Moção de Aplausos ao Grupo Folclórico Germânico Böhermerwald - 45 anos

por Giancarlo publicado 08/05/2023 20h14, última modificação 08/05/2023 20h14

Na noite desta segunda-feira, 08 de maio, foi entregue durante a 20ª Sessão Ordinária a Moção de Aplausos ao Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald, da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento pelos 45 anos de fundação, de proposição da Vereadora Carla Hofmann.

Tudo começou bem antes da data da fundação oficial, no desejo de Rose Marie Scharf em preservar a alegria das músicas e danças que seus pais cultivavam num Grupo Folclórico da vizinha cidade de Rio Negrinho. Com amigos e parentes, em 1973, formou um grupo de danças para comemorar Bodas de Ouro de seus tios, quando então foi estimulada a continuar esse trabalho.

Veio morar em São Bento do Sul e encontrou aqui: alegria, garra e gente que como ela, que tinha o desejo de reviver a história de nossos antepassados e homenageá-los através da preservação de suas tradições.

Assim, Rose Marie e Roberto Scharf, juntamente com os amigos Norma e Arnoldo Harms, Reni e Norberto Lobermayer (in memorian), Daisy e Mário Weihermann, Mônica e Walter Malewschik (in memorian), Edali e Edison Liebl, Marcos Malewschik(in memorian), (como músico acordeonista) e o grande  incentivador Nelson R. Stiegler (in memorian), iniciaram os contatos na busca dematerial e história para formar um grupo de danças alemãs autêntico.

Por meio de pesquisas junto ao Consulado da Alemanha, que encaminhou e promoveu o encontro com o Grupo Folclórico Rio Branco, ambos de Curitiba-PR, chegaram até São Bento do Sul as primeiras coreografias de danças folclóricas germânicas.

Em outubro de 1977, Rose Marie e Roberto, Reni e Norberto e o músico Marcos Malewschik foram à Curitiba assistir aos ensaios do Grupo Folclórico Rio Branco e, em 03 de dezembro desse mesmo ano, aconteceu no Palácio de Esportes do Colégio Estadual São Bento (CESB) de São Bento do Sul-SC, o primeiro ensaio oficial do que mais tarde viria a ser o Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald, que assim foi batizado num encontro na Cantina Tony.

Este nome homenageia os primeiros imigrantes de nossa cidade,

vindos em sua maioria da região da Floresta da Boêmia na Alemanha, que após a Segunda Guerra Mundial passou a pertencer a Tchecoslováquia, hoje, República Tcheca.

Os primeiros ensaios foram realizados com músicas tocadas com acordeão, Posteriormente, por iniciativa de Marcos Malewschick, foi criada uma Bandinha típica para acompanhar o corpo de dançarinos.

Em 1978 o Grupo faz sua primeira apresentação no Baile da Coca-Cola em benefício da APAE de São Bento do Sul, na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento. Ainda naquele ano, teve o primeiro contato com os Sudetos, vindos da Argentina, numa apresentação também na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.

Em 1979 passou a fazer parte desta Sociedade e tem até os dias atuais,  em sua Diretoria, grandes aliados e incentivadores.

Quatro décadas é tempo suficiente para uma iniciativa criar raízes e gerar frutos, assim com mais de 807 apresentações o grupo teve a oportunidade de visitar muitas cidades em vários estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Em 1987 através de contatos com a Associação Alemã Sudetendeutscherlandsmanschaft teve a oportunidade de confeccionar trajes autênticos, inclusive com a importação de tecidos, bem como a vinda de costureiras, as quais trouxeram e ensinaram a arte de confecção e bordados tradicionais dos trajes típicos da região do Böhmerwald. Contato este que também oportunizou a primeira viagem do Grupo à Europa em 1988, com foco principal na Alemanha e República Tcheca, participando de um encontro internacional de Sudetos, sendo agraciado com uma homenagem especial pela autenticidade de seus trajes. Visitar a terra natal de nossos antepassados foi como retornar à origem de tudo que nos foi legado. Da mesma forma, outra viagem à Europa foi realizadaem 1997.

Ao longo destes 45 anos teve a gratificante oportunidade de conhecer, fazer e manter amigos por todos os lugares e regiões nas quais passou, formando um grande laço de intercâmbios culturais e sociais que se mantêm ativos até hoje.

Todo este trajeto e história se tornaram possíveis através do empenho de todas as pessoas que fizeram e fazem parte deste grupo ou eventualmente da iniciativa privada.

Com o apoio do poder público, em 1999, através de regime de comodato e posteriormente no ano de 2008, a Prefeitura Municipal, efetuou a doação definitiva e lavração de escritura pública de posse, de uma Sede Própria ao Grupo, a antiga Escola Municipal Araci Hansen, prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Santa Catarina, o qual foi restaurado e se mantém conservado em perfeito estado de usabilidade com recursos próprios do Grupo Böhmerwald.

O Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, através de seus 31 integrantes agradece a todos que incentivaram e contribuíram para alcançar estes 45 anos de cultivo e divulgação da cultura.

Por todo o exposto e em reconhecimento às atividades realizadas em prol da cultura da comunidade São-Bentense, tens por justa e merecida esta homenagem.