Vereadores aprovam diversos projetos em sessão ordinária

por Anna Carolina Azêdo publicado 18/09/2025 20h42, última modificação 18/09/2025 20h42

Nove projetos de lei foram aprovados por unanimidade na sessão desta quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul.

Um dos projetos aprovados é o 113/2025, do Executivo, que autoriza o município a fazer uma desapropriação de um imóvel localizado no bairro Mato Preto. De acordo com o documento, o local, com área de 1,2 mil m², terá um reservatório de água com capacidade de 2 milhões de litros. O objetivo é garantir a regularidade e a segurança do fornecimento de água tratada aos moradores do bairro e arredores. O valor da indenização ao morador será de R$ 600 mil.  “É uma negociação amigável com o dono do terreno. Ele já é de utilidade pública”, afirmou o vereador Joelmir Bogo. O líder de governo também comentou que a localidade sofre com a falta de água ocasionalmente.

Outro projeto, também do Executivo, é o 119/2025, que busca alterar a lei 4.984, de 28 de março de 2024, sobre a disposição de permuta de imóveis entre a Prefeitura e a moradora Wilma Worell. No caso, o projeto da permuta já foi aprovado anteriormente, fazendo com que, agora, somente um erro na lei seja alterado. Com a aprovação, a matrícula 48.466 será corrigida para 48.467, assim como está descrito nos registros do cartório.

Os projetos do Legislativo, 37, 38 e 43/2025, foram tratados nesta sessão. Dois deles, o 37 e 43, nomeiam ruas do município: Hildegard Katzer, no bairro, e Edimar Tascheck, no bairro. As iniciativas possuem autoria dos vereadores Terezinha Dybas e Diego Niespodzinski. Já o 38, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, cria a Semana Municipal de Incentivo à Prática da Leitura. Segundo a parlamentar, o evento será comemorado na última semana de outubro, em alusão ao Dia Nacional do Livro. Segundo o projeto, o incentivo deverá estimular o hábito da leitura e o surgimento de novos autores, entre outros argumentos. “Vamos envolver os alunos das escolas municipais, mas por que não das escolas particulares também?”, indagou Cátia.

Os vereadores Gilmar Pollum, Luiz da Luz, Rodrigo Vargas, Terezinha Dybas, Joelmir Bogo, Zuleica Voltolini, Diego Niespodzinski e Cátia Friedrich participaram da Palavra Livre desta sessão.