Projeto de elaboração da Lei Orçamentária do município é aprovado

por Anna Carolina Azêdo publicado 16/09/2025 20h49, última modificação 16/09/2025 20h49

Mais de dez projetos foram discutidos entre os vereadores da Câmara Municipal de São Bento do Sul nesta terça-feira (16), durante a sessão ordinária.

Em segunda discussão entrou em pauta somente o projeto 106/2025, do Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária (LDO) 2026, com diversos itens, como metas fiscais, prioridades da Administração, estruturação e organização do orçamento, alterações orçamentárias e mais. “O projeto estipula as regras que o Plano Plurianual (PPA) terá que cumprir”, completou o vereador e líder de governo, Joelmir Bogo.

No total, 10 projetos entraram em primeira discussão nesta terça-feira. Um deles é o 115/2025, também do Executivo, que pretende regularizar algumas edificações em São Bento do Sul através do programa “Regulariza São Bento”. O objetivo principal da iniciativa é regularizar imóveis construídos em desacordo ou sem licenciamento até agosto de 2022, quando as imagens do sistema de geoprocessamento foram captadas. “O projeto também atende pessoas que estão cadastradas no Cadastro Único”, completou Bogo.

Dos 10 projetos, três são de iniciativa legislativa: o 37, 38 e 43/2025. Dois deles, o 37 e 43, nomeiam ruas do município, através da autoria dos vereadores Terezinha Dybas e Diego Niespodzinski. Já o 38, criado pela vereadora Cátia Friedrich, busca criar a Semana Municipal de Incentivo à Prática da Leitura, que deve ser comemorada na última semana de outubro, em alusão ao Dia Nacional do Livro. Segundo o projeto, o incentivo deverá estimular o hábito da leitura e o surgimento de novos autores, entre outros argumentos. “Sabe-se que hoje as redes sociais tem afastado os adolescentes da leitura e a ideia é aproximá-los novamente”, frisou a vereadora Cátia Friedrich.

O encontro desta terça-feira foi marcado pela Tribuna Popular de Nelson Bogo, explanando sobre a comemoração da Semana Farroupilha, através da valorização da cultura gaúcha e do fomento do patrimônio imaterial. Ele, que já foi locutor de rodeio, iniciou a fala parabenizando os vereadores pela aprovação do projeto que oficializa a Semana Farroupilha em São Bento do Sul, de autoria do vereador Joelmir Bogo. “A tradição gaúcha vai muito além do laço e da bombacha. Ela traz a música, a culinária, o esporte”, frisou. Nelson também comentou que o retorno financeiro através da cultura gaúcha é expressivo, citando, inclusive, um retorno bilionário em 2024.

Por conta da extensão do encontro, a Palavra Livre foi suspensa.