por Geanine de Almeida Martins
—
publicado
25/09/2025
—
última modificação
27/11/2025 08h37
Gostaria de saber se há previsão de convocação do próximo candidato para a vaga de Assistente de RH, pois vi que o primeiro colocado pediu exoneração em junho, deixando a vaga em aberto. Fiquei nas primeiras posições e quem sabe posso até ser chamada.
Obrigada.
Localizado em
Ouvidoria
-
Totens de água quente
-
por Geanine de Almeida Martins
—
publicado
20/08/2025
—
última modificação
27/11/2025 08h44
Por gentileza solicitar aos responsáveis pelo totens de agua quente da praça e do calçadão para o conserto. Ambos não saem agua quente. Visto que muitas famílias vem à praça tomar chimarrão.
Também solicito um totem próximo ao bosque sao bento, muitas pessoas vem ao final da tarde ao bosque tomar chimarrão tbm. E é o novo ponto turístico da cidade.
Obrigado
Localizado em
Ouvidoria
-
Código Tributário Municipal
-
por Geanine de Almeida Martins
—
publicado
24/06/2025
—
última modificação
22/07/2025 10h10
Prezado(a) Senhor(a),
Com base na Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), venho, por meio deste solicitar o envio do Código Tributário Municipal vigente, e da tabela de serviços, bem como suas respectivas alíquotas.
Se houver, solicito também o envio de todas as legislações que alteram o Código.
Favor sinalizar, caso o Município esteja considerando a decisão do STJ 1.916.376/RS, de 04/2023, sobre dedução de materiais.
Atenciosamente,
Localizado em
Ouvidoria
-
Regulamentação do Setor de Mobilidade Urbana por Aplicativo
-
por Geanine de Almeida Martins
—
publicado
24/06/2025
—
última modificação
11/07/2025 10h20
1. Introdução e Contexto do Município
A regulamentação do transporte privado por aplicativo no Brasil tem respaldo jurídico nacional. A Lei Federal nº 13.640/2018, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, reconhece o transporte remunerado privado individual de passageiros como um serviço legal, desde que o município o regulamente e fiscalize sua operação.
Com base nessa lei, o município de São Bento do Sul tem total competência para criar regras locais, cadastrar motoristas, cobrar tributos e garantir segurança jurídica para os usuários e para os profissionais do setor.
A mobilidade urbana tem passado por transformações significativas com a popularização dos aplicativos de transporte. Em São Bento do Sul, esse tipo de serviço cresce constantemente, atendendo à demanda de deslocamentos rápidos, seguros e acessíveis. No entanto, o município ainda não possui legislação municipal específica para regulamentar o setor, o que tem resultado em:
A mobilidade urbana tem passado por transformações significativas com a popularização dos aplicativos de transporte. Em São Bento do Sul, esse tipo de serviço cresce constantemente, atendendo à demanda de deslocamentos rápidos, seguros e acessíveis. No entanto, o município ainda não possui legislação municipal específica para regulamentar o setor, o que tem resultado em:
Aumento descontrolado de motoristas clandestinos, que operam à margem da lei;
Aplicativos atuando sem qualquer regulamentação ou responsabilidade institucional;
Sonegação de tributos municipais, com perda estimada de dezenas de milhares de reais mensais;
Passageiros expostos a riscos como falta de seguro, veículos sem vistoria e motoristas não identificados.
Sem regulamentação, o município perde oportunidades de ordenamento urbano, arrecadação e principalmente de oferecer segurança real à população.
2. Diagnóstico do Cenário Atual
Motoristas regulares: cerca de 80 ativos utilizando plataformas com estrutura e compromisso legal
Motoristas clandestinos: estimados em mais de 100 condutores atuando sem qualquer controle, fiscalização ou segurança
Corridas diárias: mais de 2.000, totalizando mais de 60.000 por mês
Fuga de arrecadação: potencial perda de R$ 40.000 a R$ 60.000 mensais em ISS
Riscos aos passageiros: ausência de seguro obrigatório, inexistência de monitoramento em tempo real, falta de identificação oficial e zero garantia de atendimento em caso de incidentes
O transporte clandestino não oferece nenhuma proteção legal ao cidadão e compromete seriamente a segurança pública e a arrecadação municipal.
3. Benefícios da Regulamentação para o Município
A regulamentação também fortalece a atuação dos órgãos fiscalizadores, em especial o DETRU (Departamento de Trânsito Urbano) e a Polícia Militar, que poderão atuar com base legal clara no combate ao transporte clandestino. Com a existência de um sistema regulado, essas instituições terão poder de fiscalização mais efetivo, inclusive para aplicar sanções a motoristas irregulares e garantir que apenas veículos autorizados operem na cidade.
Arrecadação consistente via ISS sobre os serviços prestados
Cadastramento e regularização de motoristas e veículos
Incentivo à formalização, reduzindo drasticamente o número de clandestinos
Segurança jurídica e operacional para todos os envolvidos
Emissão de relatórios periódicos para transparência e planejamento urbano via ISS sobre os serviços prestados
Cadastramento e regularização de motoristas e veículos
Incentivo à formalização, reduzindo drasticamente o número de clandestinos
Segurança jurídica e operacional para todos os envolvidos
Fortalecimento da fiscalização municipal, com suporte da Polícia Militar e Detrussb
Emissão de relatórios periódicos para transparência e planejamento urbano
Arrecadação consistente via ISS sobre os serviços prestados
Cadastramento e regularização de motoristas e veículos
Incentivo à formalização, reduzindo drasticamente o número de clandestinos
Segurança jurídica e operacional para todos os envolvidos
Fortalecimento da fiscalização municipal, com suporte da Polícia Militar e Detrussb
Emissão de relatórios periódicos para transparência e planejamento urbano
4. Proposta de Estrutura Legal e Operacional
Critérios para motoristas: CNH com EAR, certidão negativa de antecedentes criminais, seguro total e seguro passageiro
Veículos: vistoria técnica obrigatória e padronização visual discreta
Cadastro municipal: banco de dados compartilhado com Detrussb e setor de transporte da PM
Responsabilidade das plataformas: envio mensal de relatórios contendo corridas realizadas, distâncias percorridas, usuários atendidos e impostos recolhidos
5. Estudo de Impacto Estimado
ISS mensal estimado: entre R$ 40.000 e R$ 60.000, podendo crescer com a adesão de novos motoristas
Motoristas legalizáveis: cerca de 100 a 130, considerando os que operam clandestinamente e desejam regularização
Impacto na segurança pública: queda no número de denúncias de transporte ilegal, fortalecimento da atuação da PM e Detrussb
Dados estratégicos: o município poderá planejar políticas públicas de mobilidade com base em relatórios fornecidos por aplicativos homologados
6. Conclusão e Chamada para Ação
A regulamentação da mobilidade urbana por aplicativo não é apenas uma questão tributária, mas sobretudo de segurança pública, transparência e modernização da gestão municipal. A legalização permitirá a eliminação gradativa do transporte clandestino, trazendo ganhos para a população, para os profissionais do setor e para os cofres públicos.
A omissão legal gera desordem. A regulamentação constrói segurança.
Nos colocamos à disposição da Prefeitura para oferecer suporte técnico, dados estatísticos e acompanhamento contínuo da operação dos serviços regulamentados.
Vamos juntos transformar São Bento do Sul em referência em mobilidade segura, legal e eficiente.
Localizado em
Ouvidoria
-
Implementação de faixa de pedestre no cruzamento da Escola Básica Municipal Prefeito Alfredo Diener
-
por Geanine de Almeida Martins
—
publicado
22/05/2025
—
última modificação
10/07/2025 14h34
Boa tarde! Peço que por gentileza seja verificada a solicitação referente ao protocolo 20250320071709 o mesmo está com status de resolvido, porém, até o momento não foi implementada faixas ao arredor da escola.
Localizado em
Ouvidoria
-
Ônibus lotado
-
por Geanine de Almeida Martins
—
publicado
12/05/2025
—
última modificação
24/06/2025 08h44
Bom dia,
Gostaria de relatar a super lotação do ônibus que sai às 06:00 horas da manha do terminal do bairro Centenário com destino ao terminal do Centro, o qual vem lotado ao ponto de ter que ir pendurado na porta do ônibus que quase não fecha a porta, e onde tem uma plaquinha dizendo que são 38 pessoas sentadas e 37 pessoas de pé, onde claramente não é bem assim, tem bem mais que isso de pessoas a pé.
OBS: sou PCD e não posso ficar de pé muito tempo devido a fraqueza nas pernas e ninguém respeita
Localizado em
Ouvidoria
-
Transporte
-
por Geanine de Almeida Martins
—
publicado
16/04/2025
—
última modificação
28/04/2025 09h59
Trabalho na empresa Tuper e moro no bairro Alpino. Na sexta, saímos as 16h, porém, o transporte em direção ao bairro Alpino sai apenas 15:40h ou 16:40h do Terminal da Oxford, não atendendo a demanda.
Nos moldes antigos, havia um ônibus as 16:10h saindo do Terminal de Oxford fazendo a rota. Solicito o retorno dessa linha.
Localizado em
Ouvidoria
-
Barro na calçada
-
por Geanine de Almeida Martins
—
publicado
31/03/2025
—
última modificação
28/04/2025 09h59
Boa tarde,
Gostaria de relatar o desleixo da prefeitura quando foi feito o asfalto na Rua Tubarão, Bairro Progresso, ao lado da Pré Escola Ernesto Venera dos Santos onde foi cortado os barrancos e feito as calçadas, agora quando chove há o deslizamento obstruindo a calçada para os alunos e pais onde os mesmo tem que andar na rua para desviar o barro.
Localizado em
Ouvidoria