Câmara aprova projeto que vai beneficiar Pré-Escola do bairro Boehmerwald
A primeira sessão de julho da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul foi marcada por diversas discussões e aprovações dos projetos do Executivo e Legislativo.
Os vereadores votaram sobre a mudança para Regime de Urgência para o Projeto de Lei do Executivo 66/2025, que dispõe sobre o Programa ‘Sou Autista’, aprovando-o.
Um dos projetos aprovados após a segunda discussão foi o 72/2025, do Executivo, que autoriza a realocação orçamentária na Secretaria de Educação, a fim de garantir o pagamento da obra da Pré-Escola Vereador Alexandre Garcia, no bairro Boehmerwald, com o valor de R$ 400 mil. “O valor contempla a ampliação de oito salas de aula e o ginásio. Futuramente essa escola pode virar integral e, pensando nisso, as adequações serão feitas”, comentou o vereador e líder de governo Joelmir Bogo.
Dentre os projetos em primeira discussão está o 78/2025, que pretende instituir o Roteiro Estrada Imperial Dona Francisca em São Bento do Sul, com o objetivo de valorizar e fomentar o potencial turístico, cultural, histórico e gastronômico que envolve a localidade. A execução do roteiro será de responsabilidade da Fundação Cultural e do Departamento de Turismo. “Sendo aprovada essa lei, ela irá autorizar que o Executivo faça investimentos, bem como divulgue esse roteiro. Tudo isso será feito respeitando a questão ambiental da região”, enfatizou Bogo.
De iniciativa Legislativa entrou o projeto 30/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, que institui a Política Municipal de combate à obesidade em São Bento do Sul, através do desenvolvimento de ações, projetos e programas que combatam a obesidade, redução de peso, conscientização e enfrentamento da gordofobia no município. “Ele também visa assegurar que as pessoas obesas podem ter os mesmos direitos que os demais, incluindo o acesso pleno e sem constrangimentos aos direitos à saúde, cultura, lazer, transporte e trabalho”, comentou a parlamentar.
Participaram da Palavra Livre os vereadores Terezinha Dybas, Joelmir Bogo, Gilmar Pollum, Rodrigo Vargas, Zuleica Voltolini, Diego Niespodzinski e Cátia Friedrich.