Projetos para saúde e meio ambiente são discutidos em sessão
Diversos projetos foram discutidos na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta terça-feira (3). Todos os projetos que entraram em primeira discussão serão votados no próximo encontro, na quinta-feira (5).
Um dos projetos que foi comentado de maneira positiva entre os parlamentares foi o 59/2025, do Executivo, que dispõe sobre a regulamentação da instalação, gestão e comercialização dos columbários e ossuários no cemitério público do município, localizado na Estrada Schramm. De acordo com o documento, os itens representam alternativas sustentáveis, compactas e eficientes, que otimizam o espaço e trazem menos impacto ambiental. De acordo com o vereador e líder de governo Joelmir Bogo, o Executivo viu a necessidade de dar função às gavetas que estavam paradas no cemitério. “Essas gavetas estão ali desde 2015 e tiveram que passar por algumas adaptações. Agora não há mais nenhum embargo”, comentou. A vereadora Terezinha Dybas completou a fala do vereador, afirmando que as gavetas não tinham a função de columbário e ossuário quando foram construídas, mas, por conta dos embargos, elas tiveram outro destino.
Outro projeto com boa repercussão foi o 63/2025, que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito suplementar para o orçamento de 2025 a fim de aplicar na construção de uma unidade de saúde no bairro 25 de Julho. O valor do investimento, de acordo com o documento, será de R$ 2 milhões. O vereador Joelmir Bogo disse que vai trazer mais detalhes sobre a construção na segunda discussão.
Quanto aos projetos do Legislativo, o 28/2025, de autoria da vereadora Zuleica Voltolini, entrou em primeira discussão. Ele declara a Associação Amor & Cidade de utilidade pública. A entidade foi fundada em 2023, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento turístico e cultural em São Bento do Sul através de variadas ações, incentivando a cultura europeia dos colonizadores. A associação está instalada no Edifício do Hotel Stelter, no Centro da cidade.
A sessão desta terça-feira contou com a Tribuna Popular de Maurício Maia, que discorreu sobre o mês junho branco, atrelado à prevenção do uso de drogas. “Drogas são substâncias químicas ou naturais, que, quando ingeridas, afetam o cérebro humano, por exemplo”, disse. Ele faz parte do grupo de prevenção às drogas, composto por dezenas de pessoas em São Bento do Sul. “Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias. Dizer não às drogas é um ato de liberdade e inteligência. As drogas trazem destruição e malefícios ao ser humano. Cada um pode conscientizar e alertar seus familiares”, afirmou Maia. Ele também alertou para o uso do cigarro eletrônico, algo que está sendo amplamente utilizado, especialmente pelos jovens. Por último, Maia convidou a todos a participarem de uma palestra, na quinta-feira (5), com o deputado Marcos da Rosa e Andrei Fortes, ex-usuário de drogas, sobre o junho branco.
Os vereadores Rodrigo Vargas, Joelmir Bogo, Terezinha Dybas, Cátia Friedrich, Gilmar Pollum e Luiz da Luz participaram da Palavra Livre.