Câmara Mirim se reúne em mais uma sessão
Nove indicações foram discutidas em plenário durante a sessão da Câmara Mirim do mês de setembro, ocorrida na quarta-feira (10). Todas foram enviadas às respectivas secretarias da Prefeitura de São Bento do Sul.
Abrindo os pedidos, o vereador Augusto Cesar Chaves solicitou à Secretaria de Obras a construção de uma área pública de lazer nas proximidades da Rua Arno Fendrich, no bairro Serra Alta. Para o mirim, o bairro, que é o maior de São Bento do Sul, deve ter ainda mais qualidade de vida. “Essa é uma atividade de promoção à saúde e ao bem-estar”, completou.
Dentre as indicações da vereadora Maiara Bublitz Pereira está a 50/2025, solicitando o recapeamento asfáltico da Rua Wilson João Bento, no Loteamento Santa Fé. “A rua apresenta desgaste significativo do asfalto, com buracos e irregularidades. Esse recapeamento contribuirá para a qualidade de vida da população”, enfatizou.
Já a vereadora Beatriz Lima da Silva sugeriu à Secretaria de Educação, através da indicação 52/2025, em promover palestras que expõe os riscos do uso de cigarro eletrônico nas escolas de São Bento do Sul. “Alguns jovens não sabem as doenças que ele causa, como problemas respiratórios, câncer, ansiedade e depressão”, disse. O vereador Edison Breno de Almeida elogiou a indicação da mirim, afirmando que tem visto o uso constante do cigarro eletrônico, principalmente através dos jovens. “Às vezes vemos jovens da nossa idade ou até mais novos usando o ‘pod’. Além dos riscos, ele também é proibido. Peço mais atenção do Executivo a essa questão”, enfatizou.
Edison também fez uma indicação, solicitando a inclusão da Rua Rodolfo Klaumann, que é uma via de acesso ao Ginásio Annes Gualberto, no programa de pavimentação asfáltica para a Secretaria de Planejamento e Urbanismo. “O ginásio é o maior centro esportivo da cidade. É necessária mais atenção para essa rua, que dá acesso ao Annes Gualberto”, disse.
Por fim, a vereadora Hanna Catherine Rueckl Jeller pediu a instalação de um toldo maior na saída do ginásio de esportes da Escola Municipal Castelo Branco. “Diversos alunos utilizam o local e em dias de chuva o toldo não comporta a quantidade de alunos que o utilizam. Nós ficamos amontoados”, exemplificou a mirim.
As vereadoras Hanna e Maiara utilizaram da Palavra Livre na sessão. Após as manifestações, o presidente Edison confirmou que o próximo encontro acontecerá no dia 8 de outubro.