Projeto que regulamenta ossuários e columbários é aprovado

por Anna Carolina Azêdo publicado 05/06/2025 20h20, última modificação 05/06/2025 20h20

Três projetos entraram em segunda discussão e foram aprovados na sessão desta quinta-feira (5), na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Dois deles são oriundos do Executivo e um do Legislativo.

O primeiro é o 59/2025, que dispõe sobre a regulamentação da instalação, gestão e comercialização dos columbários e ossuários no cemitério público do município, localizado na Estrada Schramm. A aprovação unânime do projeto representará alternativas sustentáveis, compactas e eficientes, que buscam otimizar o espaço e trazer menos impacto ambiental. Os vereadores na primeira discussão se manifestaram favoráveis à iniciativa, que abrange gavetas que foram construídas no local há anos e foram embargadas por questões ambientais. Após as adaptações necessárias, cerca de 300 columbários e ossuários serão utilizados.

Já o projeto 62/2025, também do Executivo, pretende alterar a lei nº 3853, de 7 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a criação e o reajuste de valores de funções gratificadas da Prefeitura Municipal. O documento detalha que as gratificações serão de R$ 350 a R$ 1500, destinados a diversos setores do Executivo. Com a aprovação, no total, 17 funções terão os valores atualizados e outras 18 serão criadas. “Viu-se a necessidade de valorizar os funcionários de carreira, que fazem mais funções do que o cargo pede. Para não contratar mais pessoas, a Prefeitura entendeu que era necessário dar a gratificação”, afirmou o vereador e líder de governo, Joelmir Bogo.

O último projeto aprovado, do Legislativo e de autoria da vereadora Zuleica Voltolini, declara de utilidade pública a Associação Amor & Cidade – A&C. Fundada em 2023, a entidade busca fomentar o desenvolvimento turístico e cultural em São Bento do Sul através de variadas ações, incentivando a cultura europeia dos colonizadores. Uma das iniciativas visíveis promovidas pela A&C é a decoração natalina espalhada pela região central, desde árvores até a Casa do Papai Noel. A associação está instalada no Edifício do Hotel Stelter, no Centro da cidade. “É uma equipe de pessoas que já está trabalhando no município, decorando casas e praças. E agora, por ter o CNPJ há mais de um ano, pode ser considerada de utilidade pública”, citou Zuleica. Com o projeto aprovado, a Associação poderá receber recurso público para promover outras ações.

Os vereadores Cátia Friedrich, Gilmar Pollum, Joelmir Bogo, Zuleica Voltolini, Terezinha Dybas, Rodrigo Vargas e Diego Niespodzinski participaram da Palavra Livre nesta sessão.