Projeto de cooperação com alunos do Universidade Gratuita é aprovado
A sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (18) contou com a aprovação de moções e projetos, além da Tribuna Popular.
Neste encontro, cinco projetos de lei entraram em segunda discussão, como o 148/2025, que com a aprovação irá ratificar, ou seja, validar o Termo de Cooperação entre o Município de São Bento do Sul e o Centro Universitário Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unisociesc), o Instituto de Educação e Cultura (Ieduc) e a Universidade da Região de Joinville (Univille). A iniciativa busca cooperar com os alunos participantes do programa Universidade Gratuita que precisam prestar as horas de contrapartida estabelecidas pelo subsídio da mensalidade do Governo de Santa Catarina. Os estudantes prestarão serviços à Administração Pública dentro da área onde atuam de forma gratuita, sem gerar custos ao município. “Este programa pretende atingir até 70 mil alunos catarinenses em 2026”, completou o vereador e líder de governo, Joelmir Bogo.
Já em primeira discussão quatro projetos foram pautados. Um deles, de iniciativa Legislativa e de autoria do vereador Rodrigo Vargas, é o 55/2025, que solicita a obrigatoriedade de comunicação prévia aos moradores, comerciantes e empresários de ruas que receberão pavimentação. O projeto deve, segundo o parlamentar, averiguar a metragem lateral da via, bem como a possibilidade de áreas de estacionamento. “Fui chamado para averiguar algumas ruas que estavam sendo pavimentadas. As pessoas reclamavam que não tinha estacionamento ou que precisava estacionar somente de um lado. Esse projeto é para evitar que situações como esta aconteçam”, exemplificou Vargas.
Outro projeto discutido foi 56/2025, proposto pela vereadora Cátia Friedrich, buscando instituir a Política Municipal de Estímulo à Implantação de Salas Sensoriais para regulação emocional de
crianças e adolescentes em São Bento do Sul. “O projeto busca incentivar a criação de espaços sensoriais em escolas públicas e entidades de atendimento a crianças e adolescentes”, informou a parlamentar.
A sessão desta terça-feira contou com a Tribuna Popular de Rogerio Pietrzacka, representante da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que é um braço do Governo de Santa Catarina pelo estado. Ele usou o espaço para prestar contas das atividades desenvolvidas. Em São Bento do Sul, a unidade está localizada no bairro Schramm, contando com três profissionais no auxílio das atividades envolvendo a agricultura. “Até o momento atendemos mais de 460 pessoas neste ano. Buscamos levar informações técnicas ao agricultor”, disse.
Por conta da extensão do encontro, a Palavra Livre desta semana foi suspensa.