Vereadores aprovam projeto que torna a Banda Treml Patrimônio Cultural Imaterial

por Anna Carolina Azêdo publicado 08/05/2025 20h22, última modificação 08/05/2025 20h22
A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta quinta-feira (8) contou com quatro projetos discutidos e aprovados, do Executivo e Legislativo, além de um em primeira discussão.
Um dos projetos aprovados por unanimidade é o 39/2025, do Executivo, que autoriza a utilização de ginásios de esportes anexos às escolas municipais para o uso das associações de pais e professores fora do horário letivo, regulamentando a prática. Os vereadores Rodrigo Vargas, Diego Niespodzinski e Vilson da Silva se mostraram favoráveis à iniciativa, entretanto, pediram que uma emenda fosse feita, garantindo que uma pessoa cuide da quadra nesse período e que também seja remunerada para a função.  “Para ter a legalidade jurídica essa lei foi criada, o que vai auxiliar a Associação de Pais e Professores. A emenda também vai regularizar a remuneração de um profissional que vai zelar pela quadra”, citou o vereador Joelmir Bogo.
Outro projeto aprovado é o 44/2025, do Executivo, que reconhece a Banda Treml como Patrimônio Cultural Imaterial de São Bento do Sul. De acordo com o documento, o grupo musical, fundado em 1913, possui grande contribuição para a cultura musical do município e da região ao longo de um século de história. “Esse reconhecimento significa preservar a cultura”, comentou Bogo. A vereadora Zuleica Voltolini aproveitou a oportunidade para relembrar que o coreto da Praça Jardim dos Imigrantes tem o nome de Afonso Treml, que foi maestro da banda por mais de 40 anos, por conta de um projeto de lei criado em 2023 na 19ª Legislatura.
De iniciativa Legislativa está o projeto 22/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, que denomina Erica Hüttl rua do município, no bairro Serra Alta. De acordo com Cátia, o morador Wigando Rückl pediu a homenagem, visto que Erica trabalhou e morou na localidade dos 25 aos 85 anos. “É uma ligação entre a Rua Alvino Bertoli e José Rank”, comentou a vereadora. Todos os parlamentares votaram a favor da iniciativa.
Os vereadores Luiz da Luz, Cátia Friedrich, Diego Niespodzinski, Joelmir Bogo, Gilmar Pollum, Zuleica Voltolini, Terezinha Dybas e Rodrigo Vargas participaram da Palavra Livre nesta quinta-feira.