Câmara Mirim participa de Encontro Estadual promovido pela Alesc

por Anna Carolina Azêdo publicado 02/10/2025 18h05, última modificação 02/10/2025 18h05

Os vereadores mirins da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul participaram, na quarta-feira (1), do 14º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, ocorrido em Florianópolis. Mais de 1 mil parlamentares jovens de toda Santa Catarina marcaram presença no evento, organizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Durante o dia, os mirins participaram de palestras sobre a cultura de paz dentro das escolas, reforçando que eles devem lutar contra o bullying e buscar sempre a união e igualdade. Ainda, no decorrer do evento, vereadores de diversas cidades contaram mais sobre experiências, projetos de leo e outras iniciativas desenvolvidas ao longo do mandato. Cada Câmara tinha o tempo de cinco minutos para a apresentação, ocorrida pela manhã e à tarde. De São Bento do Sul, os vereadores Edison Breno de Lima e Stefany de Fátima Kuberesky apresentaram duas iniciativas apresentadas pela Câmara Mirim: o projeto de lei que institui a Semana do Meio Ambiente nas Escolas de São Bento do Sul e a indicação sobre o Banco de Ideias da Juventude, que, inclusive, foi acatado pela Prefeitura Municipal e está disponível no site do Executivo. Ao final das apresentações, a organização do evento promoveu uma votação pública para escolher as melhores ideias apresentadas. São Bento do Sul garantiu o segundo lugar, com direito a premiação.

A vereadora Beatriz Lima da Silva ficou contente em ver tantos jovens, assim como ela, que buscam trabalhar pelo bem da comunidade onde estão inseridos. “Participar desse encontro reforça a ideia que a nossa geração tem voz e capacidade de atuar na política. Vimos na prática que, com dedicação, conseguimos fazer a diferença. A política é um assunto que mais adolescentes deveriam conhecer mais”, afirmou.

Uma das coordenadoras do projeto em São Bento do Sul, Tatiana Carlin Pizzini, destacou que o encontro foi proveitoso e significativo para a trajetória dos vereadores mirins, proporcionando uma experiência de cidadania e troca de ideias. “Eles ficaram imensamente felizes, especialmente pela conquista do troféu de segundo lugar. Sem dúvida, foi um momento marcante e inspirador para todos nós”, finalizou.