Projeto voltado à acessibilidade é aprovado em sessão
Projetos de lei do Executivo e Legislativo foram discutidos e votados na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta terça-feira (14).
Logo no início da sessão, o primeiro secretário Diego Niespodzinski leu um ofício assinado pelos vereadores Luiz da Luz, Marcelo Quost, Vilson da Silva e Joelmir Bogo direcionando críticas à postura do presidente Gilmar Pollum na condução da Casa Legislativa.
Após a segunda discussão, quatro projetos foram aprovados. Um deles é o 125/2025, que estabelece normas gerais e critérios para a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida no transporte público municipal. A iniciativa propõe a modernização e o aprimoramento do sistema de transporte gratuito para o público especificado. Para usufruir da gratuidade, o beneficiado deverá apresentar laudo médico, contendo o código da Classificação Internacional de Doenças (CID-10 e/ou CID-11). “Foram observações que o próprio Ministério Público fez ao município. Entendo que ele é de suma importância”, completou a vereadora Terezinha Dybas.
Outro projeto aprovado, de iniciativa Legislativa, foi o 42/2025, que denomina Cacilda Treml Tascheck rua do município. A vereadora Zuleica Voltolini, autora da proposição, afirmou que a via está situada no Loteamento Schwarzwald, no bairro Mato Preto. “Ela destacou-se por seu trabalho na Paróquia Puríssimo Coração de Maria e por sua arte em bordados, que contribuíram para a promoção da cultura germânica e para eventos tradicionais, como a Oktoberfest, de Blumenau, e a nossa Schlachtfest, de São Bento do Sul”, citou.
Em primeira discussão, no total, seis projetos de lei entraram em pauta. Um deles é o 129/2025, que busca a realocação de recursos na Fundação Cultural, a fim de adquirir equipamentos, mobiliário e locação de ônibus para eventos representando a Escola de Música Donaldo Ritzmann. “Serão R$ 70 mil destinados, no total”
Os vereadores Vilson da Silva, Rodrigo Vargas, Cátia Friedrich, Luiz da Luz, Joelmir Bogo, Gilmar Pollum, Terezinha Dybas e Zuleica Voltolini participaram da Palavra Livre desta sessão.