Câmara deve reduzir o uso de documentos de papel

por Djoni Cleber Pinheiro publicado 29/06/2021 09h58, última modificação 29/06/2021 09h58

O primeiro vereador a se pronunciar na palavra livre desta segunda-feira, 28, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, foi Darlan Guliani, que falou sobre a questão das filas de veículos que se formam principalmente na Avenida Nereu Ramos, proximidades do hospital. Segundo ele, se alguém estiver com alguma emergência se deslocando ao hospital, terá dificuldades de chegar ao mesmo nos horários de pico. Darlan também falou sobre uma comparação que fez quanto aos casos e óbitos de Covid dos municípios de Chapecó, Porto Feliz e Rancho Queimado, afirmando que se verificarmos o número de habitantes destes municípios, São Bento do Sul ainda está bem quanto ao combate da doença.

A vereadora Terezinha Dybas falou sobre o Plano Plurianual, que deve ir à votação na próxima sessão da Câmara, afirmando que alguns vereadores já estão se reunindo para discutir os números do PPA, que devem servir de base para os próximos 4 anos da administração municipal. A vereadora também convidou a todos para assistirem a audiência pública da saúde que acontece neste dia 1º de julho às 15 horas, no plenário da Câmara, o qual também será transmitido ao vivo pelos canais da Câmara de Vereadores.

O vereador Adriano Reinhardt falou sobre uma indicação sua solicitando providências quanto ao lixo dispensado nas proximidades da Praça Centenário. Segundo ele, antes havia uma caçamba de lixo para o depósito do lixo, porém após um acidente, a mesma foi retirada do local e não foi mais reposta. Adriano relembrou ainda os protocolos de segurança contra a Covid-19.

A última a usar a palavra foi a vereadora Carla Hofmann, destacando a viagem que fez à Itajaí para buscar inovações para a Câmara local. Uma delas, que deve ser posta em prática em breve, é a que prevê a redução do uso de papel no trâmite de documentos dentro do Legislativo. Intitulada de Papel 0, prevê que se utilize o mínimo possível na movimentação de documentos. Ela também falou sobre a reestruturação que está sendo feita para melhorar o sinal de internet dentro da Casa de Leis, entre outras ações que serão tomadas para modernizar a Câmara de Vereadores. Carla também comemorou o fato de que a população pode assistir as sessões de dentro do plenário da Câmara, dentro da lotação máxima de 25% do plenário, uso de álcool gel e máscaras, medição da temperatura na entrada da Casa de Leis, e assinatura de uma lista de presenças, para que, se houver algum caso de transmissão de Covid, possam ser rastreadas todas as pessoas que estiveram no local. Ela também lembrou que, como presidente da Câmara, está presente todas as tardes para atender à população. "Estou sempre à disposição, e muitas pessoas e entidades tem nos procurado aqui", frisou.