Motoboys debatem alteração na legislação

por Djoni Cleber Pinheiro publicado 28/06/2021 10h49, última modificação 28/06/2021 10h49

Na tarde desta quinta-feira, 24, representantes dos motoboys locais e de comerciantes no sistema de delivery estiveram na Câmara de Vereadores local conversando com vereadores e representantes do Detru devido a polêmica criada com a cobrança da Lei que regulamenta a profissão de motoentregas.

A polêmica está nas cobranças que agora estão sendo exigidas dentro do Código de Trânsito Brasileiro, e que prevê, entre outros, o uso de placa vermelha para as motos, colete refletivo, mata-cachorro, e curso para a formação na área.
Os motoboys destacaram, entro outros, a falta do curso em São bento do Sul. Segundo eles, o curso é ministrado apenas em Rio Negrinho, e conta apenas com 13 vagas por turma. O último curso ministrado foi em março, e o próximo é somente em agosto. Outro problema é o uso de placa vermelha nas motos. Com o uso dessa placa, os motociclistas não podem levar ninguém na garupa.

Já os comerciantes de delivery reclamam que com as novas regras, poucos motoboys irão se manter na profissão, o que irá encarecer as entregas de alimentos e mercadorias em geral.

O diretor do Detru, Eduardo Pscheidt, disse estar a par dos problemas enfrentados pelos entregadores, mas destacou que por ser uma lei federal, o Detru não pode aletrar, apenas cumprir o que está sendo exigido. O funcionário do Detru, Rafael Hirt, lembrou que a lei em questão é de 2010, e que apenas agora está sendo cobrada.

A presidente do Legislativo, vereadora Carla Hofmann, afirmou que irá agendar uma reunião com os órgãos responsáveis pela fiscalização local, sendo eles a Polícia Militar, Polícia Civil e o Detru, para tentar encontrar uma solução para o problema. Uma das sugestões apresentadas é que se traga o curso necessário para São Bento do Sul.