Notícias

por Djoni Cleber Pinheiro publicado 28/06/2021 15h57, última modificação 29/07/2022 14h30

Protocolo amplia segurança para vítimas de violência

por Viviane Miranda publicado 17/04/2024 17h37, última modificação 17/04/2024 17h37

Nesta quarta-feira, dia 17, o Comitê Gestor da Escuta Especializada realizou uma apresentação e assinatura do protocolo voltado para a proteção das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência em São Bento do Sul, o qual teve duas modificações. O evento ocorreu no Fórum da Comarca do município e contou com a presença da presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, da vereadora Terezinha Maria Dybas, e da assessora Carla Nunes, representando a vereadora Karen Lili Fechner.

O protocolo tem como principal objetivo estabelecer os fluxos de atendimento específicos para crianças e adolescentes nessa situação, sendo um guia fundamental para fortalecer o trabalho em rede. Ele busca instrumentalizar os profissionais das diferentes instituições e políticas sociais envolvidas, melhorando a comunicação e a cooperação entre todos os órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos.

Uma das alterações é o horário de atendimento, que será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, com tempo integral dedicado à escuta especializada, e com sobreaviso disponível nos demais dias e horários.

A outra modificação diz respeito ao sigilo das informações compartilhadas e aos recursos disponíveis. O protocolo determina que apenas informações estritamente necessárias sejam compartilhadas, permitindo gravações de áudio ou vídeo que devem ser apagadas em até 30 dias.

A Escuta Especializada, componente essencial desse protocolo, é conduzida por profissionais da rede de proteção do município, visando acolher de maneira cuidadosa e respeitosa as vítimas ou testemunhas de violência, proporcionando um ambiente seguro para que possam relatar suas experiências de forma livre e segura.

Alunos do Colégio Froebel visitam a Câmara de Vereadores

por Viviane Miranda publicado 17/04/2024 17h09, última modificação 17/04/2024 17h09

Nesta quarta-feira (17), os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Froebel conheceram de perto o funcionamento do legislativo municipal. A visita faz parte do Programa Câmara de Portas Abertas, uma iniciativa que busca aproximar a comunidade dos trabalhos realizados na casa de leis.

Ao chegarem à Câmara de Vereadores, os estudantes foram recebidos pela presidente Zuleica Voltolini, pela assessora de gabinete e coordenadora do programa, Rafaela Rank, e pelo assessor jurídico do Legislativo, Tiago Martinhuk.

No Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini, os jovens puderam tirar dúvidas quanto ao papel dos vereadores e as atividades desenvolvidas na Câmara municipal. Na sequência, os alunos conheceram a estrutura do legislativo, como os gabinetes dos vereadores, secretaria e direção.

Para escolas e grupos interessados em participar do Programa Câmara de Portas Abertas, basta agendar uma visita através do número (47) 3633-7064 ou enviando um e-mail para secretaria@saobentodosul.sc.leg.br

Troca de experiências em políticas sociais

por Viviane Miranda publicado 17/04/2024 09h38, última modificação 17/04/2024 09h38

As vereadoras Karen Lili Fechner e Terezinha Maria Dybas, acompanhadas por conselheiros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD), estiveram em Blumenau, na terça-feira, dia 16, para conhecer as iniciativas da cidade no combate ao uso de drogas e no suporte às pessoas em situação de rua.

Durante a visita, a comitiva conheceu o Abrigo Municipal de Blumenau (AMBLU), reconhecido como uma referência no acolhimento e na assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade. Lá, o grupo pôde compreender melhor as estratégias adotadas para criar um ambiente acolhedor e digno para aqueles que mais necessitam de apoio.

Além disso, a comitiva visitou o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), que oferece serviços especializados e encaminhamentos para garantir os direitos e promover a inclusão social dessas pessoas. 

Diversos projetos na pauta da Câmara

por Viviane Miranda publicado 15/04/2024 22h47, última modificação 15/04/2024 22h47

Nesta segunda-feira (15) foi realizada mais uma sessão na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Em pauta estavam um requerimento de informações para discussão e votação única, quatro projetos de lei para segunda discussão e votação, além de outros três projetos em primeira discussão.

O primeiro tema debatido na sessão foi o requerimento de informações da vereadora Carla Hofmann, sobre o projeto de lei da Prefeitura referente à reforma administrativa do Executivo. No entanto, o pedido foi rejeitado por seis votos.

Em seguida, foi a vez da votação dos projetos em segunda discussão. Três deles eram de origem da Prefeitura e um do Legislativo. O primeiro deles, do Executivo, solicitava a criação de cargos de engenheiro para atuar na Secretaria de Planejamento. O segundo, referente a ajustes em matrículas de dois imóveis.

A doação de uma van da Fundação Municipal de Desportos (FMD) para a Secretaria de Educação foi o terceiro projeto da Prefeitura votado na sessão. Todos foram aprovados por unanimidade.

Já o projeto votado de origem legislativa, assinado pela vereadora Zuleica Voltolini, declarava de Utilidade Pública a Associação de Pais e Professores da Escola Municipal “Presidente Castelo Branco”. Este projeto também foi aprovado por unanimidade.

Dos três projetos em primeira discussão, todos eles de origem da Prefeitura, um deles foi retirado de pauta. Trata-se do projeto que institui o Programa de Incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Material Reciclável no âmbito de São Bento do Sul. Este projeto retorna para discussão na próxima sessão.

Quanto aos outros dois projetos, um deles trata de ajustes no orçamento da Prefeitura, e o segundo solicita autorização para que a Prefeitura possa receber, por doação, lixeiras para serem instaladas em vários pontos do município. A parceria é com o Rotary Club de São Bento do Sul. Todos retornarão para segunda discussão e votação nas próximas sessões.

Ao final da pauta, oito vereadores utilizaram a palavra livre. Foram eles: Hélio Alves, Terezinha Dybas, Karen Lili Fechner, Adriano Reinhardt, Zuleica Voltolini, Darlan Guliani, Jairson Sabino e Carla Hofmann.

Procuradoria da Mulher presente no "Dia da Família na Escola"

por Viviane Miranda publicado 15/04/2024 10h37, última modificação 15/04/2024 10h37

No último sábado, dia 13, escolas de São Bento do Sul promoveram o "Dia da Família na Escola", um evento que fortalece os vínculos entre alunos, pais e professores. Duas dessas unidades, a EBM Presidente Castelo Branco e a EBM Rodolfo Berti, convidaram a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores para participação.

A Procuradora da Mulher, vereadora Karen Lili Fechner, esteve presente na EBM Rodolfo Berti, enquanto Zuleica Voltolini, presidente da Câmara de Vereadores, compareceu à EBM Presidente Castelo Branco.

Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos e fornecidas orientações aos participantes. A ação também contou com a presença das assessoras Carla Nunes e Pâmela dos Santos.

Vereadores voltaram a se reunir nesta quinta-feira

por Viviane Miranda publicado 11/04/2024 21h38, última modificação 11/04/2024 21h38

A sessão desta quinta-feira (11) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul teve cinco projetos em discussão única e votação, e mais cinco em primeira discussão, no entanto um deles, da vereadora Carla Hofmann, referente à criação do Programa Municipal Banco de Materiais Ortopédicos, foi retirado de pauta a pedido da própria autora.

Entre os projetos enviados pela Prefeitura para primeira discussão, um deles tem por objetivo ampliar o quadro efetivo de engenheiros no serviço público, devido à necessidade de novos profissionais.

O segundo projeto da Prefeitura altera trecho de uma lei municipal e o terceiro, autoriza a Fundação Municipal de Desportos (FMD) a transferir, por doação, um veículo para a Secretaria de Educação. Ainda na pauta estava projeto de lei do Legislativo, da presidente Zuleica Voltolini, que altera artigo da lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Professores da Escola Básica Municipal Presidente Castelo Branco.

Entre os pontos em discussão única e votação estava a Moção de Aplausos proposta pelo vereador Hélio Alves, em homenagem ao Rotaract Club São Bento do Sul pelos serviços prestados à comunidade.

Ainda foram aprovados mais três certificados de regularidade de entidade de utilidade pública: um do Grupo Escoteiro Desbravador, outro da Sociedade Atiradores 23 de Setembro e outro da Associação de Produtores Rurais de São Bento do Sul.

Também foi votado o requerimento de informação do vereador Adriano Reinhardt, solicitando detalhes sobre o projeto de lei nº 557, que trata sobre a reforma administrativa proposta pelo executivo. O requerimento foi rejeitado por seis votos.

Ainda durante a noite, fizeram uso da palavra livre os vereadores Darlan André Guliani, Terezinha Maria Dybas, Hélio Alves, Jairson Sabino, Adriano Reinhardt, Luiz Lindecir Pesenti e Carla Hofmann.

Alunos recebem o Programa Câmara de Portas Abertas

por Viviane Miranda publicado 11/04/2024 13h37, última modificação 11/04/2024 13h37

Nesta quinta-feira, dia 11, alunos do Centro de Vivências e Desenvolvimento Socioemocional Maria Ferreira Ziemann, localizado no Rio Vermelho Povoado, participaram do Programa Câmara de Portas Abertas. Promovida pela Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, a iniciativa visa aproximar a comunidade do processo democrático e legislativo do município.

Durante a visita, os alunos puderam assistir um vídeo informativo que destacou a importância da participação cidadã e explicou o funcionamento da Câmara. A apresentação foi conduzida pela assessora de gabinete e coordenadora do programa, Rafaela Rank, e pela assessora, Pâmela dos Santos.

Participe - O programa pode ser realizado na unidade escolar, mas também é possível agendar uma visita à Câmara de Vereadores, onde os interessados terão a oportunidade de conhecer as instalações do legislativo, entender o funcionamento das sessões e obter informações sobre os projetos em tramitação.

O agendamento pode ser feito pelo número (47) 3633-4446 ou enviando um e-mail para secretaria@saobentodosul.sc.leg.br 

Visita ao Espaço Maker na EBM Adélia Lutz

por Viviane Miranda publicado 11/04/2024 12h13, última modificação 11/04/2024 12h13

A vereadora Terezinha Maria Dybas esteve na quarta-feira, dia 10, na EBM Adélia Lutz, no bairro Cruzeiro, em uma visita ao Espaço Maker. Acompanhada pela diretora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Simone Lesnhak, a vereadora pôde verificar as atividades desenvolvidas pelo projeto EducaMaker, iniciativa conjunta da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, e Banco Santander, em parceria com IFC, Udesc, Sesi e Senac.

O EducaMaker oferece uma variedade de oficinas para os alunos do 6º ao 9º anos das escolas municipais. Essas oficinas abrangem temas como Tecnologia e Robótica, Matemática e Programação, Comunicação e Mídias, Ciências, Invenções e Princípios de Eletrônica.

Participaram ainda da visita, a assessora de gabinete, Rafaela Rank, e as assessoras Carla Nunes e Franciele Alves Forte Araujo Peres.

Casa cheia para a sessão da Câmara Mirim

por Viviane Miranda publicado 10/04/2024 18h35, última modificação 10/04/2024 18h34

Nesta quarta-feira (10) foi realizada mais uma sessão da Câmara Mirim de São Bento do Sul. O trabalho dos jovens vereadores foi acompanhado de perto por alunos da EEB Orestes Guimarães e da EBM Emílio Engel, lotando o Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini. A presidente da Câmara, Zuleica Voltolini, e o vereador Jairson Sabino acompanharam a sessão. 

Em pauta estavam indicações apresentadas pelos jovens vereadores. A primeira a ser analisada e aprovada era de autoria de Maria Júlia Vieira, encaminhada à Secretaria de Obras, solicitando a desobstrução das bocas-de-lobo nas ruas 12 de Outubro e das Margaridas, no bairro Brasília. Em seguida, os mirins também aprovaram a indicação de Carlos Eduardo Kuberesky, pedindo à Secretaria de Obras que faça a manutenção dos abrigos de passageiros existentes na Estrada Alberto Torres. 

A presidente da Câmara Mirim, Tamaris Cieslinski, apresentou uma indicação endereçada à Secretaria de Educação, pedindo para que seja contatada a empresa responsável pelo transporte coletivo na região de Rio Natal, para que ao invés de micro-ônibus em horários de movimento de alunos, seja utilizado um ônibus. Outra indicação apresentada por ela, também endereçada à Educação, pede que o hino nacional brasileiro seja cantado uma vez por semana nas escolas municipais. 

O mirim José Luiz Dalmolin Silva apresentou uma indicação endereçada ao Departamento de Turismo, ao Departamento de Trânsito e à Secretaria de Planejamento, solicitando a manutenção de placas e pórticos do município.

Ele ainda teve aprovada uma Moção de Apelo, direcionada ao governo do Estado, pedindo sinalização e placas na SC-418, nas proximidades da EBM Aracy Hansen, no bairro Dona Francisca. 

Palavra livre

O primeiro a falar na palavra livre foi Carlos Eduardo Kuberesky. Ele disse ter sido procurado por alunos da escola Carlos Zipperer Sobrinho, do bairro Centenário, devido à transferência do segurança que atuava na unidade. Por conta disso, o mirim vai com a vereadora Karen Lili Fechner conversar na Gerência Regional de Educação. 

Ele ainda destacou a importância das celebrações em torno dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, em especial por conta de toda a história de São Bento do Sul e sua ligação com os imigrantes. Por fim, lembrou que sábado é o Dia da Família na Escola, e na Carlos Zipperer estão previstas diversas atividades. 

A mirim Milena de Fátima Batista Moreira falou sobre a necessidade de limpeza de valas no bairro Lençol. Além disso, pediu que sejam feitos estudos para a construção de um solário no CEIM Raio de Sol, beneficiando desta forma, 65 crianças. Também por conta das atividades do Sábado da Família nas Escolas, a escola Orestes Guimarães fará um passeio ciclístico, com concentração na Praça Jardim dos Imigrantes. 

A aluna do Caesp Girassol, Milena Preisler Cagliari, chamou a atenção para o dia 2 de abril, data de conscientização sobre o autismo. O mirim José Luiz Dalmolin Silva usou a tribuna para agradecer pela oportunidade e se despedir da Câmara Mirim. Sua família está de mudança de São Bento do Sul. 

Talita Gabriele dos Passos fez questão de destacar o aniversário de 28 anos da escola Newton Mendes, no bairro 25 de Julho. E, por fim, a presidente Tamaris Cieslinski foi à tribuna para falar sobre a indicação feita por ela na sessão passada, para construção de uma nova ponte ligando Rio Natal a Osvaldo Amaral, numa parceria com a Prefeitura de Corupá. A antiga estrutura foi levada pelas chuvas no fim do ano passado. Conforme a mirim, a informação recebida é que os estudos já estão sendo feitos. Para concluir, ela lembrou sobre a importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue. 

Calendário - A próxima sessão da Câmara Mirim será no dia 8 de maio, às 15h30, no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini.

Novo vereador empossado na Câmara de São Bento

por Viviane Miranda publicado 08/04/2024 22h45, última modificação 08/04/2024 22h42

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul foi marcada pela posse de novo vereador. Alisson Antônio Hastreiter  assumiu a cadeira deixada por Paulo Zwiefka, o qual passou a atuar como novo secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura.

Em seu discurso de posse, Alisson destacou ser uma honra representar aos eleitores são-bentenses. Se comprometeu a trabalhar pelo bem e desenvolvimento à comunidade, enfatizando a necessidade de diálogo com a sociedade na busca por soluções para o bem de São Bento do Sul. “Sempre mantendo foco no interesse coletivo”, disse.

Pauta 

A pauta da sessão desta segunda-feira teve a votação e aprovação da renovação do certificado de Utilidade Pública da Associação Norte Catarinense dos Portadores de Parkinsonismo. Também foi lida a resposta do requerimento de informações assinado pelos vereadores Adriano Reinhardt, Carla Hofmann e Jairson Sabino, encaminhado ao Executivo solicitando informações sobre a cessão de uso do terreno da Cidasc.

Em primeira discussão estava o projeto de lei da Prefeitura que cria o Programa de Apoio ao Protetor Independente de Animais de São Bento do Sul (PAPI-SBS). O projeto retorna para segunda discussão e votação em próxima sessão. Nesta segunda-feira não haviam projetos em segunda discussão e votação.

Nove vereadores fizeram uso da palavra livre: Zuleica Voltolini, Carla Hofmann, Terezinha Maria Dybas, Hélio Alves, Karen Lili Fechner, Luiz Lindecir Pesenti, Darlan André Guliani, Adriano Reinhardt e Jairson Sabino.

Próximas sessões 

Os vereadores de São Bento do Sul voltam a se reunir nesta quinta-feira, dia 11, e ainda nos dias 15, 22 e 29 de abril.

Câmara de Vereadores é reconhecida por eficiência em compras públicas

por Viviane Miranda publicado 08/04/2024 11h27, última modificação 08/04/2024 11h27

A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul recebeu o Selo de Excelência em Compras Públicas 2023, em reconhecimento ao seu comprometimento com a eficiência, eficácia, transparência e modernização das licitações e contratos administrativos. O certificado foi assinado pelo CEO do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira, destacando a liderança e os esforços do Legislativo para promover boas práticas na gestão pública.

“A conquista do Selo de Excelência é fruto do trabalho dedicado dos servidores da Câmara de Vereadores em aprimorar constantemente seus processos de aquisição, garantindo uma gestão transparente e responsável dos recursos públicos. A iniciativa demonstra o compromisso em atender às necessidades da comunidade de forma eficiente e ética”, comentou a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini. 

Sessão Solene celebra os 70 anos da Escola de Música Donaldo Ritzmann

por Viviane Miranda publicado 04/04/2024 22h37, última modificação 04/04/2024 22h37

A noite desta quinta-feira, dia 4, foi marcada pela Sessão Solene promovida pela Câmara de Vereadores em homenagem aos 70 anos da Escola de Música Donaldo Ritzmann. Criada em 31 de março de 1954, a escola foi responsável pela formação de mais de 10 mil alunos ao longo de sua história. O evento foi realizado no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini, reunindo autoridades, professores, alunos e a comunidade em geral. Alguns dos ex-diretores da Donaldo Ritzmann também estiveram presentes.

E as apresentações iniciaram já no começo, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela aluna Elaine Deise Persuhn, acompanhada pelo professor de Técnica Vocal, Deivid Dranka. A cerimônia contou ainda com apresentações dos professores Thiago Verbinenn e Simaan Habib, dos professores Deivid Dranka e Luis Carlos Grossl, do Grupo Trio Musical formado pelos professores Luiz Carlos Grossl, Thiago Verbinem e Elvis Vier, da aluna de Elaine Persuhn e do professor Deivid Drancka.

O Grupo Coral Adulto da Escola de Música Donaldo Ritzmann, sob a regência do Maestro Deivid Dranka, encerrou a noite com chave de ouro. Além das apresentações musicais, um vídeo produzido pela Câmara Municipal contou um pouco da história inspiradora da Escola de Música Donaldo Ritzmann.

Autor da proposição para homenagem à escola de música, o vereador Darlan André Guliani (PSD) destacou em seu discurso o motivo da Sessão Solene. Ele iniciou falando sobre o legado de Donaldo Ritzmann, que em 31 de março 1954 formou a escola de música ainda ligada à Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.

Darlan lembrou que a escola passou a se chamar Donaldo Ritzmann a partir de 1977, com aprovação de uma lei por parte da Câmara de Vereadores. Ele ainda foi o primeiro diretor da unidade. “Dando origem a esta importante escola que ensina arte e oferece ao mundo singeleza”, disse. “A música nos conecta ao divino”, destacou.

O vereador espera que por muitos anos o instituto possa seguir com seu importante e reconhecido papel de ensinar música. “Que a Escola de Música Donaldo Ritzmann possa continuar por todo o sempre formando multiplicadores desta arte divina que é executar música”, encerrou.

Dedicação 

Diretor da escola de música, Abel Hack, disse estar grato por representar uma instituição de tamanha excelência no ensino musical, não apenas em São Bento do Sul, mas em todo o Estado. “Nesta sete décadas de história, a Escola de Música Donaldo Ritzmann tem sido uma luz guia a muitos alunos em busca de formação de qualidade. Não apenas formamos músicos talentosos, mas também cidadãos comprometidos e sensíveis, capazes de levar o nome de São Bento do Sul aos quatro cantos do mundo”, destacou.

Hack ainda disse que mesmo diante de tamanho sucesso, ainda existem desafios a serem enfrentados, como a alta procura por cursos musicais. “A lista de espera é enorme e não para de crescer. O que evidencia demanda crescente por educação musical em nossa comunidade”, disse.

O diretor ainda fez um agradecimento especial aos professores pelo empenho e dedicação. “Como coordenador desta escola, comprometo-me a continuar trabalhando incansavelmente para elevar ainda mais a qualidade do ensino musical em nossa instituição”, disse.

Discursos 

O major da Polícia Militar, Everaldo Simão Stanchack, representando o comando do 23º Batalhão da Polícia Militar, destacou a importância da Escola de Música Donaldo Ritzmann para o desenvolvimento de São Bento do Sul. “Saibam que vocês são merecedores deste ato por tudo o que vocês vêm fazendo em nome da música para a população de São Bento do Sul. Espero que se perpetue por muitos anos”, disse.

A presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul, Bárbara Simone da Silva, representando o prefeito Antonio Tomazini, lembrou que ao longo dos anos são muitas as histórias e o trabalho desenvolvido para manter a escola de música. “A Escola de Música Donaldo Ritzmann é agraciada com aproximadamente 40% do orçamento da Fundação Cultural. Para mim, como representante da Fundação Cultural de São Bento do Sul, é gratificante e honroso fazer, por tempo mínimo que seja, parte desta história”, citou.

O último discurso da noite foi da presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini (PP). Ela iniciou fazendo agradecimento ao coordenador da escola, Abel Hack, pelo trabalho desenvolvido à frente da Donaldo Ritzmann.

A presidente ainda agradeceu aos demais vereadores pelo apoio à proposta, aprovada por unanimidade. “Como presidente desta Casa de Leis, fico muito orgulhosa de poder estar vivenciando este momento tão especial. Momento no qual a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul presta uma justíssima homenagem à Escola de Música Donaldo Ritzmann”, destacou.

Zuleica lembrou que no ano passado foi realizada a Sessão Solene pelos 150 anos de São Bento do Sul, e por quase metade desse tempo a Escola de Música Donaldo Ritzmann esteve presente na história da cidade. Lembrou que na sessão dos 150 anos, as apresentações musicais foram o destaque, assim como está sendo agora. “São Bento do Sul já foi muito divulgado como a cidade da música e com toda certeza o papel da Escola de Música Donaldo Ritzmann foi fundamental para esta afirmação”, disse.

A presidente também conduziu uma homenagem aos ex-diretores da unidade presentes no evento. Zuleica fez questão que todos os cinco ex-diretores presentes, juntamente com o atual diretor, Abel Hack, ficassem em pé e fossem homenageados com uma salva de palmas. “Vocês marcaram muitas vidas nesta escola. E as lembranças são muitas”, disse. “Finalizando, gostaria de deixar aqui, em nome do Legislativo municipal, os agradecimentos a todos os cidadão são-bentenses que participaram desta história”, completou.

Curso gratuito de formação em Análise Comportamental Aplicada para autismo

por Viviane Miranda publicado 03/04/2024 17h50, última modificação 03/04/2024 17h53

A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul está apoiando a divulgação de um curso de formação continuada de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, através da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O curso é direcionado a pais, professores e pessoas envolvidas com a causa autista.

A capacitação é gratuita e acontece de forma online, às quartas-feiras, com encerramento previsto para o dia 21 de agosto de 2024.

As inscrições podem ser feitas através do link http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=2480

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 3221-2952.

Cinco projetos de lei aprovados pela Câmara

por Viviane Miranda publicado 01/04/2024 22h04, última modificação 01/04/2024 22h04

Cinco projetos de lei foram aprovados por unanimidade na sessão desta segunda-feira (01), da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Todos de autoria do Executivo municipal. Um deles, é o que autoriza a Prefeitura de São Bento do Sul a firmar acordo de cooperação com a Prefeitura de Corupá. Objetivo é a construção de uma ponte Gamelão, na divisa dos dois municípios.

Também foram aprovados, entre os projetos, o que autoriza a Prefeitura a receber, por meio de doação, diversos itens e equipamentos doados por empresas do município para uso da Casa do Empreendedor.

A Câmara de Vereadores também aprovou o projeto que trata da alteração de uma lei municipal, necessária devido ao apontamento do Tribunal de Contas do Estado. Ainda foi aprovado o projeto de lei que trata de ajustes a uma lei de 2023, referente à desapropriação de área.

Retirado de pauta na sessão passada a pedido da vereadora Carla Hofmann, nesta segunda-feira foi votado e aprovado o projeto que altera a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em caso de franchising que iniciarem suas atividades no município.

Ainda em discussão única, os vereadores analisaram e aprovaram o Certificado de Regularidade da Associação de Pais e Professores (APP) do Centro de Educação Infantil Municipal Trenzinho Maluco, garantindo sua renovação de utilidade pública.

1ª Discussão

Em primeira discussão estava apenas um projeto em pauta, o que trata da revogação de uma lei de 2014. Trata-se da devolução de um imóvel doado para a Sociedade Varsóvia, a qual pretendia construir uma sede no local.

Porém, a entidade encaminhou ofício pedindo a desistência e devolução do imóvel ao patrimônio público. O motivo alegado foi a falta de recursos para as obras. Trata-se de uma área com pouco mais de 1 mil metros quadrados, localizada no bairro Serra Alta. Este projeto retorna para discussão e votação em uma próxima sessão.

Sete vereadores fizeram uso da palavra livre: Carla Hofmann, Terezinha Maria Dybas, Paulo Zwiefka, Darlan André Guliani, Zuleica Voltolini, Adriano Reinhardt e Hélio Alves.

Sessão Solene

Na quinta-feira, dia 4, os vereadores voltam a se reunir, mas será para uma Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da Escola de Música Donaldo Ritzmann. O ato inicia às 19 horas, na sede do Legislativo.

Vereadores e servidores participam de apresentação sobre o Geobensul

por Viviane Miranda publicado 01/04/2024 17h37, última modificação 01/04/2024 17h37

Nesta segunda-feira, dia 1º, vereadores e servidores da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul participaram de uma apresentação sobre as funcionalidades do Geobensul. Essa plataforma oferece diversos recursos, permitindo aos usuários realizar consultas online, acessar relatórios, fazer downloads e visualizar a cidade por meio de imagens atualizadas no ano passado, disponíveis no São Bento 360º. Essas informações foram obtidas a partir da atualização do Plano Diretor e poderão ser acessadas pelo geo.saobentodosul.sc.gov.br

Durante a apresentação, também foram repassadas informações sobre a Lei de Ordenamento Territorial, cuja Lei Complementar 11/2023 foi recentemente editada. Uma cartilha ilustrada e interativa da Lei de Ordenamento Territorial foi desenvolvida pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo para facilitar a análise territorial.

Essa cartilha aborda temas como o sistema viário, delimitações das áreas urbana e rural, ordenamento do solo e áreas de interesse estratégico. Esses elementos são fundamentais para orientar e monitorar o crescimento da cidade de maneira sustentável, garantindo um desenvolvimento que respeite as necessidades ambientais e urbanas do município.

O encontro ocorreu no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini e as informações foram repassadas pelo secretário de Planejamento e Urbanismo, Bruno Seefeld, pelo diretor de Planejamento, Ricardo Callado, pelo engenheiro cartógrafo, Victor Medina, e pelo engenheiro, Paulo Schuhmacher.

Legado de Affonso Pscheidt é reconhecido pela Câmara

por Viviane Miranda publicado 28/03/2024 16h36, última modificação 28/03/2024 16h36

A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, recebeu nesta quinta-feira, dia 28, a visita de Zenilda Pscheidt, filha de Affonso Pscheidt, o qual foi ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-prefeito de São Bento do Sul. Durante o encontro, foi realizada a entrega de uma homenagem em reconhecimento aos serviços prestados por seu pai à comunidade.

O gesto simbólico faz parte de uma série de reconhecimentos promovidos pela Câmara em honra aos 150 anos do município, celebrados no ano passado. Durante a Sessão Solene realizada para marcar a ocasião, o legislativo prestou homenagens aos ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, ex-presidentes da Câmara, ex-vereadores e colaboradores que dedicaram mais de 30 anos de serviços a São Bento do Sul. Por motivos particulares, a família não pôde comparecer à cerimônia. "É uma honra receber essa homenagem em nome de meu pai e de toda nossa família. Agradeço à Câmara de Vereadores por este gesto", disse Zenilda.

Sessão Solene para celebrar os 70 anos da Escola de Música Donaldo Ritzmann

por Viviane Miranda publicado 28/03/2024 10h14, última modificação 28/03/2024 10h14

A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul está preparando uma noite especial em reconhecimento aos 70 anos de história da Escola de Música Donaldo Ritzmann. A Sessão Solene, proposta pelo vereador Darlan Guliani, será na quinta-feira, dia 4, às 19 horas, no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini.

A solenidade será marcada por apresentações musicais, homenagens e contará com a presença de autoridades, professores e alunos da Escola e demais convidados.

É importante destacar que o evento será aberto ao público. Além disso, para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, a transmissão ao vivo será realizada pelas redes sociais da Câmara de Vereadores, através do Instagram (@camaravsbs), e do Facebook e YouTube (@cmvsbs). 

Posse da Procuradoria da Mulher de Campo Alegre

por Viviane Miranda publicado 28/03/2024 09h56, última modificação 28/03/2024 09h56

Na quarta-feira à noite, dia 27, ocorreu a solenidade de posse da Procuradoria da Mulher de Campo Alegre. O evento, realizado no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson, contou com a presença da presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini, da Procuradora da Mulher e vereadora Karen Lili Fechner, e da vereadora Terezinha Maria Dybas.

A Procuradora da Mulher de Campo Alegre é a vereadora Margarete Augustin, e ainda integra a procuradoria, a vereadora Évilin Ferraz.

Vereadoras participam de evento na UDESC

por Viviane Miranda publicado 26/03/2024 18h03, última modificação 26/03/2024 18h03

A presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini, e a vereadora Terezinha Maria Dybas participaram nesta terça-feira, dia 26, de uma solenidade na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Planalto Norte. O evento celebrou a entrega do novo planetário.

O planetário, com seu formato de cúpula, funciona como uma tela gigante onde são projetadas imagens de estrelas, planetas, galáxias e outros corpos celestes, além de filmes científicos, oferecendo uma experiência educativa sobre o universo. "Este é um marco significativo para nossa cidade e para a UDESC, pois proporcionará aos estudantes e à comunidade uma nova forma de explorar e compreender o espaço que nos cerca. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto maravilhoso", disse a presidente.

Estratégias e ações contra a violência doméstica

por Viviane Miranda publicado 26/03/2024 17h07, última modificação 26/03/2024 17h07

Na tarde desta terça-feira, dia 26, no Plenário Vereador Luiz Contesini, ocorreu uma capacitação para os agentes comunitários de saúde de São Bento do Sul. Organizada pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores, a iniciativa teve como objetivo equipar os agentes com o conhecimento e as ferramentas necessárias para identificar e agir diante de casos de violência e abusos contra a mulher, uma responsabilidade importante dada a sua proximidade com as famílias nas visitas domiciliares.

A Procuradora da Mulher, Karen Lili Fechner, iniciou o evento destacando a importância dos agentes comunitários. "É fundamental que vocês estejam preparados para reconhecer sinais de violência doméstica e oferecer o apoio necessário. Vocês são, muitas vezes, a primeira linha de contato e podem fazer a diferença na vida das pessoas afetadas", disse Karen, agradecendo a todos pela presença e, em especial, à Secretaria de Saúde, a qual liberou os profissionais para a capacitação.

Karen também explicou sobre o papel da Procuradoria da Mulher, a qual foi criada em 2021, pela vereadora Carla Hofmann. “Graças a isso, conseguimos realizar diversas ações, desde palestras nas escolas, atendimentos em sala específica aqui na Câmara de Vereadores, além de contar com o apoio contínuo do legislativo”, comentou.

O evento também foi marcado por uma palestra com o tema "Violência doméstica, o que fazer?", ministrada pela vereadora e advogada Carla Hofmann.

Carla abordou diversos aspectos da violência doméstica, incluindo os diferentes tipos de violência e os canais de denúncia disponíveis, como o 180 ou 190 para denúncias anônimas e ligações gratuitas. Ela enfatizou a importância desses canais. “O 180 funciona por telefone e WhatsApp 24 horas por dia, todos os dias da semana, em qualquer lugar do país”, disse.

A vereadora também apresentou alguns dados sobre a violência contra a mulher em Santa Catarina, como mais de 76 mil registros no ano passado, sendo 714 desses, em São Bento do Sul. “Em 2023, foram registrados 56 feminicídios, e até janeiro de 2024, já foram registrados 5 casos. Quanto às medidas protetivas, em 2023 foram concedidas 28.167, e em 2024, até o momento, já foram concedidas 3.018”, detalhou, complementando: “Por isso vemos em vocês, um grande aliado para a Procuradoria, para todas as mulheres”.

Ao final, foi aberto um espaço para perguntas e um café foi oferecido para os participantes. O evento contou ainda com a presença da presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, e da ex-procuradora da mulher, a vereadora Terezinha Maria Dybas.

Vereadores debatem temas diversos na última sessão de março

por Viviane Miranda publicado 25/03/2024 21h55, última modificação 25/03/2024 21h55

Nesta segunda-feira (25), os vereadores de São Bento do Sul se reuniram para a última sessão de março e na pauta, em votação única, assinado pela mesa diretora – presidente Zuleica Voltolini, vice-presidente Hélio Alves, primeiro secretário Adriano Reinhardt e segundo secretário, Jairson Sabino – o projeto de resolução tratando sobre ajustes do legislativo à nova lei de licitações. A matéria foi aprovada.

Em primeira discussão estava o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de São Bento do Sul a firmar acordo de cooperação com a Prefeitura de Corupá. Objetivo é a construção de uma ponte Gamelão, na divisa dos dois municípios.

Outros três projetos foram analisados em primeira discussão. Um deles autoriza a Prefeitura a receber, por meio de doação. Trata-se de diversos itens e equipamentos doados por empresas do município para uso da Casa do Empreendedor.

Também na pauta da Câmara de Vereadores, projeto que trata da alteração de uma lei municipal. A alteração é necessária devido ao apontamento do Tribunal de Contas do Estado. Por fim, projeto de lei que trata de ajustes a uma lei de 2023, referente à desapropriação de área. Todos estes voltam para uma segunda discussão e votação nas próximas sessões.

Aprovado 

Dois projetos estavam na pauta para segunda discussão e votação, mas somente um foi aprovado. É o que autoriza a Prefeitura a fazer permuta de imóvel. Neste caso, trata-se de uma permuta realizada pela Empresa Municipal de Habitação (Emhab) em 1997, a qual não havia sido oficializada.

O segundo projeto, que altera a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em caso de franchising que iniciarem suas atividades no município, foi retirado de pauta a pedido da vereadora Carla Hofmann. Ele voltará a ser discutido na próxima sessão.

Oito vereadores se inscreveram para a palavra livre: Carla Hofmann, Karen Lili Fechner, Darlan André Guliani, Zuleica Voltolini, Paulo Zwiefka, Adriano Reinhardt, Terezinha Maria Dybas e Jairson Sabino.

Sessões de abril 

Os vereadores têm sessões marcadas no próximo mês para os dias 1º, 8, 11, 15, 22 e 29. No dia 4 será realizada uma Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da Escola de Música Donaldo Ritzmann.

Fortalecendo vínculos: COMAD apresenta ações

por Viviane Miranda publicado 25/03/2024 18h48, última modificação 25/03/2024 18h48

Nesta segunda-feira, dia 25, antes do início da sessão ordinária da Câmara de Vereadores, conselheiros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) estiveram reunidos com membros do legislativo municipal. A reunião teve como objetivo apresentar as ações realizadas pelo COMAD e discutir possíveis parcerias com a Câmara.

Estiveram presentes na reunião a presidente da Câmara, Zuleica Voltolini,  os vereadores Carla Hofmann, Darlan André Guliani, Hélio Alves, Karen Lili Fechner e Terezinha Maria Dybas, e o assessor jurídico do Legislativo, Tiago Martinhuk.

Durante o encontro ficou definido que o COMAD estará elaborando um plano de trabalho para atuação conjunta com a Câmara de Vereadores.

Coordenação da FOPE apresenta projeto

por Viviane Miranda publicado 25/03/2024 18h35, última modificação 25/03/2024 18h32

Na tarde desta segunda-feira, dia 25, a coordenação estadual da Força Pré-Militar Brasileira (FOPE) esteve em São Bento do Sul para uma reunião com os vereadores Adriano Reinhardt (PP) e Jairson Sabino (PSDB), e com o secretário de Educação, Josias Terres. O objetivo principal do encontro foi apresentar o projeto educacional da FOPE para carreiras militares.

Conforme o Comandante Javier, coordenador estadual da FOPE, o programa está presente em 62 cidades e abrange uma faixa etária desde crianças de 6 anos até jovens de 22 anos, com turmas divididas em kids, infantil e infanto-juvenil. No caso dos jovens, o programa prepara para concursos públicos, especialmente nas escolas militares, onde concursos já são uma realidade a partir dos 14 anos.

A Secretaria de Educação estará analisando a proposta e, posteriormente, será levada ao Conselho Municipal da Educação para discussão.

Visita à Usina de Processamento de Resíduos

por Viviane Miranda publicado 22/03/2024 16h05, última modificação 22/03/2024 16h05

Nesta sexta-feira, dia 22, a presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini (PP), o vereador Adriano Reinhardt (PP) e o diretor geral, Marco Redlich, realizaram uma visita à Usina de Processamento de Resíduos (UPR) do município.

Os membros do legislativo foram recebidos pelo presidente do Samae, Osvalcir Peters, pelo Diretor de Departamento de Resíduos Sólidos Urbanos, Paulo Schwirkowski, e pelo Gerente de Operações da Ecoeficiência, Leoir Foggiatto, que detalharam o andamento das atividades na usina, responsável pelo processamento, até o momento, de 13 toneladas por dia de resíduos. “Essa iniciativa demonstra que é possível transformar desafios em oportunidades, tornando os resíduos em recursos valiosos para a comunidade e para o meio ambiente”, comentou Zuleica.

O processo de tratamento de resíduos na UPR começa com a separação do material em uma esteira. Os itens recicláveis são cuidadosamente separados e encaminhados para a Cooperativa de Catadores. Já os plásticos são separados para a produção de pavers e meio-fios, que são utilizados em parceria com projetos desenvolvidos no município, como a pista para educação no trânsito, em colaboração com a Polícia Militar.

A parte orgânica dos resíduos é compactada e destinada ao biodigestor, onde é transformada em energia renovável. “Contamos com a colaboração da população para a separação correta de resíduos. Cada um fazendo a sua parte, contribuímos para uma cidade mais sustentável", afirmou Reinhardt.

Moções de Aplausos à Feistock e ao Rotary Club Cidade dos Móveis

por Viviane Miranda publicado 21/03/2024 21h55, última modificação 21/03/2024 21h55

Durante a sessão desta quinta-feira (21) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, duas moções de aplausos foram aprovadas. Uma delas, de autoria da vereadora Carla Odete Hofmann (PSD), presta homenagem à Feistock – Feira de Móveis e Decoração pelos seus 20 anos. O evento ocorre duas vezes por ano no município, e atualmente reúne mais de 100 expositores, sendo considerada a maior do Brasil em venda direta ao consumidor. 

A segunda moção, assinada pela vereadora e presidente Zuleica Voltolini (PP), faz um reconhecimento aos 30 anos de atuação do Rotary Club São Bento do Sul – Cidade dos Móveis. Ao longo de três décadas, o clube presta importantes serviços à comunidade. 

Também em votação única estava o projeto de resolução, assinado pela Mesa Diretora da Câmara, regulamentando o tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas de consumo nas contratações públicas de bens, serviços e obras nas compras a serem realizadas pelo Legislativo. 

Dois projetos estavam em segunda discussão e votação. Ambos foram aprovados por unanimidade. O primeiro, de autoria da vereadora Carla Odete Hofmann, institui no município a Semana Municipal do Lixo Zero. Outro projeto, este de autoria da Prefeitura, tem como objetivo alienar imóvel a particulares, referente à regularização de área habitacional. 

Em primeira discussão também estavam dois projetos, ambos de autoria da Prefeitura. O primeiro deles pede autorização para uma permuta de imóvel de propriedade do Município de São Bento do Sul. Trata-se de uma permuta realizada em 1997 com uma moradora, porém até hoje não regularizada. 

O segundo projeto é o que altera a lei de 2005, sobre as normas relativas ao imposto sobre serviços de qualquer natureza – ISS. Objetivo do projeto é reduzir a alíquota do ISS para franquias que forem instaladas em São Bento do Sul. Os projetos voltam para uma segunda discussão e votação nas próximas sessões. 

Ao final, fizeram uso da palavra livre, os vereadores Terezinha Maria Dybas (PSDB), Jairson Sabino (PSDB), Darlan André Guliani (Cidadania), Zuleica Voltolini (PP), Hélio Alves (União Brasil), Adriano Reinhardt (PP) e Carla Hofmann (PSD).

Vereadores mirins participam de capacitação

por Viviane Miranda publicado 20/03/2024 08h53, última modificação 20/03/2024 08h53

Nesta quarta-feira, dia 20, os vereadores mirins de São Bento do Sul estão em Mafra, onde participam do Seminário de Iniciação do Vereador Mirim, um evento promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O seminário abordará temas fundamentais para a atuação dos jovens vereadores, como a Constituição, o papel do vereador e a oratória.

Os auxiliares legislativos e coordenadores do programa Câmara Mirim de São Bento do Sul, Simone Teresinha Roberti Baum, Djoni Cleber Pinheiro e Tatiana Carlin Pizzini, acompanham os jovens durante o evento. 

Quatro projetos aprovados na sessão de segunda-feira

por Viviane Miranda publicado 18/03/2024 22h00, última modificação 18/03/2024 22h00

Nesta segunda-feira (18) foi realizada mais uma sessão na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Na pauta estavam previstos quatro projetos em segunda discussão e votação. Todos foram aprovados por unanimidade.

Um dos projetos é o que autoriza a Prefeitura a ressarcir uma empresa que havia feito o pagamento de uma outorga onerosa para a construção de um imóvel. No entanto, a empresa desistiu da obra e agora busca o estorno do valor pago.

Outro projeto em destaque é o da Prefeitura, que solicita autorização para reajustar o valor da contribuição mensal com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Desde 2019, o município é filiado à CNM, e a forma de cobrança dos valores é calculada com base na população.

Além disso, estavam na pauta dois projetos relacionados a ajustes no orçamento. Um deles prevê o remanejamento de recursos para a compra de equipamentos para a Secretaria de Obras, enquanto o outro trata da abertura de crédito especial para ajustes nos repasses para a Fundação Cultural, envolvendo a Lei Paulo Gustavo.

Utilidade pública 

Também na noite foram discutidos e votados dois certificados de regularidade de entidades que possuem título de Utilidade Pública. Um deles foi o do Centro de Educação Infantil Municipal Sonho Meu, e o segundo, da Associação Casa do Artista. Ambos foram aprovados por unanimidade.

1ª Discussão 

Três projetos estavam em pauta para a primeira discussão, sendo dois deles de autoria da vereadora Carla Odete Hofmann (PSD). Um deles institui o selo de responsabilidade ambiental “Selo Verde” nas empresas públicas ou privadas, e condomínios do município de São Bento do Sul.

O segundo é o que institui no município de São Bento do Sul a Semana Municipal do Lixo Zero. Outro projeto, este de autoria da Prefeitura, tem como objetivo alienar imóvel a particulares, referente à regularização de área habitacional. Todos estes voltam para uma segunda discussão e votação nas próximas sessões.

Palavra Livre  

Durante a noite, os vereadores Terezinha Maria Dybas (PSDB), Luiz Lindecir Pesenti (PSD), Adriano Reinhardt (PP), Darlan André Guliani (Cidadania), Jairson Sabino (PSDB), Karen Lili Fechner (MDB), Carla Hofmann (PSD), Hélio Alves (União Brasil) e a presidente Zuleica Voltolini (PP) se inscreveram para a Palavra Livre, onde trataram sobre diferentes assuntos.

Rotary promove palestra com Diogo Castor de Mattos

por Viviane Miranda publicado 18/03/2024 21h37, última modificação 18/03/2024 21h37

O Rotary Club São Bento do Sul promove, no dia 25 de abril, palestra com Diogo Castor de Mattos, Procurador do Estado do Paraná. Será no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, com o tema “Reações do Combate à Corrupção”. E para apresentar o evento, nesta segunda-feira, dia 18, antes da sessão, o presidente do clube de serviços, Daniel Buchmann, esteve na Câmara de Vereadores, conversando com os parlamentares.

No encontro serão compartilhados insights sobre os desafios enfrentados na luta contra a corrupção sistêmica e as reações ocorridas de combate. Ele vai abordar diversos pontos da Operação Lava-Jato e seus impactos, redefinindo o cenário jurídico e político do país.

Mais informações sobre o evento pelo instagram do Rotary Club, @rotaryclubdesaobentodosul

Câmara de Vereadores realiza duas sessões ordinárias nesta semana

por Viviane Miranda publicado 18/03/2024 11h12, última modificação 18/03/2024 11h12

Duas sessões ordinárias estão marcadas para esta semana, na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. A primeira ocorrerá nesta segunda-feira, dia 18, e a outra na quinta-feira, dia 21, ambas com início às 19 horas.

Na pauta da sessão desta segunda-feira estão previstos quatro projetos para segunda discussão e votação. Um deles é o que autoriza a Prefeitura a ressarcir uma empresa que havia feito o pagamento de uma outorga onerosa para a construção de um imóvel. No entanto, a empresa desistiu da obra e agora busca o estorno do valor pago.

Outro projeto em destaque é o da Prefeitura, que solicita autorização para reajustar o valor da contribuição mensal com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Desde 2019, o município é filiado à CNM, e a forma de cobrança dos valores é calculada com base na população.

Além disso, estão na pauta dois projetos relacionados a ajustes no orçamento. Um deles prevê o remanejamento de recursos para a compra de equipamentos para a Secretaria de Obras, enquanto o outro trata da abertura de crédito especial para ajustes nos repasses para a Fundação Cultural, envolvendo a Lei Paulo Gustavo.

As sessões poderão ser acompanhadas presencialmente no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini ou através das redes sociais da Câmara de Vereadores. A transmissão ao vivo será realizada pelo Instagram (@camaravsbs) e pelas páginas do Facebook e YouTube (@cmvsbs).

Vereadores prestigiam a abertura da Festa da Ovelha

por Viviane Miranda publicado 16/03/2024 13h58, última modificação 16/03/2024 13h58

Na sexta-feira à noite (15) foi realizada a abertura oficial da XXIV Festa Estadual da Ovelha, em Campo Alegre. O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas, como o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o senador Esperidião Amin, deputados federais e estaduais, e prefeitos. A Câmara de São Bento do Sul também esteve representada. Participaram a presidente Zuleica Voltolini (PP) e os vereadores Karen Lili Fechner (MDB) e Hélio Alves (União Brasil).

 Após a solenidade de abertura foi realizado o desfile para escolha da rainha e princesas da festa. A presidente do Legislativo são-bentense, Zuleica Voltolini, foi uma das juradas. Poliana Sinara Bahr foi eleita como rainha, Janaína de Souza da Rocha como 1ª princesa, e Heloisa Marciano como 2ª princesa.

 A XXIV Festa Estadual da Ovelha ocorre nos dias 15 a 24 de março, com uma série de atrações.

Ações do documento