Vereadores se reúnem em mais uma sessão
A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta terça-feira (10) contou com a aprovação de um projeto, certificados de regularidade, além da primeira discussão de outras iniciativas, tanto do Executivo quanto Legislativo.
Os vereadores discutiram pela segunda vez e aprovaram o projeto 65/2025, que dispõe sobre o Programa Municipal de parcerias público-privada e concessões de São Bento do Sul, a fim de regulamentar localmente as modalidades de concessão patrocinada e administrativa e permitindo que o município conte com mais um tipo de apoio para investimentos. “É um projeto que prioriza investimentos em telecomunicações, geração de energia e outros. Essas parcerias que foram feitas em outros municípios acabam resultando em muito desenvolvimento e uma divisão entre o peso das políticas sociais”, comentou o vereador Joelmir Bogo.
Na primeira discussão entrou o projeto 70/2025, do Executivo, que autoriza o descarte de livros inservíveis pertencentes ao acervo da Fundação Cultural. De acordo com o documento, 6 mil livros estão em más condições de uso, com ácaros, fungos e bactérias. “Foi feita uma triagem e esses, de fato, não puderam ser recuperados. Eles serão incinerados”, disse Bogo
O projeto do Legislativo, o 31/2025, de autoria da vereadora Zuleica Voltolini, foi apoiado pelos vereadores. Ele busca tornar a Associação de Pais e Professores (APP) do Centro de Educação Infantil Adolf Prinz, localizado no bairro Dona Francisca, de utilidade pública. “A APP tem um papel essencial na construção de uma escola. Ela atua lado a lado com a equipe gestora e com os professores, promovendo atividades que vão além do ensino em sala de aula, sempre voltadas ao bem das nossas crianças. Ao reconhecermos ela como entidade pública, abrimos portas para que a associação busque recursos nas esferas municipal, estadual e federal”, argumentou Zuleica. O projeto será discutido novamente na quinta-feira (12), bem como votado.
Os vereadores Terezinha Dybas, Diego Niespodzinski, Gilmar Pollum, Zuleica Voltolini, Cátia Friedrich, Joelmir Bogo, Rodrigo Vargas e Luiz da Luz participaram da Palavra Livre.