Projeto que promove limpeza coletiva no município é discutido em sessão
Projetos e moções foram discutidos e votados na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta terça-feira (12), através de pautas do Executivo e Legislativo. O encontro foi comandado pela vice-presidente Cátia Friedrich, já que o presidente Gilmar Pollum está em Florianópolis para fins legislativos.
Cinco moções foram aprovadas: uma de apelo e quatro de aplauso. A primeira, de autoria dos vereadores Diego Niespodzinski e Rodrigo Vargas, endereçada ao Governo de Santa Catarina e deputados estaduais, pede estudos e melhorias no acesso a Rua Erica Hinke, no bairro Mato Preto, e marginal de acesso na Rodovia Dr. Genésio Tureck, na SC-418. “Nos foi solicitado uma ajuda através dos moradores que utilizam aquela saída. Ali os motoristas precisam tentar a sorte para sair, pois o ângulo não é o dos melhores”, citou Rodrigo Vargas. “Eu faço esse trajeto diariamente e, realmente, é muito perigoso”, completou Diego Niespodzinski. As vereadoras Zuleica Voltolini, Cátia Friedrich e Terezinha Dybas pediram para subscrever à moção.
As demais moções tiveram autoria dos vereadores Zuleica Voltolini, Vilson da Silva, Cátia Friedrich e Terezinha Dybas. Os documentos, que foram aprovados, aplaudem a Tropicana Store, a Associação Esporte Clube Brasília, Grupo Coral e Musical Edelweiss e Sociedade Desportiva Bandeirantes.
De iniciativa Legislativa, o projeto 34/2025, de autoria dos vereadores Cátia Friedrich e Diego Niespodzinski, que institui o Dia da Limpeza Coletiva em São Bento do Sul, foi discutido. Conforme a descrição, a ação busca marcar um dia no mês de setembro para que os munícipes promovam ações de conscientização, como o recolhimento de lixo das ruas e outros locais, bem como atividades educativas. “É um projeto piloto aqui no município, mas pode ter um alcance gigantesco”, comentou Niespodzinski.
A Palavra Livre desta sessão foi discorrida pelos vereadores Cátia Friedrich, Rodrigo Vargas, Joelmir Bogo e Terezinha Dybas.