Sindusmobil recebe homenagem pelos 60 anos

por imprensa — publicado 10/08/2021 14h04, última modificação 10/08/2021 14h04
Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul agrega mais de 300 empresas e gera mais de 7.600 empregos diretos

Foi entregue na sessão desta segunda-feira, 9, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, a moção de Aplauso ao Sindusmobil - Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul, moção proposta pela vereadora Terezinha Dybas e subscrita pelos demais vereadores. Terezinha afirmou que a ideia da homenagem foi proposta pelos integrantes do Rotary Club São Bento do Sul – Cidade dos Móveis.

Em seu pronunciamento, o presidente do Sindicato, Fernando Hilgenstieler, destacou que alcançar 60 anos de atuação no associativismo é uma marca. “Uma história formada pelo pensamento no coletivo e por muitas mãos que, juntas e integradas, sempre atuaram a favor do desenvolvimento econômico e social”, frisou.

Segundo o presidente, o Sindusmobil representa oficialmente setores que congregam mais de 300 empresas e 7.600 trabalhadores em São Bento do Sul e Campo Alegre. “O setor moveleiro, de forma particular, é o mais tradicional e um dos mais relevantes na geração de empregos, renda e desenvolvimento para a região”, lembrou. “Com mais de 100 anos de história, o segmento foi construído pelos imigrantes e desenvolvido por várias gerações”, complementou Fernando.

O setor da construção civil, por sua vez, vem avançando fortemente nos últimos anos. Já são 134 empresas atuantes e 660 trabalhadores nos dois municípios”, citou o presidente do Sindicato. Para ele, são empresas de relevância que integram a construção civil, utilizando processos atualizados e garantindo mais qualidade e segurança aos seus projetos imobiliários.

O setor moveleiro de São Bento do Sul e Campo Alegre, que o Sindusmobil representa, é formado por 184 indústrias e mais de 7.000 trabalhadores. Em 2020, a estimativa é que o faturamento com as vendas nacionais e internacionais das empresas tenha ultrapassado R$ 1 bilhão.

As indústrias moveleiras de São Bento do Sul lideram as exportações de móveis, com 34% de representatividade em Santa Catarina e 14% no Brasil. O setor é responsável por 68% das exportações do município.

“O Sindusmobil acompanhou e contribuiu com essa história de desenvolvimento. A entidade foi fundada em 8 de agosto de 1961, inicialmente como associação, e transformado em sindicato em 6 de julho de 1971”, lembrou Fernando. Como sindicato patronal, está ligado à FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina.

O Sindusmobil também é responsável pela realização da Móvel Brasil, a maior vitrine do polo moveleiro local e um dos mais importantes eventos econômicos da região. A 13ª edição da feira acontecerá entre 17 e 20 de maio de 2022, na Promosul, reunindo mais de 100 marcas moveleiras e atraindo lojistas de todo o país a São Bento do Sul.

“Em nome da diretoria do Sindusmobil e de todos os 7.600 trabalhadores que representamos, do setor moveleiro e da construção civil, nosso muito obrigado à Câmara de Vereadores de São Bento do Sul pelo recebimento de menção de aplausos”, finalizou Hingestieler.