Moção de Aplausos à Fiação São Bento S.A. - 26/06/2023

por Giancarlo publicado 28/06/2023 10h46, última modificação 28/06/2023 10h46
Na 29ª Sessão Ordinária que aconteceu na noite desta segunda-feira (26/06) foi entregue Moção de Aplausos à Fiação São Bento S.A. pelos 75 anos de sua fundação, de proposição da vereadora Carla Hofmann.

A FIAÇÃO SÃO BENTO S.A. foi fundada em 28 de maio de 1948.

Era o pós-guerra mundial época em que novas empresas começaram a se instalar em Santa Catarina.

Naquele momento as indústrias têxteis catarinenses sentiam muita dificuldade na parte logística no abastecimento de fios de qualidade para o seu processo.

Esse fato motivou alguns empresários de São Bento do Sul, Joinville, Brusque e outros polos têxteis do Estado, a criar uma empresa e foi escolhido o município de São Bento do Sul no Bairro Serra Alta e por uma questão de logística, num terreno localizado próximo à via férrea, nascendo assim, a FIAÇÃO SÃO BENTO S.A. que há mais de sete décadas vem fabricando fio de qualidade de ponta a ponta para clientes catarinenses, de outras Unidades da Federação e do exterior.

A cronologia da atividade manufatureira da Fiação São Bento S.A. tem esta sequência:

No ano de 1951 teve o início efetivo o processo fabril numa área construída de 3.100 metros quadrados, com o incremento do número de máquinas que ocorreram até o ano de 1955, registrando-se uma produção média de 75 toneladas/mês com cerca de 50 empregados no seu quadro.

Em 1968 foi concluída a expansão do espaço fabril em mais 1.400 metros quadrados, totalizando 4.500 metros quadrados e a produção passou para 150 toneladas/mês.

A partir de 1974, já sob a gestão do atual Diretor Presidente, Henrique Loyola, e comando executivo do Sr. Horst Maul e outros diretores, a unidade fabril iniciou nova expansão de 6.675 metros quadrados, somando ao todo uma área construída de 11.175 metros quadrados e a instalação de mais equipamentos na preparação e mais uma linha de fila tórios, quando a produção passou para 320 tonelada/mês.

Este conjunto fabril, 13 anos depois passaria a denominar-se de Unidade I.

Em 1988, quando a empresa comemorava seus 40 anos inaugurou-se a Unidade II com uma área de 15.992 metros quadrados e com uma capacidade produtiva de 380 toneladas mensais de fio.

Em 1998, quando a empresa comemorou seu cinquentenário inaugurou-se a Unidade III com a área de 9.881 metros quadrados oportunizando uma capacidade de produção de 450 toneladas de fios mensais.

Virou o milênio e a Fiação São Bento continuou sua expansão, visando, sobretudo, a melhoria da qualidade de seus produtos, desta forma no decorrer do ano 2002 inaugurou a Unidade II B com uma área de 1.817 metros quadrados e com a capacidade produtiva de 100 Toneladas, oportunizando uma produção total de 1.250 toneladas mensais de fio gerando atualmente cerca de 950 empregos diretos e indiretos.

Na década em curso a FIAÇÃO SÃO BENTO S/A está renovando seu parque fabril investindo em novas máquinas com tecnologia de ponta, importadas do Japão, objetivando o aumento de produção e a melhoria da qualidade do seu produto.

INVESTIMENTOS NA ÁREA SOCIAL

A empresa notabilizou-se em termos locais, regionais e no estado de Santa Catarina, pelo seu caráter filantrópico, visando o desenvolvimento do Bairro Serra Alta e do próprio município de São Bento do Sul.

Desta forma em 1996 a empresa doou ao município um terreno com 17.000 metros quadrados onde se encontra instalada a Escola Básica Municipal Dalmir Pedro Cubas.

Nas dependências desta instituição também estão instalados a Pré-escola municipal Sossego da Mamãe e uma Unidade da E.S.F. (Estratégia da Saúde Familiar).

Em dezembro de 2004 a Fiação São Bento doou uma área de 20.840 metros quadrados localizada na Rua Reynaldo Mallon, 488, Bairro Serra Alta – São Bento do Sul - SC, à Fundação 12 de Outubro, instituição está administrada pela família Loyola de cunho filantrópico, dirigida ao adolescente e idoso.

O terreno acima citado, no ano de 2012 a Fundação 12 de Outubro cede em comodato por 25 anos ao SENAI-SC, onde hoje se encontra instalado o SENAI-SERRA ALTA.

Atualmente tem um projeto de parceria em andamento entre a Secretaria de Educação do Município e o SENAI

para a instalação de uma Creche e um Ginásio de Esporte no local.

No ano de 2011 a empresa permutou com a Prefeitura Municipal um terreno em cujo espaço está instalado o CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados, recebendo em troca, um terreno onde construiu um depósito de matéria prima e demais insumos, com uma área de 3.457,11 m/2, obra está inaugurada no ano de 2015.

A municipalidade, em reconhecimento às iniciativas sócios comunitários da empresa, edificou um espaço ao lado deste Centro de Artes e Esportes que se chama Praça Henrique Loyola.

Finalizando este breve histórico, ainda merece destaque o fato de a empresa Fiação São Bento manter ativa sua equipe de Bombeiros Voluntários, criada em 1963 e em plena atividade até os nossos dias atuais.