Notícias

por Djoni Cleber Pinheiro publicado 28/06/2021 15h57, última modificação 17/10/2024 15h19

Tribuna Popular destaca Projeto Pernas Solidárias

por Viviane Miranda publicado 26/02/2024 22h05, última modificação 17/10/2024 15h30

Na sessão desta segunda-feira (26) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, além da aprovação de um projeto de lei e de importantes moções de Apelo, um momento de destaque foi a utilização da Tribuna Popular pela voluntária do Projeto Pernas Solidárias, Priscila Brum de Camargo Coelho.

Durante sua apresentação, Priscila, que é mãe de um menino com síndrome de Down, o qual participa do projeto, destacou que a ação foi implantada no município no ano de 2017, mas devido à pandemia, ficou adormecida, sendo agora reativada. “O projeto tem como objetivo promover a inclusão por meio do esporte adaptado para pessoas com deficiência. É uma iniciativa que vai além da prática esportiva, demonstra um compromisso com a solidariedade e a inclusão na comunidade”, disse.

A voluntária também apresentou algumas fotos e depoimentos de participantes do projeto. "Quando vemos a alegria estampada em seus rostos e ouvimos os relatos emocionantes de como agora se sentem mais vivos, percebo que todo o esforço e dedicação valem a pena. Ver a transformação e o impacto positivo que o projeto tem na vida dessas pessoas é verdadeiramente gratificante”, comentou.

Aprovações - A sessão também foi marcada pela aprovação de um projeto de lei, duas moções de Apelo e um requerimento de informações. O projeto aprovado é o que autoriza a Prefeitura a transferir, por doação, veículos e equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar.

Já em relação às moções de Apelo, ambas foram de autoria da vereadora Carla Hofmann (PSD), mas receberam em plenário a assinatura de outros vereadores. Uma das moções é endereçada ao secretário de Infraestrutura, Jerry Edson Comper e ao deputado estadual Fernando Krelling (MDB), solicitando a instalação de pista lateral, iluminação e roçadas a fim de facilitar acesso seguro ao loteamento Itália, na SC-418.

A segunda moção também vai para o secretário de Infraestrutura e ao deputado Fernando Krelling, pedindo a instalação de rotatória ou trevo na SC-418 e melhoria da iluminação no acesso ao loteamento Alpestre, a fim de evitar acidentes.

Um requerimento de informações, de autoria dos vereadores Adriano Reinhartd (PP), Carla Odete Hofmann (PSD) e Jairson Sabino (PSDB), também foi aprovado. Endereçado à Prefeitura, o objetivo é obter respostas referentes à cessão de uso do terreno da Cidasc.

Por fim, sete vereadores estavam inscritos para a palavra livre. 

Palestras destacam importância do respeito às mulheres

por Viviane Miranda publicado 26/02/2024 16h40, última modificação 17/10/2024 15h30

Alunos do 9º ano da Escola Básica Municipal Baselisse Carvalho Ramos Virmond, no bairro Colonial, participaram, nesta segunda-feira, dia 26, da primeira palestra do ano promovida pela Procuradoria da Mulher de São Bento do Sul. O evento contou com a presença da presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini (PP), da Procuradora da Mulher, a vereadora Karen Lili Fechner (MDB), e da vereadora Carla Hofmann (PSD). 

Nas palestras, cujo propósito é promover a igualdade de gênero e o respeito aos direitos das mulheres, os estudantes receberam orientações sobre os diversos tipos de violência, esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e foram apresentados a dados estatísticos referentes aos casos registrados no Brasil, no estado e especificamente em São Bento. "Essas palestras são essenciais para estabelecer uma base de respeito e igualdade desde a juventude. Nosso objetivo é educar e sensibilizar nossos jovens sobre a importância de respeitar os direitos das mulheres e promover uma sociedade mais justa", ressaltou Karen Lili. 

A presidente da Câmara reforçou a importância de abordar temas relacionados aos direitos das mulheres e à igualdade de gênero, visando formar uma consciência mais justa e igualitária entre os alunos. "A educação é a ferramenta mais poderosa para a mudança social. Estamos plantando sementes de respeito e compreensão nas mentes dos futuros líderes de nossa comunidade", afirmou. 

A vereadora Carla Hofmann acrescentou: "É crucial que nossos jovens compreendam a gravidade das questões de gênero desde cedo. Ao educá-los sobre os direitos das mulheres, estamos moldando o futuro da nossa sociedade, e também promovendo uma cultura de respeito e igualdade para todos". 

Cronograma - O calendário de palestras seguirá nesta terça-feira, dia 27, às 8h15, na EBM Sophia Schwedler, e na quinta-feira, dia 29, às 8h15, na EBM Prefeito Henrique Schwarz. 

Para o mês de março, o cronograma já está definido, incluindo palestras nas escolas EBM Dr. Hercílio Malinowsky, EBM Presidente Castelo Branco, EBM Professora Adélia Lutz, EBM Emilio Engel, EBM Prefeito Antonio Treml, EBM Professor Newton Mendes, EBM Professora Lucia Tschoeke e EBM Coronel Osny Vasconcellos. Escolas estaduais e particulares também serão contempladas pelo projeto, que se estenderá ao longo do ano.

Nesta segunda-feira tem sessão da Câmara de Vereadores

por Viviane Miranda publicado 26/02/2024 11h05, última modificação 17/10/2024 15h30

A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul realiza mais uma sessão ordinária nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro. Os trabalhos legislativos terão início às 19 horas, no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini, e serão abertos ao público.

Destaque na pauta do dia a participação da Tribuna Popular, com a presença de Priscila Brum de Camargo Coelho, voluntária do Projeto Pernas Solidárias, que trará informações sobre as atividades realizadas no município.

Além disso, serão discutidas duas Moções de Apelo, propostas pela vereadora Carla Hofmann (PSD), direcionadas ao Governo do Estado, solicitando melhorias na SC 418, especialmente nos acessos aos loteamentos Itália e Alpestre. 

Outro ponto em destaque será um requerimento de informações endereçado à Prefeitura, assinado pelos vereadores Adriano Reinhardt (PP), Jairson Sabino (PSDB) e Carla Hofmann (PSD), com o intuito de obter esclarecimentos detalhados sobre a cessão de parte do terreno do Parque da Cidasc para criação de gado.

Ao vivo - Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente, a sessão será transmitida ao vivo através das redes sociais da Câmara de Vereadores: Instagram (@camaravsbs), Facebook (@cmvsbs) e YouTube (@cmvsbs).

Serviço: 

- Evento: Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul

- Data: Segunda-feira, 26 de fevereiro

- Horário: 19h00

- Local: Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini

- Transmissão ao vivo: Instagram (@camaravsbs), Facebook (@cmvsbs) e YouTube (@cmvsbs)

Ginásio escolar recebe o nome de Professor Fernando Vaz Pereira

por Viviane Miranda publicado 23/02/2024 16h06, última modificação 17/10/2024 15h30

A partir de uma Moção de Apelo, assinada pelas vereadoras Zuleica Voltolini (PP) e Terezinha Maria Dybas (PSDB), e aprovada por unanimidade no plenário da Câmara, o governo do Estado atendeu a solicitação para homenagear o professor Mário Fernando Vaz Pereira, dando nome ao ginásio de esportes da EEB Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho, no bairro Centenário. 

As autoras da moção estiveram na unidade escolar nesta sexta-feira, dia 23, acompanhadas pela esposa do homenageado, Helecita dos Santos Freitas Vaz Pereira, que fez questão de agradecer pelo reconhecimento. "Estou maravilhada com essa homenagem prestada ao meu esposo. Ele foi um pai exemplar, um marido dedicado, e seu legado como educador segue até hoje na comunidade. Agradeço aos vereadores e à comunidade por reconhecerem sua contribuição", declarou emocionada Helecita. 

Conforme as autoras da moção, foi a própria comunidade escolar quem sugeriu dar nome ao ginásio para homenagear o antigo professor. Ele atuou por 35 anos na unidade, como professor de educação física. Ao longo de todo este período, Mário Fernando recebeu grande reconhecimento da comunidade, assim como criou forte vínculo, passando os ensinamentos para até três gerações. “Para mim, termos esse reconhecimento confirmado pelo governo do Estado é algo que reforça o senso de valorização com um profissional tão dedicado e querido por seus alunos e amigos”, destacou Zuleica. 

Mário Fernando também foi diretor da escola, diretor adjunto e coordenador de turno, funções onde sempre teve um bom relacionamento com os colegas de trabalho, assim como com os alunos. "Essa homenagem partindo da própria comunidade escolar demonstra o impacto positivo que ele teve em tantas vidas", ressaltou a vereadora Terezinha. 

Com a aprovação da lei estadual, protocolada pelo deputado estadual Fernando Krelling (MDB) e sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL), a  partir de agora, a Gerência Regional de Educação fica encarregada pela confecção da placa que deverá ser colocada no ginásio. 

Participaram do encontro, a diretora da EEB Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho, Angeline Guenther Hillebrandt, e o professor de Educação Física da unidade, Jeffersson William Schmidmeier Jungles.

Visita técnica ao Centro de Inovação INOVALE

por Viviane Miranda publicado 23/02/2024 13h53, última modificação 17/10/2024 15h30

Na quinta-feira, dia 22, a assessora de gabinete da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Rafaela Rank, integrou uma comitiva representando o Legislativo Municipal em uma visita técnica ao Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe - INOVALE, localizado na cidade de Joaçaba/SC. O objetivo da visita foi conhecer de perto o modelo de gestão, o funcionamento do conselho gestor do Centro de Inovação, além de observar a estrutura física do prédio e as atividades desenvolvidas no local.

A comitiva, composta por representantes de diferentes setores, teve a oportunidade de visitar diversas instalações ligadas à inovação e tecnologia na região. A visita incluiu instituições como a UNOESC Joaçaba, o Centro de Inovação INOVALE, a ITL Incubadora Tecnológica Luzerna, a Razonete Contabilidade Digital e a 2iAD Incubadora Tecnológica. “A visita foi uma oportunidade para conhecer de perto as práticas e iniciativas bem-sucedidas em outros municípios, visando agregar conhecimento para futuras ações e projetos no âmbito da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul”, disse. 

Quatro projetos de lei aprovados nesta quinta-feira

por Viviane Miranda publicado 22/02/2024 22h10, última modificação 17/10/2024 15h30

Na sessão desta quinta-feira (22) da Câmara de Vereadores foram aprovados, por unanimidade, quatro projetos de lei. Um deles é o que altera a legislação municipal para que São Bento do Sul possa receber o ICMS Educação, recursos do governo estadual para investimentos na área educacional. Porém, para isso, foi necessário ajuste para cumprir os critérios estabelecidos no programa, como a eleição para diretores de escolas.

Outro projeto aprovado é o que autoriza a Prefeitura a desapropriar uma área de 1.031,18 metros quadrados, localizada entre as ruas Francisco Jelinski e José Grosskopf, no bairro Progresso. A área foi avaliada em R$ 328 mil, porém, a proprietária do terreno aceitou a proposta do Município de R$ 100 mil. O objetivo é utilizar a área para fazer a conexão entre as duas ruas.

Também foi aprovado o projeto que trata de ajustes ao orçamento, para aquisição de mobiliário escolar, aquisição de ônibus escolar, aquisição de material didático e para aquisição de materiais e equipamentos destinados à escola em tempo integral.

Já o quarto projeto, também de alteração orçamentária, tem como objetivo viabilizar o pagamento dos serviços de novas linhas de transporte escolar destinadas aos alunos da pré-escola EBM Professor Carlos Doetsch e EBM Alexandre Pfeiffer.

1ª discussão 

Em primeira discussão, apenas um projeto. O que autoriza a Prefeitura a ceder veículos e equipamentos para o Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul. Trata-se de uma Ford Ranger e da implementação de tanque pipa para apoio a combate a incêndios em um caminhão. Os bens foram adquiridos com recursos de convênio com a corporação. Este projeto retorna para segunda discussão e votação em uma próxima sessão.

Informações 

Ainda estava na pauta um requerimento de informações assinado pelos vereadores Adriano Reinhardt (PP), Jairson Sabino (PSDB) e Carla Hofmann (PSD), porém, a pedido de Reinhardt, o requerimento foi retirado de discussão.

Palavra Livre 

Durante a noite, os vereadores Darlan André Guliani (Cidadania), Jairson Sabino (PSDB), Terezinha Maria Dybas (PSDB), Paulo Zwiefka (União Brasil), Carla Hofmann (PSD), a presidente Zuleica Voltolini (PP), Adriano Reinhardt (PP) e Hélio Alves (União Brasil) se inscreveram para a Palavra Livre, onde trataram sobre diferentes assuntos.

Reforma Administrativa começa a ser analisada

por Viviane Miranda publicado 22/02/2024 18h25, última modificação 17/10/2024 15h30

Nesta quinta-feira (22), os vereadores que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, começaram a análise do projeto de lei encaminhado pela Prefeitura referente à Reforma Administrativa do Executivo. 

Fazem parte da comissão os vereadores Jairson Sabino (PSDB), Carla Hofmann (PSD) e Adriano Reinhardt (PP). Todo o trabalho é acompanhado pelo assessor jurídico do Legislativo, o advogado Tiago Martinhuk. Diversos pontos do projeto são analisados primeiro pela comissão, para que então o item possa ser incluído na pauta da Câmara de Vereadores, para análise em plenário. Acompanhou também a reunião, o assessor parlamentar Sandro Luis da Silva.

Procuradoria da Mulher inicia ciclo de palestras nas escolas

por Viviane Miranda publicado 22/02/2024 16h35, última modificação 17/10/2024 15h30

Na próxima segunda-feira, dia 26, terá início o cronograma de palestras da Procuradoria da Mulher de São Bento do Sul, em diversas escolas do município. A iniciativa visa promover a conscientização e o debate sobre questões relacionadas aos direitos das mulheres e a prevenção da violência de gênero.

A vereadora Karen Lili Fechner, Procuradora da Mulher, destaca a importância dessas palestras. "É fundamental que os jovens compreendam desde cedo a importância do respeito mútuo, da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres. Essa iniciativa nas escolas é um passo importante para promover uma cultura de respeito e valorização da diversidade", disse.

O cronograma de palestras inclui alunos dos 9º anos de escolas municipais, estaduais e particulares.

Confira abaixo os horários e locais da próxima semana: 

- EBM Baselisse Carvalho Ramos 

  Segunda-feira, dia 26, às 8h15 e às 14h30

- EBM Sophia Schwedler 

  Terça-feira, dia 27, às 8h15

- EBM Prefeito Henrique Schwarz 

  Quinta-feira, dia 29, às 8h15

Câmara recebe convite para encontro regional sobre infraestrutura e logística

por Viviane Miranda publicado 21/02/2024 18h12, última modificação 17/10/2024 15h30

A presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini (PP), recebeu nesta quarta-feira, dia 21, representantes do Deputado Federal Pedro Uczai. A reunião teve como objetivo principal discutir e trazer informações sobre o Encontro Regional Sul do Brasil, com foco em "Infraestrutura e Logística: Caminhos e oportunidades de investimentos". 

O evento está marcado para o dia 29 de fevereiro e acontecerá no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). Entre os  convidados estão o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. 

Durante o encontro, serão abordadas questões para o desenvolvimento da região sul do país, com ênfase em projetos de infraestrutura e logística. "Estamos sempre em busca de oportunidades que possam beneficiar nossa comunidade, e eventos como esse representam uma excelente oportunidade para conhecermos projetos e estabelecermos parcerias que impulsionem o desenvolvimento econômico e social de nossa região", afirmou a presidente.

Câmara Mirim realiza a primeira sessão do ano

por Viviane Miranda publicado 21/02/2024 17h25, última modificação 17/10/2024 15h30

Nesta quarta-feira (21) foi realizada a primeira sessão do ano da Câmara Mirim de São Bento do Sul, e na pauta estavam seis indicações. Todas aprovadas por unanimidade. O encontro foi realizado no Plenário Vereador Luiz Contesini e foi acompanhado pela presidente Zuleica Voltolini (PP) e pelos vereadores Carla Hofmann (PSD), Karen Lili Fechner (MDB) e Jairson Sabino (PSDB).

Logo na abertura dos trabalhos ocorreu a posse da vereadora mirim Milena Preisler Cagliari, representando o CAESP Girassol - APAE São Bento do Sul, tendo como padrinho o vereador Jairson Sabino. Ela não pôde participar do evento de diplomação e por isso, assumiu nesta sessão sua cadeira. Antes, precisou fazer o juramento, se comprometendo a seguir as leis e a trabalhar pelo engrandecimento da cidade. “Assim eu prometo”, disse ela ao final.

Das seis indicações em pauta, quatro delas foram da vereadora mirim Maria Julia Vieira. A primeira, destinada à Secretaria de Educação, cobrando a troca de cercas da EBM Rodolfo Berti, a fim de garantir mais segurança para alunos e professores.

Outras duas indicações da mirim Maria Julia trataram sobre a pavimentação de duas ruas. Uma é a Rua Boa Vista, próxima à escola Rodolfo Berti, e outra via é a Cesário Marchinhak, no bairro Brasília. Por fim, ela ainda pediu melhorias no estacionamento da escola, a fim de garantir mais conforto e qualidade para os professores e funcionários da unidade.

Já a presidente Tamaris Cieslinski apresentou indicação solicitando estudos para ampliação das linhas de ônibus sentido bairro Rio Vermelho Estação. Ela explicou que desde a pandemia, algumas linhas foram cortadas e com isso, estudantes do Instituto Federal, localizado no bairro Centenário, não conseguem retornar às suas casas após as aulas.

O vereador mirim José Luiz Dalmolin Silva apresentou indicação endereçada à Secretaria de Obras, solicitando a limpeza e desobstrução de bocas de lobo na Avenida José Grossl, no bairro Rio Negro. Ele apresentou imagens no telão, o mato fechando o bueiro, destacando que a solicitação partiu de moradores do bairro.

Palavra livre

 

Três vereadores mirins utilizaram a tribuna na Palavra Livre. A primeira a falar foi Talita Gabriele dos Passos. Ela pediu que sejam tomadas providências para recuperar um muro que desabou em outubro do ano passado na EBM Newton Mendes, no bairro 25 de Julho, e ainda não foi refeito.

Carlos Eduardo Kuberesky foi o segundo. Ele aproveitou a oportunidade para se colocar à disposição da comunidade por ser vereador mirim, e desta forma seus pedidos são encaminhados à Prefeitura e setores responsáveis pelas demandas.

Por fim, a presidente Tamaris Cieslinski usou a tribuna para enfatizar a importância de ser vereadora mirim, por ser uma grande oportunidade para seu desenvolvimento pessoal e também na relação com os colegas.

Iniciativa visa promover inclusão por meio do esporte adaptado

por Viviane Miranda publicado 20/02/2024 16h45, última modificação 17/10/2024 15h30

Nesta terça-feira, dia 20, a presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini (PP), recebeu a voluntária do projeto Pernas Solidárias, Priscila Coelho. Implantado no município no ano de 2017, a ação tem como objetivo principal promover a inclusão por meio do esporte adaptado para pessoas com deficiência.

Durante a visita, a presidente da Câmara convidou a voluntária para uma apresentação do projeto durante o espaço da tribuna popular livre. "É com grande satisfação que recebemos a iniciativa do Pernas Solidárias em nossa comunidade. A inclusão de pessoas com deficiência no meio esportivo é fundamental para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Estamos inteiramente à disposição para colaborar e apoiar todas as ações que visem promover a inclusão e o bem-estar de nossos cidadãos", disse Zuleica.

Participaram também do encontro, o assessor jurídico, Tiago Martinhuk, e a assessora Pâmela dos Santos.

Câmara aprova reajuste salarial aos servidores públicos

por Viviane Miranda publicado 19/02/2024 22h15, última modificação 17/10/2024 15h30

Para possibilitar que os servidores públicos municipais de São Bento do Sul pudessem receber já na próxima folha de pagamento o reajuste de 5%, a Câmara de Vereadores realizou duas sessões nesta segunda-feira à noite (19), sendo uma extraordinária. Desta forma, tanto servidores da Prefeitura quanto da Câmara de Vereadores receberão os novos valores. 

Outro projeto aprovado na sessão extraordinária foi o que reajusta o piso mínimo salarial da Prefeitura são-bentense, passando de R$ 1.700 para 1.785,85 para quem trabalha 40 horas. O pagamento é feito na forma de abono sobre os salários abaixo do piso. 

Ainda na pauta da sessão desta segunda-feira foi aprovado o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a conceder a escritura de posse dos imóveis a três moradores do Loteamento Prímio, na Rua Mathias Nossol, em Serra Alta.

Tratam-se de mutuários participantes do programa Pró Moradia, desenvolvido pela Empresa Municipal de Habitação (Emhab), os quais quitaram as parcelas de seus financiamentos imobiliários.

1ª discussão

Além dos projetos relacionados aos salários dos servidores, os quais foram aprovados na mesma sessão, na noite desta segunda-feira estavam outros três projetos em primeira discussão.

Um deles é o que autoriza a Prefeitura a desapropriar uma área de 1.031,18 metros quadrados, localizada entre as ruas Francisco Jelinski e José Grosskopf, no bairro Progresso. A área foi avaliada em R$ 328 mil, porém, a proprietária do terreno aceitou a proposta do Município de R$ 100 mil. Objetivo é utilizar a área para fazer a conexão entre as duas ruas.

O segundo projeto em discussão foi o que trata de ajustes ao orçamento, para aquisição de mobiliário escolar, aquisição de ônibus escolar, aquisição de material didático e para aquisição de materiais e equipamentos destinados à escola em tempo integral.

Já o terceiro projeto, também de alteração orçamentária, tem como objetivo viabilizar o pagamento dos serviços de novas linhas de transporte escolar destinadas aos alunos da pré-escola EBM Professor Carlos Doetsch e EBM Alexandre Pfeiffer.

Prestação de Contas 

Outro item votado na sessão foi a Prestação de Contas referentes a 2022 da Prefeitura de São Bento do Sul. Por unanimidade, os vereadores seguiram o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que recomendava pela aprovação.

Tribuna Popular Livre 

Durante a sessão desta segunda-feira, o agente de trânsito, Abdiel Pelizzari Magnus, utilizou a Tribuna Popular Livre. Ele falou sobre os trabalhos de educação para o trânsito realizados pelo Departamento de Trânsito Urbano (Detru) ao longo de 2023 e o cronograma das ações para 2024. O requerimento foi da vereadora e presidente da Câmara, Zuleica Voltolini (PP).

Primeira sessão da Câmara Mirim de São Bento do Sul

por Viviane Miranda publicado 19/02/2024 15h38, última modificação 17/10/2024 15h30

Nesta quarta-feira, dia 21, às 15h30, o Plenário Vereador Luiz Contesini recebe a primeira sessão da Câmara Mirim. A iniciativa busca oferecer aos estudantes uma oportunidade de compreender e participar ativamente do processo legislativo, promovendo a cidadania e o interesse pela gestão pública desde cedo.

A sessão será aberta ao público, permitindo que os cidadãos de São Bento do Sul acompanhem de perto as discussões e deliberações dos jovens legisladores. Além disso, a sessão será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara: Instagram (@camaravsbs), do Facebook (@cmvsbs) e do canal do YouTube (cmvsbs).

Os responsáveis pelo projeto Câmara Mirim são os auxiliares legislativos Simone Teresinha Roberti Baum e Djoni Cleber Pinheiro.

Calendário - As sessões da Câmara Mirim são planejadas para ocorrer mensalmente e as datas programadas para 2024 são: 21 de fevereiro, 13 de março, 10 de abril, 08 de maio, 12 de junho, 10 de julho, 14 de agosto, 11 de setembro, 09 de outubro e 13 de novembro, sempre às 15h30.

Câmara de Vereadores: Duas sessões nesta semana

por Viviane Miranda publicado 19/02/2024 09h48, última modificação 17/10/2024 15h30

A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul realizará duas sessões ordinárias nesta semana, marcadas para ocorrer hoje, dia 19, e na quinta-feira, dia 22. Ambas as sessões iniciam às 19 horas.

Os encontros ocorrerão no Plenário Vereador Luiz Contesini, oferecendo aos cidadãos a oportunidade de participar presencialmente e acompanhar as discussões e deliberações importantes para a comunidade.

Além da possibilidade de participação presencial, as sessões poderão ser acompanhadas ao vivo pelas redes sociais: Instagram (@camaravsbs), Facebook (@cmvsbs), e YouTube (cmvsbs).

Vereadoras participam de evento na EBM Osny Vasconcellos

por Viviane Miranda publicado 17/02/2024 18h23, última modificação 17/10/2024 15h30

A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, e as vereadoras Carla Odete Hofmann (PSD), Karen Lili Fechner (MDB) e Terezinha Maria Dybas (PSDB) participaram neste sábado (17), da solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação da EBM Cel. Osny Vasconcellos, no bairro Progresso.

Em sua fala, Zuleica enfatizou a importância da presença dos pais no acompanhamento da jornada educacional de seus filhos. "Ver os pais presentes aqui hoje reforça que a educação é um esforço coletivo. É fundamental que continuem acompanhando de perto, pois a educação de um aluno depende não só da escola e dos professores, mas também do ambiente familiar," afirmou a presidente.

Câmara aprova repasse de R$ 2,2 milhões ao Hospital

por Viviane Miranda publicado 15/02/2024 23h25, última modificação 17/10/2024 15h30

A sessão desta quinta-feira (15) foi marcada pela aprovação do projeto de lei para garantir o repasse de R$ 2,2 milhões do Governo do Estado ao Hospital e Maternidade Sagrada Família. Neste caso, por ter sido um projeto que entrou com pedido de urgência, os parlamentares fizeram um esforço concentrado para aprová-lo na mesma noite. Para isso, a sessão precisou ser suspensa por cinco minutos.

Neste tempo, as comissões internas deram seus pareceres aprovando a tramitação da matéria. Isso garantiu que o projeto pudesse ser analisado e votado na mesma noite. Para garantir a aprovação, a Câmara realizou uma sessão extraordinária logo após a sessão normal.

Outro destaque da noite foi a aprovação do requerimento do vereador Darlan André Guliani (Cidadania) para realização de uma Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da Escola de Música Donaldo Ritzmann. Inicialmente se previa a entrega de uma Moção de Aplausos, porém o requerimento foi substituído para ser feita uma homenagem especial. O requerimento também foi assinado pelas vereadoras Carla Odete Hofmann (PSD), Karen Lili Fechner (MDB), Terezinha Maria Dybas (PSDB) e Zuleica Voltolini (PP).

Durante a noite ainda foi aprovado o projeto que autoriza o reajuste dos benefícios sem paridade mantidos pelo Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de São Bento do Sul (IPRESBS). Com isso, os aposentados e pensionistas já poderão receber os valores corrigidos na próxima folha de pagamento. Outro projeto aprovado foi o que trata de remanejamento de recursos para conclusão das obras na Rua Jaraguá do Sul, no bairro 25 de Julho.

Projeto de Lei do Executivo nº 544 de 2024, também foi aprovado. A proposta é garantir que a Prefeitura possa custear moradia e alimentação para profissionais contratados pelo programa Mais Médicos. Ainda na área da saúde, foi aprovado ontem o projeto que garante o pagamento do piso nacional da enfermagem do Hospital Sagrada Família. Serão R$ 2,5 milhões previstos para todo o ano, mas o repasse é feito mensalmente pelo governo federal para o custeio dos profissionais.

Por fim, foi aprovado projeto de lei que trata de remanejamento de recursos entre o próprio orçamento, no valor de R$ 8 milhões, para conclusão das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Em 1ª discussão 

Único projeto em primeira discussão, o de nº 547, o qual autoriza o Executivo Municipal a realizar a alienação de imóveis a famílias que adquiriram suas casas por meio de programas habitacionais da Empresa Municipal de Habitação (Emhab), os quais quitaram suas parcelas e agora têm direito à escritura dos imóveis.

Palavra Livre 

Ainda durante a noite, todos os dez vereadores se inscreveram para utilizar a Palavra Livre, onde trataram sobre diferentes assuntos.

Projeto de reforma administrativa é apresentado aos vereadores

por Viviane Miranda publicado 15/02/2024 18h41, última modificação 17/10/2024 15h30

Nesta quinta-feira, dia 15, os vereadores de São Bento do Sul se reuniram com a equipe da Prefeitura para discutir os detalhes do projeto de reforma administrativa proposto pelo executivo, o qual está ainda em processo de protocolo. Após essa etapa, os vereadores irão realizar uma análise do projeto, podendo solicitar ajustes ou propor emendas conforme necessário, para dar prosseguimento ao trâmite legislativo.

Participaram da reunião, a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, as vereadoras Karen Lili Fechner (MDB) e Terezinha Maria Dybas (PSDB), os vereadores Adriano Reinhardt (PP), Darlan André Guliani (Cidadania), Hélio Alves (União Brasil), Luiz Lindecir Pesenti (PSD) e Paulo Zwiefka (União Brasil), o Chefe de Gabinete da Prefeitura, José Dorival Dums, o Procurador Municipal, Adriano Domingos Stenzoski, o secretário de Finanças, Rodrigo Schuhmacher, a assessora jurídica da Prefeitura, Maiane de Miranda,  o diretor da Câmara, Marco Redlich, e o assessor jurídico da Câmara, Tiago Martinhuk.

Nesta quinta-feira tem Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores

por Viviane Miranda publicado 14/02/2024 13h00, última modificação 17/10/2024 15h30

Na quinta-feira, dia 15, a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul realizará mais uma Sessão Ordinária, com início marcado para as 19 horas. Os cidadãos terão a oportunidade de acompanhar a sessão presencialmente no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini, ou através das redes sociais da Câmara, com transmissão ao vivo no Instagram (@camaravsbs), Facebook (@cmvsbs), e YouTube (@cmvsbs).

Na pauta do dia, destaque para o Projeto de Lei 549, que trata de uma suplementação orçamentária no valor de R$ 2,2 milhões a serem repassados ao Hospital e Maternidade Sagrada Família, referente ao Programa de Valorização dos Hospitais, recursos destinados pelo Governo do Estado. Devido à sua urgência, deverá ser realizada uma sessão extraordinária.

Outros projetos de lei na ordem do dia para segunda discussão e votação incluem:

- Projeto de Lei nº 542: Trata-se da reposição salarial dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul (Ipresbs), sem paridade. O envio deste projeto à Câmara é uma prática anual para garantir a atualização dos benefícios.

- Projeto de Lei nº 543: Este projeto aborda alterações orçamentárias da Prefeitura, com o objetivo de adequar os valores referentes à obra de contenção na Rua Jaraguá do Sul, no bairro 25 de Julho.

- Projeto de Lei nº 544: Autoriza a Prefeitura a fazer ajustes no orçamento para adesão ao programa Mais Médicos, com a responsabilidade de repassar valores para moradia e alimentação.

- Projeto de Lei nº 545: Trata-se de outra alteração orçamentária, visando abrir espaço no orçamento para recebimento de recursos para o custeio do piso da enfermagem, que será repassado ao hospital.

- Projeto de Lei nº 546: Este projeto trata de valores já previstos para a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para a construção do Centro de Especialidades Médicas.

A pauta inclui ainda indicações e discussões sobre outras demandas importantes para a cidade de São Bento do Sul.

Conheça o Programa “Câmara de Portas Abertas”

por Viviane Miranda publicado 13/02/2024 12h09, última modificação 17/10/2024 15h30

A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul está dando continuidade ao Programa "Câmara de Portas Abertas", uma iniciativa que visa aproximar a população do Poder Legislativo e promover a transparência das atividades parlamentares. Recentemente, foram abertos os agendamentos para visitas ao longo do ano, permitindo que escolas, grupos e cidadãos interessados possam conhecer de perto o funcionamento interno da Casa de Leis e as funções dos vereadores. 

A presidente da Câmara, Zuleica Voltolini (PP), reforça a importância do projeto. "O 'Câmara de Portas Abertas' é uma iniciativa fundamental para promover a integração entre a comunidade e os trabalhos legislativos. Queremos que as pessoas conheçam não apenas o prédio da Câmara, mas também entendam o papel dos vereadores e como as decisões são tomadas aqui dentro", disse. 

As visitas, que são guiadas, oferecem uma visão abrangente do processo legislativo municipal. Durante o tour, os participantes têm a oportunidade de conhecer as instalações da Câmara, entender como são realizadas as sessões e ter acesso a informações sobre os projetos em tramitação. 

Escolas e grupos interessados em participar do programa podem agendar sua visita através do número (47) 3633-4446 ou pelo e-mail secretaria@saobentodosul.sc.leg.br 

Reunião discute construção de Abrigo Institucional em São Bento do Sul

por Viviane Miranda publicado 09/02/2024 18h39, última modificação 17/10/2024 15h30

Na tarde desta sexta-feira (09), autoridades do poder executivo de São Bento do Sul, juntamente com representantes dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente, e moradores do bairro Schramm, se reuniram para discutir o projeto de construção do Abrigo Institucional destinado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O encontro teve como objetivo principal apresentar à comunidade os detalhes do projeto e ouvir as preocupações e questionamentos dos moradores.

Durante a reunião, as autoridades responsáveis pelo projeto forneceram informações detalhadas sobre a iniciativa e esclareceram dúvidas relacionadas à localização, estrutura e funcionamento do abrigo. Após as explanações iniciais, foi aberto espaço para que os moradores pudessem expressar suas opiniões e fazer questionamentos.

Um dos pontos destacados durante a discussão foi a necessidade de um levantamento detalhado do local onde o abrigo será construído, visando garantir que a escolha do terreno seja a mais adequada possível.

A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini (PP), juntamente com os vereadores Carla Odete Hofmann (PSD), Luiz Lindecir Pesenti (PSD) e Terezinha Maria Dybas (PSDB), estiveram presentes na reunião para acompanhar as discussões e representar os interesses da população.

Ao final da reunião, ficou estabelecido que a Prefeitura realizará um levantamento detalhado do local proposto para a construção do abrigo, levando em consideração as preocupações e sugestões apresentadas pelos moradores do bairro Schramm. 

Vererador Adriano Reinhardt faz visita ao hospital

por Viviane Miranda publicado 09/02/2024 18h32, última modificação 17/10/2024 15h30

O vereador Adriano Reinhardt, conhecido como Chicão (PP), esteve nesta sexta-feira, dia 9, no Hospital e Maternidade Sagrada Família. Ele foi recebido pelo diretor geral, Oscar Fernandes Jr, e pela responsável pela captação de recursos da unidade, Débora da Silva, com objetivo de tratar sobre diferentes questões envolvendo o hospital são-bentense. 

Durante a visita, Chicão destacou que o Sagrada Família é o único hospital da cidade e, portanto, deve receber todo apoio e atenção necessários. "Sempre enfatizo a importância de darmos total atenção ao hospital. É lá que buscamos cuidado quando adoecemos, ou quando alguém da nossa família adoece. Por isso, é crucial apoiarmos. Eu mesmo passei 10 dias internado com Covid e devo minha recuperação à equipe do hospital. Por isso, vou sempre defender nossa instituição de saúde", disse.

Luto Oficial

por Viviane Miranda publicado 07/02/2024 18h09, última modificação 17/10/2024 15h30

A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul decretou, nesta quarta-feira, luto oficial de três dias pelo falecimento da senhora Evelyn Baukat Sabino, esposa do vereador Jairson Sabino.

Neste momento de dor, estendemos nossos sinceros sentimentos a toda a família e amigos.

Parceria fortalecida em encontro

por Viviane Miranda publicado 07/02/2024 18h03, última modificação 17/10/2024 15h30

Nesta quarta-feira, dia 7, a presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini (PP), recebeu a visita do Diretor Comercial e de Marketing da Feistock, Jonathan Roger Linzmeyer. O encontro teve como  objetivo agradecer o apoio contínuo da Câmara aos eventos da Feistock e estender um convite para a próxima edição da feira, que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de junho, na Promosul.

Durante a reunião, a presidente expressou sua satisfação em a Câmara de Vereadores contribuir para o sucesso da Feistock. “É um orgulho para nossa cidade ser a sede de um evento tão significativo. A Feistock não só destaca São Bento do Sul no cenário da produção de móveis de alta qualidade, mas também impulsiona nossa economia local de maneira substancial”, declarou.

Jonathan, por sua vez, ressaltou a importância do apoio da Câmara. “A colaboração dos vereadores tem sido fundamental para o crescimento e o sucesso da Feistock, que neste ano completa 20 anos. Estamos ansiosos para mais uma edição, que promete superar as expectativas tanto dos expositores quanto dos visitantes”, afirmou Linzmeyer.

Vereadores mirins participam de primeiro treinamento do ano

por Viviane Miranda publicado 07/02/2024 17h45, última modificação 17/10/2024 15h30

Nesta quarta-feira, dia 7, na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, ocorreu o primeiro treinamento voltado para os vereadores mirins. Durante o encontro, eles foram orientados sobre suas novas responsabilidades e o funcionamento interno da Câmara. Além disso, os jovens vereadores receberam materiais de apoio e cópias do regimento interno, que são fundamentais para o desempenho de suas funções.

A presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini (PP), recebeu os vereadores mirins, desejando sucesso em suas jornadas. "Vocês são o futuro e, por meio do projeto Câmara Mirim, estamos oferecendo uma base para que compreendam e participem ativamente do processo político. Esta é uma oportunidade tanto para vocês quanto para nossa comunidade", disse.

Ramirez Afuso está participando do projeto Câmara Mirim deste ano na posição de suplente. Ele conta que sua motivação surgiu a partir do exemplo de seu irmão, Pablo, que participou do projeto no ano passado e chegou a ocupar a presidência no primeiro semestre. "Meu irmão me falou sobre a experiência legal que é esse projeto. Além disso, meus amigos também me encorajaram bastante. Foi então que decidi participar. Estou determinado a cumprir as promessas que fiz durante a campanha e a me esforçar ao máximo como suplente", comentou.

O treinamento desta quarta-feira foi conduzido pelos responsáveis pelo projeto Câmara Mirim, os auxiliares legislativos Simone Teresinha Roberti Baum e Djoni Cleber Pinheiro, e pelo Assessor Jurídico, Tiago Martinhuk.

Além do treinamento específico, os vereadores mirins também participaram do programa "Câmara de Portas Abertas", cujo objetivo é apresentar não apenas o Poder Legislativo, mas também as funções dos vereadores e o funcionamento interno da Casa de Leis. As informações foram repassadas pela Assessora de Gabinete, Rafaela Rank.

Sessão - A primeira sessão ordinária dos vereadores mirins está marcada para o dia 21 de fevereiro, às 15h30, no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini.

Os vereadores 

 - Carlos Eduardo Kuberesky - EEB Profº Carlos Zipperer Sobrinho - Madrinha Vereadora Karen Lili Fechner

 - Hanna Laura A. Grosskopf - EBM Dr. Hercílio Malinowsky - Padrinho Vereador Adriano Reinhardt

 - José Luiz Dalmolin Silva - Colégio Univille - Madrinha Vereadora Zuleica Voltolini

 - Julia Schreiner Rodrigues - EBM Sophia Schwedler - Madrinha Vereadora Carla Odete Hofmann

 - Maria Julia Vieira - EBM Rodolfo Berti – Madrinha Vereadora Terezinha Maria Dybas

 - Milena de Fátima Batista Moreira - EEB Orestes Guimarães – Padrinho Vereador Paulo Zwiefka

 - Milena Preisler Cagliari - CAESP Girassol - APAE São Bento do Sul – Padrinho Vereador Jairson Sabino

 - Pedro Henrique Schroeder - EBM Professora Adélia Lutz - Padrinho Vereador Hélio Alves

 - Talita Gabriele dos Passos - EBM Profº Newton Mendes - Padrinho Vereador Darlan André Guliani

 - Tamaris Cieslinski - EBM Emílio Engel – Padrinho Vereador Luiz Lindecir Pesenti

 Os suplentes 

- Amabily Brixi - EBM Presidente Castelo Branco – Padrinho Vereador Hélio Alves

 - Augusto Luis Ozeika - EBM Coronel Osny Vasconcellos - Padrinho Vereador Adriano Reinhardt

 - Fernanda Mascarino - EBM Prefeito Antonio Treml - Madrinha Vereadora Carla Odete Hofmann

 - Higor Waldmann Martins - EBM Maria W. de V. Kruger - Padrinho Vereador Darlan André Guliani

 - Letycia Batista Ribeiro - EEF Profª Osmarina B. Betkowski – Padrinho Vereador Paulo Zwiefka

 - Ramirez Teruo Conceição Afuso - EEB São Bento - Madrinha Vereadora Terezinha Maria Dybas

 - Renan Guilherme Weiss - Colégio Global – Padrinho Vereador Jairson Sabino

Duas moções de aplausos aprovadas pela Câmara

por Viviane Miranda publicado 06/02/2024 00h07, última modificação 17/10/2024 15h30

Nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, foi realizada mais uma sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Em pauta, diversas indicações protocoladas pelos parlamentares. Em votação única, e aprovadas, estavam duas moções de aplausos, uma para Maurício José Weber, por seus 60 anos de dedicação ao exercício de artes em entalhes, e outra para o músico, professor e maestro, José Sluminski. 

O vereador Darlan André Guliani (Cidadania) foi o autor da proposta para Mauricio Weber. Em sua justificativa, disse que a homenagem se faz necessária por conta da história da cidade, sempre ligada ao trabalho com a madeira, e os entalhes também fazem parte. “Seu Maurício tem o dom de transformar matéria bruta, numa forma quase que viva. Ele dá expressão a essa matéria. Ele transforma. E faz isso desde quando era criança”, contou.

Um dos destaques de seus trabalhos é a imagem de São Bento, o santo que dá nome à cidade, a qual foi colocada em um espaço preparado ao lado da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, no Centro.

A segunda Moção de Aplauso aprovada tem como objetivo prestar homenagem ao maestro José Sluminski, por seus mais de 60 anos dedicados à música. Assinada pelas quatro vereadoras - Carla Odete Hofmann (PSD), Karen Lili Fechner (MDB), Terezinha Maria Dybas (PSDB) e Zuleica Voltolini (PP) -, a homenagem também foi aprovada por unanimidade.

Carla explicou que em conversa com Sluminski, percebeu-se que ainda faltava tal homenagem ao currículo do maestro e professor, autor de diversas músicas e hinos de diferentes cidades da região. “Foi uma pessoa que sempre teve uma ligação muito grande com a cultura”, destacou.

Também na pauta estava o projeto de lei número 539, enviado pela Prefeitura, sendo aprovado por unanimidade. Ele regulamenta o ensino integral na rede municipal de São Bento do Sul. Apesar da modalidade já existir há algum tempo, faltava esta regulamentação, assim como ajustes aos nomes nas escolas, incluindo a palavra “integral” nas nomenclaturas.

 Em primeira discussão estava o projeto de lei número 540, o qual pretende alterar a lei de 2022 que trata sobre o processo de qualificação para o exercício das funções de diretor escolar das instituições da rede pública municipal de ensino. A justificativa para a alteração é que se trata de uma adequação ao que pede o governo do Estado, para garantir o repasse do ICMS Educação ao município.

Já o projeto de lei 542 trata sobre a reposição salarial dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul (Ipresbs), sem paridade. Todos os anos o projeto precisa ser enviado à Câmara.

Também estava em pauta o projeto de lei 543, o qual trata sobre alterações orçamentárias da Prefeitura. Objetivo é adequar os valores referentes à obra de contenção que está sendo feita na Rua Jaraguá do Sul, no bairro 25 de Julho. Outro projeto foi o 544, o qual autoriza a Prefeitura fazer ajustes no orçamento para adesão ao programa Mais Médicos. Pelo convênio, a Prefeitura fica responsável pelo repasse de valores para moradia e alimentação.

Ainda na pauta estava o projeto 545, também tratando sobre alteração orçamentária, abrindo espaço no orçamento para recebimento de recursos para o custeio do piso da enfermagem. Este valor será repassado ao hospital.

O último projeto da noite foi o 546, também tratando sobre orçamento. Tratam-se de valores já previstos, para a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para a construção do Centro de Especialidades Médicas.

Todos os seis projetos em primeira discussão ainda precisam passar por uma segunda discussão para então serem votados. A noite ainda teve sete vereadores na Palavra Livre.

Presidente participa da posse dos novos membros do COMDE

por Viviane Miranda publicado 05/02/2024 17h01, última modificação 17/10/2024 15h30

A presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini, participou nesta segunda-feira, dia 5, da cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE). O evento foi realizado na Secretaria de Assistência Social do município.

Os membros do COMDE, órgão fundamental para a promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência no âmbito municipal, terão mandato de dois anos, compreendendo o período de 30 de novembro de 2023 a 29 de novembro de 2025.  “O COMDE é de suma importância para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos os cidadãos. E nós, como poder legislativo, reafirmamos o nosso compromisso em apoiar as ações do conselho em prol dos direitos das pessoas com deficiência”, comentou Zuleica.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) é composto por representantes governamentais e não governamentais, sendo eles:

REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde

Anderson Pfunder da Silva - Titular
Peter Alexandre Kneubuehler - Suplente

Representantes da Secretaria de Administração
Filipe Weihermann - Titular
Leila Mara de Oliveira - Suplente

Representantes da Secretaria Municipal de Educação
Marinei Slompo de Lima - Titular
Michele Thatiane Dirksen - Suplente

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social
Jonas Renato Kieski - Titular
Cristina Mieko Akamatso - Suplente

Representantes da Fundação Cultural
Elisiane Jaschefsky - Titular
Denise Grosskopf Dirksen - Suplente 

Representantes da Secretaria de Finanças
Cassiano Tuthes - Titular
Alesandra Edelci Rank - Suplente

Representantes da Secretaria de Municipal de Planejamento e Urbanismo
Chiara Mariele Gurgacz Destro - Titular
Priscila Jaensch Zeni - Suplente 

Representantes da Fundação Municipal de Desportos
Vilson Renato Rank - Titular
Rodrigo Nassif Ribas - Suplente

REPRESENTANTES NÃO GOVERNAMENTAIS
Representantes de Entidades não-governamentais:

Associação de Deficientes Visuais de São Bento do Sul - ADV
Mauricio Anderson Fernandes - Titular
Henrique Antonio Rocha - Suplente

Associação de Pais e Amigos dos Autistas - AMA
Geovanna Frank Rodrigues Vicente - Titular
Luciane Iargas - Suplente

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE
Mariléia do Rocio Prestes Gonçalves - Titular
Solange Nunes da Silva - Suplente

Fundação Pró-Rim - São Bento do Sul
Nadia Regina Vieira Batista - Titular
Vania Cecília Grossl - Suplente

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN
Patrícia Buss Cardoso de Sousa - Titular
Débora Barni de Campos - Suplente

Representantes de pessoas com deficiência
1. Sirlene Ponikerski Rocha - Titular
Thais de Souza Lima - Suplente

2. João Vianei Rambo - Titular
Lourenço Guimarães Camargo - Suplente

Representantes dos profissionais ligados à reabilitação
Sem indicação

Homenagem aos 70 anos da Escola de Música Donaldo Ritzmann

por Viviane Miranda publicado 05/02/2024 10h38, última modificação 17/10/2024 15h30

A presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini (PP), e o vereador Darlan André Guliani (Cidadania), receberam, na última sexta-feira, dia 2, a diretora presidente da Fundação Cultural, Bárbara Simone da Silva, e o coordenador da Escola de Música, Abel Hack, para dar início às tratativas de homenagem à Escola de Música Donaldo Ritzmann, que em março celebra 70 anos de história.

Durante o encontro, realizado na Câmara de Vereadores, foi discutida a possibilidade de realizar uma sessão solene em abril, ainda dependendo de aprovação em plenário. "A Escola de Música é um tesouro em nossa cidade, e estamos ansiosos para celebrar suas sete décadas de dedicação à música e à educação", comentou Zuleica.

A proposta, apresentada pelo vereador Darlan Guliani, pretende celebrar o legado da Escola de Música Donaldo Ritzmann. “Esta será uma ocasião única, onde prestaremos homenagem não só à rica história da Escola, mas também à sua marcante influência tanto em nossas vidas quanto na cultura de nossa comunidade”, enfatizou Darlan.

Também participaram do encontro, o Diretor da Câmara de Vereadores, Marco Redlich; a secretária administrativa da Escola de Música, Raquel Schreiner; e o assessor Geremias Alves.

História - A Escola de Música Donaldo Ritzmann foi fundada em 31 de março de 1954. Atualmente, a Escola conta com 600 alunos matriculados e 24 professores.

Os instrumentos lecionados incluem acordeão, baixo tuba, flauta doce e flauta transversal, piano, saxofone, teclado, trompete, trompa, trombone, bombardino, violino, violão, violoncelo, contrabaixo, bateria e viola caipira.

A Escola também oferece cursos de Teoria Elementar de Música e Técnica Vocal.

Visita ao novo espaço de oncologia do Hospital

por Viviane Miranda publicado 02/02/2024 18h06, última modificação 17/10/2024 15h30

Na tarde desta sexta-feira, dia 2, a presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini (PP), esteve no Hospital e Maternidade Sagrada Família para acompanhar o andamento das obras da nova sala de conforto oncológico. A visita foi acompanhada pelo Diretor Geral, Oscar Fernandes Jr, e pela responsável pela captação de recursos da unidade, Débora da Silva.

O novo espaço foi projetado para proporcionar conforto e bem-estar aos pacientes e seus acompanhantes durante o período de tratamento. Os recursos para a construção da sala foram repassados pela Câmara de Vereadores no ano passado, no valor de R$ 80 mil.

“O Hospital e Maternidade Sagrada Família é uma instituição de extrema relevância para São Bento do Sul e merece toda a nossa atenção. A criação dessa sala de conforto oncológico é um passo importante na melhoria dos serviços de saúde oferecidos à nossa população. Estamos felizes por poder contribuir com recursos para esse projeto que trará mais conforto e acolhimento aos pacientes em tratamento", comentou a presidente.

Mais recursos - Além da sala de conforto oncológico, a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul destinou, no ano passado, de R$ 1 milhão para o custeio da unidade hospitalar e R$ 200.763,02 para a aquisição de equipamentos essenciais para a maternidade.

Karen Lili participa da eleição do COMDIM

por Viviane Miranda publicado 02/02/2024 17h04, última modificação 17/10/2024 15h30

A vereadora e Procuradora da Mulher de São Bento do Sul, Karen Lili Fechner (MDB), participou, na última quinta-feira, dia 1º, da eleição da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM). O mandato da nova diretoria terá duração de dois anos, abrangendo o período de 17 de dezembro de 2023 a 17 de dezembro de 2025

"Estou honrada por fazer parte deste novo capítulo na luta pelos direitos das mulheres em São Bento do Sul. Como vereadora e agora também procuradora da mulher, acredito firmemente que a Procuradoria da Mulher deve trabalhar em conjunto com os conselhos de direito, como o COMDIM, para alcançar resultados significativos. Somente através da colaboração e da união de esforços podemos efetivamente abordar os desafios e lutar pela justiça de gênero. Tenho a certeza de que o COMDIM e a Procuradoria da Mulher executarão várias ações em conjunto durante todo o ano, buscando promover a igualdade, a proteção e o empoderamento das mulheres em nossa cidade”, afirmou Karen.

A composição da diretoria foi definida com representantes de entidades governamentais e não governamentais, ficando definida da seguinte forma:

Entidades governamentais: 

- Representante da Secretaria de Assistência Social:

  - Titular: Mirela Carolina Fix

  - Suplente: Sidinéia Teresinha Plonkoski 

- Representante da Secretaria Municipal de Educação:

  - Titular: Melissa Cindy de Paula Matos

  - Suplente: Vanilza dos Santos 

- Representante da Secretaria Municipal de Saúde:

  - Titular: Clariane Kerscher

  - Suplente: Beatriz Hortz Liebl 

- Representante da Fundação Cultural:

  - Titular: Denise Grosskopf Dirksen

  - Suplente: Daiana Rosa Goularte 

- Representante da Segurança Pública – Polícia Militar:

  - Titular: Soldado PM Claudia Zelinski Figura

  - Suplente: Cabo PM Ana Lucia Horst 

- Representante da Segurança Pública – Polícia Civil:

  - Titular: Mayara Aparecida Massoni 

Entidades não governamentais: 

- Representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE:

  - Titular: Eliane Anete Hubl

  - Suplente: Simone Tiemi Yoshiura 

- Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Bento do Sul – CDL:

  - Titular: Roanita Meyer Hastreiter

  - Suplente: Andreia Luci Pandolfo Wischneski 

- Representante da JCI São Bento do Sul:

  - Titular: Rafaela Barros de Souza

  - Suplente: Rosa Inês Martinez de Mello 

- Representante do Rotary Clube de São Bento do Sul – Cidade dos Móveis:

  - Titular: Denise Veronica Malschitzky

  - Suplente: Angelina Marise Weiss 

- Representante do Sindicato dos Servidores Públicos de São Bento do Sul e Região:

  - Titular: Elair Pinheiro

  - Suplente: Maria Aparecida Scharmach 

- Representante da Fundação Educacional da Região de Joinville – FURJ/Univille de São Bento do Sul:

  - Titular: Celise Roesler Kobs

  - Suplente: Susana Oliskovicz

Câmara realiza a primeira sessão do ano

por Viviane Miranda publicado 01/02/2024 23h35, última modificação 17/10/2024 15h30

Nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, foi realizada a 1ª Sessão Ordinária de 2024 da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Entre as matérias recebidas, estava o projeto de lei nº 539 de 2023, o qual visa instituir e regulamentar o ensino integral na rede municipal de ensino.

Ainda em pauta, o projeto de lei que trata do reajuste de benefícios previdenciários aos aposentados do Ipresbs sem paridade, e autorizações para alterações orçamentárias.

Além disso, foram apresentadas três moções de aplausos. Uma delas, de autoria do vereador Darlan André Guliani (Cidadania), tem como propósito homenagear a Escola de Música Donaldo Ritzmann pelos 70 anos de história. Darlan ainda apresentou uma moção de aplausos para homenagear Maurício José Weber pelos 60 anos de dedicação ao exercício de artes em entalhes.

Das vereadoras Carla Hofmann (PSD), Karen Lili Fechner (MDB), Terezinha Maria Dybas (PSDB) e Zuleica Voltolini (PP), foi apresentada a moção de aplausos para prestar homenagem ao maestro Maurício José Sluminski pelos mais de 60 anos de serviços e dedicação à música.

Diversas indicações ainda foram protocoladas e encaminhadas à Prefeitura, incluindo solicitações de melhorias em infraestrutura urbana e serviços públicos. Como foi a primeira sessão do ano, nenhum projeto foi votado, apenas sendo lidos em plenário.

A próxima sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul ocorre na segunda-feira, dia 5. Depois disso, as reuniões estão agendadas para os dias 15, 19, 22 e 26 de fevereiro. Porém, o calendário poderá sofrer alterações.

Palavra livre 

Após a leitura do expediente, ainda houve tempo para a Palavra Livre. Todos os dez vereadores ocuparam a tribuna, e cada um teve até oito minutos para se manifestar.

Ações do documento