Câmara Mirim

por Djoni Cleber Pinheiro publicado 06/02/2024 11h55, última modificação 06/02/2024 12h03


PROJETO VEREADOR MIRIM

O Projeto Vereador Mirim foi criado em 2007, através da Resolução nº 13, por proposição do então vereador e professor Sérgio Rogério Pacheco e tem por objetivo despertar no jovem a consciência da cidadania, promovendo a interação entre o Poder Legislativo, o Estabelecimento de Ensino, o seu meio social e a sua comunidade.

Participam do projeto alunos do 5ª ao 8º ano das redes municipal, estadual e particular do município, escolhidos por processo seletivo dentro das próprias instituições de ensino.

Desde o ano de 2020 é assegurada por Lei a participação de alunos com deficiência, não se aplicando a limitação da faixa etária, garantindo assim a participação de todos.

Ao se tornar um Vereador mirim, o jovem além de conhecer a importância e as funções do poder legislativo, também adquire conhecimentos que contribuirão para a formação de cidadãos conscientes, tornando-os capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a sociedade em que estão inseridos.

Aos Vereadores mirins são repassados conhecimentos sobre Administração Pública e os poderes constituídos, bem como são trabalhados temas como oratória, democracia, cidadania e a Constituição Federal.

As experiências adquiridas contribuem para a formação pessoal, além de preparar líderes capacitados e conscientes dos deveres e direitos como cidadãos.

 

CONSULTE AS LEGISLATURAS DA CÂMARA MIRIM:

https://www.saobentodosul.sc.leg.br/processo-legislativo/camara-mirim