17ª Legislatura da Câmara Mirim encerra mandato
Alegria, gratidão e sentimento de dever cumprido marcaram a última sessão da 17ª Legislatura da Câmara Mirim de São Bento do Sul, ocorrida na quarta-feira (13). As demandas foram apresentadas pelos suplentes, mas, por conta do último encontro, todos os 16 parlamentares marcaram presença no plenário.
No total, cinco indicações e duas moções entraram em discussão. Uma delas, a 65/2025, de autoria da vereadora Maiara Bublitz Pereira, solicitou ao Executivo a reforma da Unidade de Saúde do bairro Progresso. “A estrutura atual necessita de reforma e adequações que garantem melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde, além de mais conforto e segurança aos usuários que dependem dos serviços oferecidos”, afirmou.
A mirim Beatriz Lima da Silva, através da indicação 68/2025, solicitou a possibilidade de finalizar e pintar o estacionamento da Escola Municipal Baselisse Carvalho Ramos Virmond. “Facilitaria a segurança dos alunos, professores e funcionários. Fizeram essa reforma sem ao menos consultar a escola ou a comunidade
Já a vereadora Maria Clara Buttechewitz fez a indicação 69/2025, sugerindo uma campanha para esclarecer e incentivar a doação de absorventes e fraldas, a fim de minimizar o chamamento da pobreza menstrual. “No Brasil, a situação é alarmante, afetando muitas mulheres, meninas e pessoas em situação de rua, que muitas vezes precisam usar materiais inadequados.
As duas moções foram apresentadas pela mirim Manuela Schadek. Uma delas busca homenagear os 20 anos de atividade da Associação São-Bentense de Basquete (ASBB). “A Associação contribui para o aumento dos esportes em São Bento do Sul”, completou.
Despedida
Por conta da última sessão, todos os mirins presentes puderam usar a tribuna na Palavra Livre. No total, 11 jovens se manifestaram, agradecendo por toda trajetória percorrida no ano de 2025. “Eu aprendi muita coisa mesmo. É algo que vou levar para a vida. Aqui eu aprendi a ter uma paixão gigante pela política”, acrescentou o vereador Edison Breno de Almeida. “Participar desse projeto foi muito mais que entender sobre política e cidadania, e sim um aprendizado sobre convivência, respeito, união e compromisso com o bem comum”, citou a vereadora Kemilyn Vitória Rank. Por fim, a vereadora Laís Fernanda de Oliveira Stiegler disparou: “Cada encontro, cada projeto e desafio me ajudaram a crescer e enxergar o mundo com outros olhos. Quero agradecer a todos os colegas e coordenadores que estiveram ao nosso lado.”
Um dos coordenadores do projeto, Djoni Cleber Pinheiro, elogiou a 17ª Legislatura da Câmara Mirim, afirmando que todos se mantiveram interessados e antenados nas necessidades da comunidade. Ele também comentou que há anos, dentro do projeto da Câmara Mirim, não havia projetos de lei para discussão, somente indicações. “Neste ano eles criaram três projetos. Torçamos que a próxima Câmara seja tão boa quanto essa”, finalizou.
Vem aí
O processo de escolha dos novos vereadores mirins está ocorrendo nas escolas de São Bento do Sul. Até o fim de novembro, de acordo com Djoni, todos os nomes devem ser apresentados, diplomando-os em dezembro. No total, 18 escolas se inscreveram no projeto.