Programa Sou Autista é aprovado por vereadores

por Anna Carolina Azêdo publicado 10/07/2025 19h53, última modificação 10/07/2025 19h53

Quatro projetos foram aprovados na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta quinta-feira (10), sendo todos do Executivo. Neste encontro, o presidente Gilmar Pollum estava ausente por conta de um curso de aprimoramento Legislativo, o que acarretou na condução da vice-presidente, Cátia Friedrich.

O projeto mais aguardado para votação era o 66/2025, que institui o Programa Sou Autista no município. A iniciativa busca estruturar ações articuladas entre as áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho e cidadania, garantindo o atendimento especializado, acessibilidade universal e o combate à discriminação. “É um projeto intersetorial. Hoje, os autistas tem o acesso à saúde, mas à regra geral do SUS. Com o projeto, eles serão atendidos de forma grandiosa”, comentou o líder de governo, Joelmir Bogo. O projeto foi aprovado com uma emenda de autoria do vereador Rodrigo Vargas, sugerindo que, todo ano, no mês de abril, seja feita uma reunião com a comunidade para prestar contas, pedir sugestões, entre outros aspectos, a fim de gerar mais transparência. Na próxima sessão, entretanto, ele será votado novamente, desta vez em redação final.

Outro projeto aprovado foi o 86/2025, que autoriza a ampliação das dotações orçamentárias com os recursos provenientes da lei 14.399/2022 - Lei Aldir Blanc, de origem governamental, com o intuito de fomentar iniciativas e promover a democratização do acesso à cultura. “Será o valor de quase R$ 10 mil”, complementou Bogo.

Também foi aprovado o projeto 88/2025, que autoriza o município a abrir crédito para compra de equipamentos e instrumentos para a banda marcial da Escola Municipal Baselisse Carvalho Ramos Virmond, através de recursos financeiros da Emenda Parlamentar Impositiva 1.453/2025, na categoria de Transferência Especial, apoiada pela deputada estadual Luciane Carminatti. O valor aprovado é de R$ 100 mil.

A sessão contou com a Palavra Livre dos vereadores Diego Niespodzinski, Luiz da Luz, Cátia Friedrich, Zuleica Voltolini, Rodrigo Vargas, Joelmir Bogo e Terezinha Dybas.