Visita à Usina de Processamento de Resíduos

por Viviane Miranda publicado 22/03/2024 16h05, última modificação 22/03/2024 16h05

Nesta sexta-feira, dia 22, a presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini (PP), o vereador Adriano Reinhardt (PP) e o diretor geral, Marco Redlich, realizaram uma visita à Usina de Processamento de Resíduos (UPR) do município.

Os membros do legislativo foram recebidos pelo presidente do Samae, Osvalcir Peters, pelo Diretor de Departamento de Resíduos Sólidos Urbanos, Paulo Schwirkowski, e pelo Gerente de Operações da Ecoeficiência, Leoir Foggiatto, que detalharam o andamento das atividades na usina, responsável pelo processamento, até o momento, de 13 toneladas por dia de resíduos. “Essa iniciativa demonstra que é possível transformar desafios em oportunidades, tornando os resíduos em recursos valiosos para a comunidade e para o meio ambiente”, comentou Zuleica.

O processo de tratamento de resíduos na UPR começa com a separação do material em uma esteira. Os itens recicláveis são cuidadosamente separados e encaminhados para a Cooperativa de Catadores. Já os plásticos são separados para a produção de pavers e meio-fios, que são utilizados em parceria com projetos desenvolvidos no município, como a pista para educação no trânsito, em colaboração com a Polícia Militar.

A parte orgânica dos resíduos é compactada e destinada ao biodigestor, onde é transformada em energia renovável. “Contamos com a colaboração da população para a separação correta de resíduos. Cada um fazendo a sua parte, contribuímos para uma cidade mais sustentável", afirmou Reinhardt.