Mais de cinco projetos são aprovados em sessão da Câmara
A sessão desta quinta-feira (7), na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, foi marcada pela votação e aprovação de seis projetos, todos vindos do Executivo. Grande parte das matérias possui alterações de leis.
Um dos projetos aprovados é o 89/2025, que altera a redação do artigo 1º da Lei 3.434, de 08 de outubro de 2014, que denomina Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo. Com a aprovação, o local passará a se chamar Centro Terapêutico para o Transtorno do Espectro Autista (CAT TEA). “Ele vem como uma atualização, já que o Projeto de Lei 66/2025 foi aprovado”, relembrou o vereador Joelmir Bogo sobre o programa Sou Autista, iniciativa da Prefeitura Municipal para a comunidade com TEA.
O projeto 92/2025, também aprovado, autoriza a doação de equipamentos de informática à Fundação Cultural de São Bento do Sul. Atualmente, os itens pertencem à Secretaria de Educação, mas com a aprovação, serão passados à autarquia. Diversos CPUs e monitores, que juntos somam um investimento de R$ 20 mil, serão utilizados no Telecentro do CEU das Artes, em Serra Alta. “É um projeto simples, mas com grandes benefícios”, citou Bogo.
Outro projeto de lei aprovado é o 99/2025, que altera o anexo II da lei 945, de 28 de maio de 2004, e o anexo XI da lei 2966, de 29 de fevereiro de 2012. O primeiro anexo pede que o número de cargos de Agentes de Alimentação Escolar, visto que diversas servidoras estão próximas da aposentadoria. Já o anexo seguinte pede que 10 novos cargos de Atendentes de Educação sejam criados, pois a demanda tem sido crescente e emergente.
Os vereadores Luiz da Luz, Terezinha Dybas, Cátia Friedrich, Gilmar Pollum, Diego Niespodzinski, Joelmir Bogo, Rodrigo Vargas e Zuleica Voltolini participaram da Palavra Livre nesta sessão.