Motofretistas novamente reunidos

por Djoni Cleber Pinheiro publicado 28/06/2021 10h52, última modificação 28/06/2021 10h52

Na tarde desta sexta-feira, 25, representantes dos motofretistas, ou motoboys, estiveram reunidos novamente na Câmara de Vereadores para discutir a aplicação da Lei que regulamenta a profissão. Desta vez, além de representantes da classe, de comerciantes de delivery, Detru e vereadores, estavam presentes o Major Stanchak, representando a Polícia Militar, e o Delegado Regional Dr. Sobreira, representando o Ciretran.

O convite para a reunião com a presença dos representantes da PM e polícia civil partiu da presidente do Legislativo, vereadora Carla Hofmann, empenhada em encontrar uma solução para esse impasse. Ela afirmou que entrou em contato com o SESMT/SENAT para verificar a possibilidade de serem abertas mais vagas para o curso de motofretista, porém foi informada que devido a pandemia, não há como aumentar o número de participantes, hoje limitada a 13 alunos por turma.

Os representantes dos motoboys solicitaram então que fosse dado um prazo maior para a cobrança da lei, porém o delegado Sobreira informou que isso não é possível. Ele reconheceu a importância da categoria, principalmente nesse período de pandemia, quando as pessoas evitam sair de suas casas, mas informou que a lei em vigor é federal, e que o agente de trânsito tem a obrigação de cumprir a mesma.

Porém dr. Sobreira informou que estará na próxima semana verificando junto ao Detran/SC a possibilidade de se abrir um maior número de vagas no curso solicitado para que os motofretistas possam se regularizar.

O Major Stanchak também destacou que a oferta do curso é muito baixa para o grande número de pessoas que está procurando se regularizar, e afirmou que a fiscalização da categoria não é a prioridade da Polícia Militar, mas se o agente de trânsito verificar alguma irregularidade terá que autuar. Ele citou ainda que a fiscalização sobre motociclistas aumentou devido a solicitação da população, pois muitos descumprem as leis de trânsito.

Agora os motofretistas aguardam uma posição do delegado Sobreira para o aumento nas vagas de cursos para a regularização da atividade.