Notícias
Projetos, moções e certificados de regularidade seguem em tramitação na Câmara
As comissões permanentes se reuniram na tarde desta segunda-feira (24), no Plenário da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, a fim de tratar das tramitações de três projetos de lei, dois do Executivo e um do Legislativo, três certificados de regularidade e uma moção descritos abaixo:
- Projeto de lei do Executivo 31/2025 - Altera a lei 4203, de 23 de setembro de 2019, que institui a estrutura administrativa do poder Executivo Municipal e dá outras providências;
- Projeto de lei do Executivo 32/2025 - Autoriza o poder Executivo Municipal a abrir crédito especial com recurso do superávit financeiro no orçamento de 2025 e dá outras providências;
- Projeto de lei do Legislativo 13/2025 - Dispõe sobre a obrigatoriedade de publicação do currículo profissional dos agentes políticos e ocupantes de cargos comissionados no âmbito do município de São Bento do Sul e dá outra providências;
- Moção 09/2025 - Homenagem para a Sociedade Atiradores 23 de Setembro pelos 130 anos de existência;
- Certificado 01/2025 - Solicitação de certificado de regularidade de identidade pública municipal do grupo teatral Arno Fendrich;
- Certificado 02/2025 - Solicitação de certificado de regularidade de identidade pública municipal da Sociedade Atiradores 23 de Setembro;
- Certificado 03/2025 - Solicitação de certificado de regularidade de identidade pública municipal à Associação Pumas de Futsal.
Discussão e votação
A comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, composta por Rodrigo Vargas, Diego Niespodzinski e Cátia Friedrich, que está ausente por conta de uma viagem através da Procuradoria da Mulher, aprovou a tramitação da todos os projetos. Quanto ao 13/2025, de autoria do vereador Rodrigo Vargas, o assessor jurídico, Diego Varela, deu o parecer favorável e completou: “O intuito de Rodrigo Vargas é reforçar os princípios de transparência e publicidade inerente à administração pública”. Em relação à solicitação de certificado à Associação Pumas de Futsal, Diego Niespodzinski citou que a regularidade trará benefícios para a comunidade. “Vai trazer recursos para essa escolinha do bairro Serra Alta, angariando fundos para a localidade”, disse. Vargas acrescentou, afirmando que a associação cumpre um trabalho de qualidade. “É importante que os certificados sejam mantidos em dia para que possam receber verbas públicas no futuro ou presente”, completou.
Já a comissão de Finanças, Contas e Orçamento, nesta segunda, foi presidida pela vereadora Zuleica Voltolini, ocupando o lugar da vereadora Terezinha Dybas, que também está em viagem. Com elas está o Marcelo Quost, que foi favorável a todas as tramitações. Zuleica se manifestou com relação ao projeto 31/2025, que altera a competência da fiscalização de posturas, que passa pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo para atribuição da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. “Acredido que vai ter uma agilidade nesse trabalho, com uma nova equipe começando. Sou favorável”, comentou.
A comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social também participou da reunião. A presidente é a vereadora Zuleica Voltolini, o relator é o vereador Joelmir Bogo e o membro é o vereador Vilson da Silva. Eles foram favoráveis a todas as tramitações. Quanto à solicitação do certificado de regularidade do grupo Arno Fendrich, o vereador Vilson da Silva destacou a importância do pedido. “O grupo teatral resgata tudo aquilo que o próprio Arno Fendrich já fez por São Bento do Sul. A renovação da utilidade pública desse grupo teatral é importante para que possa receber verbas públicas”, afirmou.
Câmara prestigia posse da OAB de São Bento do Sul
Representando a Câmara Municipal, o presidente Gilmar Pollum e a vereadora Terezinha Dybas marcaram presença, nesta semana, na posse da nova diretoria da subseção de São Bento do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na ocasião, Maurício Martins Willemann reassumiu o posto pela terceira vez, representando quase 600 advogados no município. Junto dele, Sandrieli Stafin assume como vice-presidente, Patricia Noronha Borges como secretária geral, Silvio de Moraes Cesar Junior como secretário adjunto e Fernanda Stachon Zellner como tesoureira. Na cerimônia, também, houve a posse dos conselheiros titulares e suplentes, e das delegadas da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC).
Durante o discurso, Willemann enalteceu o que a OAB representa ao Brasil, sendo um pilar da democracia e da justiça. “Nossa missão vai muito além da defesa dos interesses da própria advocacia. Somos uma instituição indispensável para garantir o estado democrático de direito para proteção das prerrogativas profissionais e para construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou. Ele garante que conduzirá a gestão de maneira participativa, plural e inclusiva. “Ouvirei e acolherei as necessidades daqueles que orgulhosamente represento. A união da classe sempre será um dos nossos pilares centrais. Uma OAB forte e coesa significa uma advocacia respeitada, valorizada e preparada para os desafios contemporâneos”, destacou.
Gilmar Pollum parabenizou o presidente, desejando uma gestão eficiente e que traga frutos. “Assumir a presidência pela terceira vez demonstra que, além de um grande profissional, ele é também um grande líder na OAB”, disse, reforçando que as portas da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul estarão sempre abertas à presidência.
Vereadores se reúnem em mais uma sessão
Diversos projetos foram discutidos e votados na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta terça-feira (18).
Em discussão única entrou o projeto de resolução 02/2025, de autoria da Mesa Diretora, que altera dispositivos da Resolução nº 16, de 16 de dezembro de 2010, instituindo o Regimento Interno da Câmara Municipal. A mudança, de acordo com a vereadora Cátia Friedrich, acontecerá na redação da ata das sessões, que ocupam, atualmente, cerca de 15 folhas. Com a alteração, as atas passam a ser mais modernas, com a comprovação através dos vídeos transmitidos pelas redes sociais da Casa de Leis. Os vídeos serão colocados no sistema da Câmara assim que a sessão acabar, com a assinatura eletrônica dos vereadores. Os vereadores Joelmir Bogo, Vilson da Silva, Terezinha Dybas e Zuleica Voltolini expressaram dúvidas e sugestões durante a discussão, que serão alteradas posteriormente no documento. Com exceção do vereador Vilson da Silva, todos votaram a favor.
O requerimento 14/2025 da vereadora Terezinha Dybas, solicitando dispensa de interstício para discussão do Projeto 24/2025, também foi apresentado. O documento pede alterações na lei 4.203, de 23 de dezembro de 2019. Por conta da necessidade de aprovação com brevidade, a solicitação foi acatada pelos vereadores, seguindo para primeira discussão e segunda discussão durante a sessão extraordinária, que ocorreu ao fim da ordinária.
Segunda discussão
Dois projetos de lei seguiram para a segunda discussão. O primeiro, o 029/2025, do Executivo, que autoriza a doação de equipamentos, através do Estado de Santa Catarina, ao Fundo de Melhorias da Polícia Civil (FUMPC), foi aprovado por unanimidade. Com a aprovação, a Prefeitura fica autorizada a transferir o veículo Tracker ano 2024/2025 para o trabalho de investigação e policiamento da Polícia Civil.
O projeto 11/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, que denomina Denison Derkoski como rua do município. “Ele nasceu em Pato Branco e veio para São Bento do Sul em 1999, onde criou suas filhas. É uma pessoa íntegra e muito zelosa. Recebeu o diagnóstico de câncer em 2021 e acreditou até o último momento em sua cura. Ele merece ser lembrado para sempre”, afirmou a vereadora. O vereador Vilson da Silva parabenizou Cátia pela iniciativa e completou: “ele tinha um grande amor pela família. Foi uma perda bem grande para todos nós.”
Antes de entrar na primeira discussão dos demais projetos de lei, a sessão foi pausada por 10 minutos para que os vereadores das comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Educação, Cultura, Desportos e Turismo; e Finanças, Contas e Orçamento aprovassem a tramitação do projeto 24/2025, cujo parecer jurídico era favorável.
Primeira discussão
Entraram em primeira discussão cinco projetos, quatro do Executivo e um do Legislativo, que serão discutidos novamente antes da votação, no próximo encontro. Um deles, como já citado, é o 24/2025, que busca alterar a lei 4.203, a fim de iniciar a reestruturação administrativa da Secretaria Municipal de Educação, prevista em duas etapas. O objetivo da mudança é modernizar o quadro funcional e aprimorar a gestão da área. O documento afirma que os cargos comissionados serão extintos e somente os gratificados poderão ter espaço, oportunizando que servidores de carreira, com experiência na área, façam parte da administração. “Os chefes de divisão serão extintos e serão criados os coordenadores”, disse o vereador Joelmir Bogo. Terezinha Dybas, que também é favorável ao projeto, completou a informação, afirmando que cerca de R$ 75 mil serão economizados com a mudança.
Também foi discutido o projeto 26/2025, que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito especial, anular dotação específica do orçamento de 2025 e dar outras providências. O crédito será no valor de R$ 15 mil, com destinação ao pagamento do Prêmio Educar, que acontecerá em novembro deste ano. “Vai para a quarta edição neste ano. O prêmio contempla trabalhos de professores que se destacam nas escolas. Esses profissionais se inscrevem, passam por uma banca e os contemplados são premiados em dinheiro”, informou Terezinha.
Já o projeto do Legislativo, o 11/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, denomina Lydio Travinski rua do município. Ela está localizada na lateral da Rodovia dos Móveis, no bairro Mato Preto. Na última semana o vereador Joelmir Bogo pediu vistas para estudar de maneira aprofundada o documento. As dúvidas referentes à metragem, segundo ele, foram sanadas. Entretanto, o vereador citou que os moradores da localidade gostariam que a rua ganhasse outro nome.
Sessão extraordinária
Após a Palavra Livre, com participação dos vereadores Luiz da Luz, Rodrigo Vargas, Gilmar Pollum, Terezinha Dybas, Zuleica Voltolini, Cátia Friedrich, Joelmir Bogo e Diego Niespodzinski, a sessão ordinária foi finalizada para dar início à extraordinária.
Durante a segunda discussão do projeto 24/2025, os vereadores Cátia Friedrich, Zuleica Voltolini e Vilson da Silva se manifestaram favoráveis ao projeto, agradecendo, inclusive, a vinda do secretário de Educação Josias Terres, que esteve na Casa de Leis para explicar o projeto aos parlamentares. Ele foi aprovado por unanimidade durante a votação.
Projetos são tratados em reunião das comissões permanentes
Três comissões, nesta segunda-feira (17), se reuniram para tratar sobre os projetos de lei do Executivo que entrarão em discussão nas próximas sessões da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul: a de Legislação, Justiça e Redação Final; Finanças, Contas e Orçamento; e Obras, Serviços Públicos, Indústria, Comércio, Agricultura, Transporte e Meio Ambiente.
Nas reuniões da semana, três projetos de lei do Executivo foram discutidas entre os vereadores: o 26/2025, que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito especial, anular dotação específica do orçamento de 2025 e outras providências; o 27/2025, que altera a redação da lei nº 123, de 15 de dezembro de 1997, que denomina rua no Município de São Bento do Sul; e o 28/2025, que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito especial, anular dotação específica do orçamento de 2025 e dá outras providências. Todos os pareceres jurídicos foram dados pelo assessor jurídico da Casa, Diego Varela de Jesus, que não apontou irregularidades nos projetos.
A primeira comissão, de Legislação, Justiça e Redação Final, presidida por Cátia Friedrich, com o relator Diego Niespodzinski e o membro Rodrigo Vargas, aprovou os projetos de lei do Executivo 26/2025, 27/2025 e 28/2025, que passarão por tramitação para entrarem em pauta nas próximas sessões.
A comissão seguinte, de Finanças, Contas e Orçamento, através da presidente Terezinha Dybas, relatora Zuleica Voltolini, e membro Marcelo Quost, tratou os projetos 26/2025 e 28/2025. O primeiro projeto tem o objetivo de abrir um crédito especial para pagamento do prêmio “Educar”, no valor de R$ 15 mil, que será promovido pela Secretaria de Educação em novembro deste ano. Zuleica, que se mostrou favorável, enalteceu o fato de o evento já estar em preparação no mês de março. “Tem todo tempo para tramitar e estar certo para o dia da premiação e do recebimento deste valor”, comentou. Além dele, o outro projeto foi aprovado para tramitação.
Por fim, a comissão de Obras, Serviços Públicos, Indústria, Comércio, Agricultura, Transporte e Meio Ambiente, presidida por Joelmir Bogo, relatada por Luiz da Luz e com o membro Marcelo Quost, discutiu o projeto 27/2025. O objetivo é regularizar a metragem da Rua Antonio Chimelli, no bairro Rio Negro, que foi feita de maneira incorreta. O vereador Luiz da Luz afirmou que o local, com o tempo, aumentou de comprimento, ficando mais extenso que o normal. “Queremos deixar tudo certo para os munícipes que serão apreciados com a pavimentação”, afirmou. Ele foi aprovado por todos.
Câmara é homenageada pela Univille em solenidade
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul foi homenageada pela Universidade da Região de Joinville (Univille) durante a Sessão Solene realizada na noite de quinta-feira (13), no Joinville Square Garden. A cerimônia fez parte da celebração dos 60 anos da universidade, marco que resgatou a importância histórica da instituição para o desenvolvimento do ensino superior em toda a região norte catarinense.
A honraria foi entregue ao presidente do Legislativo são-bentense, Gilmar Pollum, que representou a Casa de Leis na solenidade. Ao agradecer ao reitor Alexandre Cidral, Pollum destacou a relevância da Univille para a formação acadêmica e o fortalecimento social e econômico da cidade. “São 60 anos de dedicação de cada mestre, de cada professor que ajudou a transformar a nossa São Bento do Sul e a região. A Univille promove uma educação de qualidade e somos gratos por essa parceria”, disse o presidente da Câmara.
Durante a sessão, o reitor Alexandre Cidral reafirmou o compromisso comunitário da instituição e valorizou o papel das parcerias regionais. “A Univille tem sua missão conectada às cidades do Planalto Norte e à construção de um futuro sustentável para toda a nossa região”, declarou.
A Câmara de São Bento do Sul integra a lista de instituições que foram reconhecidas pela universidade por sua contribuição para o fortalecimento do ensino superior comunitário.
Vereadores e assessores participam do OAB por Elas
Os vereadores Rodrigo Vargas, Cátia Friedrich, Zuleica Voltolini, Diego Niespodzinski e Terezinha Dybas, e os assessores Maria Rosa da Silva e Geremias Alves, da Câmara de Municipal de São Bento do Sul, participaram do evento “OAB por elas”, no Fórum da cidade, na última sexta-feira (14). A solenidade teve o intuito de promover a assinatura do convênio entre a Ordem dos Advogados e o Poder Judiciário de Santa Catarina, a fim de simbolizar o compromisso de apoiar mulheres vítimas de violência.
Segundo Tatiane Schroeder, presidente da comissão da mulher advogada, a parceria se tornará mais uma garantia para as moradoras de São Bento do Sul, visando inspirá-las a ter novas conquistas e buscar a garantia dos direitos, principalmente das mulheres que sofrem de violência doméstica. “O OAB Por Elas visa a orientação jurídica gratuita às vítimas de violência doméstica quando elas estão vivenciando as agressões na fase inicial, no registro do boletim de ocorrência. Elas são encaminhadas ao Centro da Mulher, que já é uma realidade em nosso município”, disse. A presidente também deixou um recado às vítimas de agressão. “Existe uma rede de apoio que pode ampará-las, ouvi-las e acolhê-las para que possam seguir a vida em paz. A vida da mulher vítima de violência recomeça depois dessa intervenção, se livrando desse peso tão grande que ela carrega. Os advogados que estão aptos a atender essas mulheres agirão de forma acolhedora e sigilosa”, afirmou.
Durante o evento, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul foi homenageada. A procuradora Cátia Friedrich aproveitou o momento para engrandecer o projeto OAB por Elas. “Ele é um compromisso com a função da advocacia perante uma sociedade que necessita de acesso a justiça de forma gratuita. Que este seja o início de um novo ciclo para aquelas que necessitarem de acolhimento e apoio”, disse.
Mais projetos são aprovados em sessão
Dois projetos de lei foram aprovados na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta quinta-feira (13), que aconteceu durante a tarde. De acordo com o presidente Gilmar Pollum, o horário do encontro foi mudado para que a Câmara receba uma homenagem em decorrência dos 60 anos da Univille nesta noite e também para que os vereadores cumpram outros compromissos.
Seguiu para segunda discussão e votação o projeto de lei 021/2025, do Executivo, que altera a redação da lei 5020, de 20 de junho de 2024. O documento sugere a alteração na redação do artigo que autorizou a transferência de bens ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, justificando ser inservível pelo Fundo de Melhoria do Corpo de Bombeiros (FUMCBM). Aprovado por unanimidade, os bens serão regularizados e tornarão a pertencer à Prefeitura.
O outro projeto de lei aprovado, que é do Legislativo, é o 012/2025, de autoria de Terezinha Dybas, denomina de Vereador Sérgio Luiz Celeski travessa do município. Ela será localizada no Loteamento Grécia, entre as Ruas Maria Denk e Professor Antonio Chimelli, no bairro Rio Negro. A vereadora leu a biografia de Celeski, reforçando a importância dele a São Bento do Sul. “Sérgio cresceu em nossa cidade e exerceu o mandato de vereador de 2004 a 2008, assumindo a mesa diretora como primeiro secretário. Faleceu em 7 de agosto de 2016”, declarou Terezinha. A vereadora Zuleica Voltolini, sobre o projeto, disse: “É uma honra homenagear um cidadão que ajudou muito a nossa cidade, apoiando sempre as causas daqui”. O presidente Gilmar Pollum também elogiou o ex-vereador. “Sérgio sempre foi uma pessoa muito dedicada, não só na política, mas também nas empresas. Ele também sempre ajudava as pessoas nas enchentes em São Bento”, afirmou.
Três projetos entraram em primeira discussão, como o 029/2025, que autoriza a doação de equipamentos, através do Estado de Santa Catarina, ao Fundo de Melhorias da Polícia Civil (FUMPC). “O projeto autoriza a Prefeitura a transferir o veículo Tracker ano 2024/2025 para que a Polícia Civil execute seus trabalhos”, disse. O vereador Rodrigo Vargas participou da discussão, afirmando que viu dados expressivos sobre a Polícia em São Bento do Sul recentemente. “Quão excelente é o trabalho da Polícia tanto Militar quanto Civil”, parabenizou.
Já o projeto de lei 011/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, denomina Denison Derkoski como rua do município. Durante a discussão, o vereador Joelmir Bogo pediu vistas do projeto, a fim de estudar mais sobre ele. O plenário votou e o pedido foi concedido até o dia 18 de março, na próxima sessão.
Participaram da Palavra Livre as vereadoras Cátia Friedrich e Terezinha Dybas.
Turma do Colégio Emmái visita a Câmara de Vereadores
Alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I do Colégio Emmái visitaram a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul na quarta-feira (12), a fim de conhecer mais sobre o Legislativo. Guiados pela vereadora Zuleica Voltolini, todos observaram com atenção o funcionamento da Casa de Leis, interagiram com os servidores, fizeram perguntas e também assistiram a sessão da Câmara Mirim. Os estudantes estavam acompanhados da diretora Caroline do Nascimento e da professora regente Roseli Schlölgl.
De acordo com Caroline, a visita foi proveitosa, visto que eles puderam conferir de perto o que estão estudando em sala de aula: os três poderes do município. “O sentimento de importância se fez presente em nossos alunos, pois em ambos os poderes eles foram ouvidos e levados a compreender o quão valioso é serem justos e corretos pelos exemplos de nosso prefeito e vereadores”, disse. Antes da Câmara, eles visitaram a Prefeitura de São Bento do Sul e conheceram pessoalmente o prefeito Antonio Tomazini.
Embora pequenos, os alunos levantaram um ponto importante enquanto viam as fotos da Legislaturas anteriores expostas na Casa de Leis: a pequena quantidade de mulheres vereadoras e a ainda menor quantidade de mulheres na presidência. Zuleica ficou impactada com a observação e incentivou as alunas a estarem um dia no Legislativo. “É importante divulgarmos mais sobre esse assunto para que as meninas, principalmente, despertem o lado político delas”, comentou.
Câmara tem sessão adiantada nesta quinta-feira
A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta quinta-feira (13) foi adiantada para 15 horas. De acordo com o presidente Gilmar Pollum, ela ocorreria normalmente, às 19 horas, porém, sem a presença dele. “Hoje a Câmara vai receber uma homenagem em decorrência dos 60 anos da Univille”, disse. Em conversa com outros vereadores que também possuem compromissos à noite, eles chegaram em um consenso de alterar o horário do encontro para o período da tarde.
Apesar da mudança de horário, a sessão terá os mesmos moldes, com projetos de lei que entrarão, inclusive, em segunda discussão e votação. A transmissão ao vivo ocorrerá normalmente pelas redes sociais da Câmara de Vereadores.
Diversas indicações são apresentadas em sessão da Câmara Mirim
Mais uma sessão da Câmara Mirim aconteceu nesta quarta-feira (12), com a posse dos vereadores suplentes e a apresentação de indicações, que foram aprovadas e serão encaminhadas ao Executivo. Participaram do encontro os alunos do primeiro e terceiro ano do Colégio Emmái.
Após a posse, os vereadores seguiram para a Ordem do Dia, discorrendo, no total, sete indicações. A primeira foi a 05/2025, de autoria do vereador Augusto Cesar Chaves, pedindo a manutenção das contenções/cercas nas proximidades da faixa de pedestre da Rua Manoel Tavares como prioridade. “Considerando a necessidade de garantir a segurança dos pedestres que transitam por esta Rua, torna-se essencial a manutenção das contenções. Elas têm o principal objetivo de direcionar os pedestres para a travessia segura. Quando danificadas, essas estruturas deixam de cumprir a sua função, aumentando as chances de os pedestres atravessarem em local inadequado”, afirmou.
Uma das indicações do vereador Edison Breno de Almeida foi a 08/2025, solicitando a substituição do abrigo de passagem situado na Rua José Fendrich, no bairro Progresso, ao lado do supermercado Compre Mais. “Aquele ponto de ônibus é bem utilizado, mas está em um estado bem complicado. Ele está enferrujado, pichado e velho. Além de colocar a segurança de todos que o frequentam em risco, é feio para a nossa cidade, que é referência”, completou Edison, pedindo providências ao Executivo.
A vereadora Luiza Liebl também fez uma indicação, a 10/2025, pedindo pela remoção da capa antipó, além de patrolamento e ensaibramento da Rua Estevão Buschle. “É uma via essencial para a mobilidade dos moradores e, especialmente, por ser o principal acesso ao cemitério Jardim. Atualmente a Rua encontra-se em situação precária. O acesso ao cemitério deve ser digno, pois trata-se de um espaço onde as famílias prestam homenagens e despedidas aos entes queridos”, atentou.
Por fim, a vereadora Beatriz de Lima da Silva fez a indicação 11/2025, que pede estudos para inclusão da Rua da Urca no programa de pavimentações. “O trecho precisa de manutenção periódica para evitar buracos, excesso de pó e outros. Com a pavimentação, esses problemas cessariam, haveria valorização do local e qualidade de vida”, afirmou a vereadora.
Participaram da Palavra Livre os vereadores Luiza Liebl, Augusto Cesar Chaves, Felipe Ozorio Schultz, Stefany de Fátima Kuberesky, Beatriz de Lima da Silva e Guilherme Fiamoncini. A próxima sessão ficou agendada para o dia 9 de abril, às 15h30.
Moções são aprovadas e projetos são discutidos em sessão
A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta terça-feira (11) contou com projetos de lei em primeira discussão e moções aprovadas.
Seguindo a Ordem do Dia, os vereadores discutiram e aprovaram a moção 06/2025, de autoria da vereadora Terezinha Dybas, homenageando a Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento pelos 100 anos de fundação. “Acho importante essa moção para a Sociedade Ginástica, que tanto contribui para a parte artística quanto esportiva. Ela também promove uma das maiores festas da cidade, a Schlachtfest”, citou Terezinha. A vereadora Cátia Friedrich afirmou que a homenagem é válida, visto que o local fez parte de diversos momentos das famílias são-bentenses. “Quantas pessoas passaram por ali, quantos empregos, quantos se reuniram nesse tempo? 100 anos não são 100 dias”, contribuiu.
Em seguida, a vereadora Cátia Friedrich comentou sobre moção de aplausos ao Rotary Club de São Bento do Sul - Serra Alta, pelos 10 anos de serviço à comunidade. “Ele conta com 17 associados atualmente. Tem feito um bonito trabalho, especialmente na pandemia”, disse Cátia. “Que o Rotary Serra Alta continue inspirando pessoas e fazendo o bem. Parabéns”, apoiou a vereadora Zuleica Voltolini. “Por muitas vezes, os membros do clube deixam suas famílias de lado e cuidam de pessoas que talvez eles nem conhecem”, disse o vereador Rodrigo Vargas, direcionando a fala aos membros do Rotary Club presentes na sessão. Todos os parlamentares votaram a favor da moção.
A última moção tratada no encontro foi a 08/2025, de autoria do vereador Diego Niespodzinski, pedindo ao governador do Estado de Santa Catarina, ao secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e ao Departamento Estadual de Infraestrutura a instalação de duas faixas de travessia elevada e sinalização adequada na SC – 418, próximo ao acesso do Loteamento Viena, no bairro Boehmerwald. “Em certos períodos do dia os carros passam muito rápido pela via, comprometendo a segurança de quem sai do Loteamento Viena, além de diversos trabalhadores que passam ali para ir às fábricas. É uma moção simples, pedindo uma faixa elevada ou um redutor de velocidade”, completou Niespodzinski. “São vários acidentes que acontecem ali e essas moções são importantes para que o governo promova alguma mudança”, afirmou Terezinha Dybas. A vereadora também acrescentou que vereadores de Campo Alegre estão engajados em criar moções de apelo para combater algumas deficiências nas rodovias. Por fim, ela pediu que todos os vereadores entrem na causa, a fim de mostrar força na região.
Primeira discussão
Nesta sessão, dois projetos de lei entraram em primeira discussão. Um deles é o 021/2025, do Executivo, que altera a redação da lei 5020, de 20 de junho de 2024. O documento pede a alteração na redação do artigo que autorizou a transferência de bens ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, alegando ser inservível pelo Fundo de Melhoria do Corpo de Bombeiros (FUMCBM). “Houve a doação de dois veículos para o Corpo de Bombeiros e eles acharam melhor devolver”, afirmou o vereador Joelmir Bogo. Com a aprovação do projeto, que será votado na próxima sessão, os bens serão regularizados e tornarão a pertencer à Prefeitura.
A outra discussão foi com relação ao projeto de lei do Legislativo 012/2025, de autoria de Terezinha Dybas, que denomina de Vereador Sérgio Luiz Celeski travessa de São Bento do Sul. Ela será localizada no Loteamento Grécia, entre as Ruas Maria Denk e Professor Antonio Chimelli, no bairro Rio Negro. Terezinha disse que lerá a biografia do vereador na próxima discussão.
Participaram da Palavra Livre os vereadores Rodrigo Vargas, Zuleica Voltolini, Joelmir Bogo, Gilmar Pollum, Terezinha Dybas, Cátia Friedrich e Diego Niespodzinski.
Caps promove visita na Câmara de Vereadores
Mulheres integrantes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de São Bento do Sul visitaram a Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (11), acompanhadas da assistente social Eliane Alves de Souza e de Juliana Dreveniaski, artesã. Guiadas pela assessora do presidente Gilmar Pollum, Maria Rosa da Silva, elas puderam conhecer toda a estrutura interna da Casa, bem como entender o funcionamento do Legislativo.
Eliane, que é responsável pelo grupo da Cidadania dentro do Caps, disse que teve a ideia de visitar a Casa de Leis, visto que diversas pessoas ainda não a conhecem. “Foi um encontro bem produtivo. Até algumas perguntaram se poderiam mandar uma carta com sugestões. A assessora disse sim e elas ficaram bem felizes”, detalhou.
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul está de portas abertas a todos os munícipes que queiram conhecer e estar mais próximos do Legislativo. “É fundamental que a Câmara se empenhe em promover a inclusão social, garantindo que todas as pessoas tenham voz, dignidade e acesso a todos os direitos, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, disse Maria Rosa.
Projetos são discutidos em reunião das comissões
Vereadores se reuniram, nesta segunda-feira (10), para tratar e aprovar os projetos de lei que serão discutidos nas próximas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. As comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Obras, Serviços Públicos, Indústria, Comércio, Agricultura, Transporte e Meio Ambiente discorreram sobre oito projetos de lei, além de três moções. Todos os membros das comissões foram favoráveis nas discussões.
Assuntos tratados na reunião das comissões permanentes:
Projeto de Lei do Legislativo 04/2025 - Dispõe sobre a oficialização das línguas alemã, polonesa e italiana no município de São Bento do Sul e dá outras providências;
Projeto de Lei do Executivo 021/2025 - Altera a redação da lei nº 5020 de 20 de junho de 2024;
Projeto de Lei do Legislativo 012/2025 - Denomina-se Vereador Sérgio Luiz Celeski, travessa do Município;
Projeto de Lei do Legislativo 011/2025 - Denomina Lídio Travinski Rua do Município;
Projeto de Lei do Legislativo 010/2025 - Denomina Denilson Derkoski Rua do Município;
Moção 06/2025 - Moção de aplausos à Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento pelos 100 anos de fundação;
Moção 07/2025 - Moção de aplausos ao Rotary Clube Serra Alta pelos 10 anos de notáveis serviços à comunidade de São Bento do Sul;
Moção 08/2025 - Moção de apelo ao Governador do Estado de Santa Catarina, ao Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e ao Departamento Estadual de Infraestrutura, solicitando a instalação de duas faixas de travessia elevada e sinalização adequada na Rodovia SC – 418, nas proximidades do acesso ao Loteamento Viena, no bairro Boehmerwald.
Projetos para a Cultura, Saúde e Habitação são aprovados em sessão
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta quinta-feira (6), que foi adiada no início da semana por conta do ponto facultativo, teve diversas indicações e cinco projetos aprovados. Nesta semana não houve matérias em primeira discussão, ou seja, os vereadores discutiram novamente o que foi tratado na última reunião.
Um dos projetos de lei é o 008/2025, do Executivo, que busca criar o banco de materiais de construção no município. “Ele busca dar um destino final correto às construções. Se o morador, por exemplo, fez uma obra e sobrou algo em boas condições, a Empresa Municipal de Habitação (Emhab) vai recolher e destinar corretamente esses materiais, ajudando quem não tem condições de comprá-los”, disse o vereador Joelmir Bogo. O documento gerou dúvidas por parte dos vereadores, que pediram esclarecimentos antes da votação. O diretor da Emhab, Airton Ramos, foi até a Câmara durante a tarde desta quinta-feira e conversou com os parlamentares, que compreenderam o projeto e votaram a favor dele por unanimidade. A vereadora Zuleica Voltolini, sobre o projeto, declarou: “Esse material vai ser bem utilizado. Quantas coisas não serão mais jogadas fora, não é?”.
Outro projeto do Executivo, o 014/2025, que tem a intenção de elaborar o Programa Municipal de Incentivo e Valorização dos Artistas Locais de São Bento do Sul, o “NOSSA GENTE É SHOW”, também foi aprovado. Os vereadores novamente elogiaram a ação vinda do Departamento de Turismo, que propõe o fomento da cultura e, principalmente, do turismo de eventos. O projeto consiste em organizar os eventos promovidos pela Prefeitura com 30% de artistas locais. “A arte é o trabalho de muitos profissionais. Esse espaço pode incluir mais uma possibilidade de renda a eles”, disse a vereadora Cátia Friedrich. O vereador Rodrigo Vargas também contribuiu na discussão, citando que a cidade possui diversos habitantes envolvidos com a arte. “Todo mundo tem um amigos que toca alguma coisa, por exemplo. São Bento é rica de pessoas que poderão participar desses eventos da Prefeitura”, afirmou.
Também foi aprovado outro projeto do Executivo, o 020/2025, instituindo o Programa Municipal de Incentivo às Organizações Sociais de Saúde, que vai influenciar diretamente no processo de continuidade da entrega da Unidade de Pronto Atendimento de São Bento do Sul (Upa). “Estamos com a unidade pronta, porém, para emitir o edital de contratação das empresas, está faltando um critério legislativo. Aprovando o projeto, o edital será continuado”, comentou Bogo. A vereadora Terezinha Dybas também contribuiu durante a discussão, citando que a lei criada em São Bento do Sul é praticamente uma cópia da federal, orientada pelo Tribunal de Contas. O documento diz que o projeto busca estabelecer critérios claros e transparentes para a qualificação de entidades sem fins lucrativos, como Organizações Sociais dirigidas à saúde, disciplinando a celebração e execução dos contratos de gestão, bem como os mecanismos de controle e fiscalização da prestação dos serviços.
AmorMiau
A sessão contou com a Tribuna Popular de Cristiane Huebner, fundadora da ONG AmorMiau, criada há dois anos. “Eu era protetora e fazia parte de uma organização aqui em São Bento, mas vi a necessidade de ter uma atenção especial aos gatinhos”, citou. Segundo ela, no abrigo os animais são tratados e, sempre que precisam, utilizam de serviços veterinários até estarem prontos para doação. Desde o início dos trabalhos, mais de 300 gatos foram doados. Cristiane também comentou que a ONG possui dívidas próximas aos R$ 21 mil. Para tentar quitá-las, ela vai promover ações, como um bazar no bairro Centenário. Aproveitando o espaço, a fundadora agradeceu a colaboração da Prefeitura Municipal, mas pediu que uma veterinária da Secretaria de Agricultura visite o abrigo a cada 15 dias. A Organização possui um perfil no Instagram, o @amormiausbs, que detalha o dia a dia pela causa animal.
Fizeram uso da palavra livre os vereadores Luiz da Luz, Gilmar Pollum, Terezinha Dybas, Joelmir Bogo, Rodrigo Vargas, Cátia Friedrich, Zuleica Voltolini e Diego Niespodzinski.
Câmara altera calendário de sessões
A partir deste mês de março, a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul passa a realizar as sessões ordinárias às terças e quintas-feiras, substituindo as tradicionais reuniões das segundas-feiras. A alteração, anunciada pelo presidente da Casa, Gilmar Pollum, tem como principal objetivo tornar públicas as reuniões das comissões permanentes do Legislativo, garantindo mais transparência e aprimorando a discussão sobre os projetos de lei.
Segundo Pollum, a mudança foi baseada no artigo 98 do Regimento Interno, que determina a publicidade das reuniões das comissões. "Realizamos uma análise e percebemos que já estava previsto que essas reuniões deveriam ser públicas. Decidimos, então, organizar a agenda para que as segundas-feiras sejam dedicadas exclusivamente às comissões, com as discussões sendo gravadas e transmitidas, proporcionando mais transparência e permitindo que a população acompanhe o andamento dos projetos", explicou o presidente.
A iniciativa segue exemplos de outras casas legislativas, como as Câmaras de Joinville, Itapoá e Blumenau, onde as reuniões das comissões já são registradas e disponibilizadas ao público. "Brasília e Assembleias Legislativas estaduais também adotam essa prática. Nosso objetivo é que a comunidade tenha mais acesso às discussões e compreenda melhor o posicionamento de cada vereador referente a algum projeto de lei", pontuou Pollum.
Outro ponto destacado pelo presidente é a melhoria na cobertura da imprensa local, que poderá acompanhar de forma mais ampla as decisões dos parlamentares, visto que a maioria das sessões da região ocorre nas segundas-feiras. "É importante salientar que o artigo 163 do Regimento fala em ‘preferencialmente nas segundas-feiras’, não sendo uma determinação, podendo ocorrer a alteração pela Mesa Diretora. A imprensa regional tem papel fundamental na divulgação do trabalho legislativo. Com essa nova organização, o acompanhamento das sessões e das comissões se torna mais acessível, garantindo informação de qualidade para o munícipe", disse.
As reuniões das comissões ocorrerão todas as segundas-feiras, a partir das 14 horas, e contarão com a presença obrigatória dos vereadores. As sessões continuarão sendo transmitidas online, permitindo que a população acompanhe os debates de forma acessível.
Calendário de março:
06/03 (Quinta-feira)
11/03 (Terça-feira)
18/03 (Terça-feira)
20/03 (Quinta-feira)
25/03 (Terça-feira)
27/03 (Quinta-feira)
Procuradoria da Mulher promove palestras nas escolas
Com o início do ano letivo, a Procuradoria da Mulher de São Bento do Sul está percorrendo as escolas municipais, estaduais e particulares do município, na busca por trazer mais conscientização e prevenção através de palestras sobre violência contra a mulher. A meta, por enquanto, é alcançar cerca de 700 estudantes do 9º ano.
Segundo a vereadora Cátia Friedrich, que é a procuradora da mulher na cidade, o primeiro mês de palestras foi positivo, principalmente pelo público alcançado. “Nossa equipe conversou com mais de 100 alunos”, disse. Até o momento, as escolas Castelo Branco, Hercílio Malinowsky, Global e Henrique Schwarz receberam os palestrantes, que abordam temas como a promoção da igualdade de gênero, autonomia, empoderamento, representação e o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher.
Para a coordenadora da Escola Castelo Branco, Marciele Salvador, a conversa com os alunos é necessária, principalmente na atual fase da adolescência em que eles se encontram. “As meninas precisavam despertar e os meninos precisavam tomar mais conhecimento sobre o assunto. É importante que eles evitem certas atitudes no relacionamento que talvez sejam vivenciadas em outros lugares. Eles prestaram atenção e questionaram durante a conversa. Foi muito válido”, enalteceu.
Ir além
Neste ano, de acordo com Cátia, a Procuradoria entrará em outros lugares além da escola, como empresas, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), igrejas e outras instituições. Neste mês de março, inclusive, diversas ações serão feitas para as mulheres, como o abraço coletivo no sábado (8), na praça Jardim dos Imigrantes, durante a ação social promovida pelo Jornal A Gazeta. Outras ações também acontecerão nos bairros.
Vereadores visitam Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
A convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, vereadores de São Bento do Sul conheceram o Centro de Inovação de Jaraguá do Sul na quinta-feira (27). Junto dos demais servidores estavam os vereadores Vilson da Silva, Joelmir Bogo, Marcelo Quost, Terezinha Dybas e Luiz da Luz, que viram de perto a estrutura do espaço, bem como o funcionamento.
O projeto do Centro de Jaraguá é o mesmo de São Bento, o que fez com que os visitantes vislumbrassem as operações na cidade quando a estrutura estiver pronta. Para o vereador Vilson da Silva, a ida até o local foi proveitosa, principalmente a nível de conhecimento. “Diversas leis sobre inovação passam pela Câmara de Vereadores. E nós queremos que elas funcionem aqui”, comentou. O vereador também ficou impressionado com os serviços prestados na unidade jaraguaense. “Existe uma empresa lá que produz em uma impressora 3D, através do plástico reciclado, novos produtos de até 3 metros. Se chegarmos nesse nível será bem interessante”, destacou.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Turismo, Andréa Tamanine, o prédio do Centro de Inovação em São Bento do Sul segue em obras, com a possibilidade de ser concluído no fim de 2025. As obras foram retomadas em 2023, depois de anos paralisadas. “Queremos até 2026 estar com praticamente toda a estrutura ocupada. De qualquer forma, tivemos uma implantação provisória do Centro de Inovação na Casa do Empreendedor. Já mudamos ele de lugar porque o espaço ficou pequeno”, comentou.
São Bento do Sul captou recursos estaduais para investimento em inovação por meio da parceria com a Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ)/Univille. Estes recursos serão aplicados em programas, projetos e capacitações. Segundo Andréa, mais de R$ 1 milhão foram captados ao final de 2024 para investir nas iniciativas. Já os valores da obra são repassados ao Executivo Municipal pelo Governo Estadual para a realização de licitações, contratação de empresas e outras ações para finalizar o prédio. A secretária destacou que, até o momento, toda a laje foi refeita e a cobertura metálica finalizada. Além deles, o reboco da parte externa e parte dos acabamentos internos foram feitos.
Câmara não funcionará na próxima segunda-feira
Por conta do ponto facultativo decretado pela Prefeitura de São Bento do Sul, a Câmara de Vereadores não funcionará no dia 3 de março. Sendo assim, a sessão ordinária, que acontece sempre às segundas-feiras, passará para a quinta-feira (6). As atividades do Legislativo retornam normalmente na terça-feira (4).
Câmara prestigia entrega das chaves da Promosul à Prefeitura
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul participou, na noite de quarta-feira (26), da solenidade que oficializou a entrega das chaves da Promosul à administração municipal. O evento contou com a presença do vice-presidente da fundação, empresário e ex-prefeito Frank Bollmann, e do presidente da entidade, Osmar Muhlbauer, que destacaram a trajetória da Promosul e sua importância para o desenvolvimento econômico da cidade.
Representando o Legislativo municipal, participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Gilmar Pollum, e os vereadores Vilson da Silva, Luis da Luz, Marcelo Quost, Cátia Friedrich, Rodrigo Vargas, Zuleica Voltolini, Terezinha Dybas e Joelmir Bogo.
Gilmar Pollum destacou a relevância do momento para São Bento do Sul. “A Promosul foi construída por cada empresário da nossa região e agora está sendo entregue ao poder público. Nós, como Legislativo, vamos trabalhar juntos para garantir que essa estrutura permaneça firme e forte, buscando projetos e melhorias. Quero agradecer ao presidente Osmar Muhlbauer, ao vice-presidente Frank Bollmann e, em nome do Frank, a cada empresário que manteve viva a Promosul e contribuiu para o crescimento da nossa região”, pontuou.
Com 29 anos de história, a Promosul já sediou mais de 400 eventos, consolidando-se como um dos principais centros de negócios da região. Agora, sob gestão municipal, o espaço continuará a receber eventos e projetos voltados ao fortalecimento da economia local.
Audiência pública para prestação de contas do município acontece na Câmara
Uma audiência pública, promovida pela Prefeitura de São Bento do Sul, com o objetivo de apresentar o relatório resumido da execução orçamentária do sexto bimestre e o relatório de gestão fiscal do terceiro quadrimestre do exercício de 2024, aconteceu na quarta-feira (25), no Plenário da Câmara de Vereadores.
Na ocasião, o contador da Secretaria de Finanças, Ricardo Homechen, que é responsável pela consolidação das informações da Prefeitura, trouxe todo o acumulado do órgão público, que engloba as Secretarias, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Fundações de Desporto e Cultura, Câmara de Vereadores e o Instituto de Previdência Social (Ipresbs). A prestação de contas é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, a fim de demonstrar os dados efetivos de cada período quadrimestral.
Números totais
De acordo com o servidor, os cofres públicos de São Bento do Sul arrecadaram R$ 658.716.634,06, atingindo 98,1% do objetivo previsto na Lei Orçamentária Anual, que era de R$ 671.524.489,00. Ainda, segundo ele, a maior fonte de receitas do município é o Samae, justamente por conta do abastecimento da água e tratamento do esgoto. Com relação às despesas, o município empenhou R$ 609.217.658,54, menos do que o previsto na Lei Orçamentária Anual, correspondendo a R$ 806.798.992,01.
Ricardo também comentou sobre a movimentação no Legislativo são-bentense, que foi de R$ 5.195.571,81, menos do que indicava a previsão, de R$ 6.556.000,00.
O secretário de Finanças da Prefeitura, Rodrigo Schuhmacher, destacou que os números apresentados são significativos. “Esse número mostra a eficiência da gestão e o comprometimento de todos os servidores. Tudo isso em benefício do cidadão de São Bento do Sul”, finalizou.
Apresentação disponível
Toda a explanação da Secretaria de Finanças está disponível no canal do YouTube da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Para conferi-la na íntegra, basta acessar o link www.youtube.com/live/UwUL2vwr6-o?si=gabkPcZtAe7kXr21.
Reajuste de 5,21% aos servidores públicos é aprovado em sessão
A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta segunda-feira (24) contou novamente com a grande presença da comunidade, em especial dos servidores públicos da Prefeitura municipal. O ponto principal da noite foi o Projeto de Lei do Executivo, que diz respeito ao reajuste salarial, de 5,21%, protocolado na última semana. Entretanto, outros projetos também foram discutidos e aprovados.
Para discussão única, as vereadoras Cátia Friedrich e Terezinha Dybas fizeram uma Moção de apelo ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e ao deputado estadual, Napoleão Bernardes, solicitando melhorias na iluminação da Serra Dona Francisca, no trecho entre o bairro São Miguel, em Campo Alegre, seguindo até Pirabeiraba. “Essa serra não tem manutenção há muito tempo. Muitos estudantes são-bentenses descem e sobem ela todos os dias para estudar. Está muito difícil. Queremos que não seja tão perigoso”, disse Cátia. “Quando vamos durante o dia, vemos a falta de manutenção, mas à noite fica ainda pior”, completou Terezinha. O vereador Joelmir Bogo sugeriu, durante a fala, que os vereadores devem ir a Florianópolis, a fim de conversar diretamente com as autoridades.
Os vereadores Rodrigo Vargas e Zuleica Voltolini apresentaram uma Moção de aplausos pelos 30 anos de fundação do jornal A Gazeta. Zuleica contou toda a história do jornal, fundado em 1995, e que atualmente é um dos maiores de Santa Catarina “Reconhecendo toda trajetória de excelência, propomos essa moção. Dificilmente saímos de casa sem ver A Gazeta”, comentou. Vargas também aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho de três décadas “Nenhum outro jornal tem tantas tiragens em Santa Catarina quanto A Gazeta tem. Fazer 30 anos de contribuição e trabalho não é fácil”, afirmou.
Já Terezinha fez uma Moção de aplausos à empresa Artefama, congratulando-a pelos 80 anos. “É uma empresa renomada. Passou por grandes desafios, mas permanece até os dias de hoje. O trabalho da Artefama também ajudou São Bento a ser a cidade dos móveis. A homenagem é justa”, declarou.
Primeira discussão
Nesta segunda-feira, importantes projetos foram discutidos entre os vereadores e serão votados na próxima sessão. Entre eles está o 008/2025, de autoria do Executivo, que propõe a criação do Banco de Materiais de Construção em São Bento do Sul. De acordo com o documento, a iniciativa pretende estabelecer uma política pública inovadora e sustentável para a gestão de resíduos e sobras da construção civil, a fim de cumprir com as diretrizes de responsabilidade social, ambiental e de habitação digna. Esses resíduos serão transformados em recursos úteis para diversas atividades, como reformas, construções e reparos de moradias. De acordo com o líder de governo, Joelmir Bogo, “é uma ótima ideia para fazer um aproveitamento correto. O cidadão vai poder destinar esses resíduos corretamente, gerando um benefício grande ao meio ambiente”. Durante a discussão, alguns vereadores manifestaram dúvidas com relação ao projeto e pediram esclarecimentos durante a semana.
Outro projeto vindo do Executivo, o 014/2025, pretende criar o “NOSSA GENTE É SHOW”, um programa de incentivo e valorização dos artistas locais, a fim de fomentar a cultura e, principalmente, o turismo de eventos. A ação também pretende valorizar os artistas locais e incentivar a economia criativa de São Bento do Sul. Sobre a iniciativa, Bogo explicou: “30% dos eventos promovidos pela Prefeitura devem ser organizados com artistas locais”. Grande parte dos vereadores se manifestaram a favor do projeto, que vai beneficiar todos que fazem arte no município.
Por fim, os projetos 022/2025 e 023/2025, que concedem a revisão geral anual referente ao período de fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, bem como o reajuste salarial, foram discutidos. O vereador Joelmir Bogo, como líder de governo, ponderou que o reajuste do ano passado foi de 5%, e que, neste ano, está maior. Já Zuleica, Vargas e Diego Niespodzinski pediram que os valores sejam revistos, já que os servidores são comprometidos com o município e merecem mais incentivo.
Terezinha esclareceu aos presentes que o projeto precisa ser aprovado para que o aumento seja concedido ainda neste mês, e que a Câmara não pode aumentar a porcentagem, e sim, somente votar. “O que pode ser feito é o sindicato, que já faz um trabalho excelente, continuar dialogando com o Executivo”, concluiu.
Tribuna Popular
Nesta segunda-feira, Edemilson Benedito de Assis e Fernando Mallon, representando o Sindicato dos Servidores Públicos, usaram a tribuna para falar sobre a revisão geral anual. “Uma reunião com o sindicato jamais poderia ter sido feita em 13 de fevereiro, sendo que entregamos o documento em 19 de dezembro. De novo o piso da educação não será pago e de novo não será pago o vale-alimentação para os professores admitidos em caráter temporário (ACTs)”, disse Edemilson. “Tentamos várias reuniões com o prefeito desde semana passada. O que pedimos é que haja diálogo. Pedimos um reajuste maior. Pedimos um reajuste de R$ 640 aos ACTs. Pedimos o pagamento do piso da educação”, citou Fernando Mallon.
Por conta da sessão prolongada, a Palavra Livre foi suspensa.
Sessão Extraordinária
Para que os servidores tenham o reajuste referente ao mês de fevereiro, o Legislativo votou a favor de uma sessão extraordinária, que aconteceu após a sessão ordinária desta segunda-feira. Como não houve mais pronunciamentos durante a segunda discussão, os vereadores seguiram para votação dos projetos, que foi unânime, aprovando o aumento de 5,21% aos servidores públicos.
Sete projetos são aprovados em sessão desta quinta-feira
A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta quinta-feira (20) contou com Casa cheia e sete projetos de lei aprovados, cinco deles vindo do Executivo e outros dois do Legislativo.
Grande parte dos presentes eram servidores públicos da Prefeitura de São Bento do Sul, que marcaram presença devido ao Projeto de Lei 023/2025, que propõe o reajuste salarial. Nesta sessão, o documento foi lido pelo primeiro secretário Diego Niespodzinski e partirá para a discussão na próxima reunião.
Dentre os projetos do Executivo, destaca-se o 002/2025, que irá alterar a redação da Lei nº 4885, de 3 de novembro de 2023, que adere ao Programa Mais Médicos no município. O documento pede que os valores dos benefícios sejam revistos e aumentados para até R$ 2.430 no custeio de despesas de oferecimento de moradia condigna e R$ 770 para alimentação. O reajuste subiu em torno de R$ 250. Segundo o líder de governo, Joelmir Bogo, o Governo Federal faz o pagamento do salário dos profissionais, que beira os R$ 20 mil, enquanto que o Executivo arca com as necessidades dentro do município. “Atualmente, quatro médicos estão atuando em São Bento do Sul”, completou.
O outro projeto é o 005/2025, que busca implementar a Comissão de Análise e Julgamento de Processos Administrativos por Descumprimento Contratual em São Bento do Sul. A iniciativa pretende instituir uma instância específica e técnica para análise e julgamento de processos administrativos, a fim de tratar cláusulas contratuais e a inexecução de serviços contratados pelo município. De acordo com o Executivo, o projeto é importante para que todos os processos sejam conduzidos com mais agilidade, buscando reduzir atrasos. A vereadora Zuleica Voltolini se mostrou favorável à iniciativa, e, durante a sessão, reforçou que o acompanhamento será feito por servidores efetivos, que já possuem conhecimento sobre o Executivo. Ela também destacou que a iniciativa é importante e necessária, visto que existem diversas obras por terminar em São Bento do Sul. “A morosidade é grande”, afirmou.
Já o projeto do Legislativo 004/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, pede a oficialização das línguas alemã, polonesa e italiana em São Bento do Sul. Conforme consta no documento, o objetivo da ação é valorizar a herança linguística e cultural, incentivar o conhecimento dos idiomas, proporcionar o ensino, entre outras justificativas. “Vários municípios no Brasil estabeleceram outras línguas como cooficiais, como, por exemplo, Pomerode”, afirmou a vereadora. Ela também falou que, a partir da aprovação, novas possibilidades são abertas ao município. “As placas de identificação podem ter outras línguas, além de ampliar a possibilidade de ocorrerem oficinas nas escolas”, justificou. “Essas línguas estão na cidade há mais de 150 anos. Elas não podem morrer”, finalizou.
Sobre o projeto, Zuleica e Joelmir Bogo também se manifestaram. “É uma forma de preservação dessas línguas em nossas casas. Quantos familiares falavam e hoje não falam mais? Nós vamos também poder aprender um pouco mais”, disse. “Quero parabenizar a iniciativa. Esse projeto vai ter o apoio da Casa de Leis”, congratulou Bogo.
Participaram da Palavra Livre os vereadores Diego Niespodzinski, Terezinha Dybas, Gilmar Pollum, Rodrigo Vargas, Luiz da Luz, Zuleica Voltolini, Joelmir Bogo e Cátia Friedrich. Todos tiveram o tempo de oito minutos para a manifestação.
Câmara participa de evento promovido pelo Sindusmobil
O setor moveleiro de São Bento do Sul deu um passo importante para fortalecer sua atuação e atrair novos profissionais. Na última segunda-feira (17), lideranças empresariais apresentaram às autoridades municipais o programa Amplia – Aliança Planalto Norte pela Valorização do Setor Moveleiro. O encontro ocorreu no auditório do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sindusmobil) e contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Pollum, do prefeito Antonio Tomazini e representantes da gerência regional da educação do Estado, além de secretários municipais.
O programa tem como objetivo ampliar parcerias com o poder público para fortalecer a qualificação profissional e divulgar as oportunidades do setor nas escolas, incentivando a empregabilidade. Entre as iniciativas já em andamento, destacam-se a pesquisa de clima organizacional, capacitação de trabalhadores e imersões presenciais com estudantes do ensino médio.
Pollum destacou a relevância da iniciativa para a economia local. “O setor moveleiro é a base da nossa economia e um grande gerador de empregos. Projetos como esse são fundamentais para garantir a continuidade do desenvolvimento industrial e a formação de novos profissionais para suprir a demanda do mercado”, afirmou.
Com mais de um século de tradição, o polo moveleiro de São Bento do Sul é referência nacional e internacional, sendo líder nas exportações de móveis no Brasil. A região, que inclui também os municípios de Campo Alegre e Rio Negrinho, responde por 47% das exportações catarinenses e 14% das exportações nacionais do setor.
Atualmente, cerca de 400 empresas empregam mais de 7 mil trabalhadores, consolidando a indústria moveleira como a maior força geradora de empregos do Planalto Norte.
A expectativa agora é que o poder público se una às entidades empresariais para fortalecer ainda mais o setor, garantindo inovação, qualificação e crescimento sustentável para os próximos anos.
Câmara de Piên visita São Bento do Sul
Buscando a troca de experiências e o conhecimento sobre o sistema de votação eletrônico, o presidente Almir Pedro Mielke, o segundo secretário Kelvin Michael da Silva e Gilson Hilgenstieler, técnico legislativo, todos integrantes da Câmara de Piên, visitaram o Legislativo são-bentense na terça-feira (18). Eles puderam conhecer todo o funcionamento da Casa de Leis, bem como aprender na prática o andamento das sessões.
O assessor legislativo da Câmara de São Bento do Sul, Djoni Cleber Pinheiro, junto do assistente de informática, Rodrigo Habeck, explicaram na prática o voto eletrônico aos pienenses. De acordo com Gilson Hilgenstieler, a visita foi proveitosa. “Conseguimos entender como funciona a votação”, comentou, reforçando que o sistema eletrônico será implantado em Piên em breve. “Queremos fazer um teste na próxima semana com os vereadores”, finalizou.
Ainda, durante a visita, o presidente Almir Pedro Mielke foi presenteado pelo presidente da Casa são-bentense, Gilmar Pollum, com o livro “História do Poder Legislativo de São Bento do Sul”, de Antonio Dias Mafra.
Segundo secretário é definido e projetos são discutidos em sessão
Diversos Projetos de Lei vindos do Executivo e Legislativo foram discutidos na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta segunda-feira (17). No total, seis projetos do Executivo e cinco do Legislativo entraram em primeira discussão. Já na segunda discussão entraram seis projetos do Executivo e dois do Legislativo, seguindo para a votação. Ainda foram lidas três moções, dois requerimentos e 15 indicações.
O Projeto de Lei 004/2025, que pretende desapropriar um terreno do Loteamento Santa Fé, no bairro Centenário, a fim de criar uma via de acesso, foi aprovado por unanimidade. A iniciativa pretende facilitar a rota do transporte escolar e coletivo na localidade, com o investimento de R$ 110.565,19. Nesta sessão, inclusive, alguns moradores do Loteamento Santa Fé marcaram presença para acompanhar a votação. O vereador Vilson da Silva aproveitou a oportunidade e agradeceu a presença de todos.
Vindo do Legislativo, o Projeto de Lei 002/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, que pretende instituir a Semana Alemã (Deutsche Woche) em São Bento do Sul, foi aprovado. A vereadora acrescentou que a iniciativa visa manter a tradição da cidade e também ativar o turismo e o intercâmbio cultural. A vereadora Terezinha Dybas, durante a discussão, manifestou apreço ao projeto. “A imigração alemã foi uma das maiores em nossa cidade. Isso vai preservar a cultura”, citou.
Mesa diretora
Conforme anunciado na reunião anterior, nesta segunda-feira ocorreu a escolha do segundo secretário da mesa diretora da Câmara. Somente o vereador Rodrigo Vargas manifestou o interesse. Todos os vereadores votaram e aprovaram, com exceção de Joelmir Bogo, que se absteve.
Manifestação
Antes do início da sessão, o presidente Gilmar Pollum pediu um minuto de silêncio pelo assassinato de Josicler Pieckocz, morta a marteladas na última semana, em Piên - PR. Um dos suspeitos do crime é o marido e ex-vereador Leonides Maahs. No decorrer da sessão, a vereadora e Procuradora da Mulher, Cátia Friedrich, comentou sobre o cartaz pendurado na mesa diretora, demonstrando revolta e solidariedade. “Isso é reflexo de uma sociedade que ainda padece desse mal que assola não somente as mulheres, mas também as famílias e instituições. Eu me pergunto: o que ainda falta? Informação, falta de punição ou a certeza da impunidade?”, indagou. Cátia também reforçou que todas as vereadoras usaram preto propositalmente durante a reunião como forma de demonstrar o luto.
Sessão Extraordinária
A Palavra Livre desta segunda-feira foi retirada do protocolo por conta da grande demanda de projetos, mas, também, por conta da primeira sessão Extraordinária, que ocorreu em seguida da reunião. O presidente Gilmar Pollum convocou todos os vereadores para tratar dos Projetos de Lei do Executivo 003/2025, que dispõe sobre o reajuste dos benefícios sem paridade mantidos pelo Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de São Bento do Sul - Ipresbs, e 018/2025, que objetiva a alteração na redação da Lei nº 5143/2024, que dispõe sobre os benefícios eventuais da Política Municipal de Assistência Social de São Bento do Sul, prevendo um cofinanciamento no valor de R$ 155 mil, a fim de auxiliar em eventuais ocorrências, como enchentes, vendavais e outros episódios que requerem assistência.
Por conta dos prazos dos referidos projetos, os vereadores fizeram a segunda discussão na sessão extraordinária, bem como a votação. Ambos foram aprovados por todos os vereadores.
Câmara marca presença na posse da nova mesa diretora do TCE-SC
O presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Gilmar Pollum (PL), esteve em Florianópolis para participar, a convite do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Herneus João de Nadal, da sessão de posse da nova mesa diretora do órgão para o biênio 2025-2027.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, reafirmando a importância da harmonia entre os poderes e órgãos de controle. Sobre o evento, Pollum destacou o papel essencial do TCE-SC na fiscalização e transparência dos recursos públicos. “Tivemos a honra de acompanhar a posse, um momento importante para o fortalecimento da gestão pública em Santa Catarina. O TCE desempenha um papel fundamental na fiscalização e transparência dos recursos públicos, e estar presente nessa solenidade reforça nosso compromisso com uma administração responsável e eficiente”, ressaltou.
Durante a cerimônia, o presidente reeleito do TCE-SC, Herneus João de Nadal, enfatizou a relevância do compromisso com a transparência e eficiência na gestão pública. “De início, quero expressar minha profunda gratidão pela presença de todos. O comparecimento de cada um é fundamental, motivador e nos confere ainda mais responsabilidades. Assumir a presidência deste Tribunal foi um momento ímpar. Ao ser reconduzido para mais um mandato, sinto-me profundamente grato e ainda mais comprometido com os valores que norteiam a nossa instituição. Juntos, reafirmamos nosso propósito com a transparência e a eficiência na gestão pública”, declarou.
A nova mesa diretora do TCE-SC terá o compromisso de dar continuidade ao trabalho de fiscalização e aprimoramento da gestão pública no Estado, reforçando a importância da governança e da responsabilidade no uso dos recursos públicos. Durante a solenidade, o conselheiro José Nei Ascari assumiu novamente o cargo de vice-presidente; e o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, a função de corregedor-geral.
Câmara Mirim inicia oficialmente os trabalhos
A primeira sessão da 17ª Legislatura da Câmara Mirim ocorreu na tarde desta quarta-feira (12) com os vereadores titulares. Além de quatro indicações, a mesa diretora foi eleita pelos próximos meses.
Após a pausa na sessão, ainda no começo, os mirins se dirigiram à sala de reuniões e formaram chapas para a eleição. Na disputa estavam a chapa um, composta por Gian Fabrício Gravi Gonçalves como presidente, Edison Breno de Almeida como vice-presidente e Luiza Liebl como secretária. Já a chapa dois foi formada por Felipe Ozorio Schultz como presidente, Guilherme Fiamoncini como vice-presidente e Nayara Schermach Moreira como secretária. Por seis votos a três, a chapa dois venceu.
Ao assumirem as cadeiras, a nova mesa diretora leu as indicações inclusas no expediente. Duas delas, de autoria do vereador Edison, pediam providências à Secretaria de Planejamento e Urbanismo com relação a Rua Carlos Theodoro Rueckl, no bairro Progresso. Uma pediu que a via seja incluída na lista de pavimentação e a outra solicitou limpeza das margens do local.
Indicações
A terceira indicação, de autoria do vereador Felipe, solicitou à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e ao Departamento de Trânsito Urbano (Detru) um estudo técnico para implantação de um estacionamento ao longo da EBM Denise Harms.
Por fim, a vereadora Nayara pediu que a Secretaria de Obras pediu o preenchimento ou a substituição da areia na Praça do bairro Rio Vermelho Estação, próximo a EBM Emílio Engel. Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade.
Na Palavra Livre se manifestaram os vereadores Luiza Liebl, Hanna Catherine Rueckl Jeller, Gian Fabrício Gravi Gonçalves e Edison Breno de Almeida.
A próxima sessão da Câmara Mirim ocorre no dia 12 de março, às 15h30, desta vez com os vereadores suplentes.
Vereadores participam de reunião sobre Plano de Combate às Drogas
Primeira sessão da Câmara Mirim acontece nesta quarta-feira
A primeira sessão da 17ª Legislatura da Câmara Mirim de São Bento do Sul acontece nesta quarta-feira (12), a partir das 15h30. Os 10 vereadores titulares participarão deste primeiro encontro e poderão entender a dinâmica do trabalho na prática. Já os suplentes vivenciarão a experiência de um vereador a partir do próximo mês.
Nesta quarta-feira haverá a escolha da mesa diretora. Os 10 mirins montarão chapas para concorrer às cadeiras. Os eleitos terão que estar presentes em todas as próximas cinco sessões, até que haja uma nova eleição da mesa.
A partir de março, as escolas começarão a prestigiar os alunos durante as sessões. Neste primeiro momento, de acordo com Djoni Cleber Pinheiro, um dos organizadores da iniciativa, eles poderão se adaptar com tranquilidade. “Optamos por não receber uma escola nesta primeira sessão para que os mirins não se sintam pressionados”, comentou.
Projetos são aprovados em sessão da Câmara
Na sessão desta segunda-feira (10), na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, dois Projetos de Lei do Executivo e quatro Projetos de Lei do Legislativo foram lidos e discutidos. Além deles, uma Moção e três indicações foram apresentadas.
Três Projetos de Lei vindos do Executivo entraram em segunda discussão: o 001/2025, que visa alterar a Lei nº 2677, de 24 de novembro de 2010, aumentando o prazo mínimo para a formalização de contrato com o proprietário de imóveis; o Projeto 009/2025, que propõe a doação de bens de Andreia Blaskovski à Fundação Cultural, que serão levados à Biblioteca Municipal; e o Projeto 013/2025, que tem como objetivo autorizar o Executivo a abrir um crédito especial no orçamento deste ano, com a finalidade de promover ações, iniciativas, atividades e projetos culturais em apoio aos artistas locais por meio dos editais da Lei Aldir Blanc. Todos foram votados e aprovados por unanimidade.
Já para a primeira discussão, sete Projetos de Lei do Executivo e dois do Legislativo foram apresentados. Em destaque estão a implementação da Comissão Permanente de Análise e Julgamento de Processos Administrativos por Descumprimento Contratual, um projeto que pretende assegurar agilidade, eficiência e imparcialidade, reduzindo atrasos e contribuindo para a segurança jurídica das obras no município. Já o outro Projeto visa de desapropriar um terreno do Loteamento Santa Fé, no bairro Centenário, a fim de criar uma via de acesso. O processo facilitará a rota do transporte escolar e coletivo na localidade. Ela terá o custo de R$ 110.565,19, com a pretensão de dar dignidade e qualidade de vida aos moradores. Na próxima sessão, que acontece na segunda-feira (17), os projetos vão entrar em segunda discussão e, por fim, em votação.
O presidente Gilmar Pollum pediu que os vereadores interessados em assumir a cadeira de segundo secretário, antes ocupada por Luiz Pesenti, que assumiu a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, coloquem o nome à disposição para votação na próxima semana.
Se manifestaram na Palavra Livre os vereadores Vilson da Silva, Diego Niespodzinski, Joelmir Bogo, Cátia Friedrich, Luiz da Luz, Zuleica Voltolini, Terezinha Dybas e Rodrigo Vargas.
Ações do documento