Decreto contra escolha de vacinas é destaque na palavra livre

por Djoni Cleber Pinheiro publicado 13/07/2021 09h20, última modificação 13/07/2021 09h20

Durante a sessão desta segunda-feira, 12, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, os vereadores destacaram a publicação de um decreto por parte da Prefeitura, para quem não comparecer à vacinação quando agendar, passe para o fim da fila da imunização.
A primeira a falar sobre o tema foi a vereadora Terezinha Dybas, que lembrou que vacina boa é a que está disponível à população. Ela lembrou que o diretor de pavimentação, Wilson Bento, e o secretário de Obras, Jairson Sabino, também estão com a Covid-19. Terezinha citou ainda que os positivados dos últimos dias são em sua grande maioria pessoas com idade inferior a 50 anos, ou seja, quem já foi imunizado com as duas doses não está mais adoecendo. Terezinha também lembrou que existe uma grande programação para as vacinações, e se alguém agenda a vacina e não comparece, causa transtornos para a equipe de agendamento e imunização. A vereadora citou ainda que a previsão é de que até o dia 30 de agosto, toda a população local acima dos 18 anos receba a primeira dose da vacina.
A vereadora Zuleica Voltolini também destacou a campanha de vacinação dentro do município, frisando que mais de 40 mil doses de vacina já foram aplicadas no município, somando a primeira e segunda doses. A vereadora também lembrou que a vacinação da H1N1 também está disponível à toda população. Zuleica também falou do Concurso de Oratória da JCI, e que neste ano teve como vencedora Tamires Camargo Gadonski, da EBM Hercílio Malinowsky, aluna do 8º ano 02 da turma da Professora Jessica Linzmeyer.
O vereador Darlan Guliani falou sobre a emenda parlamentar da deputada federal Carmen Zanotto, de R$ 100 mil para a o Hospital local, lembrando que foi através de uma solicitação sua à deputada que a verba veio para o município, e que mais verbas devem chegar em breve. Darlan também falou sobre a campanha de vacinação, citando que recebeu a primeira dose na última semana, e que é dever do Estado disponibilizar à população o imunizante. Darlan também falou sobre o decreto que penaliza quem escolhe a marca de vacina que quer tomar, citando o avanço tecnológico existente na criação das vacinas. Ele ainda lembrou que continua a campanha da Dose Solidária, onde as pessoas que recebem a vacina podem doar alimentos que serão disponibilizados à pessoas carentes. O vereador também citou o excelente trabalho que está sendo desempenhado pelo secretário de Obras, Jairson Sabino.
O vereador Adriano Reinhardt também citou a vacinação em seu pronunciamento, também concordando com o decreto que coloca no fim da fila de vacinação as pessoas que querem escolher a marca do imunizante. Ele também falou sobre o excelente trabalho desempenhado pela equipe da Secretaria de Educação, a qual tem uma estrutura muito grande. Adriano falou ainda sobre a defasagem salarial dos funcionários públicos, afirmando que vários servidores estão deixando a Prefeitura devido aos baixo salários pagos. Ele falou também sobre um profissional na área da neurocirurgia que pretende se instalar na cidade. Adriano também lembrou da importância dos vereadores buscarem emendas parlamentares junto aso deputados estaduais e federais, citando que através dessas ações, muitos recursos estão chegando ao município.
O vereador Luiz Neri Pereira também falou das emendas parlamentares, citando que nunca o município havia recebido tantas verbas parlamentares como neste início de mandato. Ele citou ainda que esteve visitando mais algumas escolas do município, conversando com a direção destas escolas, e comemorou a quantia de verbas que estão sendo investidas nestas escolas, e que devem chegar a mais de R$ 10 milhões somente neste ano. O vereador também falou que esteve reunido com o deputado estadual Vicente Caropreso, e que foi informado que muito em breve devem iniciar as obras do acesso à Rodovia dos Imigrantes, bem como a revitalização da SC-418.
E a vereadora Carla Hofmann falou que esteve reunida com o deputado federal Darci de Mattos, e que solicitou a este que agilize a liberação por parte da Caixa Econômica Federal da verba para a pavimentação de várias ruas do município, entre elas o acesso ao Loteamento Alpestre e ao Loteamento Itália. Carla também destacou que teve uma conversa com a representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA), e que solicitou que esta agende uma reunião com os vereadores para falar sobre a liberação de licenças ambientais no município. Carla também citou que recebeu a visita do médico neurocirurgião que deseja se instalar em São Bento do Sul, lembrando que não temos profissional nessa área no município. Ela falou ainda sobre o editorial do Jornal A Gazeta do último sábado, o qual falou sobre as pessoas que agendam a vacinação e não comparecem. Segundo ela, somente uma pessoa no município já agendou 3 vezes a vacinação e não se imunizou por não querer a vacina da marca que estava sendo ofertada. A vereadora comemorou ainda o fato de que o município passou dos 50% de imunização com a primeira dose, para pessoas acima dos 18 anos. Carla lembrou a importância da vacinação para a erradicação de doenças como a pólio, o sarampo, a meningite, entre outras, conseguida através da aplicação de vacinas.