Moção de Aplausos ao Padre Claudimir Antônio Alves Borges

por Giancarlo publicado 20/06/2023 11h30, última modificação 20/06/2023 11h30
Moção de Aplausos ao Padre Claudimir Antônio Alves Borges da Matriz São José de Serra Alta.
Na Foi entregue na 28ª Sessão Ordinária (19/06), Moção de Aplausos ao Padre Claudimir Antônio Alves Borges da Paróquia São José de Serra Alta pelos oito anos de dedicação a comunidade.
A iniciativa partiu da Vereadora Karen Lili (MDB) e foi subscrita pelos vereadore Zuleica Voltolini (Progressistas), Carla Hofmann (PSD), Terezinha Dybas (PSDB), Darlan Guliani (Cidadania), Hélio Alves (União Brasil), Luiz Pesenti (PSD)e Paulo Zwiefka (União Brasil).
Claudimir Antônio Alves Borges, nasceu em 02 de junho de 1978 em Laranjeiras do Sul, no Paraná. Filho de Valdomiro Alves Borges e Lurdes Alves Borges sendo o 3° filho, tem mais 04 irmãs. Teve uma vida pacata, vivida no campo, nos trabalhos na serraria, trabalhou no hospital municipal São José em Joinville, onde permaneceu por 12 anos e logo iniciou sua jornada na Igreja católica, cursou Teologia em Curitiba e Filosofia em Joinville. Chegou no município de São Bento do Sul ainda seminarista no mês de janeiro de 2016, e começa seu apostolado. Em 27 de agosto do mesmo ano, assumiu os trabalhos da Paróquia São José, de Serra Alta, agora como Pároco da comunidade.
Em sua primeira experiência como Padre, ele destaca que a comunidade lhe ensinou a ser Padre na prática, pois além da Igreja Matriz de Serra Alta, ele ainda ministra mais dez comunidades, sendo elas: Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rio Mandioca), Comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus (Localidade Estrada dos Bugres), Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Sertãozinho), Comunidade São Wenceslau (Bugger Strasse), Comunidade São Felipe Benício (Vila Pilz), Comunidade São Bento Abade (Loteamento Independência), Comunidade São Franscisco de Assis (Bairro Schramm), Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Rio Vermelho Estação), Comunidade Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Rio Vermelho Povoado), Comunidade Jesus Ressuscitado (Rio Natal). Podendo expor suas habilidades de evangelizar e contribuir com o crescimento espiritual dos fiéis.
O Padre relata que passou por muitos desafios, erros e acertos. Tudo em prol de seu crescimento como liderança. Um de seus maiores objetivos é trabalhar pela união das famílias, tendo já colocado em prática esse exercício na sua comunidade, fazendo frutificar seus ensinamentos em homilias voltadas a seu público que é dotado de famílias que necessitam de apoio sacerdotal. Tendo como Lema “O Pai Misericordioso” em Lucas 15,11. Essa parábola do filho pródigo é uma ilustração poderosa do amor incondicional de Deus, que está sempre disposto a perdoar e receber de volta aqueles que se desviam e se arrependem sinceramente. O padre busca implantar o dom da misericórdia para com todos.
Padre Claudimir, é sempre prestativo dentro de sua comunidade, faz-se presente em todos os eventos, mostrando sua responsabilidade como Pároco. Atraindo em suas missas, não apenas pessoas da redondeza, mas de toda a região São-Bentense. Suas missas são alegres e cativantes, muitas vezes fazem as pessoas se emocionar. As novenas voltadas a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, fazem com que os fiéis firmem ainda mais a sua devoção.
As festas realizadas na comunidade sempre são um sucesso, as famosas cucas, pães caseiros, bolachas e a saborosa sopa de camarão do campo, as quais são muito prestigiadas. O mês de março, conta com a festa do padroeiro São José, marcado sempre com muitas festividades organizadas pelo Padre.
A notícia da transferência do padre para Joinville, agora no mês de julho, fez com que muitos que participam da comunidade se sentissem tristes, pois, além de Padre, Claudimir tornou-se um grande amigo e já faz parte das famílias que o conhecem. Ele diz que não é uma despedida, mas sim, um até logo, pois sempre nos encontraremos para celebrar a vida e também cultivar os laços que firmamos neste tempo.