Procuradoria da Mulher promove palestra sobre combate à obesidade
A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul promoveu, na última quarta-feira (15), uma palestra sobre os desafios da obesidade, com a presença do cardiologista Luciano Oliveira, o endocrinologista José Ronaldo Mayer Jr. e o psicólogo Geremias Alves. O encontro ocorreu no plenário da Câmara Municipal.
Na oportunidade, o público presente pôde refletir sobre diversos fatores que englobam a obesidade, como as emoções, os riscos e malefícios, além das formas de tratamento. Através de uma explicação simples e direta, os profissionais abordaram a realidade e exemplificaram a rotina de uma pessoa que luta contra a balança. O médico José Ronaldo, por exemplo, disse que a obesidade é como uma árvore, que, com o tempo, vai ramificando e dando frutos. “Às vezes a pessoa não tem diabetes, pressão alta ou colesterol porque ela é nova ou por conta da genética. Mas, à medida que essa árvore vai crescendo, os problemas aparecem”, comentou.
A procuradora da mulher da Câmara Municipal de São Bento do Sul, vereadora Cátia Friedrich, considerou que a palestra foi de grande valia a todos que marcaram presença. Ela, durante a fala aos presentes, relatou que já foi obesa e entende as dificuldades de quem enfrenta a doença. Por isso, inclusive, pensou em promover o evento. “Muitas mulheres sofrem violência psicológica por causa do corpo, e nós, como Procuradoria da Mulher, queremos ajudá-las”, completou.
Recentemente, o projeto de lei 30/2025, de autoria de Cátia, que institui a Política Municipal de combate à obesidade em São Bento do Sul, foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores. O objetivo da iniciativa é promover, através das repartições públicas, a conscientização sobre os malefícios da obesidade e das formas prevenção, além de combater o preconceito.