Notícias

por Djoni Cleber Pinheiro publicado 28/06/2021 15h57, última modificação 17/10/2024 15h19

Alesc promove seminário para vereadores mirins em São Bento do Sul

por Anna Carolina Azêdo publicado 03/06/2026 18h44, última modificação 03/06/2026 18h44
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul sediou, nesta quarta-feira (3), a Conferência Regional de Vereadores Mirins, promovida pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Cerca de 80 pessoas, divididas entre as cidades de São Bento, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis e Major Vieira, marcaram presença no plenário.
Toda a programação foi voltada à inclusão, com palestras voltadas à educação inclusiva, tanto no ambiente escolar como na sociedade em geral. Além das explanações, os jovens participaram de oficinas sobre autismo, acessibilidade, inclusão social e cidadania digital, apresentando projetos que promovem a integração educacional.

 

A vereadora mirim Ana Clara Rodrigues Piaia, de Major Vieira, levou pouco mais de duas horas para chegar em São Bento do Sul. Para ela, o tempo de viagem foi recompensador, pois aprendeu a ter um olhar mais sensível para a comunidade e, de quebra, trocou experiências com outros jovens. “Foi um momento gratificante, produtivo e especial. As pessoas que eu conversei são muito legais”, comentou.

Para o coordenador da Câmara Mirim de São Bento do Sul, Djoni Cleber Pinheiro, receber os vereadores mirins em São Bento do Sul foi um desafio satisfatório. “É uma responsabilidade manter o mesmo padrão de qualidade dos eventos em outras cidades, mas acredito que todos se sentiram bem em nossa cidade”, disse. Para ele, os eventos promovidos pela Alesc agregam ainda mais conhecimento aos jovens, colaborando no exercício de um mandato responsável.  “A Câmara Mirim por si só já tem força, mas, quando temos o apoio do estado, em especial, da Escola do Legislativo, conseguimos ampliar esse leque de educação e introdução à política”, completou.

Projeto de doação de veículo para a Polícia Civil é aprovado

por Anna Carolina Azêdo publicado 02/06/2026 20h35, última modificação 02/06/2026 20h34

A primeira sessão de junho na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul contou com a discussão e aprovação de projetos e certificados de regularidade.

Três projetos em segunda discussão, no total, foram aprovados, como o 263/2026, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar no valor de R$ 382 mil. “É uma emenda parlamentar que veio para a infraestrutura das estradas da cidade, através do senador Jorge Seif”, detalhou a vereadora e líder de governo, Terezinha Dybas.

Outro projeto que será sancionado em breve é o 264/2026, transferindo por doação um veículo ao fundo de melhoria da Polícia Civil, visando contribuir com a agilidade no deslocamento das equipes e no atendimento à população. “Esta doação tem a finalidade de auxiliar os agentes da Polícia Civil. É de extrema importância que eles estejam bem equipados”, comentou Dybas. O carro, que é um Fiat Toro Freedom 2026, foi adquirido pelo valor de R$ 145.799,99 através de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Civil.

Mais três projetos passaram pela primeira discussão, como 244/2026, que vai autorizar que o Poder Público destine um imóvel à Rede Feminina de Combate ao Câncer, a fim de construir uma sede própria. A entidade, conforme o documento, possui um papel complementar às políticas públicas de saúde, promovendo a dignidade da pessoa humana e melhorando a qualidade de vida dos Munícipes. O imóvel, segundo as regras da Prefeitura, deve ser erguido em até 10 anos. Ele está localizado na Rua Luiz Carlos Grossl, no bairro Schramm, com área total de 1.723,87 m². O vereador Rodrigo Vargas, durante a discussão, comentou que a comissão de Legislação, Justiça e Redação Final criou uma emenda para o projeto, orientado pelo jurídico. “Ele entendeu que precisávamos fazer uma adequação, criando o Artigo 1 A, em que o imóvel fica desafetado, passando a integrar a categoria de bens dominiais. É algo simples, só para evitar que tenhamos problemas no futuro”, citou.

Os vereadores Vilson da Silva, Terezinha Dybas, Joelmir Bogo, Rodrigo Vargas, Gilmar Pollum, Luiz Neri Pereira e Diego Niespodzinski participaram da Palavra Livre no encontro.

Creci de Santa Catarina visita Câmara de São Bento do Sul

por Anna Carolina Azêdo publicado 02/06/2026 09h49, última modificação 02/06/2026 09h49

Buscando estreitar laços e trazer informações acerca de mercado imobiliário estadual, membros do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci/SC), os delegados regionais Dieter Janssen, Emerson Vieira, Erico Beninca e Tatiana Fendrich, visitaram a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul na última semana.

Em conversa com o presidente da Casa, Gilmar Pollum, eles falaram sobre a expansão do mercado imobiliário pelo estado, que se consolidou como o segundo maior do Brasil nos últimos anos, com mais de 70 mil credenciados, segundo informações do próprio Creci. “Nós fazemos um trabalho em diversos setores voltados às avaliações, qualificação dos corretores de imóveis e mais”, detalhou Vieira. Entretanto, os delegados alertaram para o aumento da atuação clandestina na área. “Queremos a parceria com o poder público para fiscalizar os corretores que estão trabalhando irregularmente, vendendo loteamentos ou apartamentos irregulares também”, comentou Beninca.

Outro ponto que os integrantes pediram é que a administração pública olhe com atenção para a construção de novas áreas em São Bento do Sul que estejam dentro das normas de segurança. “Muitas vezes nasce um loteamento irregular, com áreas com risco de deslizamento, além de uma construção sem alvará e outros pontos. Se acontecer algum problema, o poder público também poderá se responsabilizar”, alertou Janssen.

Tatiana Fendrich, que é corretora de imóveis em São Bento do Sul, afirmou que o Creci segue à disposição da comunidade e dos poderes no município. “Em caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição para ajudar e também para auxiliar na tomada de decisões”, destacou. O presidente da Câmara Municipal afirmou que pretende passar o assunto aos demais vereadores, a fim de que todos estejam cientes da importância do Creci e que colaborem no combate às irregularidades. 

Nove moções de aplausos são entregues em solenidade da Câmara

por Anna Carolina Azêdo publicado 29/05/2026 15h21, última modificação 29/05/2026 15h21

Na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul toda solenidade tem motivo para virar música. Mais uma sessão solene de entrega de moção de aplausos aconteceu na quinta-feira (28), reunindo mais de 400 pessoas no Salão Nobre da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, a fim de homenagear nove entidades e personalidades indicadas pelos vereadores, que contribuíram com o município de forma significativa. O evento contou com diversas apresentações musicais.

O início da sessão foi marcado por um Flash Mob da banda marcial Castelo Branco, uma das homenageadas. Os integrantes saíram de lugares aleatórios enquanto tocavam ‘Hey Jude’, dos Beatles, até chegar ao palco, onde todos se posicionaram juntos. O maestro da banda, Deivid Dranka, comentou que pensou na possibilidade para dar uma “cara” diferente ao evento, tornando-o mais atrativo e acolhedor. “Eu tinha a possibilidade de dividir os grupos, os instrumentos de sopro e percussão. Para isso, pensamos em colocar os sopros no mezanino do Salão Nobre, tirando toda a atenção do palco”, explicou o regente. Sorrisos e palmas já antecederam as entregas das placas, criando um ambiente propício para a emoção. E não foi diferente: os demais homenageados, ao receberem as placas comemorativas, agradeceram, sorriram e arrancaram até lágrimas de quem os assistia.

Para abrilhantar o momento, mais música. A banda marcial da Escola Municipal Professora Adélia Lutz trouxe mais rock para a solenidade, através das canções “The Final Countdown” e “It´s My Life”, seguido do Hino de São Bento do Sul. Para fechar com chave de ouro, a Castelo Branco voltou ao palco junto da homenageada Banda Jardim Elétrico para tocar ‘Don´t Stop Believin’, interpretada pela banda americana Journey.

Maria Goreti Ciupka Ehlke, homenageada pela trajetória na Educação de São Bento do Sul, em especial na Apae, disse que recebeu a moção com alegria e gratidão, pois encontrou no município uma oportunidade de desenvolvimento pessoal. “Tenho imensa gratidão por compartilhar o meu cotidiano profissional com tantas pessoas de diferentes áreas de atuação, com as quais aprendo sempre. Acredito que o meu trabalho hoje é a expressão de todas as experiências profissionais vivenciadas”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Pollum, frisou que a solenidade foi feita com dedicação, buscando sempre enaltecer o que há de melhor no município. “A gente faz isso com muito carinho para a cidade, para cada um de vocês. Hoje mostramos, mais uma vez, que São Bento é a terra da música e dos móveis. Viva São Bento do Sul”, finalizou.

Confira quem foi homenageado:

- Mais de 50 anos da Radiadores Trevo


- 100 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

- Dedicação à educação de Maria Goreti Ciupka Ehlke

- 45 anos de atividade empresarial da Gráfica JL

- 50 anos da Escola Básica Municipal Presidente Castelo Branco

- 50 anos da Escola Básica Municipal Professora Adélia Lutz

- 30 anos de fundação da Banda Jardim Elétrico

- 20 anos do Sesc São Bento do Sul

- 50 anos de atividade empresarial da Seiva Móveis

Projeto que muda diretrizes da Emhab é aprovado em sessão

por Anna Carolina Azêdo publicado 26/05/2026 20h46, última modificação 26/05/2026 20h46

Mais projetos foram discutidos na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta terça-feira (26), presidida pela vice-presidente Cátia Friedrich. O encontro foi marcado pela ausência do presidente Gilmar Pollum, que estava presente em um evento promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis, e do vereador Marcelo Quost, envolvido em uma complicação de saúde.

Entrou em discussão única o projeto de resolução 09/2026, de autoria do vereador Rodrigo Vargas, que institui a Comenda Mulher Destaque de São Bento do Sul, uma iniciativa da Câmara Municipal para homenagear anualmente mulheres que tenham prestado um serviço relevante à sociedade, além de contribuir para o desenvolvimento do município. Ação social e comunitária, empreendedorismo, educação e outros quesitos destaques serão observados para a escolha das homenageadas. “Eu vi um projeto semelhante em Rio Negro e achei interessante para trazer para a nossa cidade. Elas serão homenageadas em uma sessão solene, preferencialmente no mês de março, em alusão ao mês da mulher”, comentou o vereador.

Já em segunda discussão, no total, dois projetos entraram na pauta, como 229/2026, alterando a Lei 1714, de 20 de novembro de 2006, que institui o sistema de pontuação para classificação de cadastros nos programas habitacionais da Empresa Municipal de Habitação (Emhab). De acordo com a pasta, viu-se a necessidade de ajustar as regras já existentes, possibilitando uma melhor identificação das situações de vulnerabilidade social, além da ampliação de oportunidades de acesso às políticas habitacionais. A pontuação será somada de forma igualitária, garantindo isonomia aos munícipes. Outras inclusões também foram feitas, como a ampliação do conceito de deficiências, além de situações como o desabrigo, violência doméstica, famílias chefiadas por mulheres e a presença de crianças. O diretor da pasta do Executivo, Airton Ramos, esteve na Câmara Municipal na manhã desta terça-feira para explicar detalhadamente o funcionamento do projeto, sanando as dúvidas dos parlamentares. “Esses critérios são bem rigorosos e transparentes, justamente para não deixar ninguém de fora. É importante essa regra, dando a oportunidade para que quem precisa tenha o seu cantinho para morar”, comentou o vereador Vilson da Silva.

Outro projeto aprovado por unanimidade em segunda discussão foi o 75/2026, de autoria da vereadora Terezinha Dybas, denominando Sibéle Schroeder Baümle o Posto de Saúde do Bairro Cruzeiro (ESF-6). Ela foi uma cirurgiã-dentista que atuou por mais de 30 anos na saúde pública do município, atendendo a população no próprio bairro Cruzeiro. “A doutora Sibéle deixa um legado de dedicação, conhecimento e cuidado com as pessoas, sendo lembrada por sua contribuição à saúde pública e pelo carinho com que exerceu sua profissão”, completou Dybas. Familiares e amigos marcaram presença no plenário e acompanharam toda a apresentação da biografia, embalada pela canção “We Are The Champions”, interpretada pela banda Queen, que era de apreciação da dentista.

Dentre os projetos em primeira discussão esteve o 264/2026, buscando transferir por doação um veículo ao fundo de melhoria da Polícia Civil, a fim de contribuir com a agilidade no deslocamento das equipes e no atendimento à população, culminando no fortalecimento da segurança pública de São Bento do Sul. O carro, uma Fiat Toro Freedom 2026, foi adquirido pelo valor de R$ 145.799,99. “Este veículo foi adquirido através de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Civil”, disse a líder de governo.

Os vereadores Terezinha Dybas, Vilson da Silva, Joelmir Bogo, Diego Niespodzinski, Luiz Neri Pereira, Zuleica Voltolini e Rodrigo Vargas participaram da Palavra Livre neste encontro.

Projeto que garante mais transparência na gestão pública é aprovado

por Anna Carolina Azêdo publicado 21/05/2026 11h20, última modificação 21/05/2026 11h51

Durante a sessão da Câmara Municipal de São Bento do Sul, ocorrida na manhã desta quinta-feira (21), treze projetos de origem Executiva foram aprovados.

Uma das iniciativas em segunda discussão foi a 238/2026, criando o Programa de Integridade e Compliance na Administração Pública Municipal, visando fortalecer os mecanismos de governança, transparência e controle na gestão pública, alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais de prevenção e combate à corrupção. O Programa, de acordo com o projeto, é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União, com a finalidade de apoiar os municípios que adotam medidas para fortalecer a gestão pública. Na prática, o Executivo deverá estruturar Planos de Integridade, aperfeiçoar o Canal de Denúncias, elaborar Código de Conduta Ética e outras medidas. “Com a adesão, o Município terá acesso a diversos cursos sem custos sobre o tema”, completou a vereadora e líder de governo, Terezinha Dybas.

Outro projeto aprovado foi o 247/2026, que autoriza o incremento orçamentário de R$ 413.653,51, destinado aos contratos de terceirização para o Hospital e Maternidade Sagrada Família. A emenda veio do deputado federal Rafael Pezenti.

Mais projetos de alteração orçamentária foram aprovados, como o 257/2026, que vai abrir crédito adicional especial a fim de garantir a continuidade e manutenção adequada do Programa Transporte Mais Acesso (Porta a Porta), garantindo mais acessibilidade, inclusão social e dignidade no deslocamento dos usuários que necessitam de consultas médicas, tratamento de saúde, educação, trabalho, atividades de reabilitação e demais compromissos do dia-a-dia. A suplementação, de acordo com o documento, será feita por conta do aumento da demanda pelos serviços. O vereador Luiz Neri Pereira se mostrou favorável à iniciativa, visto que diversas pessoas são beneficiadas pelo programa. “Hoje são 34 pessoas atendidas e, dessas, 27 são cadeirantes”, informou. O vereador Rodrigo Vargas também se mostrou favorável. “É um programa maravilhoso em nossa cidade. O meu pai trabalha diretamente nele e a gente sabe que as pessoas necessitam. O Porta a Porta facilita muito a vida deles”, comentou.

Os vereadores Zuleica Voltolini, Terezinha Dybas, Diego Niespodzinski, Vilson da Silva, Cátia Friedrich e Rodrigo Vargas participaram da Palavra Livre nesta sessão.

Vereadores discutem diversos projetos em sessão

por Anna Carolina Azêdo publicado 19/05/2026 20h40, última modificação 19/05/2026 20h40

Mais de 10 projetos de lei foram discutidos na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, ocorrida nesta terça-feira (19).

Um projeto, em segunda discussão, foi aprovado: o 232/2026, que irá alterar a nomenclatura de unidades escolares da rede municipal. O Centro de Educação Infantil Tempo Mágico, por ter sido incorporado à Escola Henrique Schwarz, no bairro Schramm, será desativado. Já a Escola Maria Waltrudes de Vasconcellos Kruger, no bairro Oxford, terá a palavra ‘integral’ adicionada à nomenclatura.

Diversos projetos passaram pela primeira discussão nesta reunião. Um deles foi o 248/2026, que pretende repassar mais de R$ 100 mil, através de uma emenda do deputado federal Rafael Pezenti, para a Saúde do município. “Essa emenda será utilizada em material de consumo, como insumos para a pintura dos ESF (Estratégia Saúde da Família)”, citou a vereadora e líder de governo, Terezinha Dybas.

No total, dois projetos pediram a suplementação pelo ingresso de convênio no orçamento de 2026: 251 e 252. Dybas afirmou que haverá alterações na própria pasta da Secretaria de Educação. “Essas alterações têm o objetivo de atender as despesas com pessoal. No ano passado a Secretaria não previu a abertura de tantas escolas integrais, orçando, as escolas na forma de ensino parcial. Com a alteração, ela precisa adequar o orçamento”, comentou. Mais R$ 5 milhões devem passar pela mudança.

Os vereadores Terezinha Dybas, Diego Niespodzinski, Gilmar Pollum e Rodrigo Vargas,  participaram da palavra livre nesta sessão.

Emenda para os exames de ultrassom passa pelas comissões

por Anna Carolina Azêdo publicado 19/05/2026 18h02, última modificação 19/05/2026 18h02

Durante a reunião das comissões permanentes desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de São Bento do Sul, vereadores aprovaram o projeto 250/2026, que incrementa o valor de R$ 100 mil no orçamento do município para contratar exames de ultrassom.

De acordo com a vereadora e líder de governo, Terezinha Dybas, o valor provém de uma emenda parlamentar do deputado federal Rafael Pezenti. “Ele foi transferido para o Fundo Municipal de Saúde e agora vai para o Hospital e Maternidade Sagrada Família”, citou.

O projeto segue em tramitação após as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Finanças, Contas e Orçamento; e Saúde, Saneamento e Assistência Social aprovarem. A iniciativa passará pela primeira discussão ainda nesta terça-feira (19), na sessão ordinária. 

Denúncia contra presidente Gilmar Pollum é arquivada

por Anna Carolina Azêdo publicado 14/05/2026 20h21, última modificação 14/05/2026 20h21

Diversos projetos foram analisados pelos vereadores durante a sessão da Câmara Municipal de São Bento do Sul desta quinta-feira (14).

Logo nos primeiros momentos da sessão, a comissão processante que avaliou a denúncia feita pelo Executivo em abril deste ano, apontando quebra de decoro do presidente Gilmar Pollum, leu o relatório com as considerações sobre a representação. Em resumo, a vereadora Terezinha Dybas, relatora da comissão, diante das nulidades apontadas, optou pelo arquivamento da denúncia . Todos os vereadores votaram nominalmente e foram favoráveis ao parecer e consequente arquivamento.

Em seguida, os vereadores discutiram e votaram o projeto 253/2026, que autoriza o Poder Executivo Municipal a suplementar e anular dotação do orçamento para pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais realocados de todas as Secretarias Municipais. Ele foi aprovado para seguir em regime de urgência na última terça-feira (12), durante a sessão, tendo, então, o prazo de 30 dias para ser votado. Quando o projeto tramita em urgência não há necessidade de passar por duas discussões, como é recomendado pelo regimento interno. “Serão utilizados R$ 6,2 milhões para pagar os RPVs”, comentou Dybas sobre as Requisições de Pequeno Valor, criada para o pagamento rápido de dívidas da administração pública de valores menores.

Já em segunda discussão, no total, três projetos foram discutidos e aprovados, como o 246/2026, que pretende modernizar o uso e a administração dos cemitérios de São Bento do Sul através de uma regulamentação dos locais públicos e particulares e da atualização integral do regulamento vigente. A iniciativa, segundo a vereadora e líder de governo, Terezinha Dybas, deve reorganizar o regime de uso dos espaços, substituindo progressivamente os modelos antigos por permissões temporárias mais adequadas à realidade atual, entre outras medidas. “As leis criadas são da década de 1980 e foram interessantes à época. Agora, precisam atender as exigências atuais”, citou a líder de governo.

Dois projetos passaram por primeira discussão. Um deles é o 232/2026, que busca alterar a nomenclatura de unidades escolares da rede municipal. O Centro de Educação Infantil Tempo Mágico, por ter sido incorporado à Escola Henrique Schwarz, no bairro Schramm, será desativado. O documento também aponta que a Escola Maria Waltrudes de Vasconcellos Kruger, no bairro Oxford, terá a palavra ‘integral’ adicionada à nomenclatura. “As informações precisam estar atualizadas, principalmente para passar pelos meios oficiais, até para que também não haja impasse sobre os recursos repassados à educação”, comentou Terezinha.

Os vereadores Terezinha Dybas, Luiz Neri Pereira e Zuleica Voltolini participaram da Palavra Livre.

Vereador mirim cobra ações de combate ao bullying em sessão

por Anna Carolina Azêdo publicado 14/05/2026 11h38, última modificação 14/05/2026 11h38

Oito indicações foram aprovadas durante a sessão da Câmara Mirim de São Bento do Sul, ocorrida na quarta-feira (13). Duas escolas acompanharam as discussões dos vereadores e ainda conheceram as dependências da Casa Legislativa: Lúcia Tschoeke e Colégio Global.

O vereador João Vitor Malinowsky, através da indicação 20/2026, solicitou a compra e distribuição de novos materiais de educação física para as escolas municipais do município, a fim de possibilitar mais lazer aos alunos e melhorar a qualidade das aulas de educação física. “A renovação de materiais, como bolas, cones e cordas, garantirá atividades práticas melhores e mais dinâmicas para os alunos. Além disso, o esporte nas escolas ajuda a combater o sedentarismo e a melhoria da saúde física e mental dos estudantes”, comentou.

Já a indicação 20/2026, criada pela mirim Camila Grosskopf Friedrich, destinada ao Samae, solicita estudos para conter o processo de erosão da Rua Léo Franz, no bairro Mato Preto, próximo ao número 226. “O morador conta que, apesar dos reparos feitos pelo Samae por cerca de cinco vezes, o problema persiste e a erosão volta a se formar após alguns meses”, comentou. O vereador Lucas de Oliveira participou da discussão, reforçando o pedido. “A situação está feia. Não é algo aceitável, ainda mais na nossa cidade”, completou.

A indicação 24/2026, do vereador Felipe Krol Görtler,  pediu à Secretaria de Educação a aplicação da lei 4.485, que institui a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) e ao Cyberbullying. O adolescente disse que tinha a ideia de criar algo para o município, mas, durante as pesquisas, descobriu que já existe uma iniciativa semelhante, mas que não é colocada em prática. “Esse evento está na lei há cinco anos, e por que ainda não está funcionando? Peço que isso seja desenterrado e entre em vigor com essa indicação para que a gente saiba que São Bento do Sul está fazendo a sua parte no combate ao bullying. Nós prezamos pelo psicológico e bem-estar de todos”, disse.

A vereadora Sofia Rujanowsky, através da indicação 25/2026, solicitou a criação e implementação de ações informativas voltadas à divulgação dos direitos das crianças com Transtorno do Espectro Autista em São Bento do Sul. “Nem todos os pais conhecem os direitos garantidos, como acesso à educação inclusiva, apoio adequado, atendimento prioritário, acompanhamento na área de saúde e até carteira de emissão de identificação do transtorno. A divulgação clara e acessível dessas informações contribuirá para fortalecer as famílias, promover a conscientização da comunidade e garantir mais respeito, inclusão e igualdade de oportunidades”, afirmou.

Os mirins Sofia Rujanowsky, Felipe Krol Görtler e Lucas Oliveira participaram da Palavra Livre. Ao fim do encontro, a presidente Giulia Pollum comunicou que na próxima sessão, programada para o dia 10 de junho, haverá a eleição da nova mesa diretora. 

Projeto que altera o período de férias dos professores é aprovado

por Anna Carolina Azêdo publicado 12/05/2026 21h52, última modificação 12/05/2026 21h52

“Essa é uma luta dos professores. Em defesa dos direitos e da dignidade”, comunicou um cartaz, dentre tantos outros levantados no plenário da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, durante a sessão desta terça-feira (12). Mais de 100 profissionais da rede municipal de ensino, vestidos de preto, em sinal de luto, acompanharam de perto a discussão e aprovação do projeto 240/2026, que altera as férias dos docentes de 45 para 30 dias, mantendo os demais 15 dias como recesso remunerado. Seis vereadores foram favoráveis e quatro contra.

O artigo que será alterado é o 40, presente na Lei do Magistério 228/2001, sobre a previsão de 45 dias de férias. Entretanto, conforme o Executivo, a Constituição Federal e o artigo 89 do Estatuto dos Servidores, 30 dias de férias são concedidos a todos os servidores públicos, incluindo os professores. O projeto, então, busca tornar a lei única e sanar as diversas ações judiciais em massa por parte dos docentes, que estão cobrando os 15 dias excedentes de férias. O município aponta que a regularização trará economia aos cofres públicos.

Como o projeto foi tramitado em regime de urgência, não houve duas discussões, conforme prevê o regimento interno. Ainda assim, durante a única discussão, alguns parlamentares se manifestaram. A líder de governo, Terezinha Dybas, na defesa da matéria, citou que a ação não tem o intuito de desvalorizar o professor, mas sim, em contribuir com todo o município. “Nós, como vereadores, temos a obrigação de ver a cidade como um todo. O município precisa continuar atendendo a Saúde e a Educação, por exemplo”, comentou. O vereador Luiz Neri Pereira demonstrou apoio à fala da parlamentar e também afirmou que outros servidores da Prefeitura estão reivindicando a igualdade no período de descanso. “Diversas pessoas me cobraram a mudança. Eles entendem que essa isonomia é direito deles”, afirmou.

Contrários

Os vereadores Zuleica Voltolini, Rodrigo Vargas, Gilmar Pollum e Diego Niespodzinski, que votaram contra a aprovação do projeto, também se manifestaram na discussão. Voltolini, também servidora da rede municipal e que vive a rotina de sala de aula semanalmente, disse que os 45 dias foram um direito adquirido e que não faz sentido ser retirado. “Os profissionais do Magistério possuem esse direito há mais de 20 anos. E faço questão de destacar, sim, que há perda de direito quando se troca férias por recesso. Férias é um período de descanso garantido para recuperação física e emocional, mais ainda nos tempos de hoje, de quem vive diariamente a responsabilidade de ensinar, orientar e também educar”, citou.

O que diz o professor

Clarissa da Costa é professora da rede municipal de São Bento do Sul. Ela afirmou que, com a mudança, os profissionais não receberão o 1/3 das férias nem terão direito ao recesso. “Muitas vezes, a Secretaria de Educação usa o recesso para fazer a formação dos professores. Eles falam que não haverá mudança, mas vai mudar, sim. Cada vez mais o nosso tempo de descanso fica limitado”, comentou.

A profissional ressaltou que o tempo a mais de descanso é necessário, visto que a rotina em sala de aula é exaustiva. “Nós dizemos que a educação está uma bomba de problemas. São muitos alunos que demandam planejamento, precisamos nos envolver com documentação e outras questões administrativas, além da nossa saúde mental, algo que afeta professores de todo o Brasil. Esse descanso é fundamental”, citou.

Andamento da sessão

Por conta da extensão das discussões em volta do projeto 240, bem como a manifestação dos profissionais da Educação, algumas matérias que estavam presentes na pauta da sessão desta terça-feira ficarão para o próximo encontro, que acontece na quinta-feira (14).

 

Projeto de regulamentação nos cemitérios passa pelas comissões

por Anna Carolina Azêdo publicado 12/05/2026 17h02, última modificação 12/05/2026 17h02

Na busca de modernizar o uso e a administração dos cemitérios de São Bento do Sul, o Executivo propôs o projeto 246/2026, regulamentando os locais públicos e particulares e promovendo a atualização integral do regulamento vigente. A iniciativa passou pela reunião das comissões permanentes desta terça-feira (12), na Câmara de Vereadores, seguindo em tramitação após ser aprovada.

O projeto propõe a adoção de novos instrumentos de gestão, como a reorganização do regime de uso dos espaços, substituindo progressivamente os modelos antigos por permissões temporárias mais adequadas à realidade atual; regulamentação clara dos procedimentos de exumação, ossuário e reutilização de espaços, a fim de trazer transparência e segurança jurídica; a implementação de mecanismos de controle, cadastro e informatização dos registros, garantindo mais eficiência administrativa; e a compatibilização da legislação municipal com normas ambientais e sanitárias vigentes.

De acordo com o documento, a proposta deve criar soluções que permitem que o Município enfrente o problema de saturação nos cemitérios que já existem na cidade, possibilitando a criação de novos espaços, recadastramento e a adoção de medidas de racionalização do uso, garantindo que o direito das famílias e os princípios da Administração Pública sejam preservados.

O projeto passou pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Obras, Serviços Públicos, Indústria, Comércio, Agricultura, Transporte e Meio Ambiente.

Câmara participa de solenidade da Polícia Militar

por Anna Carolina Azêdo publicado 07/05/2026 15h48, última modificação 07/05/2026 15h48

Os vereadores Diego Niespodzinski, Gilmar Pollum, Zuleica Voltolini, Rodrigo Vargas e Luiz Neri Pereira participaram, na quarta-feira (7), da solenidade alusiva ao aniversário do 23º Batalhão da Polícia Militar, com diversos momentos marcantes e significativos, como a passagem de comando da unidade, do tenente-coronel PM Cremilson Veloso para o Major PM Everaldo Stanchack, a passagem para a reserva remunerada de Veloso, entre outros. O evento contou com a participação de outras autoridades, como o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Emerson Fernandes, e do comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, coronel José Luís Cavassin.

Durante as homenagens direcionadas ao tenente-coronel Veloso, o comando regional destacou a conduta de responsabilidade e compromisso durante a trajetória à frente do Batalhão. “Ele se destacou como líder que sempre pautou suas decisões pela ética e respeito com seus comandados, cultivando um ambiente de confiança, coesão e profissionalismo”, disse o texto, escrito à muitas mãos, segundo o protocolo.

Já o tenente-coronel, durante a fala de despedida, enalteceu o trabalho à frente do 23º Batalhão, que, segundo ele, rendeu bons momentos. “Estar aqui me trouxe muita alegria. Eu subia a serra feliz e trabalhava de forma vibrante. Tenho muito apreço por essa comunidade”, comentou. Veloso também falou sobre a passagem do comando para o major Stanchack, como é conhecido. “Eu o desejo muito sucesso. Acredito que todos que trabalharam com ele sabem da capacidade técnica e do seu esforço. Sei que ele vai fazer um excelente trabalho”, disse.

Na ocasião, também, alguns militares do Batalhão de São Bento do Sul foram agraciados com medalhas, brasões e outras condecorações. A vereadora Zuleica aproveitou a oportunidade para parabenizá-los pelos feitos à comunidade são-bentense. “Esse foi um momento de nós, vereadores, nos colocarmos à disposição da nossa Polícia Militar. A gente se emociona ao ver eles serem reconhecidos em suas atividades junto dos familiares em um momento tão nobre”, completou.

Destinação de recursos para o Planejamento e Agricultura é aprovada

por Anna Carolina Azêdo publicado 05/05/2026 20h57, última modificação 05/05/2026 20h57

Projetos, moções e certificados de regularidade foram aprovados na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, ocorrida nesta terça-feira (5). O encontro contou com a presença massiva dos professores pertencentes à rede municipal, que, com cartazes, pediram o voto contrário ao projeto 240/2026, alterando as férias dos docentes de 45 para 30 dias.

Logo no princípio da reunião, o primeiro secretário Diego Niespodzinski leu um ofício de origem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Bento do Sul, em resposta ao projeto 237/2026, que altera o artigo 1º da Lei 2.515, de 24 de março de 2010, fixando o valor da RPV (Requisição de Pequeno Valor). Ele indica a necessidade de mais debate e aprofundamento da matéria antes da aprovação, pedindo, também, a retirada do regime de urgência para que haja diálogo com a classe envolvida no projeto e outros esclarecimentos.

Ordem do Dia

No total, três projetos passaram por segunda discussão e consequente aprovação, como o 231/2026, realocando recursos, através do convênio simplificado firmado com o Estado de Santa Catarina, destinando-os à Secretaria de Planejamento e Urbanismo, a fim de pavimentar um trecho da Estrada Fundão que liga ao bairro Mato Preto, e à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ajustando orçamentos relacionados ao Programa Pet Levado a Sério. De acordo com o documento, R$ 200 mil serão repassados, sendo R$ 100 mil para o Planejamento e Urbanismo e R$ 100 mil para a Agricultura e Meio Ambiente. “Esse trecho na Estrada Fundão tem mais de dois quilômetros”, comentou Terezinha sobre a primeira destinação de R$ 100 mil.

Outro projeto aprovado, mas de iniciativa Legislativa, foi o 76/2026, de autoria dos vereadores Terezinha Dybas e Marcelo Quost. Ele denomina a Unidade de Saúde da Vila União, no bairro Oxford, de Belisario Ampuero Vasquez. De acordo com Dybas, o homenageado, boliviano de nascença, atuou como médico em São Bento do Sul por décadas, de 1975 a 2015, quando faleceu.  Doutor Belisario, como era conhecido, atuou como médico do trabalho, médico de trânsito e clínico geral, mas foi reconhecido no município pelo atendimento na ginecologia e obstetrícia. “Belisario destacou-se como um médico dedicado, de mãos habilidosas e olhar atento, capaz de realizar diagnósticos precisos por meio do exame clínico e de uma escuta verdadeiramente humana”, disse Terezinha. A esposa do médico, Aglaé Ampuero, participou da sessão e acompanhou a aprovação de perto. A vereadora, durante o uso da palavra, agradeceu a presença dela.

Já em primeira discussão, no total, seis projetos foram pautados. Um deles foi o 233/2026, com a finalidade de autorizar o Executivo a abrir um crédito adicional especial para dar continuidade às ações da política de Assistência Social. O valor total é de R$ 131.870,86. “Há quem pense que os recursos vindos para a Assistência Social vêm do Governo Federal, mas não é bem assim. Cerca de 95% desses recursos são bancados pelos munícipes de São Bento do Sul”, comentou o presidente Gilmar Pollum.

Os vereadores Luz Neri Pereira, Rodrigo Vargas, Zuleica Voltolini, Diego Niespodzinski, Gilmar Pollum e Terezinha Dybas participaram da Palavra Livre desta sessão.

Projeto de incentivo aos idosos é aprovado nas comissões

por Anna Carolina Azêdo publicado 05/05/2026 17h09, última modificação 05/05/2026 17h09

Visando incentivar as empresas a contratarem e incluírem os idosos no ambiente de trabalho, a vereadora Cátia Friedrich propôs o projeto 73/2026, criando o Programa Selo de Qualidade 60+ em São Bento do Sul. A iniciativa passou pela reunião das comissões permanentes desta terça-feira (5), permanecendo em tramitação após ser aprovada pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, e Obras, Serviços Públicos, Indústria, Comércio, Agricultura, Transporte e Meio Ambiente.

O projeto está embasado no artigo 230 da Constituição Federal, que impõe ao Estado o dever de amparar as pessoas idosas e assegurar a participação delas na comunidade, além do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003) e a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994),que reforçam a obrigação do Poder Público a fomentar políticas que garantam a autonomia, a integração social e a participação efetiva da população idosa na vida econômica e comunitária.

Segundo o documento, quando a iniciativa for aprovada, o Executivo irá definir o regulamento para que as empresas do município garantam o título, além da fiscalização.

O selo, de acordo com a justificativa do projeto, é um instrumento de incentivo moral e reconhecimento público, alinhado aos princípios da livre iniciativa, da função social da empresa e da valorização do trabalho humano, funcionando como um agente de divulgação institucional, publicitária e promocional.  Ele não irá criar obrigações compulsórias à iniciativa privada nem instituir benefícios financeiros, renúncia de receita ou despesas obrigatórias ao Município.

Projeto para regulamentação das fossas sépticas é aprovado

por Anna Carolina Azêdo publicado 30/04/2026 11h09, última modificação 30/04/2026 11h09

A última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul de abril, ocorrida nesta quinta-feira (30), contou com a aprovação de certificados de regularidade, além de projetos de lei.

Um dos projetos aprovados em segunda discussão foi o 212/2026, regulamentando a destinação dos resíduos das fossas sépticas, ou seja, do sistema de tratamento de esgoto utilizado em locais onde não há acesso à rede pública. O projeto é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) e irá estabelecer uma base legal para que a autarquia possa receber, tratar e destinar adequadamente os efluentes das fossas sépticas, enviados pelas empresas especializadas e cadastradas, conhecidas como “limpa-fossa”. Com a aprovação, o Samae poderá continuar cobrando uma taxa das empresas que executam o serviço, algo que já estava em andamento, mas sem regulamentação. “O valor dessa taxa é de cerca de R$ 18 reais. Lembrando que não haverá nenhuma cobrança ao munícipe, somente à empresa”, frisou a vereadora e líder de governo, Terezinha Dybas.

De iniciativa Legislativa, outro projeto aprovado foi o 70/2026, de autoria da vereadora Zuleica Voltolini, denominando Waldemar Schier Rua do município. O local, situado no bairro Cruzeiro, faz esquina com a Rua Heinz Weber. O cidadão homenageado levou uma vida simples, mas repleta de trabalho. “Ele foi caminhoneiro autônomo por 15 anos, eletricista automotivo na Oficina Auto Elétrica Trevo e, posteriormente, eletricista de manutenção na Oxford Porcelanas, onde trabalhou por 14 anos até sua aposentadoria”, comentou Voltolini.

Já em primeira discussão somente o projeto 231/2026 foi pautado. Ele busca realocar recursos, através do convênio simplificado firmado com o Estado de Santa Catarina, para a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, a fim de pavimentar um trecho da Estrada Fundão que liga ao bairro Mato Preto, e para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ajustando orçamentos relacionados ao Programa Pet Levado a Sério. “O valor total é de R$ 200 mil: R$ 100 mil para o Planejamento e Urbanismo e R$ 100 mil para a Agricultura e Meio Ambiente”, afirmou Dybas.

Os vereadores Vilson da Silva, Terezinha Dybas, Rodrigo Vargas, Zuleica Voltolini, Joelmir Bogo, Diego Niespodzinski, Cátia Friedrich, Gilmar Pollum e Luiz Neri Pereira participaram da Palavra Livre. 

Câmara Mirim visita Prefeitura Municipal

por Anna Carolina Azêdo publicado 30/04/2026 09h21, última modificação 30/04/2026 09h21

Com o objetivo de entender e conhecer mais sobre o funcionamento do Poder Executivo, os vereadores mirins da Câmara Municipal de São Bento do Sul visitaram o gabinete da Prefeitura são-bentense na quarta-feira (29) para uma conversa com o prefeito Antonio Tomazini.

Na oportunidade, os jovens puderam se inteirar sobre as iniciativas da Prefeitura para a população, como obras já prontas, em desenvolvimento e futuras, além de mais informações sobre a cidade. Alguns parlamentares fizeram perguntas específicas sobre as atuais obras, como a revitalização da Avenida São Bento e da Rua Mathias Nossol, no bairro Serra Alta. Eles também questionaram o prefeito sobre alguns desafios relacionados ao comando de uma Prefeitura. “Tudo precisa ser feito com muita responsabilidade, pois estamos sendo monitorados pelo Tribunal de Contas do Estado”, comentou. Por fim, Tomazini disparou: “a profissão atual de vocês é estudante. Por isso, façam-a bem e estudem, pois esse é o melhor caminho para um futuro promissor.”

Para o vereador mirim João Vitor Malinowsky, todos os assuntos abordados no encontro foram interessantes, em especial os investimentos para a cidade. “O Parque da Promosul e o Ecoparque 2 me chamaram mais atenção. Foi uma oportunidade para a gente aprender várias coisas diferentes”, completou. 

Projeto que destina R$ 2 milhões à Educação é aprovado em sessão

por Anna Carolina Azêdo publicado 28/04/2026 20h53, última modificação 28/04/2026 20h53

Vereadores se reuniram nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal de São Bento do Sul, para mais uma sessão ordinária, aprovando e discutindo projetos.

Logo no início da sessão, a vereadora e líder de governo, Terezinha Dybas, entregou dois requerimentos que pediam urgência na tramitação de dois projetos: o 237/2026, alterando o artigo 1º da Lei 2.515, de 24 de março de 2010, que fixa o valor da RPV (Requisição de Pequeno Valor); e o 240/2026, que altera a redação da Lei 945, de 28 de maio de 2004, relacionado às férias dos professores da rede municipal. Todos os parlamentares foram favoráveis ao primeiro requerimento e seis foram favoráveis ao segundo, com exceção de Rodrigo Vargas, Diego Niespodzinski e Zuleica Voltolini. Com a aprovação de ambos os documentos, os projetos deverão ser votados dentro de 30 dias.

Em discussão

Quatro projetos foram aprovados nesta sessão, como o 222/2026, unificando os cargos de Odontólogo e Odontólogo - Estratégia Saúde da Família (ESF). De acordo com o documento, a Secretaria de Saúde do município identificou inconsistências sobre o cargo, além de entrar em consenso que ambos possuem a mesma finalidade e atribuições, podendo ser cumprida através de um único cargo. Antes, segundo a líder de governo e vereadora Terezinha Dybas, havia diferenciação das funções, já que existiam as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as ESF. “Passado o período de pandemia, as unidades que não eram Estratégia da Família agora são”, completou Dybas.

Outro aprovado em segunda discussão foi o 224/2026, que propõe a suplementação de R$ 2 milhões, oriundos da Complementação Anual por Aluno (VAAR), do Ministério da Educação. O valor será utilizado na aquisição de móveis e equipamentos para as unidades que estão passando por ampliação e reforma, como quadros escolares, aparelhos de ar-condicionado e outros. “Essas suplementações estão vindo de forma parcelada, de um total de R$ 8 milhões”, também citou Terezinha.

Já em primeira discussão, no total, cinco projetos foram pautados, como o 212/2026, buscando regulamentar a destinação dos resíduos das fossas sépticas, ou seja, do sistema de tratamento de esgoto utilizado em locais onde não há acesso à rede pública. A iniciativa, que é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), pretende estabelecer uma base legal para que a autarquia possa receber, tratar e destinar adequadamente os efluentes das fossas sépticas, enviados pelas empresas especializadas e cadastradas, conhecidas como “limpa-fossa”. “O Samae cobra uma taxa das empresas que fazem a limpeza. Com a aprovação, a cobrança da tarifa poderá ser regulamentada”, citou a líder de governo. “Esse projeto já estava em andamento, só ainda não estava regulamentado”, completou o vereador Vilson da Silva.

Por conta da extensão do encontro, não houve Palavra Livre na sessão. 

Mudanças na Emhab são aprovadas nas comissões

por Anna Carolina Azêdo publicado 28/04/2026 17h45, última modificação 28/04/2026 17h45

O Sistema de Pontuação da Empresa Municipal de Habitação (Emhab), feito durante o cadastro na autarquia, vai passar por atualizações em breve. Foi aprovado na reunião das comissões permanentes da Câmara Municipal de São Bento do Sul, nesta terça-feira (28), o projeto 229/2026, que altera a lei 1.714, de 20 de novembro de 2006, atualizando o critério.

De acordo com a pasta, viu-se a necessidade de ajustar as regras já existentes, possibilitando uma melhor identificação das situações de vulnerabilidade social, além da ampliação de oportunidades de acesso às políticas habitacionais. A pontuação será somada de forma igualitária, garantindo isonomia aos munícipes. Outras inclusões também foram feitas, como a ampliação do conceito de deficiências, além de situações como o desabrigo, violência doméstica, famílias chefiadas por mulheres e a presença de crianças.

A iniciativa promete aperfeiçoar as regras já existentes, tornando-os mais condizentes com a realidade social das famílias cadastradas no sistema. A operação, segundo a justificativa do projeto, deve trazer mais justiça, transparência e inclusão.

O projeto foi aprovado pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; e Obras, Serviços Públicos, Indústria, Comércio, Agricultura, Transporte e Meio Ambiente, seguindo em tramitação para votação na sessão ordinária. 

Projeto para investimento na Educação é discutido em sessão

por Anna Carolina Azêdo publicado 23/04/2026 20h58, última modificação 23/04/2026 20h58

A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, ocorrida nesta quinta-feira (23) por conta do feriado da última terça-feira (21), contou com a aprovação de moções, certificados de regularidade e a primeira discussão de projetos de lei. O encontro contou com a visita de integrantes da Associação Norte Catarinense dos Portadores de Parkinsonismo.

No total, cinco projetos entraram em primeira discussão, como o 224/2026, propondo a suplementação de R$ 2 milhões, oriundos da Complementação Anual por Aluno (VAAR), proveniente do Ministério da Educação. O valor será utilizado na aquisição de móveis e equipamentos para as unidades que estão passando por ampliação e reforma, como quadros escolares, aparelhos de ar-condicionado e outros. “Mais um ou dois projetos virão para destinar os valores, pois a Secretaria de Educação foi contemplada com quase R$ 8 milhões”, completou a vereadora e líder de governo, Terezinha Dybas.

Em seguida, outro projeto foi discutido: o 225/2026, autorizando a celebração de parceria para consecução de finalidades de interesse público e recíproco com a Associação de Produtores Rurais de São Bento do Sul (Aprossul). A Associação desempenha um papel importante em apoio aos agricultores do município, promovendo ações de capacitação, logística, comercialização e integração das políticas públicas voltadas ao setor. “A renovação da cessão vai possibilitar que todas essas atividades continuem sendo desenvolvidas”, completou Dybas. “A Aprossul faz um excelente trabalho aqui em São Bento. Nada mais justo do que dar um espaço maior a eles”, contribuiu o vereador Gilmar Pollum.

Outras iniciativas também discutidas foram os projetos 226 e 227/2026, ambos com o mesmo propósito. Eles buscam realocar recursos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação aos professores da rede municipal para o pagamento de despesas com pessoal da escola integral criadas no final de 2025 e início de 2026.

Os vereadores Joelmir Bogo, Zuleica Voltolini, Cátia Friedrich, Diego Niespodzinski, Terezinha Dybas, Gilmar Pollum, Luiz Neri Pereira e Rodrigo Vargas participaram da Palavra Livre desta reunião.

Pedido de manutenção das bocas de lobo da SC-418 passa nas comissões

por Anna Carolina Azêdo publicado 23/04/2026 17h09, última modificação 23/04/2026 17h09

A fim de minimizar possíveis perigos aos usuários da Rodovia dos Móveis, a SC-418, entre os bairros Mato Preto e Oxford, a vereadora Terezinha Dybas protocolou a moção de apelo 85/2026 na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, endereçada ao Governo de Santa Catarina, pedindo de forma emergencial a análise e manutenção dos bueiros/bocas de lobo distribuídos em um trecho de 3km. O apelo passou pela reunião das comissões permanentes desta quinta-feira (23), continuando em tramitação.

De acordo com a parlamentar, a Rodovia dos Móveis possui um grande fluxo de veículos diariamente, além de um grande número de pedestres. A falta de manutenção nos bueiros pode oferecer perigo aos frequentadores. “Por isso, faço o apelo ao Governo do Estado para que, dentro das possibilidades, sejam tomadas providências acerca da situação, garantindo a segurança dos usuários”, citou.

A moção passou pela comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e será votada também na sessão desta quinta-feira. 

Conscientização sobre o autismo é tema na Tribuna Popular

por Anna Carolina Azêdo publicado 14/04/2026 21h23, última modificação 14/04/2026 21h23

Vereadores se reuniram em mais uma sessão ordinária, nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal de São Bento do Sul, para discutir e votar diversos projetos de lei

Dois projetos entraram em segunda discussão e votação. Um deles é o 214/2026, alterando a lei 4.203, de 23 de dezembro de 2019, sobre a estrutura administrativa do Poder Executivo, além da lei 3.853, de 07 de dezembro de 2017. O objetivo é criar cargos de chefia vinculados a áreas estratégicas da Administração, como o Chefe de Divisão de Consultas de Viabilidade e Alvarás, responsável pela coordenação das atividades relacionadas ao sistema municipal de análise de viabilidade e aos procedimentos vinculados à emissão de alvarás e fiscalização de posturas. O outro cargo será de Chefe de Divisão de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista (Tea) e Altas Habilidades/Superdotação, a fim de fortalecer a articulação intersetorial das políticas públicas voltadas à inclusão e à garantia de direito dessas pessoas. “Serão dois cargos comissionados que estão dentro do que determina a lei. Essas duas funções serão importantes”, completou a vereadora e líder de governo, Terezinha Dybas.

Em primeira discussão, no total, quatro projetos entraram em pauta, como o 220/2026, que abre um crédito suplementar de R$ 425 mil para a reforma do Centro Cultural Dr. Genésio Tureck. Atualmente, o espaço está interditado por questões estruturais, especialmente no telhado. O projeto aponta diversos pontos de infiltração no telhado por conta do tempo e das chuvas, o que também acabou prejudicando a estrutura interna, como as paredes, placas de gesso, equipamentos e áreas utilizadas para apresentações e atividades culturais. Cerca de R$ 425 mil serão utilizados para a reforma do espaço. “O local é privilegiado e com várias apresentações. Com certeza, com ele reformado, serão inúmeras atrações que nós poderemos acompanhar. É importante que tenhamos este local bem preservado”, afirmou o vereador Rodrigo Vargas.

Outro projeto discutido, de iniciativa Legislativa e de autoria da vereadora Terezinha Dybas, denomina Leide Alessandra Rauen Martins o Ginásio de Esportes da Escola Alexandre Alfredo Garcia, no bairro Boehmerwald. O espaço está sendo construído e, quando for inaugurado, já terá o nome da homenageada. “Ela foi uma pessoa muito importante na comunidade”, disse a proponente.

Tribuna Popular

A sessão desta terça-feira contou com a Tribuna Popular da pedagoga Débora Aniaia Ferreira da Silva, falando mais sobre o Abril Azul, que é o mês de conscientização do autismo. Ela, que é mãe atípica, fez questão de falar sobre os obstáculos diários, especialmente a falta de conscientização da causa. “Ainda existe muita desinformação , julgamentos e falta de compreensão. Muitas famílias se sentem sozinhas e muitas crianças ainda não recebem o acolhimento que precisam na escola e na sociedade”, afirmou.

Débora entende que uma das armas mais poderosas para combater a desinformação é se comunicar. “Quando você fala sobre o autismo, você ajuda a quebrar preconceitos, mostra que o transtorno não define a criança, incentiva o olhar mais humano ou sensível, fortalece a parceria entre escola e família, além de defender os direitos da criança”, citou. Para completar, a pedagoga disse: “A criança com autismo não precisa se encaixar no mundo; o mundo é que precisa acolhê-la.”

Por conta da extensão do encontro, a Palavra Livre foi suspensa. 

Câmara Mirim pede revitalização no Centro de São Bento do Sul

por Anna Carolina Azêdo publicado 09/04/2026 14h19, última modificação 09/04/2026 14h19

A sessão da Câmara Mirim de São Bento do Sul, ocorrida na quarta-feira (8), foi marcada por diversas discussões. No total, oito indicações foram aprovadas por unanimidade.

Uma das propostas é a indicação 12/2026, de autoria de Manuela Prestes, pedindo à Secretaria de Administração ao Departamento Jurídico do Executivo a possibilidade de conceder 50% de desconto na tarifa do transporte coletivo para pessoas com idade entre 60 e 64 anos. “Hoje, a gratuidade é concedida apenas para quem tem mais de 65 anos ou mais, porém, é importante lembrar que uma pessoa já é considerada idosa a partir dos 60 anos. Muitas pessoas nessa idade ainda trabalham, precisam se deslocar para consultas médicas, fazer compras ou participar de atividades do dia a dia. O custo do transporte pode acabar sendo um peso no orçamento”, comentou. A ideia, segundo a mirim, foi baseada em um projeto proposto na Câmara Municipal de Balneário Camboriú.

O vereador João Vitor Ponte também colocou em discussão a indicação 16/2026, solicitando à Secretaria de Obras estudos técnicos para a revitalização e nova pintura da Praça Luiz Vasconcelos, atrás da Banca Gibi, no Centro da cidade. Ele enfatizou que o local está pichado e desgastado, o que compromete a estética, a segurança e o lazer do usuário. “A aplicação de uma nova pintura, de melhorias estruturais no telhado são essenciais para desenvolver à comunidade um local limpo e seguro para a convivência. Essa revitalização é fundamental para manter São Bento do Sul organizada”, afirmou. A vereadora Sofia Rujanowsky contribuiu ao diálogo, afirmando que o espaço precisa estar adequado para o lazer da comunidade. “Quando vem turistas para a cidade e eles visitam os pontos, esteticamente isso fica muito feio”, completou.

Durante a sessão, também, a presidente Giulia Pollum fez uma moção de apelo ao Governo Federal e ao Executivo municipal, solicitando a restauração e reforma integral da Estação Ferroviária de Rio Natal. De acordo com a mirim, o local, construído na década de 1910, é um pedaço que conta a história da cidade. “Na época, ela foi fundamental no contexto das locomotivas à vapor. Era um ponto estratégico da antiga ferroviária, ajudando diretamente no crescimento da nossa região. Existe uma responsabilidade legal em preservá-la, mas o que vemos hoje é o contrário disso: o prédio apresenta sinais claros de deterioração. Partes importantes da estrutura e arquitetura estão sendo perdidos”, comentou.

Os vereadores Manuela Prestes, Sophia Bollmann, Isabel Cordeiro, João Vitor Ponte e Giulia Pollum participaram da Palavra Livre da reunião.

Câmara vota projetos em sessão ordinária

por Anna Carolina Azêdo publicado 07/04/2026 18h42, última modificação 07/04/2026 18h42

A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta terça-feira (7) contou com discussões e aprovações de projetos. Também, neste encontro, o vereador Luiz Neri Pereira assumiu a cadeira do Legislativo, antes ocupada pelo suplente Luiz da Luz.

Logo no princípio da sessão, o primeiro secretário Diego Niespodzinski leu uma representação protocolada pelo Executivo municipal, sobre suposta infração político-administrativa por parte do presidente do Legislativo, Gilmar Pollum. Em seguida, os nove vereadores votaram favoráveis pelo recebimento da denúncia. Pollum não pôde votar justamente pelo envolvimento na representação. Com a aprovação, o documento será encaminhado para a comissão de Ética do Legislativo, seguindo para análise e acompanhamento.

Aprovado

Um projeto passou por segunda discussão e aprovação: o 218/2026, que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito especial e anular dotação no orçamento de 2026, a fim de incluir um elemento de despesa específico, destinado à realização de contratações por tempo determinado (ACTs), no valor de R$ 100 mil. “O orçamento já está na Secretaria de Saúde, mas haverá uma adequação para a contratação dos ACTs”, comentou a vereadora e líder de governo, Terezinha Dybas.

Primeira discussão

No total, três projetos de lei foram discutidos pela primeira vez em sessão, como o 215/2026, do Executivo, alterando a lei 3.853, de 7 de dezembro de 2017, sobre a criação de funções gratificadas da Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração, através da Ouvidoria, e do Departamento de Controle Interno. Segundo o documento, a proposta pretende criar funções gratificadas para servidores responsáveis pela coordenação e acompanhamento das atividades das Unidades de Saúde (UBS), Centro de Especialidades Médicas e outros. “Essas pessoas serão responsáveis pelos atendimentos burocráticos e administrativos, além da função que já desempenha”, exemplificou Dybas. “Eu vejo que é importante valorizar o servidor público que já está há anos na função. Com mais pessoas trabalhando e buscando essa qualidade de atendimento, conseguiremos melhorar as condições aos nossos cidadãos”, também contribuiu a vereadora Zuleica Voltolini.

Os vereadores Gilmar Pollum, Rodrigo Vargas, Terezinha Dybas, Zuleica Voltolini, Luiz Neri Pereira, Joelmir Bogo e Cátia Friedrich participaram da Palavra Livre desta terça-feira.

 

Projeto de revitalização do Centro Cultural entra nas comissões

por Anna Carolina Azêdo publicado 06/04/2026 17h09, última modificação 06/04/2026 17h09

A revitalização do Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, interditado por questões estruturais, especialmente no telhado, poderá ser iniciada em breve. Foi aprovado na reunião das comissões permanentes, ocorrida nesta segunda-feira (6), o projeto 220/2026, que abre um crédito suplementar de R$ 425 mil para a reforma do espaço.

De acordo com o projeto, o telhado apresenta diversos pontos de infiltração por conta do tempo e das chuvas, o que também acabou prejudicando a estrutura interna, como as paredes, placas de gesso, equipamentos e áreas utilizadas para apresentações e atividades culturais. “Se as medidas necessárias não forem tomadas com urgência, isso poderá resultar em custos ainda maiores para o município”, destacou o documento.

O Centro Cultural passou por uma reforma no telhado em 2012, com a instalação de seis tesouras metálicas. Após 14 anos, outras estruturas metálicas serão colocadas na parte superior, substituindo a madeira.

O projeto foi aprovado pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Educação, Cultura, Desporto e Turismo; e Finanças, Contas e Orçamento. A vereadora Zuleica Voltolini, durante a discussão, disse que o projeto precisa ser aprovado o quanto antes, visto que a cidade conta com o Centro Cultural para as atividades de lazer da população. “O processo precisa ser agilizado, pois a época de chuva está se aproximando, dificultando a reforma, e os eventos precisam acontecer”, comentou.

Câmara prestigia missa dos santos óleos em Oxford

por Anna Carolina Azêdo publicado 02/04/2026 11h46, última modificação 02/04/2026 11h46

Os dez vereadores da Câmara Municipal de São Bento do Sul participaram, na noite de quarta-feira (1), da missa dos santos óleos, ocorrida na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Oxford.

A celebração tem o objetivo de abençoar os óleos sagrados que serão utilizados nos sacramentos durante o ano, além de promover aos sacerdotes uma renovação de promessas junto ao arcebispo, aquele que lidera uma arquidiocese. O momento contou com a presença do arcebispo Dom Francisco Carlos Bach, que está à frente da arquidiocese de Joinville, além de outros diversos sacerdotes.

Para o presidente da Câmara Municipal, Gilmar Pollum, a missa foi emocionante. “Foi algo diferente e marcante, nos fazendo refletir como líderes do povo em São Bento do Sul. Quem tiver a oportunidade de ir a uma missa assim, deve ir”, comentou. 

Procuradoria da Mulher alcança quase 500 pessoas em palestras

por Anna Carolina Azêdo publicado 01/04/2026 10h57, última modificação 01/04/2026 10h57

As palestras promovidas pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul estão alcançando diversas pessoas, em especial, os jovens. A equipe está levando a conscientização para todas as escolas do município e até de outras cidades. Na última semana, por exemplo, a procuradora e vereadora Cátia Friedrich, junto com o assessor parlamentar Geremias Alves, foram convidados para palestrar para mais de 100 adolescentes da Escola Frederico Guilherme Giese, na Câmara de Piên - PR.

De acordo com Cátia, a conversa foi proveitosa, pois os alunos foram atenciosos e participativos. “Eles nem piscaram durante a palestra”, brincou. Assuntos como os tipos de violência sofridos pela mulher, a Lei Maria da Penha e a brutalidade de um feminicídio foram abordados. “O município de Piên passou por uma situação delicada envolvendo o assunto em 2025, através do caso de Rosicler Pieckocz, morta pelo ex-companheiro, o Leonides Maahs. Palestrar para aqueles jovens foi importante, a fim de mostrar que eles devem seguir bons exemplos”, completou.

A Procuradoria da Mulher, além do ambiente educacional, também promove palestras nas empresas. Até o mês de março de 2026, de acordo com a procuradora, cerca de 500 pessoas participaram dos encontros neste ano. A agenda segue aberta para novas conversas. Basta contatar a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul através do telefone (47) 3633-4446, que também é WhatsApp.

Procuradoria promove mais um encontro sobre desafios da obesidade

por Anna Carolina Azêdo publicado 27/03/2026 17h31, última modificação 27/03/2026 17h31

A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul promoveu, na última quarta-feira (25), o segundo encontro “Obesidade e Desafios”, no plenário da Câmara Municipal, atraindo pessoas de outras cidades, como Guaramirim, Mafra e Joinville.

A reunião contou com um diálogo e dinâmicas. Profissionais, como Vera Martins Araujo, da Associação de Apoio as Pessoas com Obesidade Mórbida de Santa Catarina (Assobesimor), a nutricionista Leticia Pimentel e o psicólogo Geremias Alves abordaram diversos assuntos relacionados à obesidade, uma doença que afeta mais de 30% da população brasileira, segundo dados da Federação Mundial da Obesidade. Na ocasião, também os vereadores Rodrigo Vargas e Cátia Friedrich trouxeram relatos pessoais sobre a luta com o sobrepeso.

Cátia Friedrich, também procuradora da Mulher da Câmara de São Bento do Sul, afirmou que uma das missões da Procuradoria é refletir sobre a autoestima feminina, que está totalmente ligada à obesidade. “Muitas vezes, a mulher mantém um relacionamento tóxico porque tem autoestima baixa”, exemplificou.

Câmara Mirim participa de capacitação promovida pela Alesc

por Anna Carolina Azêdo publicado 27/03/2026 14h17, última modificação 27/03/2026 14h17

Os vereadores mirins da Câmara Municipal de São Bento do Sul participaram do seminário de Iniciação do Vereador Mirim, na Câmara de Rio Negrinho, promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), focado na região do Planalto Norte. Adolescentes de Rio Negrinho, Mafra e Itaiópolis também participaram do evento, ocorrido na quarta-feira (25).

Na ocasião, os jovens participaram de palestras que abordaram a função de cada poder, com ênfase no legislativo. Além da teoria, todos colocaram as ideias em prática, idealizando e expondo problemas e soluções para cada cidade. Ao fim da última palestra, os vereadores usaram a tribuna, treinando a oratória para propor os projetos. Giulia Pollum, atual presidente da Câmara Mirim, disse que a experiência foi única, repleta de aprendizagem e proximidade com os colegas. “Com as dinâmicas feitas, tive oportunidade de me aproximar ainda mais deles. Além disso, o treinamento me ajudou a entender melhor o Poder Legislativo”, completou.

Para uma das coordenadoras da Câmara Mirim, Maria Rosa da Silva, que acompanhou os jovens na capacitação, o ensinamento deixado rendeu diversos resultados positivos. “A iniciativa contribui para o fortalecimento da educação cidadã e para a formação de uma consciência política alinhada aos valores democráticos e institucionais”, destacou.

Projeto para manutenção de estradas rurais é aprovado

por Anna Carolina Azêdo publicado 26/03/2026 11h46, última modificação 26/03/2026 11h46

A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, ocorrida na manhã desta quinta-feira (26), contou com a aprovação de projetos em segunda discussão, além de quebra de interstício. Logo no início da sessão, a vereadora e líder de governo, Terezinha Dybas, pediu que o projeto 217/2026 entrasse em primeira discussão e fosse votado em sessão extraordinária pela urgência da tramitação.

Dentre os projetos aprovados está o 211/2026, autorizando o Executivo a abrir um crédito especial para pagar despesas do exercício anterior relacionadas às obras de pavimentação asfáltica de vias do município no valor de R$ 157.897,62. “Há, por exemplos, ruas que foram asfaltadas, mas não foram finalizadas. Este orçamento ficou, então, destinado ao exercício seguinte”, explicou Dybas.

Outra iniciativa aprovada é o projeto 213/2026, que irá criar mais cargos e aumentar vagas para servidores efetivos. O documento aponta que o cargo de Engenheiro Eletricista será criado, buscando atender as secretarias de Planejamento e Urbanismo e Obras, especialmente no setor de iluminação pública. Para atuar nas obras da cidade, atualmente, é necessário contratar um serviço terceirizado, o que gera mais despesas à Prefeitura. “Todas as obras necessitam de um engenheiro elétrico, e agora, todas as obras poderão ser atendidas”, disse a líder de governo. O vereador Luiz da Luz, que também é eletricista, citou que o novo cargo terá diversas e importantes atribuições: “o engenheiro eletricista vai elaborar, planejar, executar, fiscalizar, supervisionar e assumir a responsabilidade técnica. Em nossa categoria é importante que uma pessoa qualificada esteja à frente”. Quanto a ampliação de vagas, haverá acréscimo de um engenheiro civil e um arquiteto e urbanista, reforçando a equipe municipal de Urbanismo.

Solicitado e acatado, o projeto 217 passou pela primeira discussão dos vereadores. Ele autoriza que o Poder Executivo Municipal contrate operação de crédito com o Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S/A), a fim de aderir ao Programa Estrada Boa Rural, iniciativa instituída pelo Governo de Santa Catarina, focada na infraestrutura viária rural. O crédito, com o valor de até R$ 8 milhões, pretende melhorar as estradas rurais de São Bento do Sul, garantindo melhorias na mobilidade pelo interior, fortalecendo a produção agrícola e viabilizando mais condições de escoamento da produção rural. “Investir em estradas rurais é um avanço para São Bento do Sul e na melhora da qualidade de vida de quem habita nessas localidades”, comentou o vereador Diego Niespodzinski.

Um dos projetos em primeira discussão foi o 218/2026, em que o Executivo pede autorização para abrir um crédito especial para incluir um elemento de despesa específico, destinado à realização de de contratações por tempo determinado, no valor de R$ 100 mil. “Ele será destinado ao Fundo Municipal de Saúde e não trará nenhuma despesa extra, sendo apenas uma adequação de contas. O valor será para a contratação de Pessoal por Tempo Determinado (ACT)”, informou Terezinha.

Os vereadores Rodrigo Vargas, Cátia Friedrich, Joelmir Bogo, Luiz da Luz, Zuleica Voltolini, Terezinha Dybas e Vilson da Silva participaram da Palavra Livre desta sessão. Todos que usaram a tribuna parabenizaram o vereador Luiz da Luz pelo trabalho executado pelo período de mais de um ano na Câmara Municipal. A partir de abril, quem assume a cadeira é o vereador titular, Luiz Neri Pereira, que estava como secretário do Departamento de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal.

Sessão extraordinária

Seguindo a quebra de interstício, o projeto 217 seguiu para segunda discussão e aprovação por unanimidade. 

Ações do documento